39 - N 25 Flashcards

1
Q

De acordo com a NORMAM 25, assinale a alternativa incorreta:

(a) O propósito é estabelecer normas e procedimentos para autorização e controle dos Levantamentos Hidrográficos (LH) realizados em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) por órgão ou entidade pertencente à MB.
(b) Levantamento Hidrográfico é um conjunto de atividades executadas na obtenção de dados batimétricos, geológicos, maregráficos, fluviométricos, topo-geodésicos, oceanográficos e geofísicos, em áreas marítimas, fluviais, lacustres e em canais naturais ou artificiais, navegáveis ou não, que não tenham como finalidade a pesquisa pura e a investigação científica, assuntos tratados pelo Decreto n° 96.000, de 2 de maio de 1988.
(c) Dados brutos são os dados e registros, analógicos e digitais, ainda não processados, referentes aos parâmetros medidos ou coletados no decorrer de um LH.
(d) Carta Náutica: é o documento cartográfico, em formato de papel ou digital, especificamente elaborado para a navegação aquaviária, publicado oficialmente por um Governo ou, sob a sua autoridade, por um Serviço Hidrográfico autorizado.
(e) Entidade Executante (EE) é toda entidade pública ou privada, nacional ou estrangeira, não pertencente ou subordinada à MB, que se proponha a realizar um LH.

A

(A) NÃO PERTENCENTES A MB

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a NORMAM 25, entre as atribuições abaixo, assinale aquela que compete à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN):

(a) Analisar os dados resultantes dos LH realizados por órgãos ou entidades não pertencentes à MB, no que diz respeito ao aproveitamento dos dados especificamente para a construção e atualização de cartas e publicações náuticas;
(b) Controlar os LH executados diretamente por órgãos públicos da Administração Federal, autarquias e entidades paraestatais federais;
(c) Autorizar e controlar os LH executados por qualquer órgão ou entidade não pertencente à MB e que não sejam órgãos públicos da Administração Federal, autarquias e entidades paraestatais federais, bem como dar ciência às Capitanias dos Portos sobre a realização de LH nas suas áreas de jurisdição;
(d) Determinar a elaboração e orientar a execução do Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (PCNB);
(e) Produzir e manter atualizadas as cartas náuticas previstas no PCNB;

A
(A) CHM
(B) CHM
(C) CHM
(D) DHN
(E) CHM

BIZU! SÓ CHM CONTROLA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a NORMAM 25, a quem compete aprovar as Normas da Autoridade Marítima relativas a levantamentos hidrográficos e cartas náuticas:

(a) DGN
(b) DHN
(c) DPC
(d) CHM
(e) CP

A

(B)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a NORMAM 25, a quem compete produzir e manter atualizadas as publicações náuticas:

(a) DHN
(b) DGN
(c) CHM
(d) DPC
(e) ComDN

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM 25, a quem compete determinar a elaboração e a edição das cartas e publicações náuticas sob responsabilidade do Brasil:

(a) CP
(b) DPC
(c) CHM
(d) DGN
(e) DHN

A

(E)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM 25, assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição da Diretoria de Hidrografia e Navegação:

a) Controlar os LH executados diretamente por órgãos públicos da Administração Federal, autarquias e entidades paraestatais federais.
b) Autorizar e controlar os LH executados por qualquer órgão ou entidade não pertencente à MB, não sendo executados diretamente por órgãos públicos da Administração Federal, autarquias e entidades paraestatais federais, bem como dar ciência às Capitanias dos Portos sobre a realização de LH nas suas áreas de jurisdição.
c) Determinar a elaboração e orientar a execução do Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (PCNB).
d) Analisar os dados resultantes dos LH realizados por órgãos ou entidades não pertencentes à MB, no que diz respeito ao aproveitamento dos dados especificamente para a construção e atualização de cartas e publicações náuticas.
e) Produzir e manter atualizadas as cartas náuticas previstas no PCNB.

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM 25, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Os órgãos públicos da Administração Federal, Autarquias e Entidades Paraestatais Federais estão dispensados da necessidade da inscrição para a execução de LH em AJB, devendo, no entanto, no interesse da segurança da navegação, participar formalmente a intenção de executar um LH.
II – Para a realização de um LH, os órgãos públicos da Administração Federal, Autarquias e Entidades Paraestatais Federais devem encaminhar correspondência oficial ao CHM, com uma antecedência mínima de cinco dias úteis do início dos serviço.
III - As entidades executantes de LH, contratadas pelos órgãos públicos da Administração Federal, Autarquias e Entidades Paraestatais Federais com a finalidade de realizarem um LH, estão dispensadas de cumprir as etapas de inscrição e autorização.

(a) Somente I está correto
(b) Somente II está correto
(c) Somente III está correto
(d) Somente I e II estão corretos
(e) Todos os itens estão incorretos

A

I- V
II- F - 10 DIAS ÚTEIS
III- F - NÃO ESTÃO DISP

BIZU: OPúb está DISP, as EE CONTRATATADAS pelo OPúb NÃO DISP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM 25, os órgãos e entidades, públicos ou privados que não sejam órgãos públicos da Administração Federal, Autarquias e Entidades Paraestatais Federais, devem inscrever-se no Cadastro de Entidades Executantes de Levantamentos Hidrográficos (CEELH), como requisito para solicitarem autorização para realizar LH em AJB. A concessão de inscrição no CEELH será formalizada por meio de certificado expedido pelo CHM e será válida por um período de:

(a) 1 ano
(b) 2 anos
(c) 3 anos
(d) 4 anos
(e) 5 anos

A

3 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a NORMAM 25, o pedido de renovação de inscrição no CEELH deverá ser encaminhado com uma antecedência mínima de:

(a) 10 dias do final da validade da inscrição em vigor
(b) 15 dias do final da validade da inscrição em vigor
(c) 30 dias do final da validade da inscrição em vigor
(d) 60 dias do final da validade da inscrição em vigor
(e) 90 dias do final da validade da inscrição em vigor

A

60 DIAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a NORMAM 25, acerca da inscrição de órgãos ou entidades no CEELH, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – A inscrição no CEELH é condicionada à existência de pelo menos um profissional de nível superior, com vínculo empregatício comprovado, podendo este ser um Hidrógrafo, formado no Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha do Brasil, Hidrógrafo formado em Curso de Hidrografia no exterior reconhecido pela OHI/DHN, ou especialista habilitado para execução da atividade de hidrografia, certificado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO). Esse profissional não poderá responder como Responsável Técnico da EE.
II - A comprovação da capacitação do Responsável Técnico regulado pelo CREA se dará pelo encaminhamento de declaração do Conselho, nominal ao profissional, atestando sua habilitação técnica para execução da atividade de hidrografia.
III - Os Oceanógrafos e Oceanólogos poderão responder como Responsáveis Técnicos de uma EE. A comprovação da habilitação do Responsável Técnico se dará pelo encaminhamento de Atestado de Habilitação Técnica, nominal ao profissional, a ser fornecido pela AOCEANO, declarando sua habilitação técnica para atividades de hidrografia. Ressalta-se que o CHM estabelece a obrigatoriedade da associação do profissional à AOCEANO.
IV – A inscrição no CEELH do CHM constitui-se em um registro das EE que atendem aos requisitos de conformidade documental e de infraestrutura física e de pessoal para a execução de LH, além de representar a certificação e aferição de qualidade dos serviços por elas executados; *

A

I- F - RESPONDERÁ COMO RESP TÉCN
II- V
III- F -NÃO ESTABELECE
IV- F - NÃO REPRESENTA AFERIÇÃO/CERTIFI …

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a NORMAM 25, acerca da inscrição de órgãos ou entidades no CEELH, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )A manutenção da inscrição no CEELH é condicionada ao cumprimento das exigências relacionadas aos processos de autorização do LH e da execução de um número mínimo de levantamentos hidrográficos.
( ) Os vistoriadores da DHN visitarão a sede da EE, verificando as infraestruturas físicas e de pessoal da EE que está submetendo o pleito. Será verificado o pessoal informado no rol de recursos humanos da EE, aplicados na atividade de LH; os recursos materiais informados (embarcações, equipamentos, hardwares, softwares, etc.); capacitação técnica da EE para realizar os serviços de LH; e comprovação da existência de instalações seguras e adequadas para processamento dos produtos decorrentes de LH.
( ) A documentação encaminhada Centro de Hidrografia da Marinha que não estiver em conformidade com as presentes normas será não será considerada para fins de inscrição e será descartada decorridos 90 (noventa) dias da data de seu recebimento, independente de qualquer notificação ao interessado

A

(F) NÃO TEM A VER COM NÚMERO MÍN DE LH
(F) DA CHM, LEMBRAR DO RENAN
(V)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a NORMAM 25, acerca da autorização para realização de LH, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - As entidades executantes inscritas no CEELH mantido pelo CHM que desejarem executar um LH não necessitam encaminhar um pedido de autorização para execução de LH.
II - É obrigatório o correto preenchimento das informações sobre a Categoria, Ordem e Finalidade do LH.
III - Para efeito de controle pelos Representantes da Autoridade Marítima, é obrigatória a informação da EC do LH solicitado. Caso a EE tenha intenção de realizar LH sem vínculo com alguma EC, deverá encaminhar, junto com o pedido de Autorização ao CHM, uma declaração formal dessa situação.
IV - Autorizações distintas e emitidas para uma mesma EE, em períodos sobrepostos, não podem envolver a utilização de uma mesma embarcação. Caso seja necessário, a primeira Autorização deverá ser cancelada ou finalizada com a entrega dos dados e Relatório Final respectivo, para que seja feita a solicitação de nova Autorização ao CHM.

A

I - F - NECESSITA
II- V
III- V
IV - V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De acordo com a NORMAM 25, complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa correta: O pedido de autorização deverá dar entrada no CHM, oficialmente, com uma antecedência mínima de __________em relação à data prevista para o início do LH.

(a) 5 dias corridos
(b) 5 dias úteis
(c) 10 dias corridos
(d) 10 dias úteis
(e) 15 dias úteis

A

10 DIAS ÚTEIS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a NORMAM 25, as autorizações para execução de LH serão concedidas pelo CHM por um período máximo de:

a) 3 meses, improrrogável.
b) 3 meses, prorrogável por igual período.
c) 6 meses, improrrogável.
d) 6 meses, prorrogável por igual período.
e) 9 meses, prorrogável por igual período.

A

(C) 6 MESES IMPRORROGÁVEL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a NORMAM 25, assinale a alternativa correta:

(a) A autorização para execução de LH concedida pelo CHM refere-se à EE que a tenha requerido, podendo ser realizada a transferência, utilização ou subcontratação do LH por qualquer outra entidade, ou seja, a EC ou a EE registradas na Autorização para execução de LH concedida pelo CHM poderão transferir a outra EE ou a uma terceira empresa a execução do LH.
(b) LH de categoria “A” são realizados utilizando especificações técnicas que permitam que os dados obtidos sejam aproveitados na atualização de documentos náuticos.
(c) LH de categoria “B” são executados com o propósito de produzir elementos que sirvam para atualização de cartas náuticas.
(d) A classificação dos LH ficará a cargo do CHM em comum acordo com a entidade executante (EE) devendo ser claramente atestada no pedido de autorização e no Relatório Final do LH.
(e) O cancelamento da Autorização emitida pelo CHM poderá ser solicitado durante ou após o prazo autorizado para a realização do LH. Em caso de não execução do trabalho, a EE deverá encaminhar, formalmente, ao CHM, até o fim do período autorizado para a realização do trabalho, documento informando o fato e listando as causas que contribuíram para isto.

A

(A) É VEDADA A TRANSF
(B) V
(C) LH B NÃO TEM O PROPÓSITO
(D) EC ACD EE => BIZU! EC: RESP CLASSI DO LH; TROCA DE B p A=> SOL CHM
(E) CAN SÓ DURANTE O PERÍODO DE AUT REALIZAÇÃO LH

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

De acordo com a NORMAM 25, Os LH classificados como Categoria “A” devem cumprir integralmente as especificações previstas na Publicação Especial nº:

(a) S-40
(b) S-42
(c) S-44
(d) S-46
(e) S-48

A

(C)

17
Q

De acordo com a NORMAM 25, para que seja atingida a Ordem Especial ou a Ordem 1a faz-se necessário o levantamento completo do fundo marinho, a fim de que seja possível a detecção de feições iguais ou maiores a 1 m³ (no caso de Ordem Especial) e iguais ou maiores a 2 m³ (no caso de Ordem 1a), bem como das menores profundidades locais. Para que ambas as necessidades sejam atendidas, torna-se necessário nos LH de Ordem Especial e de Ordem 1a, o emprego de ecobatímetros multifeixe e a cobertura de:

a) 100% do fundo marinho.
b) 200% do fundo marinho.
c) 300% do fundo marinho.
d) 400% do fundo marinho.
e) 500% do fundo marinho.

A

(B) 200%

18
Q

De acordo com a NORMAM 25, assinale a alternativa que não corresponde a uma finalidade dos LH de categoria A:

a) Subsidiar proposta de definição ou alteração dos parâmetros operacionais de navegação de portos e terminais portuários, tais como: delimitação de canais de acesso, bacias de evolução e manobra; e definição de calado máximo de operação. Os LH realizados em portos e terminais portuários com este propósito deverão, obrigatoriamente, contemplar a batimetria atualizada dos berços de atracação.
b) Subsidiar projeto de estabelecimento ou alteração permanente de auxílios à navegação, em vias/áreas navegáveis, cartografadas e hidrografadas, de acordo com a NORMAM-17/DHN.
c) Georreferenciar qualquer obra sobre, sob e às margens das AJB, em vias/áreas navegáveis, cartografadas e hidrografadas, tal como: pontes, instalações portuárias, píeres, cabos, dutos submarinos etc., de acordo com a NORMAM-11/DPC
d) Posicionar pontos notáveis e sinais de auxílios à navegação;
e) Atualizar batimetria com LH de “fim de dragagem” (pós-dragagem), em vias/áreas não navegáveis, não cartografadas e não hidrografadas, de acordo com a NORMAM-11/DPC.

A

(E) NAVEGÁVEIS/CARTOGRAFADAS/HIDROGRAFADAS

19
Q

De acordo com a NORMAM 25, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Nos aerolevantamentos fotogramétricos, geofísicos de perfilagens a laser ou outros realizados em AJB e em apoio a LH, a EE deverá cumprir o preconizado nas Normas da Autoridade Marítima.
II – Os dados editados de aerolevantamentos realizados em AJB não deverão ser encaminhados ao CHM.
III - LH realizados em AJB com a participação de organizações estrangeiras, governamentais ou privadas, ressalvados os LH decorrentes de acordos ou tratados internacionais em vigor, dependerá de prévia Autorização do Presidente da República, por proposta do Ministério da Defesa (MD).

A

I - F - PORTARIA NORMATIVA MD
II - F - DEVERÃO
III - V

20
Q

De acordo com a NORMAM 25, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: O pedido de autorização de execução de LH em AJB por organizações estrangeiras, governamentais ou privadas, ressalvados os decorrentes de acordos ou tratados internacionais em vigor, deverá ser encaminhado ao Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha, com antecedência mínima de __________ para o início previsto dos serviços.

(a) 90 dias
(b) 120 dias
(c) 150 dias
(d) 180 dias
(e) 360 dias

A

(D) 180 dias

21
Q
De acordo com a NORMAM 25, coloque em ordem o procedimento para o pedido de autorização de execução de LH em AJB por organizações estrangeiras, governamentais ou privadas, ressalvados os decorrentes de acordos ou tratados internacionais em vigor: 
( )Encaminhamento ao EMA, via DGN 
( )Abertura de processo pelo CHM 
( )Envio ao Ministério da Defesa 
( )Encaminhamento ao DHN 
( )Envio ao Presidente da República
A
3
1
4
2
5
22
Q

De acordo com a NORMAM 25, os LH decorrentes de acordos ou tratados internacionais em vigor, embora não dependam de prévia autorização do Presidente da República, estarão sujeitos ao controle da Marinha. Assim sendo, a EE estrangeira, por meio da entidade brasileira responsável pela implementação do acordo ou tratado, deverá encaminhar o pedido de autorização para execução do LH ao Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha, com antecedência de:

(a) 30 dias para o início dos serviços;
(b) 45 dias para o início dos serviços;
(c) 60 dias para o início dos serviços;
(d) 90 dias para o início dos serviços;
(e) 180 dias para o início dos serviços

A

(E) 180 DIAS

23
Q

De acordo com a NORMAM 25, em relação à execução dos LH de categoria “A”, remessa de dados e documentos decorrentes, assinale a alternativa correta:

(a) A EE deverá Encaminhar o Relatório Final do LH ao CHM, em formato impresso e digital, escrito em língua portuguesa ou inglesa e assinado pelo Responsável Técnico, no prazo de até 3 (três) meses após o término do período autorizado para execução do LH.
(b) Somente os dados processados (editados) deverão ser enviados.
(c) É obrigatório o tratamento matemático ou estatístico dos dados coletados (brutos) resultantes do LH,
(d) Caso a EE deixe de entregar os dados necessários para a análise do LH, estes dados serão cobrados pelo CHM formalmente por carta registrada. Caso a EE não encaminhe tais dados em um prazo de 15 (quinze) dias corridos, o LH será arquivado;
(e) No caso de utilização de ecobatímetro analógico, devem ser enviados ao CHM os ecogramas originais, os quais serão restituídos à EE após a análise do LH, às suas expensas, caso seja de interesse da mesma recebê-los. No caso do uso de ecobatímetro com registro digital, devem ser entregues os arquivos brutos dos ecogramas digitais gravados e o programa executável, para permitir a leitura dos ecogramas digitais;

A
(A) NÃO NEC INGLESA
(B) COLETADOS (BRUTOS) E PROCESSADOS (EDITADOS)
(C) VEDADO
(D) 30 DIAS CORRIDOS
(E) CORRETA
24
Q

De acordo com a NORMAM 25, em relação à execução dos LH de categoria “A”, remessa de dados e documentos de correntes, julgue os itens e assinale a alternativa correta:
I – Os relatórios finais deverão ser encaminhados em apenas uma mídia.
II – No caso de impossibilidade de envio dos dados brutos de amostras geológicas devido às suas dimensões físicas ou características, poderá ser apresentada no texto do Relatório Final do LH ou em laudo técnico em anexo, uma descrição ou análise das amostras.
III – A análise dos LH realizados pelas EE será procedida de acordo com o planejamento do levantamento feito pela EC, em comum acordo com a EE.

A

I - F - IMPRESSO E DIGITAL
II- V
III- F- SERÁ PROCEDIDA ACD PRIORIDADE ESTABELECIDA PELO CHM

BIZU:
ACD PRIORIDADE DO CHM: ANÁLISE DE LH

EC: RESP CLASSI DO LH;

TROCA DE B p A=> SOL CHM

25
Q

De acordo com a NORMAM 25, acerca da execução dos LH de categoria “B”, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Em até 3 (três) meses após o término do prazo autorizado para execução do LH, enviar ao CHM o Relatório Final do LH, em formato impresso e digital, escrito em língua portuguesa e assinado pelo Responsável Técnico. II – Não será obrigatório o envio da planta batimétrica digital, georreferenciada e a cópia dos dados processados, uma vez que esse levantamento não tem o propósito de produzir elementos que sirvam para atualização de cartas náuticas. III - Não são estabelecidos procedimentos técnicos específicos para os LH de categoria “B”.

A

I- V
II- F - É OBRIGATÓRIO
III- V

26
Q

De acordo com a NORMAM 25, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )O não cumprimento das presentes normas implicará a abertura de processo administrativo, em especial quando a EE deixar de enviar ou encaminhar, fora do praz,o os dados e documentos previstos, realizar LH sem autorização e realizar LH em período diferente do autorizado.
( )As EE que infringirem estas normas estarão sujeitas à advertência e a suspensão, por até 120 dias, da concessão de novas autorizações.
( )Caso a EE já tenha recebido 1 (uma) sanção de “Advertência”, a cada nova infração, em um período igual ou inferior a 12 (doze) meses, será aplicada a sanção de “Suspensão”, por até 6 (seis) meses, da concessão de novas autorizações.
( )O não atendimento das solicitações de dados ou informações emitidas pelo CHM implicará a suspensão temporária da emissão de novas autorizações ou renovação da inscrição no CEELH, até que as mesmas sejam sanadas, além das sanções previstas.
( )A reativação da emissão de autorizações ou renovação de inscrição ocorrerá em até cinco dias corridos após o atendimento das solicitações do CHM.

A

V-F (6 MESES)-F (3 MESES)- V - F 5 DIAS ÚTEIS

27
Q

De acordo com a NORMAM 25, a aplicação de sanções ficará a cargo do:

(a) Diretor da DHN
(b) Diretor da DGN
(c) Diretor do CHM
(d) Diretor de DPC
(e) Comandante do DN da área de jurisdição

A

CHM

28
Q

De acordo com a NORMAM 25, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Quando da ocorrência do descumprimento das normas previstas, será enviada à EE uma comunicação formal, com cópia para a EC, quando houver, alertando para o fato e solicitando as devidas providências. Caso as discrepâncias não sejam sanadas pela EE em________, a partir da data da comunicação do fato, a sanção cabível será aplicada e formalmente comunicada, pelo CHM, à entidade infratora com cópia para a EC;

(a) 15 dias corridos
(b) 15 dias úteis
(c) 30 dias corridos
(d) 30 dias úteis
(e) 60 dias corridos

A

30 DIAS ÚTEIS

29
Q

De acordo com a NORMAM 25, a partir da data do recebimento da comunicação formal de aplicação da sanção, o prazo para interposição de recurso em primeira instância, encaminhado ao diretor do CHM, será de:

(a) 5 dias úteis
(b) 8 dias úteis
(c) 15 dias úteis
(d) 15 dias corridos
(e) 20 dias corridos

A

(C)

30
Q

De acordo com a NORMAM 25, a cerca do procedimento administrativo para aplicação de sanções, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: O recurso, em segunda instância, deve ser encaminhado ao CHM pela EE infratora em até ________ após o recebimento da comunicação formal de indeferimento do recurso em primeira instância. O CHM submeterá o recurso à decisão do _________________. *
1 point
(a) 5 dias úteis / Diretor geral de Navegação;
(b) 5 dias úteis / Diretor de Hidrografia e Navegação;
(c) 8 dias úteis / Diretor geral de Navegação;
(d) 8 dias úteis / Diretor de Hidrografia e Navegação;
(e) 15 dias úteis / Diretor geral de Navegação;

A

(D)

31
Q

De acordo com a NORMAM 25, assinale a alternativa incorreta:

(a) Em prol da segurança da navegação, o CHM poderá utilizar as informações decorrentes dos LH executados por EE para atualização de documentos náuticos nas áreas contempladas por esses LH. Se julgar necessário, o CHM poderá requisitar à EE outros documentos ou informações utilizados no LH, além daqueles previstos nesta Norma, visando à garantia da segurança da navegação.
(b) A cessão a terceiros de cópias dos documentos ou dados relativos à LH realizados por EE e de posse do CHM dependerá de entendimentos prévios do interessado com a EE, a quem caberá autorizar a cessão formalmente. Nesse caso, o CHM poderá será indenizado dos custos de reprodução do material.
(c) O CHM comunicará aos Representantes e Agentes da Autoridade Marítima, por mensagem, informações acerca dos LH autorizados em sob suas jurisdições, como a área do LH, propósito, período de execução, nome da EE e o nº da autorização.
(d) De forma a dar publicidade e transparência sobre o andamento da análise dos LH pelo CHM, serão disponibilizadas, no sítio da internet do CHM, informações sobre os LH realizados nos últimos 3 (três) anos. Essas informações serão referenciadas ao número da Autorização emitida pelo CHM.
(e) A análise dos LH Categoria “A” pelo CHM é realizada visando à segurança da navegação por meio da atualização de documentos náuticos. Assim, em casos onde existam 2 (dois) ou mais LH realizados na mesma área, aguardando disponibilidade de analista, será analisado prioritariamente o LH executado mais antigo, independentemente de quando foi concedida pelo CHM a Autorização para cada uma das EE.

A

(E) MAIS RECENTE

32
Q

De acordo com a NORMAM 25, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta:
I - Responsável Técnico é o responsável pela execução do LH e pela integridade dos dados e documentos produzidos.
II - O Diretor de Hidrografia e Navegação poderá, a seu critério, determinar o acompanhamento de qualquer LH em execução por EE, mesmo inopinadamente, para fins de verificação in loco do cumprimento das presentes Normas.
III - Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor do CHM.

(a) Somente I e II estão corretos
(b) Somente I e III estão corretos
(c) Somente II e III estão corretos
(d) Todos os itens estão corretos
(e) Todos os itens estão incorretos

A

I- V
II- V
III- F - DHN OUVIDO O CHM