Provérbios Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Provérbios > Flashcards

Flashcards in Provérbios Deck (14):
0

Provérbios 3:5_ “Confia em Jeová de todo o teu coração e não te estribes na tua própria compreensão.

“Segundo a vontade de Jeová, foi confiado aos anciãos cristãos o dever de cuidar de casos de transgressão na congregação. Esses irmãos não têm a plena capacidade de entendimento que Deus tem, mas o objetivo deles é que suas decisões se harmonizem com as diretrizes da Palavra de Deus e com as orientações do espírito santo. Assim, o que eles decidirem nesses casos, após pedirem a ajuda de Jeová em oração, refletirá o ponto de vista de Deus. (Mat. 18:18) Aqui entra a importância da lealdade. Você perdoará os que foram considerados arrependidos e confirmará seu amor por eles? (2 Cor. 2:5-8) Isso pode não ser fácil, em especial se você ou um parente seu forem vítimas da transgressão. Contudo, por confiar em Jeová e no seu modo de lidar com os assuntos por meio da congregação, você agirá com sabedoria. Mostrará que de fato perdoa liberalmente. w12 15/11 5:16, 17”

1

Provérbios 3:5,6_“Confia em Jeová de todo o teu coração e não te estribes na tua própria compreensão. Nota-o em todos os teus caminhos, e ele mesmo endireitará as tuas veredas.”

“Muitos casamentos, que pareciam caminhar para o fracasso, com o tempo se tornaram muito bem-sucedidos. Os cristãos que não desistem logo de um casamento difícil não raro são bem recompensados. Veja o que pode acontecer num lar dividido em sentido religioso. O apóstolo Pedro escreveu: “Vós, esposas, estai sujeitas aos vossos próprios maridos, a fim de que, se alguns não forem obedientes à palavra, sejam ganhos sem palavra, por intermédio da conduta de suas esposas, por terem sido testemunhas oculares de sua conduta casta, junto com profundo respeito.” (1 Ped. 3:1, 2) Sim, por causa da boa conduta do cônjuge, um descrente pode aceitar a verdadeira fé. Um casamento salvo dessa maneira honra a Deus e pode ser uma grande bênção para o marido, para a esposa e para os filhos que talvez tenham. w12 15/5 2:8, 9”

2

Provérbios 4:18_“A vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido.”

“Na história moderna do povo de Jeová, tem havido congressos marcantes — que significaram grandes avanços nas atividades teocráticas ou no entendimento bíblico. O primeiro grande congresso dos Estudantes da Bíblia depois da Primeira Guerra Mundial foi realizado em 1919, em Cedar Point, Ohio, EUA. Essa reunião, à qual umas 7 mil pessoas compareceram, foi marcada pelo lançamento de uma campanha mundial de pregação. Em 1922, num congresso de nove dias no mesmo local, Joseph F. Rutherford deu um dramático impulso a essa atividade, dizendo a seus atentos ouvintes: “O mundo precisa saber que Jeová é Deus e que Jesus Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores. . . . Portanto, anunciai, anunciai, anunciai o Rei e seu reino.” Os presentes, e certamente o povo de Deus em todo o mundo, alegremente acataram essa exortação. w12 15/9 5:6”

3

Provérbios 4:23_ “Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, resguarda teu coração”

“Escritores bíblicos usam “coração” para se referir ao pleno interior da pessoa. Inclui aspectos como nossos desejos, pensamentos, disposição, atitudes, capacidades, motivações e alvos. (Deut. 15:7; Pro. 16:9; Atos 2:26) Como diz certa obra de referência, é “a totalidade do homem interior”. Em alguns casos, “coração” tem um significado mais limitado. Por exemplo, Jesus disse: “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.” (Mat. 22:37) Nesse caso, “coração” se refere às emoções, desejos e sentimentos da pessoa interior. Por mencionar coração, alma e mente em separado, Jesus enfatizou que temos de expressar amor a Deus nos nossos sentimentos e no modo de viver e de usar nossas faculdades mentais. (João 17:3; Efé. 6:6) Mas, quando é usado isoladamente, “coração” simboliza a plena pessoa interior. w12 15/4 3:2, 4”

4

Provérbios 8:30_ “Vim a estar ao seu lado como mestre de obras, e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia.”

“É lógico que o vínculo entre Jeová e Jesus se fortalecia à medida que trabalhavam juntos e o Filho aprendia a imitar as qualidades do Pai. (Pro. 8:22, 23, 31) Com a criação de outras criaturas inteligentes, o Filho observava como Jeová lidava com cada uma delas e seu apreço pela personalidade de Deus certamente aumentava. Até mesmo o desafio mais tarde lançado por Satanás contra a legitimidade da soberania de Jeová deu ao Filho a oportunidade de aprender como Jeová exerceria o amor, a justiça, a sabedoria e o poder diante de uma situação difícil. Isso, por sua vez, sem dúvida prepararia Jesus para lidar com as dificuldades que ele mesmo mais tarde encontrasse no seu ministério na Terra. (João 5:19) Por causa de sua estreita relação com Jeová, o Filho revelou as qualidades do Pai com mais detalhes do que qualquer outra pessoa poderia revelar. w12 15/4 1:6-8”

5

Provérbios 10:22_ “A bênção de Jeová — esta é o que enriquece, e ele não lhe acrescenta dor alguma.”

“Se você é jovem e pensa numa carreira, como poderá escolher o caminho certo? Será que o treinamento e o emprego na área que você tem em mente lhe permitirão buscar os interesses do Reino de modo mais pleno, ou o distanciarão de Jeová? (2 Tim. 4:10) É seu alvo imitar o estilo de vida de pessoas cuja felicidade sofre altos e baixos dependendo do tamanho de sua conta bancária ou da valorização de suas ações no mercado financeiro? Ou escolherá refletir a confiança de Davi, que escreveu “eu era moço, também fiquei velho, e, no entanto, não vi nenhum justo completamente abandonado, nem a sua descendência procurando pão”? (Sal. 37:25) Lembre-se: um caminho o distanciará de Jeová, ao passo que o outro o conduzirá ao melhor modo de vida possível. (Mal. 3:10) Que caminho você escolherá? w13 15/1 2:10”

6

Provérbios 11:28_ “Quem confia nas suas riquezas — ele mesmo cairá.”

“Quando damos prioridade ao “reino e a Sua justiça”, Jeová abençoa nossos esforços equilibrados de obter as necessidades da vida. (Mat. 6:33; Efé. 4:28) Ele não quer que fiquemos sonolentos nas reuniões por causa de excesso de trabalho ou sentados no Salão do Reino preocupados com dinheiro. Mas muitos no mundo à nossa volta acreditam que se dedicar a ganhar dinheiro é a única maneira de garantir um futuro seguro e tranquilidade mais tarde na vida. Eles muitas vezes pressionam seus filhos a ter esse mesmo objetivo materialista. Jesus mostrou que esse modo de pensar não é razoável. (Luc. 12:15-21) Isso talvez nos faça lembrar de Geazi, que pensava que podia satisfazer sua ganância e, ainda assim, manter sua boa posição perante Jeová. (2 Reis 5:20-27) Depositar nossa esperança em nossas economias, investimentos ou habilidade de ganhar dinheiro neste sistema é o mesmo que depositar esperança no “deus deste sistema”, Satanás. — 2 Cor. 4:4; 1 Tim. 6:17. w13 15/1 3:13, 15”

7

Provérbios 15:23_“Uma palavra no tempo certo, oh! quão boa ela é!”

“Os anciãos hoje veem a importância de expressar em palavras seu apreço pelos irmãos. (Pro. 3:27) Sempre que um ancião faz isso, ele, na realidade, diz a seus irmãos: ‘Eu gostei do que você fez. Eu me importo com você.’ E os irmãos com certeza precisam ouvir palavras reanimadoras dos anciãos. Uma irmã de 50 e poucos anos expressou a opinião de muitos, quando disse: “No trabalho raramente recebo um elogio. O ambiente é frio e competitivo. Assim, quando um ancião me elogia por algo que fiz pela congregação, é tão reanimador, tão fortalecedor! Isso me faz sentir amada pelo meu Pai celestial.” Certo irmão que recebeu um sincero elogio disse: “As palavras do ancião me deram uma verdadeira injeção de ânimo!” Sem dúvida, por elogiá-los sinceramente, o ancião levanta o ânimo dos irmãos e aumenta a alegria deles. Isso, por sua vez, lhes dá mais força para continuarem a andar no caminho da vida ‘sem se cansarem’. — Isa. 40:31. w13 15/1 5:9”

8

Provérbios 23:27_ “A prostituta é uma cova funda.”

“Uma relação romântica imprópria pode surgir no seu ambiente de trabalho. De fato, um estudo secular indicou que mais da metade das mulheres e quase 3 de cada 4 homens que adulteraram tiveram relações ilícitas com colegas de trabalho. O seu serviço secular requer que você se associe com pessoas do sexo oposto? Se assim for, qual é a natureza de seu relacionamento com elas? Você tem limites que garantem o profissionalismo desse relacionamento e impedem que se torne algo mais? Por exemplo, uma cristã talvez faça de um colega de trabalho seu confidente, até mesmo revelando problemas conjugais. Em outra situação, depois de fazer amizade com uma colega de trabalho, um cristão talvez raciocine: “Ela valoriza minha opinião e escuta quando eu falo. E ela me dá valor. Como seria bom ter mais desse tipo de tratamento em casa!” Você percebe como cristãos nessas situações estariam em perigo de cometer adultério? w12 15/8 4:11, 12”

9

Provérbios 24:10_“Mostraste-te desanimado no dia da aflição? Teu poder será escasso.”

“No mundo de hoje, com tantos desastres, desafios e pressões, muitos ficam arrasados. Isso acontece até mesmo com alguns cristãos. Lani, que servia alegremente por tempo integral na Austrália, diz que o diagnóstico de câncer de mama foi devastador e a atingiu como um raio. Ela acrescenta: “Eu me sentia muito mal por causa dos tratamentos e perdi a autoestima.” Como se não bastasse, ela precisava cuidar do marido que havia operado a coluna. O que podemos fazer numa situação assim? É bom nos lembrar de que Satanás quer usar as tribulações que sofremos para minar nossa fé. Mas não devemos permitir que ele tire a nossa alegria dessa maneira. Meditar em exemplos bíblicos de servos de Deus no passado que enfrentaram provações com coragem nos ajudará a reunir coragem diante de quaisquer aflições que talvez enfrentemos. w12 15/10 1:8, 9”

10

Pro. 24:16_“O justo talvez caia . . . , e ele se há de levantar. — .”

“Há pessoas que abrigam sentimentos de culpa por pecados pelos quais já foram perdoadas. Se for o seu caso, lembre-se de que Jeová perdoou Pedro e os outros apóstolos por terem abandonado Seu Filho amado, Jesus, no seu momento de maior necessidade. Jeová perdoou o homem que havia sido expulso da congregação em Corinto por crassa imoralidade, mas que mais tarde se arrependeu. (1 Cor. 5:1-5; 2 Cor. 2:6-8) A Bíblia fala de pessoas que, apesar de terem cometido grandes pecados, foram perdoadas por Deus por causa de seu arrependimento. (2 Crô. 33:2, 10-13; 1 Cor. 6:9-11) Os seus erros do passado serão perdoados e esquecidos por Jeová se você estiver realmente arrependido e aceitar a misericórdia divina. O resgate pode cobrir os pecados de todos os transgressores que se arrependem. A fé no resgate pode tirar de seus ombros o peso do excessivo sentimento de culpa e lhe dar a força para servir a Deus de todo o coração, mente e alma. — Mat. 22:37. w12 15/8 3:16, 17”

11

Provérbios 29:23_“Quem é humilde de espírito segurará a glória.

“Talvez estejamos progredindo à madureza cristã e um irmão na fé nos dá um conselho. As suas palavras sinceras poderão nos ajudar se não erguermos um escudo defensivo por causa de orgulho, desejo de salvar as aparências ou tentação de justificar nossa conduta. Ou suponha que você esteja executando uma tarefa junto com outro cristão. Será que sua colaboração será influenciada pela preocupação quanto a quem receberá o crédito pelas suas boas ideias e trabalho árduo? Superintendentes e os que ‘procuram alcançar’ esses cargos também devem evitar querer o louvor de homens. (1 Tim. 3:1; 1 Tes. 2:6) Como um irmão deve reagir quando recebe um elogio sincero por um trabalho bem feito? Será que ele reconhece prontamente que o que ele fez só foi possível graças à bondade imerecida de Jeová e que qualquer esperança de sucesso futuro ainda dependerá da bênção e ajuda de Deus? — 1 Ped. 4:11. w13 15/2 4:10, 11”

12

Provérbios 29:23_ “Quem é humilde de espírito segurará a glória.”

“O que lhe vem à mente quando ouve a palavra “glória”? O radiante esplendor da criação? (Sal. 19:1) O louvor e glória dados a humanos de excepcional riqueza, sabedoria ou realizações? Nas Escrituras, as palavras para “glória” na língua original transmitem o sentido de “peso”; o que dá peso. Nos tempos antigos — quando o dinheiro era feito de metais preciosos —, quanto mais pesada a moeda, maior o valor. Palavras para expressar a ideia de “peso” passaram a ser entendidas figurativamente como significando algo muito apreciado, magnífico ou impressionante. Embora o poder, posição ou reputação de outra pessoa talvez nos impressionem, o que Deus procura nos humanos? As Escrituras Sagradas realmente falam de um tipo de glória que Deus confere a humanos. Por exemplo, Provérbios 22:4 diz: “O resultado da humildade e do temor de Jeová é riquezas, e glória, e vida.” E o discípulo Tiago escreveu: “Humilhai-vos aos olhos de Jeová, e ele vos enaltecerá.” — Tia. 4:10. w13 15/2 4:1, 2”

13

Provérbios 29:25_“Tremer diante de homens é o que arma um laço.”

“O governador romano Pôncio Pilatos sabia que Jesus era inocente e, pelo visto, não queria prejudicá-lo. De fato, ele disse que Jesus não havia feito ‘nada que merecesse a morte’. Mesmo assim, o condenou à morte. Por quê? Porque Pilatos sucumbiu à pressão da multidão. (Luc. 23:15, 21-25) “Se livrares este homem, não és amigo de César”, gritaram esses opositores, pressionando para conseguir o que queriam. (João 19:12) Pilatos talvez temesse perder o cargo — ou até mesmo a vida — caso tomasse o lado de Cristo. Assim, ele se deixou induzir a fazer a vontade do Diabo. Pilatos conhecia pouca coisa sobre Cristo. Mas sabia que Jesus era inocente e que não era um homem comum. Pilatos, porém, não tinha humildade nem amor ao Deus verdadeiro. O Diabo facilmente o pegou vivo. w12 15/8 3:8, 9, 12”