1 Pedro Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > 1 Pedro > Flashcards

Flashcards in 1 Pedro Deck (8)
Loading flashcards...
0
Q

1 Pedro 2:11_“Exorto-vos como a forasteiros e residentes temporários.”

A

“Pedro falava dos que, como ele, haviam sido ungidos com espírito santo e recebido “um novo nascimento para uma esperança viva” a fim de governar com Cristo no céu. (1Ped. 1:3,4) Aplicar a expressão “residentes temporários” aos ungidos do primeiroséculo era apropriado. Como no caso do restante desse grupo que vive hoje, a existência deles na Terra não era permanente. O apóstolo Paulo, ele próprio um membro do ungido “pequeno rebanho”, explicou: “Quanto a nós, a nossa cidadania existe nos céus, donde também aguardamos ansiosamente um salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Luc. 12:32; Fil. 3:20) Visto que a “cidadania” deles “existe nos céus”, na morte os ungidos deixam o cenário terrestre em troca de algo muito melhor: a vida imortal no céu. (Fil. 1:21-23) Assim, de modo bem literal, eles podiam ser chamados de “residentes temporários” na Terra, controlada por Satanás. w1215/12 3:1,2”

1
Q

1 Pedro 2:11_“Abstende-vos dos desejos carnais.”

A

“Alguns desejos, quando satisfeitos da maneira como Deus aprova, não são errados em si mesmos. Por exemplo, há os desejos normais de saborear uma boa comida e bebida, de participar em atividades revigorantes e de alegrar-se na companhia de bons amigos. Até mesmo o desejo de prazer sexual com o cônjuge não é errado e tem o seu lugar. (1Cor. 7:3-5) Pedro, porém, corretamente se referia apenas aos “desejos carnais” que “travam um combate contra a alma”. Tornando óbvio qual é o sentido, algumas traduções da Bíblia falam de “desejos mundanos” (Sociedade Bíblica Portuguesa) ou “desejos pecaminosos” (Nova Versão Internacional, em inglês). É claro que qualquer desejo humano contrário ao propósito expresso de Jeová, e que poderia prejudicar a boa relação da pessoa com Deus, tem de ser controlado. Caso contrário, a esperança de um cristão manter viva a sua alma correria sério risco. w1215/12 3:8,9”

2
Q

1 Pedro 2:12_“Mantende a vossa conduta excelente entre as nações.”

A

“Os que moram temporariamente num país que não é o seu às vezes são criticados. Pelo simples fato de serem diferentes de seus vizinhos, esses estrangeiros podem até mesmo ser encarados como “malfeitores”. O seu modo de falar, suas ações, sua roupa e talvez até mesmo sua aparência podem ser um tanto diferentes. Mas quando fazem boas ações, isto é, quando sua conduta é excelente, fica claro que os comentários negativos sobre eles serem diferentes são infundados. De modo similar, os cristãos verdadeiros são diferentes de muitos de seus vizinhos em certos aspectos, como nas conversas ou na escolha de diversão. A sua roupa e modo de se arrumar muitas vezes as identifica como sendo diferentes da maioria das pessoas na localidade. Essas diferenças às vezes levam pessoas mal informadas a acusá-los de serem, por assim dizer, malfeitores. No entanto, outros talvez os elogiem pelo seu modo de vida. De fato, a conduta excelente pode neutralizar a crítica injustificada. w1215/12 3:11-13”

3
Q

1 Pedro 2:13,14_“Pela causa do Senhor, sujeitai-vos a toda criação humana: quer a um rei, como sendo superior, quer a governadores.”

A

“As Testemunhas de Jeová no mundo inteiro cumprem esse requisito para os cristãos, conforme apresentado por Pedro. Apesar de não fazerem parte deste mundo perverso, os cristãos verdadeiros voluntariamente se sujeitam às autoridades governamentais “nas suas posições relativas”, como Paulo os instruiu. (Rom. 13:1,5-7) Ao agirem como “residentes temporários” no atual sistema, as Testemunhas de Jeová não fazem isso como parte de algum silencioso protesto civil. Também não se opõem aos que tomam suas próprias decisões políticas ou sociais, nem interferem nelas. (1Ped. 2:11) Diferentemente de alguns outros grupos religiosos, as Testemunhas de Jeová não se envolvem na política. Elas nunca tentam ditar diretrizes a autoridades civis. Aideia de que elas tentariam subverter a ordem pública ou minar o governo é totalmente sem base. w1215/12 3:15,16”

4
Q

1 Pedro 2:21_“[Segui] de perto os seus passos”

A

“O maior de todos os servos dedicados de Jeová é Jesus. Depois de batizado, ele dedicou o restante de sua vida na Terra a pregar as boas novas e honrar a Jeová. A conclusão óbvia para mii y,,yo cristão que reconhece a Jeová como seu Senhor é que servi-lo deve ter prioridade na sua vida. É assim no seu caso? (Sal. 71:15; 145:2) Ao longo dos anos, a organização de Jeová sempre incentivou os cristãos a considerar, com oração, a possibilidade de ser pioneiros. Por várias razões, as circunstâncias de alguns servos fiéis de Jeová não lhes permitem dedicar àpregação uma média de 70horas por mês. Eles não devem ficar tristes por isso. (1Tim. 5:8) Mas que dizer de você? Já pensou seriamente em ser pioneiro regular? Por seguir uma carreira teocrática, você estará buscando objetivos realmente compensadores e permanentes. E estará seguindo o exemplo perfeito de Jesus. w1215/6 3:12, 13,15”

5
Q

1 Pedro 3:14_“Se sofrerdes pela causa da justiça, sois felizes.”

A

“Para enfrentar provações, precisamos de fé e coragem. O que é fé? O apóstolo Paulo escreveu: “Fé é o título de propriedade das coisas que esperamos. Fé é ter certeza de coisas que não podemos ver.” (Heb. 11:1, The Simple English Bible [A Bíblia em Inglês Simplificado]) Ter a escritura de uma propriedade nos dá a certeza de que esta nos pertence. Por termos fé que Deus sempre cumpre a sua palavra, temos em mãos, por assim dizer, uma valiosa escritura. Nossa fé nos dá plena confiança de que veremos o cumprimento das promessas bíblicas que aguardamos, e temos certeza de realidades espirituais embora não possamos vê-las. Coragem é definida como “força espiritual, emocional e moral para falar e agir sem medo diante de obstáculos e perigos”. (The New Interpreter’s Dictionary of the Bible [Novo Dicionário Bíblico do Intérprete]) Se temos coragem, somos fortes, destemidos e às vezes até mesmo valentes. —Mar. 6:49, 50; 2Tim. 1:7. w1315/1 1:1-3”

6
Q

1 PETRUS 3:16_“Tende uma boa consciência, para que, naquilo que se fala contra vós, fiquem envergonhados aqueles que fazem pouco de vossa boa conduta.”

A

“Em certos casos, você talvez ache que pode ajudar alguém que o prejudicou a ter apreço pelas normas cristãs. Oapóstolo Paulo escreveu: “‘Se o teu inimigo tiver fome, alimenta-o; se ele tiver sede, dá-lhe algo para beber; pois, por fazeres isso, amontoarás brasas acesas sobre a sua cabeça.’ Não te deixes vencer pelo mal, porém, persiste em vencer o mal com o bem.” (Rom. 12:20, 21) A sua benevolência diante da provocação pode abrandar até mesmo as mais duras atitudes e revelar o que há de melhor nas pessoas. Por mostrar compreensão, empatia —até mesmo compaixão— à pessoa que o maltratou, você pode ajudá-la a aprender verdades bíblicas. Uma resposta branda dá à pessoa a oportunidade de refletir sobre a atitude excelente que você demonstra. —1Ped. 2:12. w1215/11 5:13”

7
Q

1 Pedro 5:10_“[Deus] vos fará firmes, ele vos fará fortes.”

A

“Quer sirvamos a Deus há alguns meses, quer há décadas, desejamos servi-lo para sempre. A paciência nos ajudará a perseverar até ganharmos a salvação, não importa quanto tempo ainda dure este sistema. Jeová nos dá a oportunidade de mostrar plena confiança nas suas decisões e, se necessário, disposição de sofrer pela causa de seu nome. (1Ped. 4:13, 14) E Deus nos dá treinamento que nos ajuda a ter a paciência necessária para a salvação. Jesus tem toda autoridade no céu e na Terra e nada pode privar você de seu cuidado amoroso —exceto você mesmo. (João 10:28, 29) Não há motivo para temer o futuro ou até mesmo a morte. Quem perseverar pacientemente até o fim será salvo. Portanto, não podemos permitir que o mundo nos seduza e nos faça deixar de confiar em Jeová. Em vez disso, esteja decidido a aumentar a fé e a usar com sabedoria o tempo da paciência de Deus. —Mat. 24:13; 2Ped. 3:17, 18. w1215/9 3:17,18”