TRIBUTÁRIO Flashcards
(289 cards)
competência para criar empréstimo compulsório
União
instituto normativo que cria o empréstimo compulsório
lei complementar
Casos que autoriza um empréstimo compulsório
Despesas extraordinária, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa investimento público de carácter urgente de relevante interesse nacional.
Empréstimo compulsório e guerra civil.
Não caberá empréstimo compulsório
Empréstimo compulsório e sua relação com investimento relevante deve obedecer o
princípio da anterioridade
Princípio da anterioridade tributária.
Um tributo criado em um exercício financeiro só pode ser cobrado No exercício financeiro seguinte.
Atividade administrativa plenamente vinculada.
quando é a autoridade Não pode analisa a conveniência e oportunidade, neste caso deve cobrar o tributo quando o fato gerador acontecer.
A contribuição de melhoria e vinculada ou não vinculada?
É tributo vinculado
O imposto é tributo vinculado ou não vinculado?
É tributo não vinculado
Empréstimo compulsório não vinculado, de arrecadação vinculada.
Se o governo cria um empréstimo compulsório para enfrentar uma calamidade pública, esse dinheiro não pode ser empregado com outro fim.
caixa assistencial dos advogados da OAB e sua relação com a imunidade tributária recíproca.
segundo o STF ela gozará a imunidade tributária, atendidos pressupostos de serviço público delegado, é entidade pública e o serviço prestado não persegue finalidade econômica.
programa de arrendamento residencial para atendimento da necessidade de moradia da população de baixa renda e a imunidade recíproca.
os bens e direitos que integram o patrimônio do fundo vinculado ao programa de arrendamento residencial, beneficiam-se da imunidade tributária.
imunidade tributária religiosa
está relacionada ao patrimônio, a renda e os serviços, relacionado com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas
cemitério a imunidade tributária recíproca.
o cemitério que funciona como extensão do templo de qualquer culto, será imune aos tributos imposto desde que o valor arrecadado seja revertido para a manutenção das atividades da igreja.
tudo que é ligado as entidades religiosas e usado para elas desenvolverem suas ações é protegida pela imunidade tributária.
V
partidos políticos entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos possuem imunidade…..
tributária de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços.
se a constituição pede uma lei para tratar, disciplinar, regulamentar uma imunidade, deverá ser…..
lei complementar
serviço prestado por entidade sindical e ISS.
o ISS incide sobre os serviços de proteção ao crédito, ainda que prestados por entidade sindical a seus associados.
entidade sindical patronal e imunidade do ISS.
não possui direito a imunidade.
requisitos para que seja concedida a imunidade tributária relativa aos impostos.
não distribui qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título; aplicação integral dos recursos na manutenção dos seus objetivos no país; manter escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades.
As contribuições de melhoria são tributos com fato gerador misto, pois pressupõem tanto a atividade do Estado quanto o enriquecimento do contribuinte.
V
Seria inconstitucional um dispositivo de lei ordinária que definisse que os locatários deveriam ser contribuintes do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU).
Art. 146. Cabe à lei complementar: estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;
A definição dos fatos geradores e da base de cálculo das contribuições sociais pode ser efetivada por lei ordinária.
v. “Todas as contribuições, sem exceção, sujeitam-se à lei complementar de normas gerais, assim ao CTN (art. 146, ex vi do disposto no art. 149). Isto não quer dizer que a instituição dessas contribuições exige lei complementar: por que não são impostos, não há exigência no sentido de que os seus fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes estejam definidos na lei complementar” (STF, Tribunal Pleno, RE (…))
Caso não exista lei complementar de imposto previsto na Constituição Federal, o ente tributante terá competência legislativa plena sobre a matéria.
CF/88 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:I - direito tributário, § 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.