AUDITORIA Flashcards
(122 cards)
A experiência do auditor permite que ele esteja familiarizado com questões relacionadas aos negócios em geral da EFPC auditada. Entretanto, não se espera que ele tenha expertise de uma pessoa treinada ou qualificada para atuar na prática de outra ocupação.
V
As 4 dimensões da auditoria operacional são, (4Es):
ECONOMICIDADE,
EFICIÊNCIA,
EFICÁCIA e
EFETIVIDADE.
Risco residual -
o risco retido de forma consciente ou não pela administração, que remanesce mesmo após o tratamento de riscos.
No setor público, o mapeamento e a avaliação dos riscos devem contemplar o risco de imagem, que está associado a eventos que podem comprometer a confiança da sociedade quanto à capacidade de o órgão ou a entidade cumprir a missão institucional que lhe foi conferida.
V
A linha de defesa da gestão
é uma abordagem utilizada nas organizações para garantir a eficácia e a integridade dos processos de gestão e controle interno.
Primeira Linha de defesa da gestão:
É a linha de frente das operações, onde as atividades diárias e as decisões são tomadas pelos gestores e funcionários envolvidos diretamente nos processos.
Segunda Linha de defesa da gestão::
É composta por funções de suporte e supervisão, como a área de compliance, gestão de riscos, controle interno e auditoria interna.
Terceira Linha de defesa da gestão:
É representada por uma função de auditoria externa, que atua de forma independente e imparcial em relação às duas primeiras linhas.
Um parecer sem ressalva
é emitido quando o auditor conclui que as demonstrações financeiras estão em conformidade com os princípios contábeis aplicáveis e fornecem uma visão verdadeira e justa da situação financeira, dos resultados das operações e das mudanças no patrimônio líquido da entidade.
parecer com ressalva
quando o auditor conclui que as demonstrações financeiras estão em conformidade com os princípios contábeis aplicáveis, mas há algum aspecto específico que requer uma observação ou restrição na opinião do auditor.
parecer adverso
emitido quando o auditor conclui que as demonstrações financeiras não estão em conformidade com os princípios contábeis aplicáveis ou não fornecem uma visão verdadeira e justa da situação financeira.
a responsabilidade pela não existência de fraudes dentro de uma empresa, no tocante às suas demonstrações
, é de sua alta administração que envolve a diretoria executiva
A responsabilidade primária pela prevenção e detecção da fraude
é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração, O auditor é responsável pela obtenção de segurança razoável de que as demonstrações contábeis, consideradas como um todo, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro
a distorção é …
a diferença entre o que deveria ter sido feito e o que foi de fato feito.
Fraude é ….
o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal.
O termo erro refere-se …
a ato não intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis, que resulte em incorreções deles.
na execução dos seus trabalhos, os objetivos do auditor são, no tocante a fraudes:
identificar e avaliar os riscos de distorção relevante, inerentes e de controle, nas demonstrações contábeis decorrente de fraude; obter evidências de auditoria suficientes e apropriadas sobre os riscos identificados de distorção relevante decorrente de fraude, por meio da definição e implantação de respostas apropriadas; e c. responder adequadamente face à fraude ou à suspeita de fraudes identificada durante a auditoria.
o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis.
V
contabilmente, o auditor deve analisar dois tipos de fraude relevantes:
a. Informações contábeis fraudulentas; e b. Apropriação indevida de ativos.
a auditoria visa
solucionar, mitigar e reduzir o conflito e o custo de agência, para ter o restabelecimento da confiança para as pessoas tomarem a decisão.
A auditoria possui o objetivo de
fiscalizar e verificar algo, e a partir dessa verificação emitir uma opinião com segurança razoável.
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AUDITORIA?
“Compliance/Conformidade”: é o cumprir normas em sentido amplo, regras, leis. “Fairness”/Equidade/Senso de Justiça: “Disclosure”/Transparência/Divulgação: comunicação interna e externa adequada.”Accontability”: é prestação de contas
Informações contábeis fraudulentas
a. Manipulação, falsificação ou alteração de registros ou documentos, de modo a modificar os registros de ativos, passivos e resultados; b. Supressão ou omissão de transações nos registros contábeis; c. Aplicação de práticas contábeis indevidas.
manipulação ou registros contábeis fraudulentos, lembre-se sempre de ….
ativos/passivos ocultos ou fictícios.