Processo Civil - Recursos Flashcards
(333 cards)
No Processo Civil, quais são os casos (2) de cabimento de recurso de apelação?
1- Sentença;
2- Decisão interlocutória não agravável.
No Processo Civil, qual o recurso cabível diante de uma sentença judicial?
Apelação.
No Processo Civil, qual o recurso cabível diante de uma decisão interlocutória não agravável?
Apelação (após sentença, mas sobre a decisão não agravável).
Obs.: º As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
No PC, cabe agravo de instrumento em casos de decisão interlocutória. Em que hipóteses (3)?
MM:1.015; rec. ord. envolvendo pessoas específicas; casos repetitivos.
1- Decisões interlocutórias previstas no rol taxativo mitigado do art. 1.015, CPC;
2- Decisão interlocutória proferida em recurso ordinário, nos processos em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, de outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no País;
3- Decisão interlocutória proferida em 1° grau sobre requerimento de distinção em recurso especial ou extraordinário afetado.
O STJ entende que o rol do art. 1.015, CPC, é de taxatividade mitigada. O que isso significa?
Que se admite a interposição de agravo de instrumento para além das hipóteses previstas quando verificada a urgência, quando seria inútil o julgamento da quetão apenas no recurso de apelação.
Qual o recurso cabível de Decisão interlocutória proferida em recurso ordinário, nos processos em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, de outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no País?
Agravo de instrumento.
Qual o recurso cabível de Decisão interlocutória proferida em recurso ordinário, nos processos em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro e, de outro, município do País?
Agravo de instrumento.
Qual o recurso cabível de Decisão interlocutória proferida em recurso ordinário, nos processos em que forem partes, de um lado, organismo internacional e, de outro, pessoa residente ou domiciliada no País?
Agravo de instrumento.
Qual o recurso cabível de Decisão interlocutória proferida em recurso ordinário, nos processos em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro e, de outro, pessoa residente ou domiciliada no País?
Agravo de instrumento.
Qual o recurso cabível de Decisão interlocutória proferida em recurso ordinário, nos processos em que forem partes, de um lado, organismo internacional e, de outro, município do País?
Agravo de instrumento.
Qual o recurso cabível de Decisão interlocutória proferida em 1° grau sobre requerimento de distinção em recurso especial ou extraordinário afetado?
Agravo de instrumento.
Em que consiste o requerimento de distinção em recurso especial ou extraordinário afetado?
O Requerimento de Distinção consiste na hipótese da parte DEMONSTRAR AS PARTICULARIDADES que distinguem o seu caso quanto à matéria do recurso que tenha afetado o processo, a fim de comprovar que determinada afetação por recurso repetitivo não se aplica ao caso concreto.
O STJ já mitigou a taxatividade do art. 1.015, CPC, em caso de agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no âmbito de processos de recuperação judicial e falência?
Sim.
O STJ já mitigou a taxatividade do art. 1.015, CPC, em caso que versava sobre a guarda de criança?
Sim.
Cabe agravo contra decisão interlocutória que fixa a data da separação de fato?
Sim.
O questionamento de pronunciamento judicial sobre a exclusão de litisconsorte pode ser feito via agravo de instrumento, independentemente dos motivos jurídicos
para essa exclusão?
Sim (STJ). “É agravável, portanto, a decisão que enfrenta o tema da ilegitimidade passiva de litisconsorte, que pode acarretar a exclusão da parte”.
Decisões interlocutórias que analisem temas relativos à prescrição e à decadência são atacáveis por agravo de instrumento?
Sim. Decisões interlocutórias que analisem temas relativos à prescrição e à decadência possuem natureza de mérito e, portanto, são atacáveis por agravo de instrumento.
Agravo de instrumento será o meio de impugnação adequado quando o julgamento da primeira fase da ação de exigir contas for de procedência do pedido?
Sim (decisão interlocutória com conteúdo de decisão parcial de mérito).
Agravo de instrumento será o meio de impugnação adequado quando o julgamento da primeira fase da ação de exigir contas for de improcedência do pedido?
Não. Se o julgamento nessa fase for pela improcedência ou pela extinção do processo sem resolução do mérito, o pronunciamento judicial terá natureza de sentença e será impugnável por apelação.
Qual será o meio de impugnação adequado (qual recurso) quando o julgamento da primeira fase da ação de exigir contas for de improcedência do pedido?
Apelação. Se o julgamento nessa fase for pela improcedência ou pela extinção do processo sem resolução do mérito, o pronunciamento judicial terá natureza de sentença e será impugnável por apelação.
Qual será o meio de impugnação adequado (qual recurso) quando o julgamento da primeira fase da ação de exigir contas for de procedência do pedido?
Agravo de instrumento (diante de decisão interlocutória com conteúdo de decisão parcial de mérito).
Decisão sobre efeito suspensivo aos embargos à execução é, “indiscutivelmente, uma decisão interlocutória
que versa sobre tutela provisória”. Dessa decisão cabe recurso de _____________________.
Agravo de instrumento.
Qual recurso cabível contra decisão que indefere requerimento para exibição de documentos?
Agravo de Instrumento.
Qual o recurso cabível de decisão interlocutória que versa sobre a inversão do ônus da prova em ações que tratam de relação de consumo?
Agravo de Instrumento.