37 - N 01 CAP 08 Flashcards

1
Q

01) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) As embarcações miúdas estão dispensadas da atribuição de arqueações bruta e líquida.
(b) As embarcações de esporte/recreio com L menor que 24 metros e os navios de guerra poderão trafegar sem que tenham sido previamente arqueados.
(c) A arqueação deverá ser efetuada quando a embarcação se encontrar pronta ou em fase final de construção e, quando aplicável, somente após a determinação da bordalivre da embarcação, uma vez que tal parâmetro influencia no valor do calado máximo e, consequentemente, nos valores do porte bruto e da arqueação líquida.
(d) Nos casos em que seja concedida uma Licença Provisória para Entrada em Tráfego, os valores das Arqueações Bruta e Líquida estimados pelo engenheiro responsáveis, constantes do Memorial Descritivo, deverão ser adotados provisoriamente para a embarcação, sujeitos à ratificação posterior por ocasião da determinação da arqueação.
(e) Para as embarcações que ainda estejam no estágio de construção, não poderá ser solicitada a determinação da arqueação simultaneamente com a Licença de Construção.

A

(e) PODERÁ

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

02) De acordo com a NORMAM 01, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta: (1)Arqueação Bruta (2)Arqueação Líquida ( )É a expressão do tamanho total de uma embarcação ( )É a expressão da capacidade útil de uma embarcação ( )Função do volume de todos os espaços fechados

(a) 1-2-1
(b) 2-1-2
(c) 1-2-2
(d) 2-2-1
(e) 1-1-2

A

1 - 2 - 1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(e) 1-1-2
03) De acordo com a NORMAM 01, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1) Boca Moldada (2)Comprimento de Arqueação (3)Comprimento entre as perpendiculares (4)Comprimento de regra (5)Comprimento total ou extremo (6)Contorno

( )É a distância horizontal medida entre os pontos extremos de proa e popa. No caso de veleiros, não deve ser considerado o mastro de proa. ( )É a distância horizontal, medida na Linha de Centro, entre os pontos de encontro da face inferior do chapeamento do convés superior com as faces internas do chapeamento da proa e popa. ( )É o perímetro da seção mestra, excluindo o convés, medido entre os pontos de encontro do chapeamento do costado com o convés superior. Não deve incluir verdugos ou bolinas, caso existentes. ( )É a distância horizontal medida entre os pontos em que a linha d’água de projeto corta a proa e o eixo da madre do leme. Nas embarcações sem leme tal comprimento deve ser medido na linha d’água de projeto, entre os cadastes de proa e popa. ( )É a largura máxima da embarcação, medida na seção mestra, até a linha moldada das cavernas (parte interna das chapas do costado) para embarcações de casco metálico. Nas embarcações não metálicas, a medida é efetuada por fora do costado. ( )Significa 96% do comprimento total na linha d’água correspondente a 85% do menor pontal moldado (menor distância vertical entre o topo da quilha e o topo do vau do convés da borda-livre) ou o comprimento compreendido entre a roda de proa e o eixo da madre do leme, medido na mesma linha d’água, se este for maior.

A

5-2-6-3-1-4

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

04) De acordo com a NORMAM 02, acerca da definição de calado moldado, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos:

I – Para as embarcações que tenham suas bordas-livres determinadas de acordo com a Convenção Internacional de Linhas de Carga, o calado correspondente à marca da linha de carga de verão (que não seja aquela específica para o transporte de madeira). II - Para as embarcações de passageiros sujeitas à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, o calado correspondente à linha de carga de subdivisão, assinalada de acordo com aquela convenção. III - para as embarcações sujeitas a uma borda-livre nacional, o calado correspondente à borda-livre atribuída. IV - Para as embarcações isentas da atribuição de uma borda-livre, mas cujo calado máximo está limitado pelo projetista, o calado máximo considerado. V - Para as demais embarcações será 65 % do pontal moldado.

A

I, II, III, IV => CORRETO

V=> F - 75% I BIZU=> LEMBRAR QUE É 10% MENOR QUE NA DESCR DO L REGRA=> 85%PM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

05) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Os espaços de carga são os espaços abertos adequados ao transporte de carga que tenha de ser descarregada da embarcação, com a condição de que esses espaços tenham sido incluídos no cálculo da arqueação bruta. II- A meia-nau está localizada no meio do Comprimento entre Perpendiculares (LPP) sendo esse comprimento medido a partir do ponto de interseção da face externa da roda de proa com a linha de flutuação na qual o mesmo foi definido. III- Pontal Moldado (P) é a distância vertical, em metros, medida junto ao bordo na meia-nau, desde a face superior da quilha até o topo do vau do convés de borda-livre.

A

i- F - ESPAÇOS FECHADOS
ii- F - NO MEIO DO L REGRA
iii- V-

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

06) De acordo com a NORMAM 01, acerca das embarcações com comprimento de regra (L) inferior a 24m, assinale a alternativa incorreta:

(a) As solicitações de arqueação para essas embarcações serão efetivadas por intermédio de requerimento do proprietário, armador ou construtor, à CP, DL ou AG de inscrição ou de jurisdição do estaleiro construtor ou do domicílio do proprietário.
(b) Para as embarcações com arqueação bruta maior ou igual 20, a CP, DL ou AG emitirá o Certificado Internacional de Arqueação, em duas vias. Uma via será arquivada no órgão de inscrição da embarcação e a outra será entregue ao interessado.
(c) Para as embarcações com arqueação bruta menor do que 20, a CP, DL ou AG emitirá as Notas para Arqueação de embarcação, em duas vias. Uma via será arquivada no órgão de inscrição da embarcação e a outra via será entregue ao interessado.
(d) As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras também poderão emitir o Certificado Nacional de Arqueação ou as Notas para Arqueação para essas embarcações, enviando posteriormente uma via dos documentos para o órgão de inscrição da embarcação.
(e) Quando se tratar de embarcação classificada ou certificada por uma Entidade Certificadora, a emissão desses documentos será feita, obrigatoriamente pelas mesmas.

A

(B) CERTI NACIONAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

07) De acordo com a NORMAM 01, acerca das embarcações não SOLAS com comprimento de regra (L) maior ou igual a 24m, assinale a alternativa incorreta:

a) A arqueação dessas embarcações poderá ser calculada por Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora, com base na documentação da embarcação e verificação a bordo, sendo que, caso a embarcação seja classificada ou certificada por uma Entidade Certificadora, a arqueação será feita, obrigatoriamente por essas entidades.
b) Os cálculos serão apresentados sob a forma de Notas para Arqueação de Embarcações (dependendo do comprimento da embarcação), devidamente assinadas pelo engenheiro responsável pelos cálculos e indicando claramente o número de seu registro no CREA.
c) Após a conclusão dos cálculos, caso a arqueação bruta seja maior ou igual a 20, a Sociedade Classificadora ou a Entidade Certificadora emitirá o respectivo Certificado Nacional de Arqueação.
d) A arqueação das embarcações com comprimento (L) igual ou superior a 24 metros também poderá ser feita pelo GVI e, nesse caso, as solicitações de arqueação para essas embarcações serão efetivadas por intermédio da CP, DL ou AG de inscrição ou de jurisdição do estaleiro construtor ou do domicílio do proprietário.
e) Para as embarcações com AB maior ou igual a 20, o GVI emitirá as Notas para Arqueação de Embarcação em duas vias. Uma via será arquivada no órgão de inscrição da embarcação e a outra via será devolvida ao interessado.

A

(E) CNA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

08) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os volumes dos apêndices da embarcação devem ser excluídos do volume total. Bulbos, tubulões, suportes do eixo propulsor e outras estruturas similares deverão ser considerados como apêndices.
(b) Os volumes dos espaços abertos para o mar (ou rio), tais como os escovéns, caixas de mar, túnel de eixos propulsores, canaletas na popa de embarcações pesqueiras, os poços de material dragado em dragas e outros espaços análogos, devem ser excluídos do volume total.
(c) As informações necessárias para o cálculo das arqueações bruta e líquida deverão ser obtidas preferencialmente dos planos e documentos da embarcação; sendo que, quando a documentação não estiver disponível ou quando houver dúvidas quanto à sua exatidão, as informações poderão ser obtidas mediante medições na própria embarcação.
(d) Espaços fechados acima do convés superior, apêndices e espaços abertos para o mar (ou rio) com 1 m3 ou menos não necessitam ser mensurados.
(e) Todos os volumes incluídos no cálculo das arqueações bruta e líquida devem ser medidos independente dos materiais isolantes, de acabamento ou similares, utilizados no lado interno do chapeamento do casco ou pela parte interna das chapas de limitação das estruturas em embarcações, construídas em material metálico. Nas embarcações construídas em qualquer outro material os volumes devem ser medidos pela superfície externa do casco ou pela parte interna das superfícies de limitação das estruturas.

A

(A) INCLUÍDOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

09) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os espaços situados sob “toldos móveis ou permanentes“ deverão ser tratados como espaços excluídos, exceto quando utilizados para transporte e permanência de passageiros, provisões ou carga.
(b) Não será impeditiva em embarcações com porta-contentores sem tampas de escotilha, a existência de uma abertura em uma coberta e a ausência de tampas de escotilha, para que considere o espaço como espaço fechado.
(c) As embarcações que apresentem a facilidade de operar com as tampas de escotilhas abertas ou fechadas deverão ser mensuradas como se as tampas estivessem abertas;
(d) O volume das tampas de escotilha estanques ao tempo do tipo “pontoon” situadas sobre as braçolas de escotilha deverá ser considerado no cômputo do volume dos espaços fechados.
(e) Volumes no interior do casco de embarcações do tipo “split barge” devem ser considerados no cálculo do volume, apesar de tais espaços ficarem temporariamente abertos para o mar (ou rio) durante operações de descarga.

A

(C) COMO SE ESTIVESSEM FECHADAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- Mastros, paus de carga, guindastes e estruturas de suporte de guindastes ou contentores que sejam completamente inacessíveis e estejam situados acima do convés superior, separado por todos os lados de outros espaços fechados, não devem ser considerados no cálculo do volume total dos espaços fechados.
II - Os guindastes móveis não devem ser considerados no cálculo do volume total dos espaços fechados.
III- O volume dos espaços destinados ao transporte de gado (currais) deverá ser considerado no cômputo do volume dos espaços fechados.

A

TODOS CORRETOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Para embarcações com Comprimento de Regra (L) inferior a 24 m: o volume do casco poderá ser calculado por intermédio do “Método Expedito”. II- Para embarcações com Formatos Especiais: o volume do casco será determinado subdividindo-se o casco em figuras geométricas conhecidas e aplicando-se fórmulas simples de cubagem. III- O volume das superestruturas deverá ser calculado por intermédio de fórmulas geométricas conhecidas, podendo eventualmente ser utilizado um método de integração numérica para determinar o volume de superestruturas com formas curvilíneas, para as quais a simples aplicação das fórmulas não forneçam uma precisão satisfatória.

A

TODOS CORRETOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) De acordo com a NORMAM 01, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta: (1)Espaços que devem ser incluídos no Volume de carga (2)Espaços que não devem ser incluídos no Volume de carga

( )Volume dos tanques de lastro limpo quando não estejam sendo utilizados para o transporte de carga
( )Volume dos tanques de “slop”
( )Nas embarcações de pesca, o volume dos espaços para processamento do pescado, para transporte do pescado e os paióis para sal, temperos , óleo ou embalagens do peixe processado
( )volume dos compartimentos para o transporte de correspondência, transporte de bagagens de passageiros separado das acomodações e de mercadorias dos passageiros em depósito
( )depósitos de aparelhos de pesca
( )volumes dos tanques de lastro segregado, desde que não estejam sendo usados para o transporte de carga
( )volume das tampas de escotilha estanques ao tempo do tipo “pontoon” situadas sobre as braçolas de escotilha que apresentem sua face inferior aberta

A

2/1/1/1/2/2/1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa que apresenta um espaço que não deve ser considerado no cálculo dos espaços de carga:

(a) Tanques permanentemente localizados acima do convés superior, providos de canalizações removíveis que possam ser conectados ao sistema de carga ou aos condutos de aeração (desaeração) das embarcações.
(b) Espaços destinados aos veículos de passageiros;
(c) Volume dos espaços destinados ao transporte de gado (currais);
(d) Volume dos paióis de provisões para a tripulação ou passageiros e de mercadoria em depósito dos tripulantes;
(e) Os espaços das máquinas de refrigeração usadas para cargas refrigeradas e situadas dentro dos limites dos espaços de carga.

A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14) De acordo com a NORMAM 01, acerca do cálculo do volume dos espaços de carga, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- O volume dos espaços de carga deve ser calculado não podendo ser retirado diretamente do Plano de Capacidade da embarcação.
II- Para as embarcações com Comprimento de Regra (L) inferior a 24m, o volume dos espaços destinados à carga deverá ser aproximado por intermédio de fórmulas de figuras geométricas conhecidas. Para as embarcações com Comprimento de Regra (L) maior ou igual a 24m cujas formas dos espaços de carga possibilitem a determinação do seu volume por intermédio de fórmulas de figuras geométricas com precisão satisfatória, poderá será adotado procedimento análogo ao realizado para as embarcações com Comprimento de Regra (L) menor que 24 m.
III- Para as demais embarcações com Comprimento de Regra (L) maior ou igual a 24m, o volume dos espaços destinados à carga deverá ser calculado por intermédio do “Método Expedito” por meio da adoção de novas balizas intermediárias, em posição correspondente às anteparas dos espaços de carga.

A

I- F - RETIRADO
II- V
III- F - MÉTODO SIMPSON

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- O Método Expedito só pode ser aplicado na determinação do volume do casco de embarcações de formas convencionais, cujo coeficiente “f” seja maior ou igual a 0,4 e menor ou igual a 0,85. II - A Arqueação Bruta e a Arqueação Líquida das embarcações, para as quais seja aplicável o “Método Expedito”, poderão ser calculadas por intermédio do programa SISMAT, elaborado pela DPC e disponível para as CP, DL, AG; III- A 1ª Regra de Simpson é utilizada quando o intervalo da curva a ser integrado é dividido em um número par de espaçamentos iguais enquanto que a 2ª Regra de Simpson é utilizada quando o intervalo da curva a ser integrado é dividido em um número de espaçamentos iguais múltiplo de 3.

A

i- v
ii- f - SISARQ
iii- v

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16) De acordo com a NORMAM 01, as alternativas a seguir apresentam situações em que a embarcação será rearqueada, à exceção de:

(a) Sofrer alteração e/ou reclassificação que modifique a distribuição, construção, capacidade ou uso dos espaços, número de passageiros transportados, borda-livre atribuída ou calado máximo permissível, tais que alterem os valores da arqueação bruta ou líquida originalmente determinadas;
(b) Quando houver dúvidas quanto à correção da arqueação anteriormente efetuada;
(c) Por solicitação do armador;
(d) “Ex-officio”, sempre que for constatada qualquer irregularidade;
(e) Mudança do nome da embarcação, do seu porto de inscrição ou de alguma outra característica constante no respectivo certificado.

A

(E)

17
Q

17) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- O Certificado Nacional de Arqueação, o Certificado Internacional de Arqueação e as Notas para Arqueação de Embarcação terão validade durante toda a vida útil da embarcação, exceto nos casos previstos para emissão de novo Certificado;
II- As embarcações deverão ser submetidas a uma vistoria após a expedição do Certificado Nacional de Arqueação, do Certificado Internacional de Arqueação ou das Notas para Arqueação de Embarcação, para verificar se sua construção está efetivamente de acordo com os planos e/ou documentos considerados para o cálculo das arqueações bruta e líquida.
III- A vistoria deverá se restringir aos detalhes do arranjo e dos espaços fechados considerados, não sendo necessária a verificação das linhas do casco. *

A

I- V
II- F - ANTES DA EXPEDIÇÃO
III- V

18
Q

18) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) Deslocamento é o peso total da embarcação em determinada condição de carregamento, que equivale à massa do volume de água deslocado pela embarcação quando flutuando na condição de carregamento considerada. Os deslocamentos normalmente são expressos em toneladas.
(c) Deslocamento Leve é o deslocamento que a embarcação com todos os seus equipamentos e máquinas prontos para funcionar apresenta quando está completamente descarregada, isto é, sem carga nos porões ou nos demais compartimentos a ela destinados, sem passageiros, tripulantes ou seus pertences, sem provisões, sem água doce, potável ou de lastro e sem combustíveis ou lubrificantes.
(d) Deslocamento Carregado (ou Deslocamento Máximo ou Deslocamento à Plena Carga) é o deslocamento que tem a embarcação quando está flutuando na sua condição de maior imersão, ou seja, completamente carregada, e está associado ao calado mínimo da embarcação.
(e) O porte bruto é definido como a diferença entre o deslocamento carregado e o deslocamento leve e caracteriza a quantidade de carga que uma embarcação pode transportar.

A

(D) MÁXIMO

19
Q

19) De acordo com a NORMAM 01, o deslocamento leve deve incluir os seguintes itens, à exceção de:

(a) Hélice e eixo porta hélice sobressalentes;
(b) Sobressalentes e ferramentas exigidos por regras específicas aplicáveis à embarcação;
(c) Lastro fixo;
(d) Água existente nas redes de água doce e incêndio;
(e) Água de resfriamento ou alimentação e óleo combustível ou lubrificante existente no interior dos motores principais grupos geradores, caldeiras ou quaisquer outros equipamentos ou máquinas existentes a bordo, no nível normal de operação, e na canalização correspondente.

A

(A)