25 - N01 CAP04 Flashcards

1
Q

Para os materiais e equipamentos estrangeiros a serem empregados a bordo de embarcações nacionais, para os quais as Convenções e Códigos Internacionais exijam ser do “tipo aprovado” (classe I), não serão aceitos os documentos respectivos emitidos pela Autoridade Marítima do país de origem. A DPC deverá homologar tais equipamentos.
V ou F?

A

FALSO. É aceito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Embarcação de salvamento é o meio coletivo de abandono de embarcação ou plataforma marítima em perigo, capaz de preservar a vida de pessoas durante um certo período, enquanto aguarda socorro.
V ou F?

A

FALSO. EMB SOBREVIVÊNCIA ou SALVA-VIDAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Meio de Proteção Térmica é uma roupa protetora que reduz a perda de calor do corpo de uma pessoa que a esteja usando em água fria. Ela permite os movimentos e o deslocamento da pessoa.
V ou F?

A

FALSO. ROUPA DE IMERSÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A embarcação salva-vidas não poderá possuir lotação superior a 200 pessoas.
A embarcação salva-vidas totalmente fechada é dotada de propulsão a motor e é auto-aprumante.
A embarcação salva-vidas aberta: pode ser com propulsão a motor, a remo, a vela ou outro meio mecânico e sem características de auto-aprumação.
V ou F?

A

F (ATÉ 150 PESSOAS); V ; V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

As embarcações tanques deverão ser dotadas de embarcações salva-vidas _____________ em cada bordo para 100% do total de pessoas a bordo. Se transportarem produtos químicos ou gasosos que desprendam vapores ou gases tóxicos, as embarcações salva-vidas deverão ser do tipo ____________________________. Se as embarcações tanques transportarem produtos químicos ou gasosos que tenham ponto de fulgor inferior a 60ºC as embarcações salva-vidas deverão ser do tipo __________________________.

A

Totalmente fechada / totalmente fechada munidas de sistema autônomo de ar / totalmente fechada à prova de fogo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

(a)As balsas com massa acima de 185 kg e estivadas acima de 4,5 m devem ser lançadas ao mar por meio de dispositivo de lançamento.
(b) As balsas cujo embarque seja necessário realizar a mais de 4,5 m acima da linha de flutuação do navio leve deverão ser arriadas por meio de um dispositivo de lançamento aprovado, já infladas e carregadas.
(c) As balsas salva-vidas devem possuir dispositivo de escape automático para que sejam liberadas nos casos de afundamento da embarcação
(d) As embarcações que tiverem a proa ou a popa situadas a uma distância maior que 100 metros do posto de abandono deverão possuir uma balsa salva-vidas na proa ou na popa, para a qual não é obrigatório possuir dispositivo de escape automático.
(e) O tempo máximo de transferência de uma balsa salva-vidas de um bordo para outro em embarcações SOLAS não poderá exceder de 2 minutos.
Qual está errada? Justifique.

A

(e), 1 minuto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

I- As embarcações SOLAS deverão ser dotadas de balsas salva-vidas classe I;
II- As embarcações não SOLAS deverão ser dotadas de balsas salva-vidas classe II para 100% do número total de pessoas a bordo;
III- As embarcações de pesca com arqueação bruta maior que 10, que operam ao sul da latitude 22°52’ S (Cabo Frio), deverão ser dotadas de balsas salva-vidas infláveis classe III
V ou F? Justifique.

A

I - V
II - V
III - F => CLASSE II

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

( ) As embarcações não-SOLAS deverão ser dotados de coletes salva-vidas Classe II.
( )Nas embarcações de passageiros não SOLAS deverá haver, adicionalmente, estivados em cada estação de abandono, uma quantidade de coletes correspondente a 10% da lotação da embarcação de sobrevivência a ela correspondente.
V ou F? Justifique.

A

V - Att não é solas, então é 2. mesmo sendo N1 MAR ABERTO

F - 5 %

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

( )Nas embarcações de passageiros não SOLAS deverão, ainda, dotar uma quantidade de coletes salva-vidas adequados para crianças (colete tamanho pequeno) igual a, pelo menos, 10% do total de passageiros ou uma quantidade maior, como for necessário, de modo que haja um colete para cada criança;
( ) As embarcações com AB menor do que 500 ficam dispensadas de dispor de coletes adicionais no passadiço, estação-rádio, praça de máquinas e enfermaria
V ou F? Justifique.

A

V

F- AB <100 ==> Bizu lembrar das escunas. <100: inscritas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

É utilizado em embarcações de sobrevivência para indicar sua posição à noite, vetorando o navio ou aeronave para a sua posição. Dispositivo de acionamento manual que emite luz vermelha intensa de 15.000 candelas por 60 segundos.
Qual é?

A

Bizu! Se tem LUZ é para NOITE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Indica, durante o dia, a posição de uma embarcação de sobrevivência ou a de uma pessoa que tenha caído na água. Dispositivo de acionamento manual que emite fumaça por 3 ou 15 minutos.
Qual é?

A

Bizu! se é FLUTU, tá na água, se tá na água=>emb sobrev ou NAUFRAG.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

É utilizado em navios e embarcações de sobrevivência para emitir sinal de socorro visível a grande distância.
Dispositivo de acionamento manual que, ao atingir 300 m de altura, ejeta um pára-quedas com uma luz vermelha intensa de 30.000 candelas por 40 segundos. *
1 point

Qual é?

A

Bizu! Se é grande DISTÂNCIA => PQD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

I - Para as embarcações não SOLAS, a quantidade de boias salva-vidas a ser dotada na embarcação é função de seu porte bruto;
II - Embarcações não tripuladas, quando operando em comboios, poderão deixar de dotar boias salva-vidas.
III - As embarcações miúdas estão dispensadas de dotar boias salva-vidas.
V ou F? Justifique.

A

I - F => FUNÇÃO DO COMP TOTAL. ATT! BOIA=> L total
II - V
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

1- EMB DE SOBREVIVÊNCIA/ SALVA-VIDAS É?

2- EMB DE SALVAMENTO É?

A

1- BALEEIRA; BALSA; BOTE ORGÂNICO

2- BOTE RESGATE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O Sistema de alarme geral de emergência deverá ser capaz de soar o sinal de alarme geral de emergência, consistindo de sete ou mais sons longos, seguidos de um som curto produzidos pelo apito ou sinete do navio, além de um sino ou buzina operada eletricamente, ou outro sistema equivalente de alarme, que será alimentado pela fonte de alimentação de energia principal e de emergência do navio
V ou F? Justifique.

A

FALSO. 7 OU + CURTOS SEGUIDO DE 1 LONGO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

( ) As embarcações do Tipo Caíque/Bateira Empregados na Pesca, a partir de uma Embarcação-Mãe deverão estar dotadas com 1 lanterna elétrica, tamanho médio, com pilhas ou baterias.
( )As embarcações de pesca deverão ser dotadas de refletor radar.
V ou F? Justifique.

A

V - V

17
Q

Todas as embarcações deverão ser equipadas com uma agulha magnética de governo, que deverá estar devidamente compensada, certificado válido por_________, e sua tabela ou curva de desvios disponível a bordo.

A

1 ANO

18
Q

De acordo com a NORMAM 01, complete a lacuna e assinale a alternativa correta:Todas as embarcações SOLAS que, rotineiramente, façam viagens com duração, entre portos, acima de ______e que tenham uma tripulação com _______ ou mais pessoas, deverão ser dotadas de enfermaria.
Para as embarcações que precisam dotar de enfermaria, esta deverá ser dotada de leitos na razão de 1 leito para cada 12 tripulantes ou fração dos que não sejam alojados em camarote singelo, porém, o número de leitos não necessita exceder a 6. (V ou F?)

A

3 DIAS/ 12 PESSOAS OU +

VERDADEIRO

19
Q

( ) Chamada Seletiva Digital - DSC é uma técnica que, usando códigos digitais, permite a uma estação rádio estabelecer contato com outra estação rádio ou grupo de estações ou transferir informações e cumprir com as recomendações pertinentes do Comitê Consultivo Internacional de Rádio (CCIR).
( ) Chamada NAVTEX Internacional - transmissão coordenada e recepção automática, em 518 kHz, de informações sobre tráfego marítimo (MSI) por meio de telegrafia em faixa estreita e impressão direta (NBDP) usando a língua inglesa;
( ) Serviço de Satélite de Órbita Polar é um serviço que se baseia em satélites que gravitam em órbita polar, que recebem e transmitem mensagens de socorro provenientes de EPIRB e que fornecem sua posição.
V ou F? Justifique.

A

V - V - V

20
Q

EPIRB (Emergency Positioning Indicator Radio Beacon) é uma rádio baliza indicadora de posição de emergência, instalada em todos os navios empregados em viagens nas áreas marítimas A1, A2, A3 ou A4, operando nas frequências de 121,5 e de 406 MHz.
V ou F? Justifique.

A

FALSO. NÃO SÃO TDS AS ÁREAS.

21
Q

(a) Área Marítima A1 é uma área, dentro da cobertura radiotelefônica de, pelo menos, uma estação costeira de VHF que disponha de um alerta contínuo DSC, situada até 50 milhas náuticas de distância da costa;
(b) Área Marítima A2 é uma área, incluída a área marítima A1, dentro da cobertura radiotelefônica de, pelo menos, uma estação costeira de MF que disponha de um alerta contínuo DSC, situada entre 30 e 100 milhas náuticas de distância da costa.
(c) Área Marítima A3 é uma área, excluídas as áreas A1 e A2, dentro da cobertura de um satélite INMARSAT que disponha de um alerta contínuo DSC, situada além das 100 milhas náuticas de distância da costa e entre os paralelos 60°N e 60°S.
(d) Área Marítima A4 - uma área fora das áreas A1, A2 e A3;
(e) As embarcações não tripuladas não estão dispensadas de dotar equipamentos de radiocomunicações.
Qual é a errada?

A

(a), (b), (c), (e). d está correta

22
Q

De acordo com a NORMAM 01, os mangotes flexíveis dos extintores de incêndio deverão ser substituídos nos intervalos recomendados pelo fabricante, não devendo exceder a ____ anos.

A

10 anos.

23
Q

( ) Chamada Seletiva Digital - DSC é uma técnica que, usando códigos digitais, permite a uma estação rádio estabelecer contato com outra estação rádio ou grupo de estações ou transferir informações e cumprir com as recomendações pertinentes do Comitê Consultivo Internacional de Rádio (CCIR).
( ) Chamada NAVTEX Internacional - transmissão coordenada e recepção automática, em 518 kHz, de informações sobre tráfego marítimo (MSI) por meio de telegrafia em faixa estreita e impressão direta (NBDP) usando a língua inglesa;
( ) Serviço de Satélite de Órbita Polar é um serviço que se baseia em satélites que gravitam em órbita polar, que recebem e transmitem mensagens de socorro provenientes de EPIRB e que fornecem sua posição.
V ou F? Justifique.

A

V
F - informações sobre SEGURANÇA MARÍTIMA
V

24
Q

EPIRB (Emergency Positioning Indicator Radio Beacon) é uma rádio baliza indicadora de posição de emergência, instalada em todos os navios empregados em viagens nas áreas marítimas A1, A2, A3 ou A4, operando nas frequências de 121,5 e de 406 MHz.
V ou F? Justifique.

A

VERDADEIRO

25
Q

As seções das mangueiras de incêndio não deverão exceder 25m de comprimento, devendo ser providas das uniões necessárias e de um esguicho.
V ou F? Justifique.

A

FALSO.

NÃO pode exceder 15m.

26
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca das redes, tomadas de incêndio, mangueiras e seus acessórios das embarcações propulsadas com AB superior a 300, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:O número de seções de mangueiras, incluindo uniões e esguichos, deverá ser de uma para cada _________de comprimento da embarcação e outra sobressalente, sendo que em nenhum caso este número poderá ser inferior a___________. Para as embarcações não SOLAS com AB superior a 500, este número não deve ser inferior a _________. Esses números não incluem a(s) mangueira (s) da Praça de Máquinas; *

A

25 m - 3 - 4

27
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca das redes, tomadas de incêndio, mangueiras e seus acessórios das embarcações propulsadas com AB superior a 300, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:O número de seções de mangueiras, incluindo uniões e esguichos, deverá ser de uma para cada _________de comprimento da embarcação e outra sobressalente, sendo que em nenhum caso este número poderá ser inferior a___________. Para as embarcações não SOLAS com AB superior a 500, este número não deve ser inferior a _________. Esses números não incluem a(s) mangueira (s) da Praça de Máquinas; *

A

25 m - 3 - 4

28
Q

I- O diâmetro das mangueiras de incêndio não deve ser inferior a 38 mm (1,5 pol.);
II- Todos os esguichos das mangueiras que servirão às tomadas localizadas no compartimento de máquinas ou localizadas junto a tanques de carga de líquidos inflamáveis deverão ser de duplo emprego, isto é, borrifo e jato sólido, incluindo um dispositivo de fechamento;
III- Esguichos com menos de 15 mm de diâmetro não serão permitidos

A

I - V
II - V
III -F MENOS DE 12 MM

Bizu! Lembrar que diam da mangue +diam esguicho=50:
38+12

29
Q

I- O diâmetro das mangueiras de incêndio não deve ser inferior a 38 mm (1,5 pol.);
II- Todos os esguichos das mangueiras que servirão às tomadas localizadas no compartimento de máquinas ou localizadas junto a tanques de carga de líquidos inflamáveis deverão ser de duplo emprego, isto é, borrifo e jato sólido, incluindo um dispositivo de fechamento;
III- Esguichos com menos de 15 mm de diâmetro não serão permitidos

A

I - V
II - V
III -F MENOS DE 12 MM

Bizu! Lembrar que diam da mangue +diam esguicho=50:
38+12

30
Q

(a) Em todos os níveis de acomodações, de compartimentos de serviço ou da Praça de Máquinas deverá haver, pelo menos, duas vias de escape amplamente separadas, provenientes de cada compartimento restrito ou grupos de compartimentos;
(b) Abaixo do convés aberto mais baixo, a via de escape principal deverá ser uma escada e a outra poderá ser um conduto ou uma escada;
(c) Acima do convés aberto mais baixo, as vias de escape deverão ser escadas, portas ou janelas, ou uma combinação delas, dando para um convés aberto;
(d) Nenhum corredor sem saída com mais de 9 m de comprimento será aceito. Um corredor sem saída é um corredor ou parte de um corredor a partir do qual só há uma via de escape;
(e) Caso sejam utilizados como vias de escape os acessos através de aberturas ou de portas de visitas verticais em anteparas, a passagem não poderá ser inferior a 600mm x 800mm. No caso de utilização de aberturas, escotilhas ou portas de visita horizontais, a abertura livre mínima não deverá ser inferior a 600mm x 600mm;
Qual a errada ou certa?

A

(d) está errada, são 7 m. Demais corretas

31
Q

I - Nas embarcações somente deverão ser utilizadas redes de aço e acessórios de materiais resistentes ao fogo junto ao casco, nos embornais, nas descargas sanitárias e em outras descargas situadas abaixo do convés estanque e em locais onde a falha do material, em caso de incêndio, possa provocar risco de alagamento.
II- O número do posto quando indicado nos símbolos deverá ser fixado no lado esquerdo do símbolo;
III- O símbolo de posto de embarque poderá ser usado no lugar do símbolo de posto de reunião quando os dois postos forem um só.
Qual a errada ou certa?

A

I- V
II- F => DIREITO
III- V

32
Q

(a) A escada de prático deve ser homologada pela DPC e mantida segura e em bom estado.
(b) A escada de prático deve permitir o embarque seguro do prático, não podendo ser utilizada por outras pessoas.
(c) Para receber o prático, a escada deverá ser lançada a sotavento.
(d) Para que possa ter acesso ao navio, com segurança e comodidade, o prático não deverá subir menos do que 1,50 m nem mais do que 9 m.
(e) Quando a altura a ser escalada pelo Prático for superior a 9 m, a subida a bordo, a partir da escada de prático, deve se efetuar com a ajuda da escada de portaló.
Qual a errada ou certa?

A

(B) ERRADA, DEMAIS CORRETAS.

OUTROS PODEM SIM UTILIZAR A ESCADA DO PRT

33
Q

De acordo com a NORMAM 01, se o navio estiver em movimento, o embarque ou desembarque do prático deve ser feito com o navio com marcha adiante e velocidade máxima de:

A

5-6 NÓS

34
Q

I- As embarcações de pesca quando operando na área marítima A4 deverão atender ao previsto na Regra 4 do Capítulo IV da Convenção SOLAS 74 e suas emendas; II- Os navios com AB maior ou igual a 300 devem estar equipados para receberem irradiações do Serviço NAVTEX Internacional na frequência de 518 kHz, quando navegando em Áreas Marítimas cobertas por este serviço ;
III- As embarcações de bandeira brasileira não estão dispensadas da instalação do receptor NAVTEX, mesmo trafegando exclusivamente em águas jurisdicionais brasileiras.

A

SÓ III É FALSA

35
Q

Os métodos escolhidos de manutenção de equipamentos de radiocomunicação não necessitarão ser registrados no Certificado de Segurança Rádio.
V ou F?

A

VERDADEIRO