Tiago Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Tiago > Flashcards

Flashcards in Tiago Deck (13):
0

Tiago 1:19_“Seja rápido no ouvir, vagaroso no falar.”

“Antes de fazer uma visita de pastoreio, o ancião precisa tirar algum tempo para pensar na pessoa que visitará. Essa preparação ajudará o ancião a ter uma conversa significativa, não trivial. Nas visitas, o ancião permite que os irmãos se expressem, e ele os ouve com atenção. (Tia. 1:19) Uma irmã disse: “É muito consolador quando um ancião ouve com atenção o que falamos.” (Luc. 8:18) Quem se beneficiará de receber visitas de pastoreio? Paulo exortou outros anciãos cristãos a ‘prestar atenção a todo o rebanho’. (Atos 20:28) Sem dúvida, todos os membros da congregação precisam de encorajamento, incluindo os publicadores e pioneiros que realizam fielmente seu ministério ano após ano. Por que eles precisam do apoio de pastores espirituais? Porque às vezes esses irmãos espiritualmente fortes também são quase vencidos pelas pressões deste mundo perverso. w13 15/1 5:10-12”

1

Tiago 1:20_“O furor do homem não produz a justiça de Deus.”

“Quando você está muito nervoso, dar um tempo a si mesmo, para se acalmar e ver a situação de um ângulo mais neutro, pode ajudá-lo a não ser intolerante, vindo a se arrepender mais tarde. (Sal. 4:4; Pro. 14:29; Tia. 1:19) Mas e se você continua a ter um sentimento negativo? Tente descobrir por que você está chateado. É por ter sido tratado de forma injusta, talvez sem consideração? Ou você acha que a outra pessoa teve a intenção de magoá-lo? Será que o que ela fez é tão ruim assim? Analisar e entender o motivo do que sente lhe permitirá considerar qual reação seria melhor e mais em harmonia com as Escrituras. (Pro. 15:28; 17:27) Essa postura, por mais difícil que seja, fará com que você deixe que a palavra de Deus examine “os pensamentos e as intenções do coração” e o oriente a imitar a atitude de perdão de Jeová. — Heb. 4:12. w12 15/11 5:7, 8”

2

Tiago 1:25_“[Olhe] de perto para a lei perfeita que pertence à liberdade.”

“Vivemos em tempos de crescente ganância, desrespeito à lei e violência. (2 Tim. 3:1-5) Diante disso, os governos fazem mais leis, fortalecem as forças policiais e instalam sistemas de vigilância eletrônica. Em alguns países, os cidadãos procuram aumentar sua segurança instalando alarmes nas suas casas, além de fechaduras extras e até mesmo cercas elétricas. Muitos não saem à noite ou não deixam seus filhos brincar fora de casa sem supervisão — nem mesmo de dia. Obviamente, a liberdade está diminuindo e essa tendência com certeza continuará. Quanto mais as pessoas desrespeitam os limites morais e espirituais fixados por Deus, tanto mais a sociedade como um todo sofre. Essa piora de condições também afeta os servos de Jeová. No entanto, temos a esperança de ver o fim da escravidão da humanidade ao pecado e à corrupção e de ter o que a Bíblia chama de “liberdade gloriosa dos filhos de Deus”. — Rom. 8:21. w12 15/7 1:1, 2”

3

Tiago 1:25_“Aquele que olha de perto para a lei perfeita que pertence à liberdade e que persiste nisso, . . . será feliz em fazê-la”

“A palavra grega original traduzida ‘olhar de perto’ significa “abaixar-se para ver bem”, o que implica esforço concentrado. Se queremos que a lei da liberdade afete nossa mente e coração, temos de estudar a Bíblia com diligência e meditar com oração no que lemos. (1 Tim. 4:15) Ao mesmo tempo, temos de ‘persistir’, ou perseverar, em aplicar a Palavra de Deus, fazendo da verdade o nosso modo de vida. Jesus disse algo semelhante para alguns que criam nele: “Se permanecerdes na minha palavra, sois realmente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31, 32) Nós conhecemos a verdade no pleno sentido quando fazemos dela o nosso modo de vida. Nesse caso, podemos dizer com razão que ‘a palavra de Deus opera’ em nós, moldando nossa personalidade para refletirmos melhor o nosso Pai celestial. — 1 Tes. 2:13. w12 15/7 1:10, 11”

4

Tiago 1:25_“[Olhe] de perto para a lei perfeita que pertence à liberdade.”

“A lei perfeita que pertence à liberdade” não é a Lei mosaica, pois esse código tornou manifestas as transgressões e se cumpriu em Cristo. (Mat. 5:17; Gál. 3:19) Então, a que lei Tiago se referia? Ele tinha em mente “a lei do Cristo”, também chamada de “lei da fé” e “lei dum povo livre”. (Gál. 6:2; Rom. 3:27; Tia. 2:12) “A lei perfeita”, portanto, engloba tudo o que Jeová requer de nós. Tanto os cristãos ungidos como as “outras ovelhas” se beneficiam dela. (João 10:16) Diferentemente das leis de muitos países, “a lei perfeita” não é complexa nem opressiva, mas consiste em mandamentos simples e princípios básicos. (1 João 5:3) “O meu jugo é benévolo e minha carga é leve”, disse Jesus. (Mat. 11:29, 30) Além disso, “a lei perfeita” não precisa de uma longa lista de sanções, ou penalidades, pois é fundada no amor e gravada em mentes e corações. — Heb. 8:6, 10. w12 15/7 1:4, 5”

5

Tiago 3:2_“Todos nós tropeçamos muitas vezes.”

“Você talvez já tenha usado as palavras “tropeçar” e “cair” como sinônimas ao se referir a uma condição espiritual. Esses termos bíblicos podem ter, embora nem sempre, o mesmo sentido. Por exemplo, note o que diz Provérbios 24:16: “O justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele se há de levantar; mas aos iníquos se fará tropeçar pela calamidade.” Jeová não permitirá que os que confiam nele tropecem ou sofram uma queda — seja por uma adversidade ou algum obstáculo à sua adoração — da qual não possam se recuperar. Temos a garantia de que Jeová nos ajudará a nos “levantar” para podermos dar a ele a nossa máxima devoção. Como isso é consolador para todos os que amam a Jeová do fundo do coração! Para os ‘que amam a lei de Jeová’ não existe pedra de tropeço que os tire para sempre da corrida pela vida. — Sal. 119:165. w13 15/3 1:4-6”

6

Tiago 3:2_“Todos nós tropeçamos muitas vezes.”

“O que devemos fazer se percebemos que cometemos um pecado como o mencionado em Levítico 5:4? Se confessarmos esse pecado específico a Jeová, ele de modo misericordioso nos perdoará por meio de nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo. (1 João 2:1, 2) Mas, para não perder o favor de Deus, temos de nos arrepender, o que significa não fazer desse pecado uma prática e dar o nosso melhor para reparar qualquer dano causado por falarmos sem pensar. (Pro. 6:2, 3) Naturalmente, é muito melhor pensar com cuidado antes de prometer algo que não podemos cumprir. (Ecl. 5:2) Se formos fiéis no teste final no fim do Reino Milenar de Jesus, nunca mais teremos motivo para duvidar da palavra de alguém. (Rev. 20:7-10) Todo ‘Sim significará Sim e todo Não, Não’. (Mat. 5:37) Pois os que então viverem imitarão com perfeição nosso amoroso Pai celestial, Jeová, o “Deus da verdade”. — Sal. 31:5. w12 15/10 4:16, 18”

7

Tiago 3:6_“A língua é um fogo.”

“Em sentido figurado, o Diabo gostaria de incendiar a congregação cristã. Se tiver êxito, poderá fazer com que os cristãos saiam desse refúgio seguro direto para suas garras. Como poderíamos, sem nos aperceber, colaborar com ele e cair na sua armadilha? O discípulo Tiago comparou a língua ao fogo. (Tia. 3:6-8) Se não a controlamos, podemos simbolicamente iniciar um fogo descontrolado na congregação. Como? Considere esta cena: numa reunião de congregação é anunciado que certa irmã foi designada pioneira regular. Depois da reunião, duas publicadoras falam sobre esse anúncio. Uma expressa alegria e votos de êxito para a nova pioneira. A outra questiona a motivação da pioneira e dá a entender que ela só quer destaque. É fácil ver qual dessas duas publicadoras com mais probabilidade ‘atearia fogo’ na congregação por meio de suas palavras. w12 15/8 3:3, 4”

8

Tiago 3:18_“O fruto da justiça tem a sua semente semeada sob condições pacíficas para os que fazem paz.”

“Não podemos manter uma conduta justa se não houver paz. O nosso crescimento em assuntos espirituais pode ser prejudicado se temos traços de personalidade que podem romper a paz com nossos irmãos. Mas, por estarmos sempre prontos a perdoar e a nos empenhar pelo bem-estar de outros, nós produzimos condições que resultam em verdadeira prosperidade. Além disso, “dádivas em homens” podem ser uma verdadeira força em favor da união. Eles foram ‘dados’ para nos ajudar a ‘alcançar a união na fé’. (Efé. 4:8, 13) Quando os anciãos trabalham conosco no serviço sagrado e fazem observações ponderadas com base na Palavra de Deus, eles nos ajudam a fazer progresso em nos revestir da nova personalidade. (Efé. 4:22-24) Você vê nos conselhos dos anciãos os esforços de Jeová para prepará-lo para a vida no novo mundo sob o governo de Seu Filho? Anciãos, vocês procuram reajustar outros com esse objetivo em mente? — Gál. 6:1. w12 15/7 4:10-12”

9

Tiago 4:8_“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.”

“Pais, vocês não precisam controlar cada movimento de seus filhos, mas precisam monitorar o uso que eles fazem do computador. Não os deixem sozinhos expostos a imoralidade, jogos violentos, espiritismo e más companhias on-line só para mantê-los ocupados e não incomodar vocês. Se fizerem isso, eles talvez concluam: ‘Já que meus pais não se importam, deve estar tudo bem.’ Como pais, é seu dever proteger seus filhos — incluindo os adolescentes — contra qualquer coisa que poderia afastá-los de Jeová. Até mesmo animais protegem seus filhotes do perigo. Imagine o que uma mãe ursa faria caso alguém ameaçasse seus filhotes! (Note Oseias 13:8.) Ajude seus filhos a fazer boas amizades com outros cristãos exemplares — jovens e idosos. E lembrem-se: seus filhos precisam que vocês passem tempo com eles. Portanto, tirem tempo para rir, brincar, trabalhar e ‘achegar-se a Deus’ juntos. w13 15/1 3:5, 6”

10

Tiago 5:11_“Proclamamos felizes os que perseveraram.”

“Que medidas podemos tomar para fortalecer nossa fé e assim nos tornar mais pacientes? É fundamental aplicar os conselhos de Deus. Por exemplo, reflita sobre por que você dá prioridade ao Reino na sua vida. Você pode intensificar seus esforços de aplicar o conselho em Mateus 6:33? Talvez possa dedicar mais tempo ao ministério ou ajustar alguns aspectos de seu estilo de vida. Não se esqueça de como Jeová tem abençoado seus esforços até agora. Talvez o tenha habilitado a dirigir um estudo bíblico ou ajudado a ter “a paz de Deus, que excede todo pensamento”. (Fil. 4:7) Pensar nos benefícios que você já recebeu de seguir as instruções de Jeová aumentará seu apreço pela paciência. (Sal. 34:8) À medida que sua fé aumentar, ficará mais fácil esperar pelas bênçãos que com certeza virão. — Tia. 5:7, 8. w12 15/9 3:11-13”

11

Tiago 5:14_“Chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele.”

“Poderia o desejo de receber glória de humanos afetar até mesmo os servos dedicados de Deus? Suponha que um jovem seja designado para pregar numa área em que ele é bem conhecido, mas ainda não como Testemunha de Jeová. Será que o medo o faria recuar? Ou que dizer se alguém é ridicularizado por buscar alvos teocráticos? Permitirá que pessoas sem clara visão espiritual influenciem suas escolhas na vida? Pode ser também que um cristão tenha cometido um pecado grave. Ocultará sua transgressão por medo de perder sua boa posição na congregação ou por não querer desapontar entes queridos? Nesse último caso, se seu interesse principal for restaurar sua relação com Jeová, ele ‘chamará os anciãos da congregação’ em busca de ajuda. — Tia. 5:15, 16. w13 15/2 4:9”

12

Tiago 5:15_“Se ele tiver cometido pecados, ser-lhe-á isso perdoado.”

“Nunca se esqueça de que Deus é realmente misericordioso e que ele atraiu você à congregação porque viu seu potencial. (Sal. 103:8, 9) Assim, enquanto você mantiver um coração pleno para com Jeová, ele jamais desistirá de você. (1 Crô. 28:9) Ao orar na sua última noite com seus 11 apóstolos fiéis, Jesus proferiu estas inesquecíveis palavras em favor deles: ‘Vigia sobre eles, por causa do iníquo.’ (João 17:15) A preocupação de Jesus não se limitava aos apóstolos, mas se estende a todos os seus seguidores. Assim, temos certeza de que Jeová responderá à oração de Jesus ‘vigiando sobre nós’ nestes tempos críticos. “Para os que andam em integridade [Jeová] é escudo . . . Ele guardará o próprio caminho dos que lhe são leais.” (Pro. 2:7, 8) Sim, o caminho da integridade tem seus desafios, mas é o único que conduz à vida eterna e à genuína liberdade. (Rom. 8:21) Que ninguém o seduza a sair desse caminho! w12 15/7 2:17, 18”