47- N01 CAP 13, 14, 15, 16 Flashcards

1
Q
01) De acordo com a NORMAM 01,acerca da emissão de certificado de responsabilidade civil em danos causados por poluição por óleo, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) Aplicam-se as presentes regras a todo navio registrado em Estado contratante e que transporte mais de 2.000 (duas mil) toneladas de óleo a granel como carga.
(b) O responsável pela embarcação deverá solicitar a emissão do certificado à Capitania dos Portos (CP) de sua inscrição, podendo ser encaminhada uma única solicitação para várias embarcações.
(c) Verificada a documentação e comprovado que a cobertura assegurada satisfaz os limites de responsabilidades definidos pela Convenção, será emitido pela DPC o certificado, em duas vias originais.
(d) Não será exigido dos navios estrangeiros que entrem nos portos nacionais, ou que utilizem algum terminal oceânico localizado em águas sob jurisdição brasileira, por ocasião do despacho, o certificado ou outra garantia financeira correspondente.
(e) Os certificados serão emitidos com o prazo máximo de validade de 12 (doze) meses consecutivos, em conformidade com o termo de validade da apólice da entidade seguradora.
A

(D) SERÁ EXIGIDO O CERTIFICADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
02) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) A responsabilidade da operação, assistência e, em caso de necessidade, do socorro e salvamento do submersível, sua tripulação e passageiros será de seu armador/proprietário
(b) O proprietário poderá ser responsabilizado, de forma penal, por qualquer ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência que cause violação de direitos ou prejuízos à integridade física ou ao patrimônio de terceiros.
(c) Área de operação é a área marítima destinada à operação do submersível, aprovada pela DPC.
(d) Submersível é toda embarcação capaz de, por meios próprios, operar na superfície, submergir, operar submerso, emergir e permanecer flutuando, devendo sempre operar em conjunto com uma embarcação de apoio.
(e) Profundidade Máxima de Operação é a profundidade em metros da coluna de água do mar equivalente à pressão na qual o submersível foi testado operacionalmente em cumprimento às regras da Sociedade Classificadora reconhecida que irá emitir o respectivo Certificado de Classe do submersível.
A

(C) ÁREA DE OPE APROVADA PELA CDA ATT!!!!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Todo submersível inscrito deverá possuir seguro obrigatório de danos pessoais causados por embarcações, de forma a possibilitar indenizações por morte, invalidez permanente e despesas de assistência médica e suplementares, nos valores que o Conselho Nacional de Seguros Privados fixar. O direito à indenização decorrerá da simples prova do acidente ou dano, independente da assistência de culpa. II- O estabelecimento da tripulação de segurança será efetuado pela CP da área de jurisdição, mediante a análise da documentação relativa ao projeto e dos manuais de operação, e fixada após a realização dos testes e verificações previstos na Vistoria Inicial. III- A tripulação mínima nunca será inferior a três profissionais de igual qualificação.

A

I - V
II- V
III- F - NUNCA INFERIOR A 2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

04) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Os submersíveis serão fiscalizados pela DPC, CP, DL e AG quanto à inscrição; II- Todo submersível deverá ser identificado, de modo visível e permanente, com o nome, porto de inscrição e classificação. III- O submersível deverá ser inscrito e será autorizado a operar pela CP da área de jurisdição, em área específica e claramente identificada.

A

I- V
II- V
III- V AUTORIZADO A OPE PELA CP ATT!!!!!!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

05) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( )Deverá ser demonstrado que todos os recursos de resgate existentes nas áreas de operação poderão estar disponíveis na cena de ação, em um prazo máximo que seja inferior ao do limite do Sistema de Revitalização e Controle Ambiental do submersível. ( )A área de operação deverá ter profundidade máxima igual ou inferior à profundidade máxima de operação do submersível, certificada pela Sociedade Classificadora, podendo ser maior que a profundidade do projeto. ( )Os deslocamentos realizados entre o ponto de embarque de passageiros e a área de operação serão, obrigatoriamente, na superfície e auxiliados pela embarcação de apoio.

A

V - F(PROF AREA DE OPE É MENOR QUE TDS AS OUTRAS PROF) - V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q
06) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) Nenhum submersível poderá ser construído no país ou no exterior para a bandeira nacional sem que tenha sido obtida a respectiva Licença de Construção.
(b) Todo submersível tripulado deverá ser classificado e mantido em classe após sua construção, por uma Sociedade Classificadora reconhecida pela DPC e comprovada experiência com este tipo de embarcação.
(c) O submersível deverá possuir um Certificado de Classificação, com respectivo “apêndice” que indique as limitações de operação e as condições de aprovação, emitido pela Sociedade Classificadora reconhecida, o qual deverá ser apresentado à DPC e será exigência a ser cumprida antes da inscrição do submersível, juntamente com as cópias dos relatórios de testes presenciados pela Sociedade Classificadora, inclusive os testes operacionais.
(d) As vistorias relacionadas a seguir serão realizadas pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas pela DPC. A DPC deverá ser sempre avisada, com antecedência mínima de cinco dias úteis de sua realização, de modo a poder enviar representante para acompanhar os testes ou verificações que julgar convenientes.
(e) O certificado de Classificação do submersível a ser concedido após a vistoria inicial terá sua validade estabelecida pela Sociedade Classificadora reconhecida, não podendo ser superior a 2 anos.
A

(E) 5 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

07) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) Após a construção, para obtenção da inscrição, o submersível deverá ser submetido a uma Vistoria Inicial pela Sociedade Classificadora reconhecida. Após aprovados por essa Sociedade Classificadora, os resultados dos testes e inspeções realizados durante a Vistoria Inicial deverão ser encaminhados à DPC.
b) Fica sob a responsabilidade da Sociedade Classificadora reconhecida estabelecer quando o submersível reúne condições de segurança para iniciar as provas de operação e imersão a grande profundidade.
c) Anualmente, o submersível deverá ser submetido a uma vistoria parcial, onde deverão ser observados, prioritariamente, o correto funcionamento dos Sistemas de Emergência, o controle e operação do submersível e o Sistema de Revitalização e Controle Ambiental.
d) Seis meses antes de completar o período de validade do Certificado de Classe estabelecido pela Sociedade Classificadora, o submersível deverá ser submetido a uma Vistoria de Renovação desse Certificado.
e) Sempre que o submersível sofrer avaria que afete sua integridade estrutural ou o impeça de funcionar com segurança, a Sociedade Classificadora e a DPC deverão ser notificadas. Neste caso, os reparos deverão ser efetuados sob orientação da Sociedade Classificadora.

A

(D) 3 MESES ANTES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q
08) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Sempre que o submersível tiver que ser paralisado operacionalmente por um período superior a \_\_\_\_\_\_, a Sociedade Classificadora e a DPC deverão ser notificadas. Após o período de paralisação, o submersível deverá ser submetido a uma vistoria pela Sociedade Classificadora, a fim de garantir que esteja operando normalmente. O tipo de vistoria a ser realizada dependerá do tempo de paralisação e será definido pela Sociedade Classificadora, após consulta e aprovação da DPC. *
1 point
a) 3 meses
b) 6 meses
c) 18 meses
d) 1 ano
e) 2 anos
A

(B)

NÃO < 18 MESES=> VISTORIA EM SECO, DOCAGEM E IÇAMENTO
PERÍODO > 6 MESES=> VISTORIA APÓS LONGO PERÍODO DE PARALISAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
09) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: O submersível deverá ser submetido a uma vistoria de casco em seco, por meio de docagem ou içamento, a intervalos não superiores a \_\_\_\_\_\_\_ meses, sob fiscalização da Sociedade Classificadora. Nessa ocasião, deverá ser dada particular atenção à verificação da integridade geométrica do casco resistente. *
1 point
a) 3 meses
b) 6 meses
c) 18 meses
d) 1 ano
e) 2 anos
A

(C) ATENÇÃO!

NÃO < 18 MESES=> VISTORIA EM SECO, DOCAGEM E IÇAMENTO
PERÍODO > 6 MESES=> VISTORIA APÓS LONGO PERÍODO DE PARALISAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Qualquer modificação/alteração que for introduzida no submersível, que altere suas características originais de projeto, deverá ser aprovada pela Sociedade Classificadora e informada à CP; II- Para garantir que a operação do submersível esteja sendo realizada dentro dos limites de segurança, deverá ser estabelecido para o submersível um programa de manutenção preventiva periódica. Este programa deverá fazer parte de um Manual de Manutenção que apresente todas as rotinas de manutenção que deverão ser cumpridas. Os parâmetros verificados durante a execução destas rotinas deverão ser detalhadamente registrados num Livro de Registro de Manutenção, que deverá estar sempre atualizado e pronto para ser fiscalizado, tanto pela DPC quanto pela Sociedade Classificadora. III- O submersível deverá ser dotado de coletes salva-vidas para todo o pessoal a bordo, inclusive crianças. Deverá, também, transportar duas boias salva-vidas estivadas de modo a permitir fácil utilização. Esse material deverá ser aprovado pela DPC. *

A

I- F - INF A DPC
II- V
III- V

ATENÇÃO:
QUANDO SC APROVAR, DPC É INF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q
11) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) A operação comercial só poderá ser iniciada após uma avaliação operacional do submersível. Essa avaliação será efetuada pela DPC que, se julgar necessário, poderá solicitar assessoria técnica de outros órgãos da Marinha do Brasil.
(b) Durante a operação, haverá interdição permanente de área marítima. A embarcação de apoio, que estará arvorando o sinal de operação de mergulho constituído pela bandeira com indicativo internacional da letra ALFA será responsável por afastar as demais embarcações da área de operação do submersível;
(c) A embarcação de apoio deve acompanhar as viagens do submersível desde a sua primeira saída do cais até a sua última atracação, por ocasião do regresso. A partir de então, deve assumir o mesmo percurso preestabelecido para o submersível, sendo posicionada a, pelo menos, 50m de distância em relação à linha vertical que passa pelo submersível, mantendo escuta permanente de chamada submarina.
(d) A comunicação entre a embarcação de apoio e o submersível deverá ser feita em pontos determinados nas suas instruções de percurso (“pontos CHAVE”) a intervalos não maiores do que quinze minutos;
(e) A embarcação de apoio deverá ter a responsabilidade pela coordenação das operações de resgate no local, até ser substituída por autoridade de responsabilidade superior, não abandonando, em qualquer hipótese, o local do sinistro.
A

(B) NÃO HAVERÁ INTERDIÇÃO PERMANENTE.
ATENÇÃO!
A ESTÁ CORRETA, HÁ OPE COMERCIAL, A NORMA É DE TURISMO E DIVERSÃO, LOGO É COMERCIAL !!!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q
12) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:O submersível só poderá operar no período diurno, isto é, do nascer ao pôr do sol, em condições de mar e vento até força \_\_\_\_\_\_\_\_\_ na escala Beaufort e com visibilidade mínima de\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ milhas. *
1 point
(a) 2 / duas;
(b) 2 / três;
(c) 3 / duas;
(d) 3 / três;
(e) 3/ cinco
A

(A)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q
13) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos submersíveis tripulados para turismo e diversão, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) A embarcação de apoio deve ser inscrita na CP/DL/AG;
(b) A embarcação de apoio deve ser dotada de dois equipamentos VHF e outro de telefonia submarina, que permitam pronta comunicação com o submersível, estações de terra, facilidades de Busca e Salvamento e com outras embarcações que estejam na região de operação do submersível.
(c) O Manual de Operações deverá conter, de forma clara e objetiva, todos os procedimentos a serem cumpridos no caso de ocorrência de situações de emergência, inclusive aquelas que impeçam o submersível de voltar à superfície e um procedimento detalhado para reflutuação e/ou içamento do submersível;
(d) O armador/proprietário deve ter equipamentos e pessoal qualificado, permanentemente mobilizado, para eventuais necessidades de assistência e salvamento do submersível por içamento ou reflutuação. Tais recursos devem constar de um Plano de Salvamento.
(e) A prontidão de mergulhadores para darem apoio imediato ao salvamento da embarcação em caso de um sinistro deve levar em consideração a capacidade de reserva de apoio à vida humana existente a bordo e não poderá levar mais de 15 horas para estar pronta para ação no local do sinistro.
A

(E) NÃO MAIS QUE 12H

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
01) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) Enquanto as auditorias retratam as condições físicas (materiais) da estrutura e dos equipamentos instalados a bordo, as vistorias estatutárias do Código ISM visam à eficiência e à manutenção das condições de segurança no intervalo entre as vistorias obrigatórias;
(b) Sistema de Gerenciamento de Segurança (SGS) é o sistema estruturado e documentado que torne o pessoal da Empresa capaz de implementar uma Política de Segurança e de Proteção ao meio ambiente.
(c) Documento de Conformidade (DOC) é o documento emitido para uma Empresa que cumpra os requisitos do Código ISM.
(d) Certificado de Gerenciamento de Segurança (CGS) é o documento emitido para um navio cujo gerenciamento de sua Empresa e do próprio navio atue como preconizado no SGS aprovado.
(e) Auditoria do Gerenciamento de Segurança é o exame independente e sistemático para determinar se as atividades de SGS são desenvolvidas conforme planejado e se estão perfeitamente adequadas aos objetivos a serem alcançados.
A

(A) É O CONTRÁRIO.
AUDITORIA=> COND SEGURANÇA/INTERVALO ENTRE VISTORIAS
VISTORIAS=> CONDIÇÃO FÍSICA/MATERIAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q
02) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, assinale a alternativa correta: *
1 point
(a) Observação é informação qualitativa ou quantitativa, registro ou constatação de fato relativo à segurança ou a um elemento do SGS existente, ou que esteja sendo implementado, baseada em medição ou teste e que possa ser verificada;
(b) Não-Conformidade é a situação observada cuja “observação” indique o não atendimento a um requisito especificado, mas que não represente uma séria ameaça ao pessoal ou à segurança do navio ou sério risco ao meio ambiente, não requerendo uma ação corretiva imediata.
(c) Não-Conformidade Maior é a discrepância identificável que represente uma séria ameaça ao pessoal, à segurança do navio ou envolva um sério risco ao meio ambiente e requeira uma ação corretiva imediata. A não implementação efetiva e sistemática de um requisito do Código ISM não é considerada uma não-conformidade maior.
(d) A Diretoria de Portos e Costas (DPC) é responsável pela verificação do atendimento aos requisitos do Código ISM para fim de emissão dos certificados pertinentes.
(e) A DPC não poderá delegar competência as Sociedades Classificadoras Reconhecidas para efetuarem, em nome do governo brasileiro, os procedimentos para verificação da conformidade das Empresas e dos navios por elas operados e para a emissão dos certificados correspondentes previstos no Código ISM
A
(A) EVIDÊNCIA OBJ
(B) EVIDÊNCIA OBJ
(C) NÃO IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA E SISTEMÁTICA DE REQUISITO DO ISM É CONSIDERADA TAMBÉÉÉM NÃO CONF MAIOR.
(D) CORRETA
(E) PODERÁ DELEGAR COMPETÊNCIA

BIZU! A BASE PARA OBS, N CONF e N CONF MAIOR É A EVIDÊNCIA OBJETIVA!!!!!!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

03) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, julgue os itens a seguir assinale a alternativa correta: I- Um DOC será emitido para uma Empresa, após ter sido verificada sua conformidade com os requisitos do código ISM; II- O DOC será emitido após ter sido verificado que o SGS da Empresa atende aos requisitos do Código ISM e que evidências objetivas comprovam sua efetiva implementação. A verificação deverá incluir evidências de que o SGS da Empresa opera há, pelo menos, dois meses e que um SGS tenha sido implantado a bordo de, pelo menos, um navio de cada tipo operado pela Empresa, pelo mesmo período. As evidências objetivas deverão incluir, dentre outros, registros da auditoria anual interna realizada pela Empresa em terra e a bordo; III- O DOC é válido apenas para os tipos de navios nos quais foi feita a verificação inicial. *

A

I- V
II- F - OPERA O SGS A PELO MENOS 3 MESES
III- V

17
Q
04) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, o DOC é válido por um período de: *
1 point
(a) Um ano;
(b) Dois anos;
(c) Três anos;
(d) Quatro anos;
(e) Cinco anos.
A

(E)

18
Q
05) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, assinale a alternativa correta: *
1 point
(a) A validade de um DOC é sujeita a uma verificação intermediária, a ser realizada dentro do período compreendido entre três meses antes e três meses depois da data de aniversário da sua emissão, a fim de confirmar o efetivo funcionamento do SGS;
(b) A renovação do DOC, por um período adicional aos cinco anos, deverá incluir uma avaliação de somente alguns elementos do SGS quanto à sua eficácia para alcançar os objetivos especificados no Código ISM.
(c) A revogação de um DOC poderá ser efetuada pela DPC ou pela organização que o emitiu, caso não seja realizada a verificação periódica no período devido ou no caso de ser detectada uma não-conformidade maior. Quando o DOC for revogado, os CGS associados não serão invalidados;
(d) Para emissão e validade do CGS, deverão ser constatadas “evidências objetivas”, tais como registros de auditorias internas realizadas pela Empresa, que demonstrem que o SGS está implementado há, pelo menos, três meses.
(e) O Certificado de Gerenciamento de Segurança (CGS) deverá ser emitido para uma empresa após uma verificação inicial de sua conformidade com os requisitos do Código ISM.
A
(A) DOC É SUJEITO A VRF ANUAL
(B) TODOS ELEMENTOS
(C) CGS SERÁ INVALIDADO
(D) CORRETA
(E) PARA UM NAVIO
19
Q
06) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, assinale a alternativa correta: *
1 point
(a) A validade do CGS é sujeita a uma verificação anual que confirme o efetivo funcionamento do SGS e que qualquer alteração efetuada após a verificação anterior atenda aos requisitos do Código ISM;
(b) Poderá ser emitido um DOC Provisório, com validade não superior a seis meses, para uma Empresa que demonstre possuir um SGS capaz de alcançar os objetivos do Código ISM;
(c) Um DOC provisório não poderá ser prorrogado além do previsto no código, enquanto que, em casos especiais, a DPC poderá estender a validade de um CGS provisório;
(d) Não é necessária, antes da emissão de um CGS provisório, a verificação se o DOC ou o DOC provisório inclui o tipo de navio a que se refere o CGS;
(e) Antes da emissão de um CGS provisório, deve ser verificado se existam planos para a realização de uma auditoria pela empresa dentro de seis (6) meses.
A
(A) VRF INTERMEDIÁRIA, ANUAL É DO DOC
(B) 12 MESES, NÃO PRORROGÁVEL. O DO NAVIO, CGS É 6 MESES PRORROGÁVEL POR MAIS 6 PELA DPC
(C) CORRETA
(D) É NEC
(E) DENTRO DE 3 MESES
20
Q

07) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- O processo de certificação para a emissão de um DOC e de um CGS deverá seguir as seguintes etapas: uma verificação inicial, uma verificação periódica ou intermediária e uma verificação para renovação; II- As verificações para a emissão de um DOC e de um CGS somente poderão ser realizadas por solicitação do proprietário da Empresa à DPC; III- As verificações não deverão incluir a auditoria do SGS. *

A

I- V - ATTENÇÃO!! CGS E DOC: TEM TDS ESSAS ETAPAS PERIODICA=ANUAL
II- F- À DPC OU A SC RECONHECIDA
III- F - DEVERÃO

21
Q
08) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código Internacional de Gerenciamento de Segurança, assinale a alternativa correta: *
1 point
(a) Após emitido o DOC, suas cópias deverão ser encaminhadas aos locais de terra envolvidos, não necessitando serem encaminhadas aos navios da frota da Empresa;
(b) As verificações para renovação deverão iniciar seis (6) meses antes do vencimento do prazo de validade do DOC ou CGS e deverão ter sido concluídas antes da sua data de vencimento;
(c) Deverá ser realizada uma auditoria anual para a manutenção da validade do CGS. O propósito desta vistoria é verificar o efetivo funcionamento do CGS e se todas as modificações eventualmente introduzidas no SGS atendem aos requisitos do Código ISM.
(d) A vistoria intermediária do CGS deverá ocorrer entre o terceiro e o quarto aniversário da data de emissão do CGS.
(e) Os DOC e CGS deverão ser elaborados de acordo com os modelos constantes da Resolução da IMO e redigidos em português.
A

(A) ENC AO NAVIO TB
(B) ATT!!!!! CORRETO NÃO SÃO 3 MESES ANTES!!!!!####@@@
(C) AUDITORIA INTERMEDIÁRIA, ANUAL É PARA O DOC.
(D) 2 E 3° ANIVERSÁRIO
(E) PORT E ING

22
Q

09) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código ISPS, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- O Código ISPS significa o Código Internacional de Gerenciamento para a Operação Segura de Navio e para a Prevenção da Poluição, como adotado e realizado pela Assembleia da IMO, podendo receber emendas daquela organização; II- A revisão e aprovação dos planos de proteção e a realização de verificações e respectiva certificação serão efetuadas por Organizações de Proteção Reconhecidas detentoras de delegação de competência da DPC para tal. III- A Organização de Proteção Reconhecida não poderá revisar/aprovar planos de proteção de embarcações, unidades ou plataformas, cuja avaliação de proteção e ou elaboração de plano de proteção tenha se envolvido. *

A

I- F - SALVAGUARDA DA VIDA H NO MAR, ESSA DEFI DO ENUNCIADO “ITEM I”, É DO ISM.
II- V
III- V

23
Q

10) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código ISPS, assinale a alternativa que apresenta uma embarcação que não é aplicável o código ISPS: *
1 point
(a) Embarcações de passageiros, incluindo embarcações de passageiros de alta velocidade;
(b) Embarcações de carga, incluindo embarcações de alta velocidade com AB igual ou superior a 500;
(c) Embarcações de apoio marítimo com AB igual ou superior a 500;
(d) Unidades fixas de perfuração marítima;
(e) Conjuntos integrados de barcaças com AB igual ou superior a 500.

A

(D) SE FOSSE UNIDADE MÓVEL DE PERFU MARÍ, SERIA.

24
Q
11) De acordo com a NORMAM 01, os registros previstos no parágrafo 10 da parta A do Código ISPS, deverão ser mantidos a bordo por um período mínimo de: *
1 point
(a) Um ano;
(b) Dois anos;
(c) Três anos;
(d) Quatro anos;
(e) Cinco anos.
A

(E)

25
Q

12) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Código ISPS, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- A aplicação do Código ISPS às instalações portuárias seguirá diretrizes estabelecidas pela CONPORTOS. II- Os planos de proteção deverão ser revistos ou emendados sempre que houver alguma alteração nas vulnerabilidades ou condições iniciais levadas em conta na avaliação de proteção, ou a cada 5 anos, o que ocorrer primeiro; III- O atendimento à Parte B do Código ISPS é obrigatório. *

A

I - V
II - V
III- F - PARTE B É VOLUNTÁRIO. BIZU! VOLUNTÁRIO???? BRAAAAVO! BRAVÍÍÍÍÍSSIMO=> B