CIVIL Flashcards
(353 cards)
“art. 2º,§2º, LINDB - A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior”
” Art. 1 lindb Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.”
art 1 § 1o LINDB Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada.
Art. 1º, § 4º, LINDB - As correções a texto de lei já em vigor consideram-se LEI NOVA.
Art. 2º, § 1º, LINDB - A lei posterior REVOGA a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.
Art. 2o Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.§ 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
A sucessão dos bens de estrangeiro localizados no Brasil será, em regra, regulada conforme a lei da nacionalidade do proprietário.
ART, 10, 1º LINDB - § 1º A sucessão de bens de estrangeiros, situados no País, será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus.
A repristinação é …
um fenômeno legislativo no qual há a entrada novamente em vigor de uma norma efetivamente revogada, pela revogação da norma que a revogou. Contudo, a repristinação deve ser expressa.
efeito repristinatório ….
advém do constitucionalidade. É a reentrada em vigor de uma norma aparentemente revogada, ocorrendo quando uma norma que revogou outra é declarada inconstitucional.
Art. 7º, LINDB: A lei do país em que for ____________ a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da
domiciliada; personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.
ART 7 § 1o LINDB Realizando-se o casamento no Brasil, será aplicada a lei brasileira quanto aos
impedimentos dirimentes e às formalidades da celebração.
o Estatuto Pessoal é regido pelo …
“LEX DOMICILLI”
Há imprescritibilidade da pretensão de reconhecimento de ofensa a direito da personalidade.
v
Reputa-se ato jurídico perfeito ?
o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.
Consideram-se adquiridos ?
assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.
Chama-se coisa julgada ou caso julgado ?
a decisão judicial de que já não caiba recurso.
A suspensão da prescrição em favor de um dos credores solidários aproveitará os demais, caso não se trate de obrigação indivisível.
f. CC Art. 201. Suspensa a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível.
O negócio jurídico simulado subsistirá caso não se constate a intenção de prejudicar terceiros.
CC Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.
o art. 8º da LC n. 95/98 autoriza que leis de pequena repercussão utilize a cláusula “entra em vigor na data de sua publicação”.
v
Art. 109 CC No negócio jurídico celebrado com a cláusula de não valer sem instrumento público, este é
da substância do ato.
Vacatio legis ?
expressão Lapso, intervalo ou período de tempo entre a publicação e a vigência de uma lei;
Embora a presunção seja admitida como meio de prova, as comuns ficam afastadas em razão da subjetividade que as permeia.
CC. Art. 212. Salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico (comuns) pode ser provado mediante:
I - confissão;
II - documento;
III - testemunha;
IV - presunção;
V - perícia.
NEGÓCIOS UNILATERAIS NÃO RECEPTÍCIOS ?
”- aqueles em que o conhecimento pelo destinatário é irrelevante
- NEGÓCIOS JURÍDICOS BIFRONTES -?
aqueles que tanto podem ser gratuitos como onerosos, o que depende da intenção das partes. Exemplos: depósito e mandato, que podem assumir as duas formas.
A COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS É CONTRATO SOLENE OU FORMAL POIS….
se aperfeiçoa pelo cumprimento de formalidades legais, tais como o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos (Art. 1.227).
Os fatos jurídicos são aptos a modificar direitos, seja de forma subjetiva, seja de forma objetiva.
v.a) modificação objetiva: pode ocorrer a alteração tanto de quantidade, volume, qualidade ou conteúdo do objeto ou direito;
b) modificação subjetiva: alteração de titularidade do objeto ou do direito, pode se dar pela substituição do sujeito ativo ou passivo
CONTRATOS CONSENSUAIS ?
se aperfeiçoam com a conjugação ou consentimento das partes.