Revelação Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Revelação > Flashcards

Flashcards in Revelação Deck (9)
Loading flashcards...
0
Q

Revelação 12:17_“O dragão ficou furioso com a mulher e foi travar guerra com os remanescentes da sua semente, que observam os mandamentos de Deus.”

A

“Imagine o seguinte: você está depondo num tribunal contra uma organização criminosa mundial, cujo líder é muito inteligente, poderoso, e um cruel mentiroso e assassino. Como você se sentiria ao sair do tribunal no fim do dia? Seguro? De maneira alguma! Você sem dúvida teria bons motivos para pedir proteção. Esse cenário ilustra a situação dos servos de Jeová, que com coragem testificam em favor de Jeová e destemidamente expõem Seu cruel arqui-inimigo, Satanás! Mas será que Satanás tem conseguido silenciar o povo de Deus? Não! Nós continuamos a prosperar espiritualmente —uma realidade que só tem uma explicação: Jeová ainda é nosso refúgio, uma “verdadeira habitação” para nós, em especial nestes últimos dias. (Sal. 90:1; Isa. 54:14, 17) Mas Jeová não pode ser uma habitação segura para nós se permitirmos que Satanás nos atraia para fora dessa habitação. w1315/3 4:10”

1
Q

Revelação 7:9_“Eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro.”

A

“Depois de 1914, ASentinela (em inglês) fez este importante comentário: “Irmãos, os dentre nós que temos uma atitude correta para com Deus não estamos decepcionados com nenhuma de Suas providências. Não era nosso desejo que a nossa vontade fosse feita; portanto, quando descobrimos que o que estávamos esperando em outubro de 1914 era errado, ficamos contentes que o Senhor não mudou Seu Plano para nos agradar. Não queríamos que Ele fizesse isso. Meramente desejamos entender Seus planos e propósitos.” Essa humildade e devoção ainda caracteriza os ungidos do Senhor. Eles se apegam ao canal designado por Deus para fornecer alimento espiritual. E hoje “uma grande multidão” de “outras ovelhas”, cristãos com esperança terrestre, imitam sua vigilância e zelo. —João 10:16. w1215/9 4:13,14”

2
Q

Revelação 13:1_“Eu vi … uma fera, com dez chifres e sete cabeças.”

A

“Pouco depois do início do dia do Senhor, a sétima cabeça lançou um ataque contra o povo de Deus —os remanescentes dos irmãos de Cristo na Terra. (Mat. 25:40) Jesus indicou que durante a sua presença, um restante do descendente estaria ativo na Terra. (Mat. 24:45-47; Gál. 3:26-29) A Potência Mundial Anglo-Americana travou guerra contra esses santos. (Rev. 13:3,7) Durante a Primeira Guerra Mundial, ela oprimiu o povo de Deus, proibiu algumas de suas publicações e lançou na prisão representantes da organização de Jeová. A sétima cabeça da fera praticamente acabou com a obra de pregação durante certo período. Jeová previu esse acontecimento dramático e o revelou a João. Deus disse também a João que a parte secundária do descendente seria revitalizada para maior atividade espiritual. (Rev. 11:3,7-11) A história dos servos de Jeová dos tempos modernos confirma esses acontecimentos. w1215/6 2:2,6”

3
Q

Revelação 14:7_“Já chegou a hora do julgamento por [Deus].”

A

“Depois da destruição da religião falsa, a fera, a estrutura política terrestre de Satanás, será incitada a um ataque contra o Reino de Deus. Sem poderem alcançar o céu, os reis da Terra darão vazão à sua fúria contra os que na Terra apoiam o Reino de Deus. O resultado será inevitável. (Rev. 16:13-16; 17:12-14) Daniel descreve um aspecto da batalha final. (Dan.2:44) A fera, mencionada em Revelação 13:1, sua imagem e a fera de dois chifres serão destruídas. A Potência Mundial Anglo-Americana será a potência mundial dominante quando a religião falsa for erradicada. As profecias de Daniel e de João têm se cumprido nos mínimos detalhes. Podemos confiar que a destruição da religião falsa e a batalha do Armagedom acontecerão em breve. Deus revelou esses detalhes com antecedência. Prestaremos atenção aos alertas proféticos? (2Ped. 1:19) Agora é tempo de tomar o lado de Jeová e apoiar seu Reino. —Rev. 14:6,7. w1215/6 2:18,19”

4
Q

Revelação 17:10_“Há sete reis: cinco já caíram, um é, o outro ainda não chegou.”

A

“A primeira cabeça da fera mencionada em Revelação 17:3 simboliza o Egito. Por quê? Porque o Egito foi a primeira grande potência a expressar inimizade ao povo de Deus. A descendência de Abraão —por meio de quem viria o prometido descendente da mulher— tornou-se numerosa no Egito. Daí, o Egito oprimiu Israel. Satanás tentou eliminar o povo de Deus antes que o descendente pudesse surgir. Como? Por induzir Faraó a executar todos os bebês israelitas do sexo masculino. Jeová frustrou essa tentativa e libertou seu povo da escravidão no Egito. (Êxo. 1:15-20; 14:13) A segunda cabeça da fera simboliza a Assíria. Esse reino poderoso também tentou exterminar o povo de Deus por atacar Jerusalém. Satanás talvez visasse eliminar a linhagem real que por fim levaria a Jesus. Jeová libertou milagrosamente seu povo fiel por destruir os invasores. —2Reis 19:32-35; Isa. 10:5, 6, 12-15. w1215/6 1:6-8”

5
Q

Revelação 18:19_“Ela foi devastada numa só hora!”

A

“De acordo com João, uma meretriz simbólica está sentada numa fera cor de escarlate —a imagem da fera— e essa meretriz a domina. Ela tem o nome de “Babilônia, a Grande”. (Rev. 17:1-6) Essa meretriz simboliza muito bem todas as religiões falsas, em especial as da cristandade. As organizações religiosas têm abençoado a imagem da fera e tentado influenciá-la. No entanto, durante o dia do Senhor, Babilônia, a Grande, tem visto as águas, as pessoas que a apoiam, se secarem de forma dramática. (Rev. 16:12; 17:15) A religião falsa, porém, não vai simplesmente desaparecer aos poucos. A meretriz continuará a ser uma força poderosa, tentando fazer reis se curvarem à sua vontade até que Deus plante uma ideia no coração das autoridades. (Rev. 17:16, 17) Em breve, Jeová fará com que os elementos políticos do sistema de Satanás, representados pelas Nações Unidas, ataquem a religião falsa e eliminem a influência dela. —Rev. 18:7, 8, 15-19. w1215/6 2:15-17”

6
Q

Revelação 19:11_ “Ele julga e guerreia em justiça.”

A

“Na sua batalha final contra o governo de Deus, todas as nações atuais em breve enfrentarão Jesus Cristo e suas forças celestiais. Essa batalha “em hebraico se chama Har–Magedon”. (Rev. 16:14, 16; 19:12-16) Mais de 2.500anos atrás, o profeta Daniel foi inspirado a predizer o fim dos governos humanos contrários ao propósito de Deus. Ele escreveu: “Nos dias daqueles reis o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” (Dan. 2:44) As fronteiras nacionais criadas pelo homem, não existirão mais. Essa perspectiva emocionante deve motivar a todos nós a continuar a louvar e honrar nosso Criador, Jeová Deus, da melhor maneira que pudermos. w1215/12 4:16,17
Leitura da Bíblia para a Comemoração: (Eventos durante o dia: 16 de nisã) João 20:2-18”

7
Q

Revelação 20:7_“Assim que tiverem terminado os mil anos, Satanás será solto de sua prisão.”

A

“No fim do Reinado Milenar de Cristo, os súditos terrestres do Reino já terão sido levados à perfeição. Eles seguirão o exemplo de Jesus e, com humildade e boa disposição, reconhecerão a soberania de Jeová. Terão a oportunidade de demonstrar seu desejo de fazer isso por passarem com êxito na prova final. (Rev. 20:8-10) Depois disso, todos os rebeldes —humanos e espirituais— serão eliminados para sempre. Que época alegre e feliz será essa! A inteira família universal alegremente louvará a Jeová, que será “todas as coisas para com todos”. (1Cor. 15:28; Sal. 99:1-3) Sente-se motivado pelas iminentes gloriosas realidades do Reino a focalizar sua atenção e esforços em fazer a vontade de Deus? Conseguirá evitar que a esperança e o consolo falsos do mundo de Satanás o desviem? Reforçará sua determinação de apoiar e defender a soberania de Jeová? w1215/9 2:19,20”

8
Q

Revelação 21:5_“Eis que faço novas todas as coisas.”

A

“Ansiamos o dia em que Deus ‘fará novas todas as coisas’, eliminando os problemas que temos hoje? Embora tenhamos amplos motivos para crer que o fim do sistema de Satanás é iminente, pode ser difícil esperar com paciência por esse dia. No entanto, a Bíblia mostra que temos de ter paciência. Como os servos de Deus no passado, nós veremos o cumprimento das promessas de Deus se tivermos forte fé e esperarmos pacientemente o Seu tempo para cumpri-las. (Heb. 6:11, 12) O próprio Jeová tem sido paciente. Ele poderia ter acabado com a perversidade quando bem entendesse, mas está esperando o momento certo. (Rom.9:20-24) Jeová tem sido paciente, sabendo que levaria tempo para resolver as questões levantadas pela rebelião no Éden. Conhecendo bem as ações e atitudes de todos no céu e na Terra, ele com certeza está agindo em favor de nossos melhores interesses. —Heb. 4:13. w1215/9 3:1-3”