41- N 33 Flashcards

1
Q

De acordo com a NORMAM 33, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Folga abaixo da quilha (FAQ) é a distância entre o ponto mais baixo da quilha e o fundo marinho. Representa a margem de segurança para evitar o encalhe ou a colisão com o relevo submarino ou com objetos submersos.
II – A FAQ bruta é a margem de segurança devida ao tipo de fundo.
III - Normalmente, a FAQ é determinada de forma dinâmica a partir de requisitos baseados nas condições meteoceanográficas prevalecentes (padrões) nos canais de acesso e bacias de manobra, bem como nos fatores relacionados ao nível da água, ao navio e ao fundo.

A

I- V
II- F - LÍQUIDA
III- F - FORMA ESTÁTICA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a NORMAM 33, assinale a alternativa incorreta:

a) Folga dinâmica abaixo da quilha (FDAQ) é a determinação da FAQ a partir de sistemas que consideram e atualizam constantemente os fatores relativos ao nível da água, ao navio e ao relativos ao fundo (Figura 1), com base em modelos de previsão e monitoramento.
b) Calado Máximo Operacional (CMO): também conhecido como Calado Máximo Recomendado (CMR), é o calado máximo para o qual uma embarcação pode ser carregada em um dado conjunto de condições, mantendo a suficiente FAQ para garantir a passagem segura através de um canal de acesso, canais internos ou de aproximação, bacias de evolução e dos berços, e cujo valor é determinado pela Autoridade Marítima, sob coordenação da Autoridade Portuária.
c) Margem de Manobrabilidade (MM) é a distância mínima entre o fundo da via navegável e o ponto mais baixo da estrutura do navio de projeto, abaixo da qual a sua habilidade de manobra será degradada em determinada velocidade, podendo tornar-se insuficiente para manter o fluxo de água abaixo e em seu entorno, comprometendo a sua segurança.
d) Para todos os efeitos a FAQ bruta não pode ser menor que a Margem de Manobrabilidade (MM).
e) Efeito Squat (agachamento) é a redução da folga abaixo da quilha, causada pelo movimento relativo do casco do navio através do corpo de água ao redor, ao navegar em águas rasas.

A

(B) DET PELA AP, SOB COORDENAÇÃO DA AM CONSOANTE LEI DOS PORTOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a NORMAM 33, recomenda-se utilizar como Margem de Manobrabilidade (MM) mínima de:

a) 1% do calado ou 0,6m, o que for maior.
b) 5% do calado ou 0,5m, o que for maior.
c) 5% do calado ou 0,6m, o que for maior.
d) 5% do calado ou 0,1m, o que for maior.
e) 1% do calado ou 1,0m, o que for maior.

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a NORMAM 33, no que concerne à determinação da FDAQ, assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição da Autoridade Marítima:

a) Estabelecer o sistema a ser utilizado para determinação da FDAQ.
b) Encaminhar a documentação técnica contendo a descrição do sistema em questão, garantindo que a mesma seja mantida atualizada.
c) Operar e manter tal sistema com pessoal habilitado bem como suas partes componentes ou contratar empresas qualificadas para tal.
d) Analisar os estudos e relatórios para o estabelecimento de sistemas de FDAQ.
e) Responsabilizar-se legalmente pela validade da informação advinda desse sistema na determinação e alteração dos calados operacionais em sua área portuária.

A

(D) AM- ANALISA E EMITE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM 33, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: O sistema para determinação da FDAQ deve ser composto por equipamentos, sensores e recursos computacionais (“hardware” e “software”) capazes de monitorar as condições ambientais em tempo real e prever as condições meteorológicas para, no mínimo, as próximas _________ horas, ampliando o período de operação desses navios nos portos que possuam esses recursos, permitindo uma condição de carregamento dos navios que irão transitar por seus canais e bacias de manobra.

a) Seis
b) Doze
c) Vinte e quatro
d) Trinta e seis
e) Quarenta e oito

A

24 H

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM 33, na área de interesse para a implantação do sistema de cálculo e previsão de FDAQ, os seguintes dados ambientais deverão ser adquiridos e armazenados pelo período de um ano, com à exceção de:

a) Altura do nível do mar.
b) Direção, período e altura significativa de ondas.
c) Campo vetorial de correntes (rumo e velocidade).
d) Campo vetorial de ventos (direção e intensidade).
e) Visibilidade meteorológica

A

(E)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM 33, acerca do parecer da Autoridade Marítima sobre o software empregado no cálculo/previsão da FDAQ, assinale a alternativa incorreta:

a) Depois de recebidos os relatórios previstos enviados pela AP, a DL/AG encaminhará o seu juízo de valor com as suas conclusões à CP, quando se tratar de sistema de FDAQ a ser implantado em portos e terminais de suas áreas de jurisdição.
b) Quando se tratar de área afeta às CP, a análise será exclusiva dessa Organização Militar e da Autoridade Portuária.
c) Caso necessário, a CP solicitará apoio à DPC para realizar as suas avaliações, por meio do Grupo Especial de Avaliação de Parâmetros Operacionais Portuários (GEAP), encaminhando análise preliminar sobre o assunto.
d) Após a análise de todo o processo, o Capitão dos Portos encaminhará ofício ao seu respectivo Comando de Distrito Naval para conhecimento, informando suas conclusões.
e) Quando solicitado pela AM para o fim de reconstituição de eventos, ou apuração de infrações ou fornecimento de subsídios para oitivas de Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), devem ser fornecidos os dados armazenados no sistema.

A

(B) SÓ DESSA OM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM 33, acerca do parecer da Autoridade Marítima sobre o software empregado no cálculo/previsão da FDAQ, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) A operação, manutenção e atualização do sistema são de total responsabilidade da AP, ou das Administrações Portuárias, conforme o caso, e da empresa contratada e seus operadores, não cabendo à AM qualquer participação.
b) A ocorrência de erros, falhas e acidentes serão objeto de enquadramento de infrações no Decreto no 2.596/98 ou de instauração de IAFN.
c) O emprego de sistemas de FDAQ utilizados em auxílio às manobras e navegações de praticagem ou ao Comandante do navio, que não impliquem em redução das FAQ mínimas ou dos CMR máximos estabelecidos formalmente pela AP nas diferentes regiões do porto/terminal ou para cada navio-tipo, em coordenação com a AM, também serão objeto de avaliação desta norma.
d) Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor de Portos e Costas, ouvidos os demais Representantes da Autoridade Marítima.
e) Considerando o pioneirismo na utilização da FDAQ, a presente norma e os pareceres emitidos poderão ser revistos, estabelecendo novas condições para utilização dos sistemas, de forma a garantir a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

A

(C) NÃO SERÃO OBJETO DESSA NORMA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly