Atos Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Atos > Flashcards

Flashcards in Atos Deck (5)
Loading flashcards...
0
Q

Atos 7:22_“Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios.”

A

“Essa educação provavelmente visava preparar Moisés para uma carreira na corte de Faraó. Ele podia se destacar no governo mais poderoso da época, com os luxos, privilégios e prazeres que essa posição lhe proporcionaria. Mas será que o objetivo de Moisés era desfrutar dessas coisas? Por causa do treinamento que recebeu de seus pais biológicos desde pequeno, Moisés com certeza conhecia as promessas de Jeová a seus ancestrais Abraão, Isaque e Jacó. Ele tinha fé nessas promessas. Deve ter refletido cuidadosamente sobre seu futuro e sua lealdade a Jeová. Assim, quando chegou o tempo de escolher entre ser um príncipe egípcio e um escravo israelita, o que Moisés decidiu? Ele preferiu “ser maltratado com o povo de Deus [a] ter o usufruto temporário do pecado”. (Heb. 11:24-26) Mais tarde, Moisés seguiu a orientação de Jeová sobre como usar a sua vida. —Êxo. 3:2,6-10. w1215/6 3:5,6”

1
Q

Atos 3:19_“Arrependei-vos, portanto, e dai meia-volta.”

A

“Você já fez coisas das quais se arrepende? Já desperdiçou energia e tempo valiosos em empenhos fúteis? Já fez algo que de alguma forma prejudicou outros? Muitos ficam preocupados com assuntos assim. Preocupar-se continuamente é se atormentar, se afligir ou ficar aborrecido consigo mesmo. Isso causa grande ansiedade. Será que se preocupar resolve algum problema? De modo algum! Imagine tentar se locomover balançando por horas numa cadeira de balanço, gastando toda energia sem chegar a lugar nenhum. Em vez de se preocupar, tomar medidas práticas pode produzir bons resultados. Talvez você possa pedir desculpas à pessoa a quem prejudicou, possivelmente restabelecendo boas relações. Você pode evitar o que talvez tenha causado o erro, se poupando assim de problemas futuros. Ou talvez tenha de simplesmente conviver com certas situações na vida. Preocupar-se demais, por sua vez, causa nada menos que um efeito paralisante, impedindo a pessoa de servir a Deus plenamente. E a preocupação não traz nenhuma recompensa. w1315/1 4:9-11”

2
Q

Atos 10:34_“Deus não é parcial.”

A

“Num mundo egoísta e nacionalista, é reanimador encontrar pessoas que conseguem olhar, e realmente olham, além das fronteiras nacionais. O fundador da rede de televisão CNN, Ted Turner, disse a respeito de seu trabalho com vários indivíduos talentosos de diversos países: “Eu comecei a ver pessoas de outros países não como ‘estrangeiros’, mas como concidadãos do planeta.” Nos países ao redor do globo, apenas as Testemunhas de Jeová adotam, como grupo, o modo de pensar de Deus. Por aprenderem a ver as coisas como Jeová as vê, elas conseguem romper na mente e no coração as barreiras nacionais. Não tratam membros de grupos nacionais diferentes com desconfiança, suspeita ou até mesmo ódio. Aprenderam a ver a variedade de características e habilidades desses grupos como algo belo. Você já refletiu sobre essa notável realização e como isso o beneficiou nos seus tratos com outros? w1215/12 4:2, 14,15”

3
Q

Atos 15:14_“Deus … voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome.”

A

“Numa reunião histórica do corpo governante em Jerusalém em 49EC, o discípulo Tiago disse: “Está escrito: ‘Depois destas coisas voltarei e reconstruirei a barraca de Davi, que está caída … a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová.’” (Atos 15:13-18) “A barraca [ou casa real] de Davi” caiu quando o ReiZedequias foi destronado. (Amós 9:11) No entanto, essa “barraca” seria reconstruída e teria como Rei permanente o descendente de Davi, Jesus. (Eze. 21:27; Atos 2:29-36) Conforme Tiago destacou naquela reunião histórica, essa profecia de Amós estava se cumprindo com o ajuntamento dos herdeiros do Reino, tanto judeus como gentios. Hoje, um restante de cristãos ungidos e milhões de “outras ovelhas” de Jesus estão unidas em declarar as verdades bíblicas como servos de Jeová. —João 10:16. w1315/2 2:1,2”

4
Q

Atos 15:16_“Reconstruirei a barraca de Davi.”

A

“Quando os judeus foram levados ao exílio em Babilônia, ficou evidente que “a barraca de Davi” havia caído. Visto que a religião falsa dominava Babilônia, como foi que o povo de Deus sobreviveu em sentido espiritual durante o exílio de 70anos, de 607AEC a 537AEC? Da mesma maneira que nós hoje sobrevivemos como povo de Jeová neste mundo controlado por Satanás. (1João 5:19) Uma rica herança espiritual tem ajudado a tornar possível essa sobrevivência. Os exilados judeus em Babilônia não tinham as Escrituras Sagradas na sua forma completa, mas conheciam a Lei mosaica, incluindo os Dez Mandamentos. Conheciam também as “canções de Sião”, lembravam-se de muitos provérbios e sabiam das façanhas de servos de Jeová em épocas anteriores. Realmente, aqueles exilados choravam quando se lembravam de Sião e não se esqueceram de Jeová. (Sal. 137:1-6) Isso os manteve espiritualmente vivos mesmo em Babilônia, com suas muitas doutrinas falsas e práticas erradas. w1315/2 2:1,3,4”