Deuteronômio Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Deuteronômio > Flashcards

Flashcards in Deuteronômio Deck (16):
0

Deuteronômio 1:2,19_
2 que se acha onze dias distante de Horebe pelo caminho da montanha de Seir até Cades-Barnéia.+19 “Partimos então de Horebe e fomos marchar através de todo aquele grande e atemorizante ermo+ que vistes, pelo caminho da região montanhosa dos amorreus,+ assim como Jeová, nosso Deus, nos ordenara; e por fim chegamos a Cades-Barnéia.+

Destaques do livro de Deuteronômio
1:2, 19. Os filhos de Israel vaguearam no deserto por uns 38 anos, embora Cades-Barnéia se achasse apenas a ‘onze dias de distância de Horebe [a região montanhosa em volta do monte Sinai, onde foram dados os Dez Mandamentos], pelo caminho da montanha de Seir’. Que preço pagaram por terem desobedecido a Jeová Deus! — Números 14:26-34.

1

Deuteronômio 1:16,17_Quando houver uma audiência* entre os vossos irmãos, tendes de julgar com justiça+ entre o homem e seu irmão ou seu residente forasteiro.+ Não deveis ser parciais* no julgamento.+ Deveis ouvir o pequeno do mesmo modo como o grande.+ Não deveis ficar amedrontados por causa dum homem,

As normas de julgamento de Deus permanecem as mesmas. Aqueles que têm a responsabilidade de servir numa comissão judicativa não devem permitir que favoritismo ou medo de homem distorçam seu julgamento.

2

Deuteronômio 4:9_ “Tens de dá-los a conhecer a teus filhos e a teus netos.”

Moisés lembrou aos israelitas que eles não deviam se esquecer de todas as coisas que Jeová tinha feito por eles e que essas coisas não deviam se afastar de seu coração todos os dias de sua vida. Daí ele acrescentou mais um aspecto: “Tens de dá-los a conhecer a teus filhos e a teus netos.” (Deuteronômio 4:9) As biografias têm um atrativo especial. Os jovens e as crianças, enquanto crescem, precisam de bons exemplos. As irmãs solteiras podem aprender lições do exemplo fiel de irmãs idosas, cujas biografias são relatadas em A Sentinela. Servir em territórios de língua estrangeira no país em que moram dá a irmãos e a irmãs maiores oportunidades de se ocupar na pregação das boas novas. Vocês, que são pais cristãos, que tal usar as experiências de vida dos fiéis missionários formados em Gileade — e de outros — para incentivar seus filhos a escolher uma carreira no serviço de tempo integral?Não esquecer das coisas que os olhos viram’ era essencial para Israel ser bem-sucedido. Ao passo que se aproxima o novo mundo, é vital que nós também tenhamos bem em mente os atos maravilhosos de Jeová, por sermos estudantes diligentes da Sua Palavra.

3

Deuteronômio 6:4_“Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.

“Jesus citou essa declaração, e será que um cristão verdadeiro discordaria dele? (Mar. 12:29) A doutrina da Trindade contraria a ordem de Jesus a seus seguidores de ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do espírito santo’. (Mat. 28:19) Para ser batizado como cristão verdadeiro e Testemunha de Jeová, é preciso reconhecer a supremacia do Pai, Jeová, bem como a posição e autoridade do Filho de Deus, Jesus. O candidato ao batismo precisa crer também que o espírito santo é a força ativa de Deus, não parte de uma Trindade. (Gên. 1:2) Alguém que continua a crer na Trindade não pode ser batizado em símbolo de uma dedicação válida a Jeová Deus. Como somos gratos de que nosso legado espiritual nos tem protegido contra crer nesse ensino que desonra a Deus! w13 15/2 2:6, 7”

4

Deuteronômio 6:6,7_“E estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; 7 e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.”

Um marido talvez sustente materialmente a família. Mas, se não prover orientação espiritual, estará demonstrando falta de critério e de sabedoria. (Deut. 6:6, 7) Assim, 1 Timóteo 3:4 diz que o chefe de família que procura alcançar privilégios de serviço na congregação tem de ser um homem ‘que preside de maneira excelente à sua própria família, tendo os filhos em sujeição com toda a seriedade’. Nesse respeito, pergunte-se: ‘Reservo tempo regularmente para adoração em família?’ Algumas esposas cristãs precisam quase implorar a seu marido que tome a iniciativa em assuntos espirituais. Todo marido precisa pensar bem em como encara essa responsabilidade. Naturalmente, a esposa cristã deve apoiar a adoração em família e cooperar com o marido nesse sentido.

5

Deuteronômio 6:10-12_“quando Jeová, teu Deus, te introduzir na terra de que jurou aos teus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que ta havia de dar, cidades grandes e de bom aspecto, que não construíste, e casas cheias de todas as coisas boas e que não encheste, [...] guarda-te para que não te esqueças de Jeová”

Esse alerta não era infundado. Nos dias de Neemias, um grupo de levitas relembrou com vergonha o que ocorreu quando os israelitas tomaram posse da Terra Prometida. Depois que o povo de Israel passou a morar em casas confortáveis e a ter fartura de alimentos e de vinho, ‘começou a comer, a fartar-se e a engordar’. Eles se rebelaram contra Deus, até mesmo matando os profetas que ele enviava para alertá-los. Portanto, Jeová os abandonou às mãos de seus inimigos. (Leia Neemias 9:25-27; Ose. 13:6-9) Mais tarde, sob o domínio romano, judeus sem fé chegaram a ponto de matar o prometido Messias! Jeová os rejeitou e transferiu seu favor a uma nova nação, o Israel espiritual. — Mat. 21:43; Atos 7:51, 52; Gál. 6:16.

6

Deuteronômio 8:11-18_Guarda-te para que não te esqueças+ de Jeová, teu Deus, de modo a não guardares seus mandamentos e suas decisões judiciais, e seus estatutos que hoje te ordeno,+ para não acontecer que comas e deveras te fartes, e construas boas casas e deveras mores nelas,+ 13 e tua manada e teu rebanho aumentem, e acumules para ti prata e ouro, e aumente tudo o que for teu, e teu coração deveras se enalteça+ e deveras te esqueças de Jeová, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa dos escravos,+ que te fez andar através do grande e atemorizante ermo+ de serpentes venenosas*+ e de escorpiões,* e de terra sedenta sem água, que te fez sair água da rocha de pederneira,+ que te alimentou no ermo com maná+ que teus pais não conheceram, para te humilhar+ e para te pôr à prova, a fim de fazer-te o bem nos teus dias posteriores;+ e digas no teu coração: ‘Meu próprio poder e a plena força da minha própria mão me produziram esta riqueza.’+ E tens de lembrar-te de Jeová, teu Deus, porque é ele quem te dá o poder para produzir riqueza,+ a fim de cumprir seu pacto que jurou aos teus antepassados, como no dia de hoje.+

O materialismo pode fazer-nos esquecer de Jeová.

7

Deuteronômio 9:4-6_ “Não digas no teu coração o seguinte, quando Jeová, teu Deus, os empurrar de diante de ti: ‘Foi por minha própria justiça que Jeová me fez entrar para tomar posse desta terra’,+ ao passo que foi pela iniqüidade destas nações que Jeová as desaloja de diante de ti.+ Não é por causa da tua justiça+ ou pela retidão do teu coração+ que estás entrando para tomar posse da sua terra; de fato, é por causa da iniqüidade destas nações que Jeová, teu Deus, as desaloja de diante de ti+ e para cumprir a palavra que Jeová jurou aos teus antepassados, Abraão,+ Isaque+ e Jacó.+ E tens de saber que não é por tua justiça que Jeová, teu Deus, te dá esta boa terra para tomares posse dela; pois és um povo de dura cerviz.+

Não devemos nos achar justos.

8

Deuteronômio 13:6_“Caso teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou tua querida esposa,* ou teu companheiro que é como a tua própria alma+ tente engodar-te às escondidas, dizendo: ‘Vamos e sirvamos a outros deuses’,+ que não conheceste, nem tu nem teus antepassados,a

Não devemos permitir que alguém nos desvie da adoração de Jeová.

9

Deuteronômio 14:29_“o levita, [...]não tem quinhão nem herança contigo,

Parece que a Lei mosaica estipulava um segundo dízimo, destinado ao sustento e usufruto das famílias durante os santos congressos anuais. (Deut. 14:22-27) No entanto, no fim de todo terceiro e sexto ano do ciclo sabático de sete anos, esse dízimo era depositado no portão em benefício dos pobres e dos levitas. Por que os levitas também eram beneficiários? Porque não tinham “quinhão nem herança” em Israel. — Deut. 14:28, 29.
6 Talvez se pergunte: ‘Se os levitas não receberam uma designação de terra, onde moravam?’ Deus proveu para eles. Deu-lhes 48 cidades junto com seus pastios ao redor. Entre essas, as seis cidades de refúgio. (Núm. 35:6-8) Assim, os levitas tinham onde morar quando não estavam a serviço no santuário de Deus. Jeová fez fartas provisões para os que se colocaram a Seu serviço. Obviamente, os levitas podiam mostrar que Jeová era sua herança por confiarem na Sua disposição e capacidade de lhes prover o necessário.
A Lei não previa nenhuma penalidade para o israelita que não pagasse o dízimo. Quando o povo negligenciava o pagamento, os sacerdotes e levitas sofriam os efeitos. Isso aconteceu nos dias de Neemias. Como resultado, os levitas tiveram de trabalhar nos campos, em detrimento de seu ministério. (Leia Neemias 13:10.) Evidentemente, o sustento da tribo levítica dependia da espiritualidade do país. Além disso, os próprios sacerdotes e levitas tinham de ter fé em Jeová e nos seus meios de lhes prover o necessário.

10

Deuteronômio 22:23-27 “Caso haja uma virgem, noiva dum homem,+ e um homem realmente a achou na cidade e se deitou com ela,+ então tendes de levar ambos para fora ao portão daquela cidade e tendes de matá-los a pedradas, e eles têm de morrer, a moça, por não ter gritado na cidade, e o homem, por ter humilhado a esposa de seu próximo.+ Assim tens de eliminar o mal do teu meio.+
“Se, porém, foi no campo que o homem achou a moça que era noiva, e o homem a agarrou e se deitou com ela, então só o homem que se deitou com ela tem de morrer e não deves fazer nada à moça. A moça não tem pecado que mereça a morte, pois, assim como um homem se levanta contra seu próximo e deveras o assassina,+ sim, uma alma, assim é neste caso. Porque foi no campo que a achou. A moça que era noiva gritou, mas não houve quem a socorresse.

Gritar é uma das defesas mais eficientes duma mulher quando está sendo ameaçada de estupro.

11

Deuteronômio 24:5_ “Caso um homem tome uma nova esposa,+ não deve sair para o exército, nem se lhe deve impor qualquer outra coisa. Deve permanecer dispensado na sua casa por um ano, e ele tem de alegrar sua esposa que tomou.+

Deve ser dada atenção aos que estão em situações especiais, mesmo que aquilo que você esteja fazendo no momento seja importante.

12

Deuteronômio 31:12_Congrega o povo.

“Congressos internacionais e de distrito têm marcado a história moderna das Testemunhas de Jeová há tanto tempo quanto a maioria de nós consegue se lembrar. Milhares de anos atrás, o povo de Deus também realizava ‘santos congressos’. A reunião ao sopé do monte Sinai foi a primeira grande concentração do povo de Deus para instrução espiritual de que há registro. Nessa ocasião emocionante, que os presentes sem dúvida jamais esqueceram, Jeová demonstrou seu poder ao dar aos israelitas a Sua Lei. (Êxo. 19:2-9, 16-19; 20:18; Deut. 4:9, 10) Esse evento foi fundamental para os posteriores tratos de Deus com Israel. Não muito depois, Jeová estabeleceu uma maneira de reunir o seu povo. Ele ordenou a Moisés que fizesse duas trombetas de prata para convocar “toda a assembleia” a se juntar “à entrada da tenda de reunião”. (Núm. 10:1-4) Tente imaginar a emoção dessas ocasiões! w12 15/9 5:1-3”_(devo fazer esforços para estar em todas as assembleias e congressos

14

Deuteronômio 31:23_“Sê corajoso e forte . . . Tu introduzirás os filhos de Israel na terra.”

“Os israelitas estavam prestes a tomar posse de Canaã. Para ser um bom líder, Josué precisava de sabedoria dada por Deus. Tinha também de ter fé em Jeová e ser corajoso e forte. A sabedoria, fé e coragem de Josué durante a longa conquista de Canaã devem ter fortalecido os israelitas. Além da bravura em batalha, porém, eles precisaram do que se pode chamar de coragem silenciosa, para fazer o que Josué os exortou a fazer. No fim de sua vida, no seu discurso final, ele disse: “Tendes de ser muito corajosos para guardar e fazer tudo o que está escrito no livro da lei de Moisés, nunca vos desviando dele.” (Jos. 23:6) Eu tirei de proveito é q também preciso de coragem para sempre obedecer a Jeová. Isso inclui ocasiões em que meros humanos exigem que faça algo contrário à vontade de Deus. (Atos 4:18-20; 5:29) Ao orar com confiança em Jeová, ele me ajudará a adotar uma posição corajosa assim. w13 15/1 1:5, 6”

14

Deuteronômio 32:2_ “Meu ensinamento gotejará como a chuva, minha declaração pingará como o orvalho, como chuvas suaves sobre a relva.”

O apóstolo Paulo aconselha os cristãos a não deixar o cônjuge só porque essa pessoa é um descrente.* (Leia 1 Coríntios 7:12-16.) Ter em mente a possibilidade de o cônjuge descrente vir a aceitar a adoração verdadeira pode ajudar o servo de Jeová a manter sua felicidade embora viva num lar dividido. Ao tentar incutir a mensagem da verdade no descrente, porém, é preciso certa cautela, como mostram os seguintes casos reais.
Refletindo sobre como se sentiu ao aprender a verdade bíblica, Jairo diz: “Eu queria falar para todo mundo!” Quando um estudante da Bíblia se convence de que aquilo que lhe é ensinado à base das Escrituras é a verdade, fica tão feliz que fala sobre isso quase o tempo todo. Ele talvez imagine que seus familiares aceitarão imediatamente a mensagem do Reino, mas as boas novas podem provocar uma reação negativa. Como o entusiasmo inicial de Jairo afetou a esposa? “Eu me senti sufocada”, lembra-se ela. Certa mulher, que aceitou a verdade 18 anos depois do marido, diz: “No meu caso, eu tinha de aprender aos poucos.” Se você dirige um estudo bíblico com alguém cujo cônjuge não pretende participar na adoração verdadeira, que tal realizar ensaios para ajudar o estudante a apresentar os assuntos com tato? Moisés disse: “Meu ensinamento gotejará como a chuva, minha declaração pingará como o orvalho, como chuvas suaves sobre a relva.” (Deut. 32:2) Em muitos casos, algumas oportunas gotinhas a respeito da verdade serão mais proveitosas do que uma chuvarada espiritual.

15

Deuteronômio 32:5_“o defeito é deles".

Ando se fala o defeito é deles- sei q Satanás é o te causador de muitas das dificuldades do mundo, mas não posso culpar a Satanás por todas as minhas aflições, porque alguns de meus problemas resultam de meus próprios erros. Aprendi disso, a não tentar culpar a Satanás, muito menos a JEOVÁ pelos problemas, e sim orar a JEOVÁ pedindo sabedoria para resolve-los, somos imperfeitos