Efésios Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Efésios > Flashcards

Flashcards in Efésios Deck (11):
0

Efé. 3:14, 15_“Dobro os joelhos diante do Pai, a quem toda família no céu e na terra deve o seu nome. — .”

“Família. O que essa palavra lhe traz à mente? Aconchego? Felicidade? Trabalho unido por um mesmo objetivo? Um porto seguro em que crescer, aprender e partilhar ideias? Provavelmente tudo isso, se você tem uma família amorosa. O próprio Jeová é o Originador da família. Ele queria que todas as suas criaturas no céu e na Terra tivessem segurança, confiança mútua e união genuína. Depois que pecaram, os humanos deixaram de ser parte da família universal de Deus, mas isso não frustrou o propósito divino. Deus se certificará de que a Terra paradísica seja habitada pela descendência de Adão e Eva. (Gên. 1:28; Isa. 45:18) Ele já fez todos os preparativos para cumprir esse propósito. Vários desses são trazidos à nossa atenção no livro bíblico de Efésios. Entender esses preparativos nos ajuda a cooperar com o propósito de Jeová de unir a sua criação. w12 15/7 4:1, 2”

1

Efésios 4:30_“Não contristeis o espírito santo de Deus.”

“O espírito santo é uma força que promove a união. Aplicar o que Paulo escreveu a seguir é também essencial para a paz e união: “Sejam tirados dentre vós toda a amargura maldosa, e ira, e furor, e brado, e linguagem ultrajante, junto com toda a maldade. Mas, tornai-vos benignos uns para com os outros, ternamente compassivos, perdoando-vos liberalmente uns aos outros, assim como também Deus vos perdoou liberalmente por Cristo.” (Efé. 4:31, 32) A expressão ‘tornar-se benigno’ sugere que, pelo menos até certo ponto, talvez não tenhamos sido bondosos e precisemos melhorar. Como é apropriado que nos treinemos a colocar os sentimentos dos outros acima dos nossos! (Fil. 2:4) Talvez nos venha à mente dizer algo que provocaria risadas ou nos faria parecer espertos, mas seria bondoso? Pensar nisso com antecedência ajudará a ‘nos tornar benignos’. w12 15/7 4:13, 14”


2

Efésios 4:31_ “Sejam tirados . . . ira, e furor, e brado, e linguagem ultrajante.”

“Ficamos contentes quando as pessoas reagem bem ao nosso ministério, pois assim elas podem se beneficiar da mensagem que levamos. Às vezes, porém, a reação é tudo menos pacífica. O que fazer nesse caso? Jesus disse que de nossa parte não devemos perder a paz que havíamos desejado que houvesse na casa. (Luc. 10:1, 5, 6) Devemos poder sair de todas as casas com paz no coração, independentemente de como as pessoas nos tratem. Ficar aborrecidos por causa da provocação torna impossível preservar a nossa paz. Empenhe-se em manter a sua paz em todas as situações, não só no ministério cristão. Naturalmente, a disposição de perdoar outros não significa ter de aprovar o comportamento errado deles ou minimizar o mal que isso causa. Perdoar, porém, significa eliminar qualquer ressentimento por tais erros e preservar a sua própria paz. Então, seja perdoador! — Efé. 4:32. w12 15/11 5:11, 12”

3

Efésios 5:1_ “Tornai-vos imitadores de Deus.”

“Um modo de imitar a Jeová é adotar seu conceito sobre os assuntos. Jeová odeia o pecado e nós também temos de odiar o pecado. De fato, devemos nos afastar o máximo possível da transgressão, em vez de ver quão perto podemos chegar sem sermos vencidos pelo pecado. Por exemplo, temos de evitar sucumbir à apostasia, um pecado que nos desqualificaria para glorificar a Deus. (Deut. 13:6-9) Portanto, não tenhamos nada a ver com apóstatas ou com qualquer um que afirme ser irmão, mas desonra a Deus. Deve ser assim mesmo que seja um membro de nossa família. (1 Cor. 5:11) De nada nos beneficia tentar refutar os argumentos de apóstatas ou dos que criticam a organização de Jeová. De fato, é espiritualmente perigoso e impróprio ler suas informações, quer em forma impressa, quer na internet. — Isa. 5:20; Mat. 7:6. w12 15/5 4:12, 13”

4

Efésios 5:15,16_“Mantende estrita vigilância para não andardes como néscios, mas como sábios, comprando para vós todo o tempo oportuno.”

“Não é fácil ‘comprar todo o tempo oportuno’ num mundo cheio de distrações. “Assim como eram os dias de Noé”, alertou Jesus, “assim será a presença do Filho do homem”. Como eram os dias de Noé? Havia sido predito que o mundo daquele tempo acabaria. Quando isso acontecesse, os maus seriam afogados nas águas de um dilúvio global. Como “pregador da justiça”, Noé declarou fielmente a mensagem de Deus a seus contemporâneos. (Mat. 24:37; 2 Ped. 2:5) Mas eles ‘comiam e bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, e não fizeram caso até que veio o dilúvio e os varreu a todos’. Portanto, Jesus alertou seus seguidores: “Mostrai-vos prontos, porque o Filho do homem vem numa hora em que não pensais.” (Mat. 24:38, 39, 44) Temos de ser como Noé, não como as pessoas de seus dias. w12 15/5 3:11, 12”

5

Efésios 5:15,16_“Mantende estrita vigilância para não andardes como néscios, mas como sábios, comprando para vós todo o tempo oportuno.”

“Gastar tempo demais com diversão pode nos privar do tempo necessário para estudo pessoal. Certo irmão diz: “É muito fácil deixar de lado o estudo pessoal. Nunca houve tanta possibilidade de diversão, e ela nunca custou tão pouco. Está disponível na televisão, no computador e no telefone. Estamos cercados por ela.” Se não tomarmos cuidado, o tempo necessário para estudo pessoal profundo pode diminuir aos poucos até quase acabar. Que cada um de nós se pergunte: ‘Com que frequência tiro tempo para estudar a Palavra de Deus mais a fundo? Faço isso apenas quando preciso preparar um discurso ou uma parte para a reunião?’ Se assim for, talvez possamos aproveitar melhor a noite reservada para a adoração em família ou o estudo pessoal a fim de ‘entesourar’ a sabedoria espiritual que Jeová provê para resguardar a nossa salvação. — Pro. 2:1-5. w12 15/4 5:13”

6

Efésios 5:15_“Mantende estrita vigilância para não andardes como néscios, mas como sábios.”

“No mundo inteiro, aparelhos eletrônicos sofisticados são agora comuns. Quando usadas corretamente, tais invenções podem ser ferramentas úteis. Mas se forem mal usadas, elas podem interferir na nossa relação com nosso Pai celestial. Veja o caso dos computadores. O computador pode ser uma boa ferramenta para pesquisa e comunicação e, às vezes, um meio de diversão que reanima. Mas é possível também ficarmos obcecados com a tecnologia de computador. Os publicitários astutamente convencem as pessoas de que elas precisam ter os modelos mais recentes. Certo jovem desejava tanto ter um certo tipo de tablet que vendeu secretamente um de seus rins para comprá-lo. Que sacrifício míope! Mais trágico ainda é sacrificar sua relação achegada com Jeová por usar mal a tecnologia ou usá-la demais. Para ajudar a vencer o mau hábito de ficar usando o computador até tarde da noite, um cristão programou o computador para desligar quando chegasse a hora de ir para a cama. w13 15/1 3:3, 4”

7

Efésios 5:33_“A esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido.”

“A esposa guiada pela Palavra de Jeová e por seu espírito santo pode contribuir muito para um lar tranquilo e feliz. É natural um marido temente a Deus amar a esposa e protegê-la física e espiritualmente. Ela anseia esse amor, e isso requer que ela seja amável. “A mulher realmente sábia edificou a sua casa”, diz Provérbios 14:1, “mas a tola a derruba com as suas próprias mãos”. A esposa sábia e amorosa contribui muito para o sucesso e felicidade da família. Ela mostra também que realmente preza a dádiva divina do casamento. Maridos e esposas que baseiam sua união no modo de Jesus lidar com a sua congregação mostram gratidão pela dádiva divina do casamento. (Efé. 5:22-25) Os cônjuges se beneficiam muito quando realmente se amam e nunca permitem que o orgulho, a criancice de deixar de se falar ou outras atitudes não cristãs prejudiquem seu casamento. w12 15/5 1:12, 14, 15”

8

Efésios 5:33_“Cada um de vós, individualmente, ame a sua esposa como a si próprio; por outro lado, a esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido.”

“A Bíblia compara a relação de Cristo com a congregação à de um marido com a esposa. Isso logo nos faz pensar na orientação que o marido deve prover e no amor e nos cuidados que ele tem de manifestar, bem como na sujeição que a esposa deve mostrar na união conjugal. (Efé. 5:22-32) Quando Paulo escreveu: “Deste modo, os maridos devem estar amando as suas esposas como aos seus próprios corpos”, a que “modo” ele se referiu? (Efé. 5:28) As suas palavras anteriores chamaram atenção ao modo como “Cristo amou a congregação e se entregou por ela, . . . purificando-a com o banho de água por meio da palavra”. Com certeza, para agir em harmonia com o propósito de Jeová de reunificar todas as coisas no Cristo, o marido precisa alimentar espiritualmente a sua família. w12 15/7 4:15”

9

Efésios 6:4_“Não estejais irritando os vossos filhos, mas prossegui em criá-los na disciplina e na regulação mental de Jeová.”

“Os pais devem se lembrar de que estão cumprindo uma designação de Jeová. Infelizmente, no mundo de hoje, muitos não têm “afeição natural”. (2 Tim. 3:1, 3) Um incontável número de homens se esquiva de suas responsabilidades como pais — para tristeza e prejuízo dos filhos. Onde, a não ser na família, as crianças formam suas primeiras impressões sobre amor e autoridade? Os pais que ensinam bem essas lições agem em harmonia com a administração de Jeová. Por fazer de nosso lar um refúgio de amor onde evitamos toda ira, furor e linguagem ultrajante, ensinamos a nossos filhos lições vitais sobre mostrar amor e respeitar autoridade. Isso os preparará para a vida no novo mundo de Deus. Temos de entender, no entanto, que o Diabo, o primeiro a quebrar a paz universal, se oporá fortemente ao nosso empenho em fazer a vontade de Deus. w12 15/7 4:16, 17”

10

Efé. 6:12_“Temos uma pugna . . . contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais. — .”

“O amor a Jeová nos moveu a nos dedicar a ele. Desde então, muitos de nós já por anos provamos nossa determinação de manter o coração pleno para com Jeová. No entanto, Satanás não desistiu de nós. O seu alvo ainda é o nosso coração. É claro que ele talvez reconheça que não vamos simplesmente abandonar a Jeová de uma hora para outra. Portanto, com astúcia ele usa ‘este sistema’ mundial num esforço de enfraquecer aos poucos o nosso zelo sincero pelas coisas de Deus. (Mar. 4:18, 19) Por que esse método de Satanás é tão eficaz? Porque ele diminui nosso zelo tão gradativamente que não o percebemos. Sim, as influências do mundo de Satanás podem diminuir aos poucos o nosso zelo. Se isso acontecer, Satanás terá conseguido reduzir nosso zelo no serviço de Jeová. O cristão não atento talvez nem note a mudança gradativa. — Mat. 24:42; 1 Ped. 5:8. w12 15/4 3:14, 15”