34 - N 02 CAP 06 Flashcards

1
Q

De acordo com a NORMAM 02, algumas embarcações estão dispensadas da atribuição de borda livre. Assinale a alternativa que não apresenta uma embarcação dispensada:

a) AB igual a 50;
b) Embarcações de pesca;
c) Comprimento de regra (L) inferior a 20 m;
d) Navios de guerra.
e) Embarcações destinadas exclusivamente a esporte e/ou recreio e comprimento menor que 24 m;

A

(B)

ATT, NÃO DISPENSADA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da definição de convés de Borda Livre, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - É aquele a partir do qual se mede a borda livre. É o convés completo mais elevado que o navio possui, de tal forma que todas as aberturas situadas nas partes expostas do mesmo disponham de meios permanentes de fechamento que assegurem sua estanqueidade.
II - Um convés inferior poderá ser adotado como convés de borda-livre, sempre que seja um convés completo e permanente, contínuo de proa a popa, pelo menos entre o espaço das máquinas propulsoras e as anteparas dos pique tanques, e contínuo de bordo a bordo. Se for adotado esse convés inferior, a parte do casco que se estende acima do convés de borda-livre, não será considerada como uma superestrutura para efeito do cálculo de borda-livre.
III - Nas embarcações que apresentem o convés de borda livre descontínuo, a linha mais baixa do convés exposto e o prolongamento de tal linha paralela à parte superior do convés, deverá ser considerada como o convés da borda livre.

A

I- V
II- F- SERÁ CONSIDERADA UMA SUPER ESTRUTURA
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

I – O Comprimento de Regra (L) é utilizado para o cálculo da borda-livre e significa 96 por cento do comprimento total da linha d’água correspondente a 85% da menor distância vertical entre o topo da quilha e o topo do vau do convés da borda livre (menor pontal moldado - p) ou o comprimento compreendido entre a roda de proa e o eixo da madre do leme, medido na mesma linha d’água, se esse último for maior.
II - Em navios projetados com inclinação de quilha, a linha d’água na qual o comprimento de regra deve ser medido, será paralela à linha d’água de projeto.
III - Na determinação do comprimento de regra (L) de uma barcaça sem propulsão e de convés corrido, será considerado 96% do comprimento total da linha de flutuação paralela, situada acima da face superior da quilha igual a 85% do menor pontal moldado.
IV - Na determinação do comprimento (L) deverá ser considerado o casco da embarcação, não sendo computado nenhum acréscimo devido a existência de apêndices, leme e talhamar ou cadaste (em barcos de madeira).

A

TUDO VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:

(a) A meia-nau está localizada no meio do comprimento de regra (L), sendo esse comprimento medido a partir do ponto de interseção da face externa da roda de proa com a linha de flutuação na qual o mesmo foi definido.
(b) A Perpendicular de Vante deverá ser considerada na extremidade de vante do comprimento de regra (L), no ponto de interseção da parte de vante da roda de proa com a linha d’água na qual aquele comprimento foi medido.
(c) Boca é a largura máxima do navio, em metros, medida na meia-nau até a linha moldada das cavernas em embarcações de casco metálico, ou até a superfície externa do casco em embarcações de casco não metálico.
(d) Pontal Moldado é a distância vertical, em metros, medida junto ao bordo na meia-nau, desde a face superior da quilha até o topo do vau do convés de borda-livre.
(e) O Pontal de Borda Livre é igual ao pontal moldado (P) menos a espessura do trincaniz

A

(E) MAIS O TRINCANIZ

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Comprimento Real de Superestrutura (S) é o comprimento da parcela da superestrutura situada entre as perpendiculares de vante e de ré, ou seja, dentro dos limites do comprimento L.
II – Comprimento Efetivo de Superestrutura (E ) é igual ao produto do comprimento real da superestrutura (S) com a relação entre a largura da superestrutura, na metade do seu comprimento, e a boca da embarcação no mesmo local de medição.
III – Altura de Superestrutura (he) é a maior distância vertical, em metros, medida na lateral da superestrutura, a partir do topo dos vaus do convés da superestrutura até o convés de borda livre, reduzida da diferença entre o pontal para a borda-livre (D) e o pontal moldado (P).

A

I- V
II- V
III- F - MENOR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta:
( ) Barcaça é qualquer embarcação de carga que, geralmente, não é tripulada, não possui sistema de propulsão próprio, possui uma relação entre a boca e o calado superior a 3 e entre a boca e pontal superior a 6.
( ) Ângulo de Alagamento é o ângulo de inclinação transversal no qual submergem as aberturas no casco e ou superestruturas que não podem ser fechadas e ou tornadas estanques ao tempo (“weathertight”). As pequenas aberturas através das quais não pode haver um alagamento progressivo, não precisam ser consideradas abertas na determinação desse parâmetro.
( ) Embarcação de passageiro é toda embarcação que transporte mais de 12 passageiros;

A

BIZU! H<p> B/P, ENTÃO B/H=6 E B/P=3

F) B/H=6 E B/P=3
(V
(F) AGORA É QLQR QTE PASSAGEIROS</p>

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM 02, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1)TIPO A (2)TIPO B (3)TIPO C (4)TIPO D (5)TIPO E

( )São todas as embarcações de casco metálico ou de material sintético que possuem aberturas de escotilha, as quais podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”), e cujas demais aberturas no costado (abaixo do convés de bordalivre), podem ser fechadas e tornadas estanques à água (“watertight”).

( )São todas as embarcações de casco metálico ou de material sintético que apresentam aberturas no convés principal (incluindo as aberturas de escotilha) ou nos costados que não podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”).

( )São as embarcações de casco de madeira cujas aberturas no convés de borda livre podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”).

( )São todas as embarcações de casco metálico ou de material sintético que não apresentam aberturas de escotilha, sendo o acesso ao interior do casco (ou dos tanques) proporcionado apenas através de pequenas aberturas, tais como escotilhões, agulheiros, portas ou portas de visita, fechadas e tornadas estanques à água (“watertight”) por tampas de aço ou material equivalente, caracterizando, dessa forma, alta resistência ao alagamento

( )São embarcações de casco de madeira cujas aberturas no convés principal ou costados não podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”).

A

2 // 3 // 4 // 1 // 5

BIZU
2 ÚLTIMAS SÃO NÃO METÁLICAS (D, E)

=> NÃO ESTANQUE AO TEMPO:
C ABERT CP
=>ESTANQUES A ÁGUAS:
1ª É
2ª PODE SER 

NÃO-ESC/ESC/CP/BL/CP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:

a) A área de navegação interior pode ser dividida em área 1 ou área 2.
b) Área 1 são áreas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
c) Área 2 são áreas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações.
d) As áreas da navegação interior consideradas como área 2, para efeito de aplicação da presente norma, estão descritas nas Normas e Procedimentos das CP e CF (NPCP/NPCF).
e) As embarcações que operem nas duas áreas de navegação (1 e 2) deverão atender integralmente aos requisitos técnicos estabelecidos para as embarcações que operam na área de navegação 2, somente quando estiverem navegando nessa área.

A

(E) ATENDER INTEGRALMENTE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta a cerca dos procedimentos para determinação do pontal moldado (P):
I- Nas embarcações de madeira ou de construção mista estas medidas serão tomadas a partir da aresta superior do alefriz da quilha.
II- Quando a parte inferior da embarcação, em seu centro, apresentar uma concavidade ou quando existirem chapas de resbordo de grande espessura, esta distância será medida desde o ponto em que a superfície interna do chapeamento do fundo, prolongada para o interior, intercepte a face lateral da quilha.
III- Nas embarcações que tiverem trincaniz arredondado, o pontal moldado será medido até o ponto de interseção das linhas imaginárias correspondentes ao prolongamento das linhas moldadas do convés e do costado.
IV-Quando o convés de borda livre apresentar um degrau e a parte elevada desse convés se estender além do ponto em que será determinado o pontal moldado, este será medido até a linha de referência correspondente ao prolongamento da parte inferior desse convés, paralelamente à parcela mais elevada.

A

I- F- SUPERIOR
II- V
III- V
IV- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos procedimentos para avaliar e um dispositivo pode ser considerado estanque ao tempo, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )Fechar o objeto de ensaio e apertar seus atracadores com auxílio de ferramentas, exceto onde previsto em projeto;
( )Aplicar um jato d’água (borrifo) de 2 kg/cm² de pressão, a uma distância entre 2,5 e 3 m, por no mínimo 3 minutos e com um ângulo de inclinação de 45°;
( )A aplicação do jato deve ser rápida e gradual ao redor de toda área de vedação;
( )O diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 12 mm.

A

estanque ao tempo

F- COM AS MÃOS, S AUX DE FERRAMENTA
V
F LENTA E GRADUAL
F 16,0 mm

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos procedimentos para avaliar e um dispositivo pode ser considerado estanque a água , julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Para qualquer item ser considerado estanque a água (“watertight”) não poderá ser observado qualquer vazamento no lado contrário à aplicação do jato.
II - Aplicar, lenta e gradualmente ao redor de toda a área de vedação, um jato sólido de 2 kg/cm² a uma distância máxima de 1,5 m e um ângulo de 45° , exceto entre as tampas de escotilha ou na união de painéis, onde o ângulo de aplicação do jato deve ser de 90°;
III - O diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 12,5 mm.

A

estanque a água
I- V
II- V
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos para superestruturas fechadas, assinale a alternativa incorreta:

(a) As anteparas e a cobertura que a limitam sejam metálicas ou de material sintético e estejam adequadamente estruturadas e permanentemente instaladas;
(b) As aberturas de acesso nessas anteparas limites e as demais aberturas nas laterais ou extremidades da superestrutura sejam reforçadas por meio de uma gola e estejam dotadas de dispositivos de fechamento de material metálico ou sintético, permanentes e fixos à antepara, reforçados e instalados de tal forma que o conjunto apresente um padrão de resistência equivalente ao da própria antepara, como se fosse contínua;
(c) Os dispositivos de fechamento devem ser estanques ao tempo quando estiverem fechados, sendo que os dispositivos para assegurar a estanqueidade do fechamento devem ser fixos e serão acionados de ambos os lados da antepara ou a partir de um convés acima;
(d) Devem existir meios independentes de acesso aos locais da tripulação, máquinas, paióis, passadiço ou conveses elevados, utilizáveis em qualquer momento quando as aberturas das anteparas estiverem fechadas;
(e) Um passadiço ou um tombadilho serão considerados uma superestrutura fechada exceto se estiverem dotados de acesso para que a tripulação possa chegar às máquinas e demais lugares de trabalho, a partir do interior da superestrutura, por meios que possam ser utilizados em qualquer instante quando estiverem fechadas as aberturas das anteparas externas;

A

(E) NÃO SERÃO CONSIDERADOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos para vigias e olhos de boi existentes nos costados abaixo do convés de borda-livre de embarcações dos tipos “A”, “B” ou “D”, assinale a alternativa incorreta:

(a) Ser estanque à água;
(b) Ser de construção sólida;
(c) Ser provida de vidros temperados de espessura compatível com seu diâmetro;
(d) Podem ser do tipo “removível”;
(e) Caso rebatíveis, deverão permanecer fechadas quando em viagem, devendo tal observação constar do Certificado de Segurança da Navegação e do Certificado Nacional de Borda Livre da embarcação.

A

(D) NÃO REMOVÍVEL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, assinale a alternativa incorreta:

(a) As portas externas que possibilitem, direta ou indiretamente, o acesso ao interior de qualquer compartimento localizado abaixo do convés de borda livre ou ao interior de uma superestrutura fechada, deverão ter uma soleira mínima de 100 mm. .
(b) Os escotilhões e as aberturas de escotilha deverão possuir braçola de pelo menos 150 mm de altura e, também, ser dotados de tampas que possam ser fixadas às braçolas. As embarcações dos tipos “C” e “E” estão dispensadas da obrigatoriedade de possuírem tampas de escotilha ou dos escotilhões..
(c) As tampas das aberturas de escotilha, dos escotilhões e seus respectivos dispositivos de fechamento, quando existentes, terão resistência suficiente que permita satisfazer as condições de estanqueidade previstas para o tipo de embarcação considerada e deverão apresentar todos os elementos necessários para assegurar a estanqueidade .
(d) A altura das braçolas poderá ser reduzida ou até suprimida, a critério da DPC, desde que a segurança da embarcação não seja comprometida por este motivo em qualquer condição de mar.
(e) Portas de visita e aberturas para retiradas de equipamentos, fechadas por intermédio de tampas aparafusadas e que sejam estanques à água (“watertight”) não estão sujeitas a qualquer requisito de altura mínima de braçola.

A

(A) 150mm

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: As aberturas no costado de embarcações dos tipos “A”, “B” ou “D”, incluindo vigias e olhos de boi, deverão estar posicionadas de forma que sua aresta inferior esteja a pelo menos _______ acima da linha d’água carregada, em qualquer condição esperada de trim. Para as embarcações dos tipos “C” ou “E” essa distância não deverá ser inferior a _______.

(a) 300mm / 400mm
(b) 300mm/ 500mm
(c) 400mm / 300mm
(d) 500mm / 300mm
(e) 400mm / 500mm

A

300//500

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os suspiros externos, situados acima do convés de borda-livre, deverão apresentar a extremidade superior do suspiro em forma de “U” invertido ou com arranjo que proteja a sua abertura da entrada de água proveniente das intempéries e a distância vertical entre o ponto a partir da qual a água efetivamente tem acesso ao tanque ou compartimento abaixo e o convés onde o suspiro se encontra instalado maior ou igual a 450 mm.
(b) Os suspiros dos tanques ou compartimentos que apresentem efeito de superfície livre desprezível, bem como os de caixas de mar, estão isentos do cumprimento dos requisitos de altura estabelecidos na norma.
(c) Os dutos de ventilação ou exaustão destinados aos espaços situados abaixo do convés de borda livre deverão apresentar a borda inferior de sua extremidade externa com pelo menos 450 mm de altura acima do referido convés. Os dutos de ventilação e exaustão dos espaços abertos de embarcações dos tipos “C” ou “E” poderão ser dispensados do atendimento desse requisito, a critério da DPC;
(d) Dispositivos de iluminação e ou ventilação natural (alboios) de compartimentos situados abaixo do convés de borda-livre, que estão situados imediatamente acima do referido convés, deverão ser estanque ao tempo (ou dispor de meios que possibilitem o seu fechamento estanque ao tempo), ser dotado de vidros com espessura compatível com sua área e máxima dimensão linear e apresentar braçolas com, pelo menos, 150 mm de altura.
(e) Quando a descarga se dá por gravidade e a distância vertical entre o ponto de descarga no costado e a extremidade superior do tubo for maior ou igual a 1,20 m as válvulas poderão ser de fechamento com retenção;

A

(e) NÃO TEM VÁLV C FECHAMENTO DE RETENÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, assinale a alternativa incorreta:

(a) Deverá ser prevista uma passagem permanentemente desobstruída de proa à popa da embarcação com largura mínima de acordo com a norma, a qual não poderá ser efetivada por cima de tampas de escotilhas.
(b) Em todas as partes expostas dos conveses de borda-livre e das superestruturas deverá haver eficientes balaustradas ou bordas falsas, que não poderão ser removíveis ou rebatíveis. Poderá ser dispensada a instalação dessa borda falsa ou balaustrada, sempre que, a critério da DPC, a mesma interferir nas operações normais do navio, desde que seja garantida uma proteção adequada à tripulação e/ou aos passageiros.
(c) As balaustradas e bordas falsas deverão, a princípio, possuir uma altura não inferior a 1,0 m. Essa altura poderá ser reduzida, a critério da DPC, sempre que interferir nas operações normais do navio.
(d) A abertura inferior da balaustrada deverá apresentar altura menor ou igual a 230 mm e os demais vãos não poderão apresentar altura superior a 380 mm. No caso de embarcações com bordas arredondadas, os suportes das balaustradas deverão ser colocados na parte plana do convés..
(e) Apenas embarcações tripuladas ou de passageiros e embarcações não tripuladas que, por razões operacionais, necessitem de pessoal a bordo para sua operação normal devem cumprir os requisitos referentes à balaustrada e borda falsa.

A

(B) PODEM SER REBATÍVEIS OU REMOVÍVEIS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para embarcações operando na área 2, assinale a alternativa incorreta:

(a) A embarcação deverá ser do tipo “A”, “B”, “D” ou “E”.
(b) Embarcações do tipo “C” podem ser designadas para navegação na área 2, desde que apresentem características de construção e ou operação especiais que, a critério da DPC, possibilitem condições de flutuabilidade e estabilidade satisfatórias, mesmo com os porões totalmente alagados comprovado através de cálculos feitos por engenheiro naval e/ou eficiente esgoto dos porões, impossibilitando o alagamento.
(c) As portas externas que possibilitem, direta ou indiretamente, o acesso ao interior de qualquer compartimento localizado abaixo do convés de borda livre deverão apresentar uma soleira mínima de 260 mm.
(d) Os escotilhões existentes no convés de borda livre deverão apresentar uma braçola com, pelo menos, 260 mm de altura, enquanto que em qualquer outro convés deverão possuir uma braçola mínima de 150 mm. O fechamento de um escotilhão existente no convés de borda-livre deverá ser necessariamente efetuado por intermédio de tampas com atracadores permanentemente fixados.
(e) As braçolas de escotilha existentes no convés de borda-livre deverão apresentar uma altura de pelo menos 260 mm, enquanto as braçolas de escotilhas em qualquer outro convés deverão apresentar uma altura de pelo menos 150 mm.

A

(A) BAD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para embarcações operando na área 2, assinale a alternativa incorreta:

(a) As embarcações do tipo “E” poderão ser autorizadas a operar na região amazônica na área 2, desde que não possuam aberturas no costado que não possam ser fechadas e tornadas estanques à água, e que as aberturas existentes no convés de borda-livre que não possam ser tornadas estanques ao tempo possuam braçolas ao redor de toda a abertura, com altura de, pelo menos, 380mm. A menor distância transversal entre as extremidades das aberturas no convés principal e as bordas da embarcação deve ser maior que 30% do valor da boca.
(b) As aberturas no costado deverão possuir tampas estanques à água ou vigias e olhos de boi que atendam aos requisitos constantes na norma e deverão estar posicionadas de forma que sua aresta inferior esteja a pelo menos 500 mm acima da linha d’água carregada, em qualquer condição esperada de trim.
(c) Os suspiros externos, situados acima do convés de borda-livre, deverão apresentar uma distância vertical entre o ponto a partir do qual a água efetivamente tem acesso ao tanque ou compartimento abaixo e o convés onde o suspiro se encontra instalado maior ou igual a 760 mm, quando o convés for o convés de borda-livre ou 450 mm nos demais casos.
(d) Os dutos de ventilação ou exaustão destinados aos espaços situados abaixo do convés de borda livre, deverão apresentar a borda inferior de sua extremidade externa com, pelo menos, 500mm de altura do referido convés.
(e) Dispositivos de iluminação e ou ventilação natural (alboios) de compartimentos situados imediatamente acima do convés de borda-livre e que se destinem a compartimentos sob o referido convés deverão ser estanque ao tempo (ou dispor de meios que possibilitem o seu fechamento estanque ao tempo), ser dotado de vidros com espessura compatível com sua área e máxima dimensão linear e apresentar braçolas com, pelo menos, 260 mm de altura.

A

(D) 760 mm

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos adicionais para embarcações do tipo B que operam em área 2 da Bacia do Sudeste, que compreende as Lagoas dos Patos e Mirim, os Rio Guaíba, Jacuí, Caí, Taquari, dos Sinos, Gravataí, e o Canal de São Gonçalo, a extremidade, mais próxima da proa, da aresta superior do tronco ou da braçola de escotilha, no local onde se dá a interface com as tampas de escotilha, deverá se situar a uma distância vertical acima da linha d’água correspondente ao calado máximo da embarcação de, pelo menos:

(a) 0,50m
(b) 0,80m
(c) 1,00m
(d) 1,50m
(e) 2,0 m

A

(E) 2,0 m

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

De acordo com a NORMAM 02, o elemento “e” da expressão “D=P+e”, utilizada para calcular o Pontal da Borda Livre está relacionado com:

a) o pontal moldado
b) a boca da embarcação
c) a espessura da chapa do trincaniz
d) o fator de flutuabilidade
e) o tosamento médio

A

(C)

22
Q

De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )Para as embarcações que irão operar nas duas áreas de navegação (1 e 2), é necessário que seja calculada uma borda livre mínima para cada área, as quais deverão estar especificadas no certificado nacional de borda livre e, também, ser corretamente fixadas nos costados da embarcação.
( )As embarcações cuja operação ficará restrita a uma das duas áreas de navegação interior, poderá ter sua borda-livre calculada apenas para aquela na qual efetivamente irá trafegar.
( )As embarcações que estejam projetadas para transportar apenas cargas líquidas a granel, que apresentem uma alta integridade do convés exposto, uma grande resistência ao alagamento em função da pequena permeabilidade dos espaços de carga e cujos tanques de carga possuam somente pequenas aberturas de acesso fechadas por tampas de aço estanques à água, poderão ter a borda livre reduzida em 50%.

A

V-V-F(25%)

23
Q

23) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:

a) A borda-livre mínima não poderá ser inferior a 40 mm, exceto em função da correção para a Posição da linha de convés ou das condições especiais para as embarcações areeiras estabelecidas na norma;
b) ) As embarcações deverão apresentar resistência estrutural e estabilidade intacta satisfatórias no calado correspondente à borda livre mínima atribuída.
c) Caso essa borda-livre acarrete em um calado maior do que o calado máximo considerado pelo projetista, a borda livre mínima deverá ser aumentada de forma a coincidir com o calado máximo.
d) Caso também esteja prevista a navegação em água salgada, a borda livre para navegação nessa condição deverá ser acrescida do valor obtido por intermédio da expressão AS = (D - BL) / 48.
e) A altura mínima de proa deverá ser medida até o convés de borda livre, o qual poderá apresentar um tosamento regular a partir da seção de meio navio até a perpendicular de vante ou o convés de um castelo de proa, fechado e estanque ao tempo, com comprimento não inferior a 10% do comprimento total da embarcação, mesmo quando esse convés apresente um tosamento, o qual, entretanto, não poderá ser maior do que o tosamento do convés de borda livre.

A

(A) NÃO PODE SER INFERIOR A 50 mm

24
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da marca da linha de convés, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Linha de convés é uma linha horizontal de 300 mm de comprimento e 25 mm de largura, fixada em ambos os bordos da embarcação, centrada na meia nau e com aresta superior coincidindo com a interseção entre o prolongamento da face superior do convés da bordalivre e a face externa do chapeamento do costado. I
I - Nas embarcações com o convés de borda-livre descontínuo, nas quais a parte superior desse convés se estenda além da meia nau, a aresta superior da linha de convés deverá ser posicionada coincidindo com o prolongamento da face superior da parcela mais baixa desse convés, paralela à parte superior do mesmo.
III - Nas embarcações com trincaniz arredondado ou com quaisquer outros dispositivos que impossibilitem a fixação da marca no local estabelecido, sua posição deverá ser determinada com referência a outro ponto fixo no costado da embarcação, desde que a borda livre sofra a correção correspondente.

A

V - V - V

25
Q

De acordo com a NORMAM 02, a cerca do disco de plimsoll, assinale a alternativa incorreta:

(a) O disco de Plimsoll consiste de um anel de 180 mm de diâmetro externo e 25 mm de largura, cruzado por uma linha horizontal de 300 mm de comprimento e 25 mm de largura, cuja face superior passa pelo centro do anel.
(b) Essa marca deverá ser fixada em ambos os bordos da embarcação, de forma que o centro do anel seja colocado à meia nau e a uma distância vertical abaixo da aresta superior da linha do convés igual a borda livre mínima atribuída.
(c) Para as embarcações que irão operar nas duas áreas de navegação (1 e 2), o disco de Plimsoll deverá ser fixado em posição correspondente à borda-livre mínima atribuída para a área 1 de navegação.
(d) Sempre que a borda-livre mínima for inferior a 120 mm, somente será fixada a parte inferior do disco de Plimsoll e a linha horizontal associada. Nesses casos, as marcas da autoridade responsável e da área de navegação deverão ser fixadas na parte inferior do disco de Plimsoll
(e) Quando a borda livre for atribuída pelas CP/DL/AG ou pelo GEVI deverão ser fixadas, em ambos os bordos da embarcação, as letras “C” e “P”, respectivamente à esquerda e à direita do disco de Plimsoll, acima da linha horizontal, cada uma medindo 35 mm de altura e 25 mm de largura, para indicar que foi a autoridade responsável pela atribuição da borda-livre. Quando a borda livre for atribuída por uma Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora deverão ser fixadas as letras correspondentes à cada entidade.

A

(C) ÁREA 2

26
Q

De acordo com a NORMAM 02, a cerca das marcas adicionais para embarcações que operem nas duas áreas, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - As embarcações que irão operar nas duas áreas de navegação deverão apresentar uma marca localizada a vante do disco de Plimsoll que consiste em duas linhas horizontais e uma vertical, todas com 25 mm de largura, sendo que a linha vertical deve ser posicionada 650 mm a vante do centro do disco, unindo as duas linhas horizontais com 200 mm cada.
II - A distância entre a linha horizontal inferior e a linha de convés deverá ser igual à borda livre mínima atribuída para a área 1, enquanto a distância entre a linha horizontal superior e a linha de convés deverá ser igual à borda livre mínima atribuída para a área 2.
III - Sempre que for atribuída uma borda-livre mínima superior àquela calculada para a área 2, não deverão ser fixadas no costado estas marcas.

A
I- V
II- F - É O CONTRÁRIO
III- V
  BIZU:
C           P          1 \_\_\_\_\_
 \_\_\_\_\_\_\_         2 \_\_\_\_\_
27
Q

De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:

(a) A marca de água salgada consiste em duas linhas horizontais e uma vertical, todas com 25 mm de largura, sendo que a linha vertical deve ser posicionada 650 mm a vante do centro do disco, unindo as duas linhas horizontais com 200 mm cada. A distância entre as duas linhas horizontais deve ser igual à correção para a navegação em água salgada (AS).
(b) As marcas serão pintadas em branco ou amarelo quando fixadas em fundo escuro ou em preto com fundo claro.
(c) O Certificado Nacional de Borda Livre para a Navegação Interior poderá ser emitido, para as embarcações EC1, pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas para atuarem em nome da Autoridade Marítima, na navegação interior, Entidades Certificadoras ou pelas CP/DL/AG.
(d) Para as embarcações EC2 sujeitas a borda livre e não classificadas nem certificadas por uma Entidade Certificadora, o certificado poderá ser emitido pelas CP/DL/AG.
(e) As embarcações classificadas ou certificadas por Entidades Certificadoras terão o seu certificado emitido pela Sociedade Classificadora, Entidade Certificadora ou pela GEVI.

A

(E) EMB CERTI ou CLASSI por EC/SC–> CNBL emitido pelas PRÓPRIAS.
GEVI NÃO.

28
Q

De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:

(a) As embarcações que não sejam dispensadas de atribuição de borda-livre deverão ser portadoras de um Certificado Internacional de Borda-Livre para a Navegação Interior;
(b) O certificado de Borda Livre terá validade de, no máximo, 5 anos;
(c) Os cálculos necessários para a determinação da borda livre deverão ser apresentados sob a forma das Notas para a Marcação da Borda Livre Nacional (Navegação Interior).
(d) Quando o Certificado for emitido pelo GVI ou pelas CP, DL ou AG os cálculos serão efetuados por responsável técnico contratado pelo construtor, armador ou proprietário, devidamente regularizado perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de jurisdição do estaleiro construtor ou do órgão de inscrição da embarcação, que será responsável pela exatidão das informações contidas nas notas, sendo que para melhor caracterizar essa responsabilidade, o responsável técnico deverá também apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente aos serviços executados.
(e) As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras poderão exigir a apresentação das notas assinadas por um responsável técnico ou elaborar as mesmas por intermédio do seu corpo técnico. Quando assinadas por um responsável técnico, as notas deverão ser acompanhadas pela respectiva ART.

A

(A) É NACIONAL-> NAV INTERIOR

29
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca do certificado de BL, assinale a alternativa incorreta:

(a) A vistoria de constatação de Borda Livre é realizada após a entrega da via do Certificado ao interessado.
(b) O certificado de BL perderá a validade se não forem efetuadas as inspeções anuais nos prazos estabelecidos.
(c) Os Certificados emitidos originalmente pelo GVI poderão ter sua vistoria de renovação e emissão de novo Certificado realizadas por Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora, caso a embarcação seja transferida para uma dessas entidades especializadas reconhecidas pela Autoridade Marítima.
(d) Os certificados emitidos originalmente pelas Sociedades Classificadoras ou pelas Entidades Certificadoras serão renovados pelas mesmas.
(e) A vistoria para emissão ou renovação do certificado de borda-livre é feita antes da atribuição ou renovação da BL, sendo constada a adequação das estruturas e equipamentos às exigências desta norma.

A

(A) ANTEEEEEES.

30
Q

De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( )Toda embarcação EC1 (não classificada) portadora de Certificado, deverá ser também submetida a uma vistoria anual pelo órgão que emitiu o certificado, a ser efetuada todos os anos no período de 6 meses antes a 6 meses depois da data de aniversário da realização da vistoria para emissão ou de renovação do Certificado em vigor.

( )É responsabilidade do proprietário e do seu preposto a manutenção das condições de atribuição previstas nestas regras e que foram consideradas ou avaliadas por ocasião do cálculo para emissão do Certificado ou das vistorias regulamentares.

( )Toda embarcação Classificada ou certificada por Entidade Certificadora, portadora de Certificado, será também submetida a vistorias anuais pela própria Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora que emitiu o Certificado.

A

F - 3 MESES ANTES/DEPOIS
V
V

31
Q

De acordo com a NORMAM 02, as embarcações portadoras de cerificado Nacional de Borda Livre deverão ser submetidas a vistorias anuais. Tal vistoria deverá assegurar que não foram feitas alterações no casco ou nas superestruturas que possam alterar a borda livre anteriormente atribuída e para assegurar também as boas condições de funcionamento dos seguintes dispositivos, exceto:

a) proteção de aberturas e manutenção das condições de estanqueidade aplicáveis;
b) vigias e olhos de boi
c) balaustradas
d) saídas d’água
e) verificação da posição das marcas

A

(B) vigias e olhos de boi

32
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca do cálculo das curvas de estabilidade, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )As curvas hidrostáticas e as curvas cruzadas de estabilidade deverão ser normalmente elaboradas para uma condição de flutuação paralela. Entretanto, quando o trim de projeto ou as formas e arranjo da embarcação são tais que uma mudança no trim apresenta um efeito considerável nos braços de endireitamento, a variação no trim deverá ser considerada.
( )Os cálculos deverão considerar o volume até a face superior do revestimento do convés. No caso de navios de madeira, deverá ser considerado o volume correspondente à superfície interna do casco.
( )Nos casos em que a embarcação pode naufragar devido ao alagamento através de qualquer abertura, a curva de estabilidade estática deve ser interrompida no correspondente ângulo de alagamento e a embarcação deve ser considerada como tendo perdido completamente a sua estabilidade.

A

V
F- EXTERNA DO CASCO
V

33
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca do cálculo do momento de superfície livre, assinale a alternativa incorreta:

a) Para todas as condições de carregamento analisadas, a altura metacêntrica inicial e as curvas de estabilidade estática devem ser corrigidas em função do efeito de superfície livre dos tanques.
b) Na determinação do efeito dos líquidos na estabilidade para todos os ângulos de inclinação, deverão ser considerados os tanques de forma individual ou combinação de tanques de cada tipo de líquido (incluídos aqueles para lastro de água) que dependendo das condições de serviço possam simultaneamente ter superfícies livres.
c) Os tanques a serem considerados parcialmente cheios para efeito do cálculo de superfície livre, deverão ser aqueles que apresentam o maior momento de superfície livre (Msl) a 30° de inclinação com 30% de sua capacidade total.
d) Os tanques que estejam completamente cheios (os tanques que não estejam completamente cheios apenas em função de margem de expansão do líquido, poderão ser considerados cheios para efeito de cálculo do momento de superfície livre) não necessitam ser computados no cálculo do momento de superfície livre.
e) Os tanques que estejam vazios (os resíduos existentes nos tanques que não são possíveis de se aspirar não necessitam ser considerados) não necessitam ser computados no cálculo do momento de superfície livre.

A

(C) 50 % CAPACIDADE TOTAL

34
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das condições de carregamento para avaliação da estabilidade, para embarcações de passageiros, o peso de cada pessoa a bordo deve ser assumido igual a:

a) 50kg
b) 60kg
c) 65kg
d) 70kg
e) 75kg

A

(E)

35
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das condições de carregamento para avaliação da estabilidade, para embarcações de passageiros, assinale a alternativa incorreta:

a) O peso da bagagem de cada passageiro deve ser assumido como sendo igual a 30 kg, sendo que este valor pode ser reduzido ou até considerado nulo, desde que, a critério da DPC, haja justificativa para tal.
b) A altura do centro de gravidade dos passageiros deve ser assumido igual a 1,0 m acima do nível do convés para passageiros em pé ou em redes e 0,30 m acima do assento para passageiros sentados.
c) A bagagem deve ser considerada como estando estivada nos locais a ela reservados.
d) Passageiros sem suas bagagens devem ser considerados distribuídos de forma a produzir a mais desfavorável combinação que pode ser verificada na prática para o momento emborcador devido ao agrupamento de passageiros em um bordo e ou posição vertical do centro de gravidade na condição.
e) Sempre que durante a análise do acúmulo de passageiros em um bordo for verificada a possibilidade de uma condição intermediária, com um número de pessoas inferior a lotação máxima de passageiros prevista, acarretar em uma condição de carregamento mais crítica, deverá ser apresentado no folheto de estabilidade da embarcação uma análise verificando qual é a lotação e distribuição de passageiros mais severa e o atendimento integral do critério de estabilidade nessa condição.

A

(A) 25 KG

36
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das condições de carregamento para avaliação da estabilidade, para embarcações de carga, essas embarcações deverão ter sua estabilidade avaliada para, pelo menos, cada uma das seguintes condições de carregamento, exceto:

a) Embarcação na condição de carga total de partida, com carga distribuída homogeneamente em todos os espaços de carga e com abastecimento total de gêneros e combustível.
b) Embarcação na condição de carga total na chegada, com carga homogeneamente distribuída por todos os espaços de carga e com 10% do abastecimento de gêneros e combustível.
c) Embarcação na condição de chegada, com carga, e com abastecimento total de gêneros e combustível.
d) Embarcação na condição de partida, sem carga, mas com abastecimento total de gêneros e combustível.
e) Embarcação na condição de chegada, sem carga, mas com 10% do abastecimento de gêneros e combustível.

A

(C)

BIZU! NA CHEGADA SEMPRE É CONSUMIDO PARTE DO ABASTECIMENTO. 10%

37
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das condições de carregamento para avaliação da estabilidade, para embarcações de pesca, essas embarcações deverão ter sua estabilidade avaliada para, pelo menos, cada uma das seguintes condições de carregamento, exceto:

(a) Condição de partida para as zonas de pesca, totalmente abastecido de gêneros e óleo.
(b) Condição de partida da zona de pesca com captura total e 35% de gêneros e óleo.
(c) Condição de retorno ao porto de origem com captura total mas com apenas 10% de gêneros e óleo.
(d) Condição de retorno ao porto de origem com apenas 10% da captura total e 20% de gêneros e óleo.
(e) Condição que caracterize o calado máximo permissível da embarcação.

A

(D) 20% CAPTURA TOTAL E 10% DE GÊNEROS E ÓLEO

BIZU!
NA CHEGADA SEMPRE É CONSUMIDO PARTE DO ABASTECIMENTO. 10%

38
Q

De acordo com a NORMAM 02, o ângulo de alagamento das embarcações que operam nas regiões classificadas como área 1 devem ser maior ou igual a:

a) 5°
b) 10°
c) 15°
d) 20°
e) 25°

A

(E)

39
Q

De acordo com a NORMAM 02, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: A altura metacêntrica inicial (GMo) das embarcações que operam nas regiões classificadas como área 1 deverá ser maior ou igual a ________.

a) 0,10m
b) 0,15m
c) 0,20m
d) 0,30m
e) 0,35m

A

(E)

LEMBRAR QUE NA ÁREA2 ~ N1

40
Q

De acordo com a NORMAM 02, o ângulo de alagamento das embarcações que operam nas regiões classificadas como área 2 devem ser maior ou igual a:

a) 10°
b) 15°
c) 20°
d) 25°
e) 30°

A

(E)

41
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das precauções contra emborcamentos, assinale a alternativa incorreta:

a) O atendimento aos critérios de estabilidade não garante a imunidade contra emborcamentos, nem absolve os Comandantes de suas responsabilidades. Os Comandantes deverão, portanto, agir com prudência e observar as regras de marinharia, atentando para a estação do ano, os boletins meteorológicos e a zona de navegação, devendo ainda adotar a velocidade e o curso apropriados às circunstâncias.
b) Uma embarcação empregada em operações de reboque não poderá transportar carga no convés, exceto pequenas quantidades, devidamente peiadas, que não coloquem em risco a operação segura da tripulação no convés nem impeçam o funcionamento adequado do equipamento de reboque.
c) O número de tanques parcialmente cheios deve ser reduzido ao mínimo em função do seu efeito adverso na estabilidade
d) Os critérios de estabilidade constantes nestas regras apresentam valores máximos, não existindo um padrão para os valores mínimos. Entretanto, é recomendável se evitar valores excessivos para a altura metacêntrica, pois poderão ser geradas forças devido à aceleração que poderão ser prejudiciais ao navio e seus equipamentos, à tripulação e ao transporte seguro da carga.
e) Todas as aberturas através das quais a água pode penetrar no casco, casarias ou superestruturas deverão ser adequadamente fechadas em condições climáticas adversas, sendo que todos os dispositivos existentes a bordo para esse fim deverão ser mantidos em boas condições de manutenção.

A

(D) O CONTRÁRIO, O PADRÃO É PARA REQUI MÍNIMOS.

42
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das precauções contra emborcamentos, assinale a alternativa incorreta:

a) Tampas, portas e outros dispositivos estanques (ao tempo ou à água) de fechamento de aberturas deverão ser mantidos fechados durante as viagens, exceto quando seja necessário abri-los para a operação da embarcação, desde que sempre fiquem prontas para serem imediatamente fechadas e que seja claramente assinalado no local que essas aberturas devem permanecer fechadas após o acesso.
b) Qualquer dispositivo de fechamento dos suspiros dos tanques de combustível deverá permanecer aberto em condições climáticas adversas.
c) Pescado não deve ser transportado a granel, exceto após a adequada instalação de divisões portáteis nos porões.
d) Não se deve utilizar o piloto automático sob condições climáticas adversas devido a impossibilidade de se adotar com presteza as mudanças de rumo ou velocidade que porventura forem necessárias.
e) Em todas as condições de carregamento, atenção especial deve ser dispensada para que seja mantida a borda livre adequada à área de navegação.

A

(B) FECHADO

43
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das precauções contra emborcamentos, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Em severas condições de tempo, a velocidade do navio deve ser reduzida se forem verificados inclinações transversais de grande amplitude, saída do hélice d’água, embarque de água no convés ou violentas pancadas de proa (“slamming”). _________ saídas do hélice d’água ou seis “slammings” durante um período correspondente a cem movimentos de arfagem da embarcação devem ser considerados perigosos.

a) 5
b) 10
c) 15
d) 20
e) 25

A

(E) 25

BIZU!
25 SAÍDAS/6SLAMMINGS/100ARFAGENS/PERIGOSO

44
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca das precauções contra emborcamentos, assinale a alternativa incorreta:

a) Atenção especial deve ser dispensada para as embarcações navegando com mar de popa ou de aleta devido a perigosos fenômenos que podem resultar em amplitudes de jogo excessivas ou em perda de estabilidade nas cristas das ondas, criando uma situação favorável ao emborcamento das embarcações. Uma situação particularmente perigosa ocorre quando o comprimento da onda é da ordem de 1,0 a 1,5 vezes o comprimento da embarcação. A velocidade do navio e ou a sua rota devem ser adequadamente alteradas para evitar esses fenômenos.
b) O acúmulo de água em poços existentes no convés exposto deve ser evitado.
c) Se as saídas d’água não forem suficientes para promover a drenagem do poço, a velocidade do navio deve ser reduzida e/ou o curso alterado.
d) Saídas d’água providas de dispositivos de fechamento deverão estar sempre em condições de operação e deverão apresentar dispositivos de travamento.
e) Os Comandantes deverão estar atentos para regiões de arrebentação de ondas ou em determinadas combinações de vento e corrente que ocorrem em estuários de rios ou em áreas com pequena profundidade, devido ao fato que essas ondas são perigosas, principalmente para pequenas embarcações.

A

(D) SAIDA D’ÁGUA COM DISP DE FECHAMENTO NÃO DEVEM APS DISP DE TRAVAMENTO.

45
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da prova de inclinação, assinale a alternativa incorreta:

(a) A prova deve ser realizada com a embarcação na condição de navio leve, ou o mais próximo possível dela;
(b) Os objetos que não façam parte do equipamento fixo da embarcação não devem ser retirados de bordo;
(c) Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação;
(d) Os tanques devem estar, sempre que possível, vazios.
(e) Aparelhos ou outros pesos que possam sofrer deslocamento que influenciem os resultados da prova devem ser impedidos que o façam. Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem, no momento de cada leitura e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.

A

(B) DEVEM SER RETIRADOS DE BORDO

46
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da prova de inclinação, complete as lacunas e assinale a alternativa correta:A embarcação não deve ter compasso (trim) maior que ______de Lpp, quando as curvas hidrostáticas foram utilizadas para cálculo. O ângulo de banda não deve ser maior que _______.

a) 1% / 0,5°
b) 0,5% / 1,0°
c) 0,5% / 0,5°
d) 1% / 0,3°
e) 1% / 0,6°

A

(A)

47
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da prova de inclinação, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - A prova deve ser realizada, de preferência, em local abrigado, sem vento e correnteza;
II - Somente as pessoas necessárias à prova devem permanecer a bordo. Estas, salvo necessidade de posicionamento durante a prova, devem permanecer na Linha de Centro da embarcação;
III - A livre oscilação da embarcação, durante as leituras da prova, deve ser evitada.

A

I- V - É DE PREFERÊNCIA MSM, POIS pode ser em uma OUTRA COND de MAR/VENTO/CORR q n comprometa a precisão da prova
II- V
III- F- DEVE SER GARANTIDA!!!

48
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da prova de inclinação, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os pêndulos (e ou tubos “U”) devem ser, no mínimo, em número de 2 e afastados um do outro o máximo possível, no sentido longitudinal da embarcação;
(b) O comprimento do fio do pêndulo deve ser o maior possível, de modo a proporcionar, durante a inclinação da embarcação, o maior desvio possível.
(c) A massa mínima do pêndulo deve ser 2Kg.
(d) O fio do pêndulo deve ser de aço flexível e de diâmetro suficiente para suportar a massa do pêndulo sem sofrer alongamento, assegurando assim, que o pêndulo não toque o fundo da cuba de óleo.
(e) Para amortecer as oscilações do pêndulo deve ser utilizada uma cuba com óleo. As dimensões da cuba devem ser tais que, no maior ângulo de inclinação e levandose em conta a oscilação, o pêndulo não venha a tocar na borda da cuba, além de permanecer imerso.

A

(C) 5KG

49
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da compartimentagem, assinale a alternativa incorreta:

(a) Toda embarcação de passageiros com arqueação bruta superior a 20, para as quais sejam aplicáveis as presentes regras, deverá possuir as seguintes anteparas transversais estanques: uma antepara de colisão de vante, na proa; e uma antepara de colisão de ré, na popa;
(b) As embarcações com Praça de Máquinas ao centro deverão, adicionalmente, apresentar 2 (duas) anteparas estanques, uma imediatamente a vante e outra imediatamente à ré da Praça de Máquinas, que separem esse compartimento dos espaços destinados à carga ou aos passageiros.
(c) As embarcações com Praça de Máquinas à ré deverão, adicionalmente, apresentar uma antepara estanque imediatamente à ré da Praça de Máquinas, que separe esse compartimento dos espaços destinados à carga ou aos passageiros.
(d) A distância entre as anteparas que subdividem os espaços destinados ao transporte de carga e ou passageiros não deverá ser superior a 30 m.
(e) A antepara de colisão de vante deverá estar localizada a uma distância não inferior a 5% do Comprimento de Regra (L) da embarcação ou 10 metros, tomando-se o menor desses valores, a partir do ponto de interseção da roda de proa da embarcação com a linha de flutuação onde foi determinado o Comprimento de Regra (L).

A

(C) PÇA MÁQ À RÉ, NEC ANTEPARA AVANTE

50
Q

De acordo com a NORMAM 02, acerca da compartimentagem, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Na determinação do número mínimo de anteparas em embarcações de casco de madeira, os espaços situados abaixo do convés principal destinados ao transporte de carga, ao transporte de passageiros ou reservados às instalações de máquinas deverão estar separados entre si por intermédio de anteparas retardadoras de alagamento. Nenhum compartimento situado abaixo do convés principal poderá apresentar comprimento superior a _______ do comprimento de regra (L) da embarcação.

(a) 10%
(b) 15%
(c) 20 %
(d) 30 %
(e) 40%

A

(E)

51
Q

De acordo com a NORMAM 02, em relação a aberturas em anteparas estanques, assinale a alternativa incorreta:

(a) Não é permitido instalar válvulas em anteparas estanques que não façam parte de um sistema de tubulações.
(b) Não é permitida a existência de portas, registros ou outras aberturas de acesso nas anteparas de colisão abaixo do convés principal, exceto para a passagem da tubulação necessária para atender aos pique tanques;
(c) As anteparas estanques não deverão se estender até o Convés de Borda-Livre da embarcação.
(d) Não é permitida a existência de quaisquer tipos de portas/aberturas em anteparas retardadoras de alagamento, exceto para passagens de cabos e tubulações quando deverão ser tomadas as medidas necessárias para manter a integridade da antepara;
(e) Nas embarcações de casco metálico não poderão ser utilizados materiais sensíveis ao calor em sistemas que atravessem anteparas estanques, onde a deterioração de tais materiais em caso de incêndio comprometa a estanqueidade das anteparas.

A

(C) DEVERÃO SE ESTENDER ATÉ O CONV BL

52
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da determinação da lotação de passageiros e do peso máximo da carga, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- As CP, DL ou AG deverá determinar a lotação de passageiros e o peso máximo da carga das embarcações com AB menor ou igual a 20 que transporte de passageiros e carga ou que transporte exclusivamente passageiros antes das embarcações novas entrarem em tráfego, para autorizar reclassificações para alguns serviços e/ou atividades e sempre que as embarcações sofrerem alterações que modifiquem suas características de estabilidade;
II- Os resultados do teste prático deverão ser apresentados no “Relatório de Verificação da Lotação de Passageiros e do Peso Máximo de Carga (PMC) de Embarcações com AB ≤ 20”. Esse relatório deverá ser preenchido em, pelo menos, duas vias, sendo que uma via deverá ser entregue ao Proprietário ou Armador e a outra deverá ser arquivada na DPC;
III- Os Capitães dos Portos e os Delegados deverão estabelecer os limites entre os tipos de áreas de navegação em sua jurisdição, considerando as características da região, o padrão de operação dos barcos e os limites previamente estabelecidos nas normas de Navegação Interior, sendo que na determinação desses limites deverão ser mantidos os padrões usuais de navegação já existentes, baseados nas condições ambientais de cada área.

A

I-V
II- F - 1 VIA PARA A CDA E NÃO DPC
III- V