1 Coríntios Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > 1 Coríntios > Flashcards

Flashcards in 1 Coríntios Deck (14):
0

1 Coríntios 2:12_“Não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que é de Deus.”

“O que é “o espírito do mundo”? É o mesmo espírito mencionado em Efésios 2:2: “Andastes outrora segundo o sistema de coisas deste mundo, segundo o governante da autoridade do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” Esse “ar” é o espírito, ou atitude mental, do mundo, e ele nos cerca como o ar literal. Está em toda a parte. Muitas vezes está por trás de posturas como ‘ninguém vai me dizer o que devo fazer’ ou ‘lute pelos seus direitos’. Isso é muito comum entre as pessoas hoje, que constituem os “filhos da desobediência” do mundo de Satanás. Essas atitudes não são novas. Corá, Datã e Abirão, nos dias de Moisés, se rebelaram contra as autoridades na congregação de Israel. (Núm. 16:3, 12-14) Jeová com certeza não se agradava desse espírito. Ele executou todos os rebeldes. — Núm. 16:28-35. w12 15/10 2:4, 5”

1

1 Coríntios 3:6_“Deus o fazia crescer.”

“Embora seja ele quem faz crescer as sementes que plantamos e regamos, Jeová nos concede a honra de trabalhar com ele. (1 Cor. 3:9) Não é esse um admirável exemplo de humildade da parte de Deus? Certamente, o exemplo de humildade de Jeová deve ser de grande incentivo para que cada um de nós se comporte como alguém menor. O exemplo de humildade de Deus causou um tremendo efeito no salmista Davi. Ele cantou a Jeová: “É a tua humildade que me engrandece.” (2 Sam. 22:36) Davi atribuiu qualquer grandeza que ele tivesse em Israel à humildade de Jeová — ao fato de que Deus condescendia, ou se humilhava, para prestar atenção nele. (Sal. 113:5-7) É diferente no nosso caso? Que qualidades, habilidades e privilégios qualquer um de nós tem ‘que não tenha recebido’ de Jeová? (1 Cor. 4:7) Quem age como menor é “grande” no sentido de que se torna mais valioso como servo de Jeová. — Luc. 9:48, nota. w12 15/11 3:6, 7”

2

1 Coríntios 4:2_“O que se procura nos mordomos é que o homem seja achado fiel.”

“Sermos realmente bem-sucedidos não depende de nossas realizações ou de nossa posição aos olhos do mundo. Além disso, o verdadeiro sucesso não se mede por ter certas responsabilidades na organização cristã. Essas bênçãos, porém, podem ter relação com o que é realmente a base do sucesso — nossa obediência e fidelidade a Deus. E temos de perseverar em ser fiéis. Jesus disse: “Aquele que tiver perseverado até o fim é o que será salvo.” (Mat. 10:22) Você não concorda que ser salvo é uma inegável prova de sucesso? Esforce-se em ser fiel, sejam quais forem as suas circunstâncias. Vale a pena o esforço. Confie que Jeová o abençoará muito, agora e para sempre. Nunca se esqueça das palavras de Jesus aos cristãos ungidos: ‘Mostrem-se fiéis até a morte, e eu lhes darei a coroa da vida.’ (Rev. 2:10) Isso é verdadeiro sucesso! w12 15/12 1:17, 19”

3

1 Coríntios 4:2_“O que se procura nos mordomos é que o homem seja achado fiel.”

“Um mordomo pode ter muitas qualidades e habilidades excelentes, mas nenhuma delas teria valor se ele fosse irresponsável ou desleal a quem ele serve. A fidelidade é essencial para ser um mordomo eficiente e bem-sucedido. Se formos fiéis, seremos recompensados; isso é certo. Se não formos fiéis, sofreremos perda. (Mat. 25:14-18, 23, 26, 28-30) Jesus destacou as consequências da infidelidade. Ele disse: “Certo homem era rico e tinha um mordomo, e este foi acusado diante dele de manejar com desperdício os seus bens. Chamou-o assim e disse-lhe: ‘Que é isso que ouço a teu respeito? Presta contas da tua mordomia, pois não podes mais administrar a casa.’” (Luc. 16:1, 2) Visto que o mordomo esbanjou os bens de seu amo, este o demitiu. Que poderosa lição para nós! Certamente nunca queremos ser infiéis nas nossas obrigações. w12 15/12 2:15-17”

4

1 Coríntios 4:4_“Não estou cônscio de nada contra mim mesmo. Contudo, não é por isso que eu seja mostrado justo, mas quem me examina é Jeová.”

“Cada membro da congregação deve ter como alvo contribuir para um bom espírito na congregação. Depois de considerar em oração, talvez decidamos que podemos pessoalmente melhorar em mostrar um espírito edificante. Se assim for, não devemos hesitar em ser examinados à luz da Palavra de Deus. (Heb. 4:12) O texto de hoje, mostra que Paulo se preocupava muito com seu modo de agir. Ao nos esforçarmos em agir segundo a sabedoria de cima, sem levar a sério demais a nós mesmos ou o nosso cargo, contribuiremos para um bom espírito na congregação. Por termos um espírito de perdão e um conceito positivo sobre outros, teremos relações pacíficas com os irmãos. (Fil. 4:8) Agindo assim podemos confiar que Jeová e Jesus se agradarão ‘do espírito que mostramos’. — Filêm. 25. w12 15/10 2:16, 17”

5

1 Coríntios 6:19_“Não pertenceis a vós mesmos”

“A escravidão traz à lembrança imagens de pessoas oprimidas e cativas, cujo trabalho e sacrifícios não beneficiam a elas mesmas, mas sim seus donos, que as dominam. No entanto, Jesus indicou que seus discípulos seriam humildes servos, ou escravos. Não há nada de degradante ou opressivo, porém, nessa “escravidão” que envolve cristãos verdadeiros. Esses escravos têm uma posição de honra, confiança e respeito. Considere, por exemplo, o que Jesus disse sobre certo “escravo”, pouco antes de Sua morte. Ele predisse que confiaria deveres a um “escravo fiel e discreto”. (Mat. 24:45-47) É significativo que, num relato paralelo, esse escravo seja chamado de “mordomo”. (Luc. 12:42-44) A maioria dos cristãos fiéis que vivem hoje não são membros desse fiel mordomo. No entanto, as Escrituras mostram que todos os que servem a Deus prestam serviços de mordomo. w12 15/12 2:1-3”

6

1 Coríntios 7:10_“Aos casados dou ordens, contudo, não eu, mas o Senhor”

“Quando cristãos se casam, fazem um voto perante Deus — uma responsabilidade que não deve ser encarada levianamente. (Ecl. 5:4-6) No sentido de ser ele o Originador do arranjo conjugal, Jeová ‘põe sob o mesmo jugo’ os que se casam. (Mar. 10:9) Esse jugo existe aos olhos de Deus independentemente das leis que oficializaram o casamento. Os servos de Jeová devem encarar o casamento como compromisso, mesmo que ainda não o servissem quando se casaram. O bom casamento de um cristão é uma alegria e honra a Jeová. Se falhar, será no mínimo um sofrimento. O cristão não casado que pensa em se casar pode dar um bom início ao casamento seguindo as orientações de Deus. Por outro lado, uma pessoa que toma uma decisão insensata na escolha de marido ou esposa pode passar por descontentamento e pesar. w12 15/5 2:1, 3”

7

1 Coríntios 7:11_“Se [a esposa] realmente se afastar, que permaneça sem se casar, ou, senão, que se reconcilie novamente com seu marido.”

“Em que circunstâncias a esposa cristã talvez ‘realmente se afaste’? Algumas decidiram se separar porque o marido deliberadamente não provia o sustento. Outras fizeram isso por causa de extremo abuso físico ou do absoluto perigo à sua espiritualidade como cristã. Separar-se, ou não, é uma decisão pessoal. No entanto, o cônjuge batizado deve considerar isso com oração e sinceridade. O cristão casado com um descrente deve empenhar-se seriamente em manter intacto o vínculo conjugal. Não obstante, ele não deve se sentir culpado se, apesar de seu esforço sincero de preservar a união, o cônjuge descrente se recusa a permanecer com ele. “Se o incrédulo passar a afastar-se, deixa-o afastar-se”, escreveu Paulo. “O irmão ou a irmã não está em servidão em tais circunstâncias, mas Deus vos chamou à paz.” — 1 Cor. 7:15. w12 15/5 2:13-15, 17”

8

1 Coríntios 7:39_“Ela está livre para se casar com quem quiser, somente no Senhor.”

“Jeová se importa com a sua escolha de cônjuge. Com relação aos habitantes de Canaã, os israelitas receberam a ordem: “Não deves formar com [eles] nenhuma aliança matrimonial. Não deves dar tua filha ao seu filho e não deves tomar sua filha para teu filho. Pois, ele desviará teu filho de seguir-me e certamente servirão a outros deuses; e a ira de Jeová deveras se acenderá contra vós e ele certamente te aniquilará depressa.” (Deut. 7:3, 4) Séculos depois, o sacerdote Esdras declarou: “Vós mesmos agistes de modo infiel, visto que destes morada a esposas estrangeiras, de modo a acrescentar à culpa de Israel.” (Esd. 10:10) Um servo dedicado de Jeová casar-se com um descrente é um ato de desobediência a Deus. E não seria lógico esperar receber bênçãos, orando: ‘Jeová, eu lhe desobedeci deliberadamente, mas me abençoa mesmo assim.’ w12 15/5 1:6, 7”

9

1 Coríntios 9:24_“Correi de tal modo, que o possais alcançar [o prêmio].”

“Como cristãos, estamos numa corrida — uma simbólica corrida a pé. O nosso alvo deve ser correr para vencer. Não é uma corrida de curta distância na qual a velocidade é a chave para a vitória. E com certeza não é uma simples corrida a passos lentos, com frequentes pausas para descanso. Em vez disso, é comparável a uma maratona em que é preciso resistência para vencer. A Bíblia diz para participarmos nessa corrida simbólica. (1 Cor. 9:25-27) O prêmio é a vida eterna, no céu para os cristãos ungidos, ou na Terra para os outros participantes. Diferentemente da maioria das competições de atletismo, essa corrida permite que todos os que entram nela e perseveram até o fim ganhem o prêmio. (Mat. 24:13) Os competidores perdem apenas se não correrem segundo as regras ou não cruzarem a linha de chegada. E essa é a única corrida que oferece o prêmio da vida eterna. No entanto, cruzar a linha de chegada não é fácil. Requer disciplina e certeza de propósito. w13 15/3 1:2-4”

10

1 Coríntios 10:12_“Quem pensa estar de pé, acautele-se para que não caia.”

“Os pilotos que conduzem um dos mais bem-sucedidos aviões já fabricados têm de verificar antes do voo uma lista com mais de 30 itens. Se não a verificarem cuidadosamente antes de cada decolagem, eles aumentarão a possibilidade de um trágico acidente. Você sabe de que pilotos em especial se exige sempre essa verificação? É dos bem experientes! O piloto veterano poderia facilmente se acomodar e não fazer a verificação em todos os detalhes antes do voo. Assim como um piloto ciente da necessidade de segurança, você pode usar um tipo de lista de verificação para se certificar de que sua fé não vai falhar quando você mais precisar dela. Quer você seja recém-batizado, quer já sirva a Deus por muitos anos, é essencial verificar regularmente a intensidade de sua fé e devoção a Jeová Deus. Não fazer essa verificação com regularidade e diligência pode levar à ruína espiritual. w13 15/3 3:1, 2”

11

1 Coríntios 11:1_“Tornai-vos meus imitadores, assim como eu sou de Cristo.”

“Somos muito gratos de que Jesus, por meio de seus ensinos e conduta, de bom grado nos revelou seu Pai. Temos de imitar a Jesus por revelar o Pai em palavras e ações. Lembre-se de que muitas pessoas que encontramos no serviço de campo não conhecem a Deus. Ensinos falsos talvez tenham obscurecido o conceito delas sobre Jeová. Podemos partilhar com elas o que sabemos sobre o nome de Deus, seu propósito para os humanos e sua personalidade, conforme nos revela a Bíblia. Além disso, podemos considerar com nossos irmãos alguns relatos bíblicos que revelam a personalidade de Deus de um modo que não percebíamos antes. Assim eles também podem se beneficiar. Que dizer de você revelar o Pai por meio de sua conduta ao se empenhar em imitar a Jesus? Ao verem nas nossas ações o amor de Cristo, as pessoas serão atraídas tanto ao Pai como a Jesus. (Efé. 5:1, 2) Que privilégio maravilhoso é ajudarmos pessoas a ver a Jeová por meio de nossa conduta! w12 15/4 1:17-19”

12

1 Coríntios 15:26_“Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada.”

“Podem-se mencionar dois grupos que têm a perspectiva de se beneficiar disso. Para os da “grande multidão”, que vivem agora, será possível sobreviver para o prometido novo mundo com a perspectiva de vida sem fim. (Rev. 7:9) Para os bilhões que já foram apanhados pela morte, será possível a ressurreição. Pode imaginar a enorme alegria e emoção quando os do primeiro grupo acolherem os do segundo? Um exame de alguns relatos bíblicos sobre a ressurreição nos dá uma ideia de como será. (Mar. 5:38-42; Luc. 7:11-17) Sem dúvida, ver pessoas amadas voltarem à vida resultará em maravilhosa sensação de felicidade e indescritível alegria. Jesus disse: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão.” (João 5:28, 29) Nenhum de nós jamais viu algo assim acontecer; a ressurreição será certamente uma das maiores “coisas não vistas”. — 2 Cor. 4:18. w12 15/9 2:14, 15”

13

1 Coríntios 15:33_“Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis.”

“Governos humanos talvez deem alertas de saúde a respeito de alimentos e remédios. Obviamente, nem todos os alimentos e remédios são prejudiciais. Mas, se determinado produto representa uma ameaça, o governo talvez emita alertas equilibrados para proteger seus cidadãos. Se o governo não fizesse isso, seria culpado de omissão. De modo similar, o Reino de Deus emite alertas oportunos sobre certos perigos morais e espirituais. Por exemplo, a internet tornou-se um instrumento útil de comunicação, educação e entretenimento. A organização de Deus usa a internet com muitos bons resultados. No entanto, muitos sites na internet são moral e espiritualmente perigosos. Os sites que promovem pornografia, por exemplo, são uma clara ameaça à saúde espiritual dos cidadãos do Reino. Há décadas, o escravo fiel nos alerta a respeito desses sites. Somos muito gratos por esses alertas sobre saúde espiritual. w12 15/8 2:10, 11”