42 - N 01 CAP 10 Flashcards

1
Q

01) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, assinale a alternativa que não apresenta uma embarcação sujeita a emissão do Certificado de Segurança da Navegação:

(a) Possuam arqueação bruta igual a 50;
(b) transportem a granel, líquidos combustíveis, gases liquefeitos inflamáveis, substâncias químicas perigosas ou mercadorias de risco similar, com arqueação bruta igual a 20.
(c) sejam rebocadores ou empurradores, com arqueação bruta superior a 20;
(d) sejam embarcações de apoio a mergulho, de qualquer arqueação bruta, construídas ou adaptadas para este fim.
(e) efetuem serviço de transporte de passageiros ou passageiros e carga, com arqueação bruta superior a 20.

A
(B)
BIZU!
CSN
*AB >/= 50 
*AB > 20:
*GRANEL - LQD COMBUST - GLI - SQP/RISCO~ -  TP - TPC - REBOCA/EMPURRA
*QUALQUER AB: APOIO AO MERGULHO

=>EXCEÇÃO CSN:

  • SOLAS
  • PLATAFORMAS

=> DISPENSA DE TR:

  • EMB MIÚDA
  • DISP FLUTU S PROP ATÉ 10m A SER REBOC
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

02) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- As plataformas e as embarcações SOLAS não necessitam portar um CSN;
II- Todos os navios graneleiros e de transporte combinado (ore-oil ou ore-bulk-oil) de bandeira brasileira com idade igual ou superior a 15 anos e empregados na Navegação de Mar Aberto, que demandem porto nacional para carregamento de granéis sólidos de peso específico maior ou igual a 1,78 t/m3, deverão ser submetidos a Vistoria de Condição.
III- As vistorias serão realizadas a princípio, em dias corridos e em horário comercial.

(a) Apenas I e II estão corretos;
(b) Apenas I e III estão corretos;
(c) Apenas II e III estão corretos;
(d) Apenas I está correto;
(e) Apenas II está correto.

A

I - V
II- F - 18 ANOS
III- F - ÚTEIS

BIZU!
CSN
*AB >/= 50 
*AB > 20:
*GRANEL - LQD COMBUST - GLI - SQP/RISCO~ -  TP - TPC - REBOCA/EMPURRA
*QUALQUER AB: APOIO AO MERGULHO

=>EXCEÇÃO CSN:

  • SOLAS
  • PLATAFORMAS

=> DISPENSA DE TR:

  • EMB MIÚDA
  • DISP FLUTU S PROP ATÉ 10m A SER REBOC
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, assinale a alternativa correta:

(a) A vistoria inicial é aquela que se realiza durante e/ou após a construção, modificação ou transformação da embarcação, com vistas à expedição do CSN sendo realizada apenas em seco;
(b) A vistoria intermediária é aquela que se realiza para endosso do CSN não sendo necessária a docagem da embarcação;
(c) A vistoria de renovação é aquela efetuada para renovação do CSN, sendo realizada apenas com a embarcação flutuando;
(d) Nas Vistorias Intermediárias, a partir da segunda Vistoria de Renovação, deverá ser realizada medição de espessura abrangendo, pelo menos, o chapeamento do casco, incluindo o fundo, o convés principal e anteparas estanques, que deverá conter um mínimo de cinco pontos de medição para cada chapa, incluindo comparativo entre as medições de espessura efetuadas e as espessuras originais, indicando os respectivos percentuais de redução, destacando aqueles acima de 20%.
(e) As vistorias anuais são aquelas realizadas para endosso do CSN, sendo necessária a docagem da embarcação.

A
(A) SECO E FLUT
(B) É NEC DOC
(C) EM SECO TB
(D) CORRETA
(E) NÃO NEC DOC
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

04) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A vistoria para Realização da Prova de Mar é a vistoria que é realizada sempre que se faça necessária a navegação para execução de testes e verificações, após a conclusão da vistoria inicial e/ou de classe necessárias para regularização da embarcação;
II- Durante a Vistoria de Arqueação, o vistoriador deverá medir todos os parâmetros necessários para o cálculo da Arqueação Bruta e Líquida. Caso o cálculo da arqueação tenha sido realizado por um engenheiro naval, o vistoriador deverá verificar se as características principais e o volume existente acima do convés estão de acordo com os valores utilizados no cálculo.
III – Vistoria de Condição é uma vistoria apenas documental objetivando atestar se o navio apresenta condições satisfatórias para realizar carregamento de granel pesado e encontra-se com sua documentação estatutária e de classe em dia.

A

I- F - ANTES DE V0
II- V
III- F - ESTRUTURAL TB

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

05) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A vistoria de renovação é realizada a cada 5 anos;
II- A vistoria intermediária é realizada no segundo ano de validade do CSN;
III- As vistorias anuais deverão ser realizadas dentro de 3 meses anteriores ou posteriores ao aniversário do CSN.

A

I- V
II- F - DURANTE O 3° ANO
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

06) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, assinale a alternativa incorreta:

(a) Deverá ser considerado “aniversário” do Certificado a data em que foi finalizada a verificação dos itens “em seco” que compõem a Vistoria Inicial ou de Renovação, mesmo com pendências. Não coincidirá, necessariamente, com a data de emissão do Certificado.
(b) As vistorias serão efetuadas por Sociedades Classificadoras, Entidades Certificadoras ou por vistoriador naval do GVI da CP, DL ou AG.
(c) Mediante solicitação da CP, DL ou AG, a DPC poderá, em caráter excepcional, autorizá-las a realizar parcialmente a vistoria inicial ou de renovação das embarcações cujo CSN seja por elas emitidos, com relação somente à parte “em seco”.
(d) Na 2ª vistoria de renovação de flutuantes será efetuada a vistoria flutuando e os itens para inspeção em seco deverão ser verificados por meio de vistoria subaquática;
(e) Na 3ª vistoria de renovação de flutuantes será efetuada a vistoria flutuando, não sendo necessária a docagem da embarcação.

A

(E) COM DOCAGEM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

07) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os flutuantes cujo casco seja constituído exclusivamente de toras de madeira estão dispensados de qualquer docagem;
(b) Embarcações de carga, com idade inferior a dezoito anos, poderão substituir a docagem relativa à vistoria intermediária por uma inspeção subaquática, sem prejuízo da verificação de qualquer dos itens a serem inspecionados;
(c) As Embarcações de Passageiros com AB igual ou inferior a 20 e comprimento total superior a 12 metros (8 metros para embarcações multicasco), com ou sem propulsão, que transportem mais de 12 passageiros poderão ser submetidas a uma Vistoria Inicial e Vistoria de Renovação, a critério do Capitão dos Portos. Nesses casos deverá ser utilizada a lista de verificação pertinente e emitido CSN com validade de cinco anos.
(d) Para a realização de Prova de Mar de embarcações não classificadas e não certificadas por Entidade Certificadora ou Sociedade Classificadora a vistoria será realizada pelas CP/DL/AG, quando deverá ser verificado se a quantidade dos equipamentos salva-vidas coletivos e individuais é suficiente para todo o pessoal que irá permanecer a bordo durante a prova.
(e) As CP e DL poderão dispensar o pagamento da indenização de vistorias ou arrecadação, de pequenas embarcações utilizadas para o serviço e ou atividade na pesca ou pequeno comércio, quando o proprietário da embarcação for pessoa física comprovadamente de baixa renda.

A

(B) INFERIOR A 15 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

08) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) As embarcações SOLAS e as Plataformas sujeitas ao MODU Code estão dispensadas do CSN.
(b) Uma via do CSN deverá ser arquivada na CP, DL ou AG. Quando for emitido por uma Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora, deverá ser por ela encaminhada para arquivamento no Órgão de Inscrição da embarcação, até 30 dias após sua emissão.
(c) A realização das Vistorias Intermediárias e Anuais deverá ser averbada na via do CSN mantida a bordo da embarcação pelo representante do órgão responsável pela sua emissão que efetivamente executou as vistorias. Tal averbação deverá apresentar data de término da vistoria, identificação legível do representante e sua assinatura ou rubrica de próprio punho.
(d) As embarcações classificadas ou certificadas por Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora que realizem docagem no exterior, o endosso ou renovação do CSN será feito e pela própria Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora ou pela CP/DL e AG.
(e) O CSN manterá sua validade caso a embarcação venha a navegar dentro dos limites da navegação interior.

A

(D) EXCLUSIVO pela EC e SC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
09) De acordo com a NORMAM 01, o CSN terá a validade de: *
1 point
a) 2 anos
b) 3 anos
c) 5 anos
d) 10 anos
e) 15 anos
A

(C) 5 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) De acordo com a NORMAM 01, o CSN perderá sua validade em qualquer das seguintes situações, exceto:

(a) Perda das condições de segurança originais da embarcação;
(b) Por reclassificação para outro tipo de serviço ou atividade ou dupla classificação;
(c) Quando houver mudança de armador da embarcação
(d) Por reclassificação para outra área de navegação;
(e) Cancelamento da inscrição/ registro

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta em relação à ocorrência de avarias na embarcação:
I – Quando se tratar de embarcação classificada ou certificada por Entidade Certificadora, as mesmas deverão comunicar o cancelamento do Certificado ao armador e à CP, DL ou AG de inscrição ou de operação, que deverá retirar a embarcação de tráfego. II - Para a reentrada em tráfego, deverá ser realizada vistoria de renovação flutuando (e, se necessário, em seco) e, após cumprimento das exigências porventura existentes, será emitido novo Certificado.
III - Se for realizada vistoria em seco e flutuando, a validade do novo Certificado poderá ser contada a partir da data dessa vistoria. Caso não seja realizada a vistoria em seco, a data de validade do novo Certificado será coincidente com a data de validade do Certificado anterior, assim como os prazos para realização das vistorias intermediárias. *

A

I - V
II- V
III- V

ATENÇÃO: VR-> AVARIA E V0=> ALTERAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta em relação a alteração da embarcação:

(a) Após a emissão da Licença de Alteração e execução das obras necessárias deverá ser cancelado o CSN e providenciada a realização de nova vistoria inicial parte flutuando (e, se necessário, em seco) e, após cumprimento das exigências porventura existentes, será emitido novo Certificado.
(b) A vistoria poderá ser realizada antes da obtenção da Licença de Alteração.
(c) Caso sejam realizadas alterações no casco ou sua estrutura, nas dimensões principais ou qualquer outra que exija a docagem para sua verificação, a emissão do novo CSN somente poderá ser efetuada após a realização de vistoria inicial em seco e flutuando.
(d) Se for realizada vistoria em seco e flutuando, a validade do novo Certificado poderá ser contada a partir da data dessa vistoria. Caso não seja realizada a vistoria em seco, a data de validade do novo Certificado será coincidente com a data de validade do Certificado anterior, assim como os prazos para realização das vistorias intermediárias.
(e) No caso de alterações concluídas sem a emissão da devida Licença de Alteração e, que a critério do órgão ou entidade emissor do certificado, acarrete risco na operação segura da embarcação, as CP, DL ou AG de inscrição ou de operação deverão retirar a embarcação de tráfego até a sua regularização. Quando se tratar de embarcação classificada ou certificada por Entidade Certificadora, as mesmas deverão comunicar o cancelamento do Certificado ao armador e à CP, DL ou AG de inscrição ou de operação.

A

ATENÇÃO: VR-> AVARIA E V0=> ALTERAÇÃO

(B) VISTORIA SÓ APÓS LA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13) De acordo com a NORMAM 01, acerca da reclassificação da embarcação para outro tipo de serviço ou atividade ou dupla classificação, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - O CSN em vigor deverá ser cancelado e emitido um novo Certificado onde deverá constar a nova classificação.
II - Caso a nova classificação implique em prazo de validade do Certificado diferente do original, ou exigência de vistorias intermediárias diferentes do original, deverá ser feita uma vistoria inicial flutuando e emitido um novo Certificado contemplando essa situação.
III - Quando se tratar de dupla classificação, o CSN deverá ser emitido com o prazo de validade e as vistorias intermediárias relativas ao tipo de serviço que apresente a menor restrição.
IV - Caso a reclassificação ou dupla classificação incorra numa atividade ou tipo de serviço com requisitos de segurança mais restritos que a classificação anterior, na alteração dos planos e ou documentos endossados por ocasião da concessão da licença de construção ou alteração, ou na necessidade de elaborar novos planos ainda não apresentados, a vistoria inicial para emissão do novo CSN poderá ser realizada antes da obtenção da licença de reclassificação. *

A

I - V
II - V
III - F - MAIOR RESTRIÇÃO
IV- F - VISTORIA APÓS LR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14) De acordo com a NORMAM 01, acerca da reclassificação para outra área de navegação, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Quando for efetuada a reclassificação de uma embarcação que operava na Navegação Interior para a Navegação de Mar Aberto, o CSN anterior deverá ser cancelado e o novo só deverá ser emitido após a obtenção da Licença de Reclassificação e a realização de vistoria inicia apenas com a embarcação flutuando. II - As embarcações que sejam reclassificadas de uma área de navegação para outra menos rigorosa, desde que seja mantido o tipo de serviço / atividade, terá seu CSN anterior cancelado e será emitido outro sem necessidade de realização de nova vistoria inicial. Tal procedimento poderá ser concedido automaticamente pelo Órgão de Inscrição, Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora, dependendo do porte da embarcação.
III - Nos demais casos, o certificado anterior também deverá ser cancelado, sendo emitido novo CSN após a realização de vistoria inicial flutuando, podendo ser mantidos os prazos de validade e de execução das vistorias anuais e intermediária constantes no certificado anterior. *

A

I- F - APÓS LR e V0 SECO E FLUTU
II- F - INDEPENDE DO PORTE DA EMB
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) Quando a vistoria intermediária estiver vencida, o certificado anterior deverá ser cancelado e deverá ser feita uma vistoria inicial, apenas a parte em seco, com a emissão de novo certificado com a mesma validade do anterior.
(b) Quando a vistoria anual estiver vencida, o certificado anterior deverá ser cancelado e deverá ser feita uma vistoria inicial, somente a parte flutuando, e emitido um novo certificado com a mesma validade do anterior.
(c) Se a embarcação estiver fora do tráfego por período igual ou inferior a 180 dias, com o certificado dentro da validade e sem vistorias intermediárias ou anuais vencidas , a embarcação poderá retornar ao tráfego com o Certificado anterior, sem realização de novas vistorias.
(d) Se a embarcação estiver fora do tráfego por período igual ou inferior a 180 dias, com o certificado dentro da validade mas com vistorias intermediária e/ou anual vencida, o certificado anterior deverá ser cancelado e após a realização das vistorias pendentes, será emitido um novo certificado com a mesma validade do anterior
(e) Se a embarcação estiver fora do tráfego por período igual ou inferior a 180 dias com o certificado vencido, deverá ser feita uma vistoria de renovação, em seco e flutuando, e emitido um novo certificado antes da reentrada em tráfego.

A

(A) V0 SECO e FLUTU

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16) De acordo com a NORMAM 01, acerca de embarcações fora do tráfego por período superior a 180 dias, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Se o Certificado estiver dentro da validade e sem vistorias intermediárias ou anuais vencidas deverá ser realizada vistoria inicial flutuando (sem necessidade de docagem) antes da reentrada em tráfego, permanecendo o mesmo Certificado anterior.
II - Se o Certificado estiver dentro da validade mas com vistorias intermediárias e/ou anuais vencidas , o certificado anterior deverá ser cancelado, ser realizada a vistoria inicial, apenas flutuando e emitido novo Certificado com a mesma validade do anterior.
III – Se o certificado estiver vencido, deverá ser feita vistoria de renovação, em seco e flutuando, e emitido novo certificado antes da reentrada em tráfego.

A

I- V - V0 FLUT
II- F - V0 FLUT E SECO
III- V - VR FLUTU E SECO

BIZU! NESSE CASO DE >/< 180 DIAS, SE CERTI VENCIDO=> VR

17
Q

17) De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Após a realização das vistorias, a CP, DL, AG, Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora deverá exigir o atendimento das exigências anotadas, listando-as em folha anexa ao Certificado e estipulando o prazo para seu cumprimento.
II - Sempre que julgar cabível e praticável, o Capitão dos Portos, Delegado, Agente, Entidade Certificadora ou Sociedade Classificadora poderá prorrogar os prazos para cumprimento das exigências. O prazo da prorrogação não poderá exceder a data limite de validade do CSN.
III - Não poderá ser emitido CSN ou efetivado seu endosso caso sejam identificadas exigências para cumprimento antes de suspender (A/S).
IV - Para as embarcações classificadas ou certificadas por uma Entidade Certificadora, os prazos para cumprimento de exigências e eventuais prorrogações serão estipulados pelas Sociedades Classificadoras e/ou Entidades Certificadoras, desde que não excedam o previsto na NORMAM-06/DPC, podendo ser alterados pelas CP, DL e AG. *

A

I- V
II- V
III- V
IV- F - NÃO PODEM SER ALT PELA CDA

18
Q

18) De acordo com a NORMAM 01, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Somente a______ poderá prorrogar, em casos excepcionais, a validade do Certificado de Segurança de Navegação. Para tal, a empresa ou proprietário, ou seu preposto, deverá, com antecedência de, pelo menos, _________do vencimento do Certificado, dar entrada do pedido formal à CP, DL ou AG de inscrição ou operação, expondo a(s) justificativa(s) ao pleito.

(a) CP / 30 dias
(b) CP / 60 dias
(c) CP / 90 dias
(d) DPC / 60 dias
(e) DPC / 90 dias

A

ATT! PRORROGAÇÃO DE CERTIFICADO=> DPC
PRORROGAÇÃO DE EXIGÊNCIA=> CDA, EC, SC

DPC-90 DIAS

19
Q

19) De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) A autorização da prorrogação poderá ser concedida após a análise pela CP do relatório de deficiências resultantes de uma vistoria com a embarcação flutuando. O escopo dessa vistoria será o de uma Vistoria de Renovação, com exceção dos itens que dependem da docagem para serem verificados.
(b) A vistoria e a confecção do respectivo relatório para as embarcações classificadas ou certificadas por uma Entidade Certificadora será obrigatoriamente realizada pelas mesmas. Para as embarcações EC1 a vistoria poderá ser efetuada pelos Vistoriadores Navais da GEVI/GVI e, para as embarcações EC2, pelos Auxiliares de Vistoriadores Navais das CP, DL ou AG.
(c) As embarcações que não estão sujeitas a vistorias e, consequentemente, não são obrigadas a portarem o CSN deverão possuir a bordo um Termo de Responsabilidade de Segurança da Navegação. Nesse documento, o proprietário ou armador assumirá a responsabilidade pelo cumprimento dos itens de dotação de segurança e demais requisitos especificados para a sua embarcação por estas Normas.
(d) As embarcações miúdas sem propulsão a motor e os dispositivos flutuantes infláveis, sem propulsão, destinados a serem rebocados, com até 10 m de comprimento estão dispensados de portarem o Termo de Responsabilidade.
(e) Deverá ser apresentado um novo Termo de Responsabilidade sempre que forem alteradas qualquer das informações contidas no mesmo, incluindo uma reclassificação.

A

(A) PELA DPC

20
Q

20) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, complete as lacunas e assinale alternativa correta: O solicitante deverá encaminhar, com pelo menos _______de antecedência, à ____, com cópia para CP/DL/AG do porto onde a vistoria deva ser realizada, uma Solicitação de Vistoria de Condição (SVC).

(a) Três dias úteis/ DPC;
(b) Três dias corridos / DPC;
(c) Três dias úteis / CP/DL/AG;
(d) Cinco dias úteis / CP/DL/AG;
(e) Cindo dias corridos / DPC.

A

3 DIAS ANTES ÚTEIS A DPC

21
Q

21) De acordo com a NORMAM 01, deverá ser realizada vistoria de condição em todo navio graneleiro e navio de transporte combinado (ore-oil ou ore-bulk-oil) com idade igual ou superior a 18 anos, que demande porto nacional para carregamento de granéis sólidos de peso específico maior ou igual a 1,78 t/m3, tais como minério de ferro, bauxita, manganês e fosfato. Assinale um documento que será solicitado ao armador para que seja apresentado por ocasião dessa vistoria:

a) Certificado Internacional de Prevenção da Poluição por Óleo - IOPP
b) Planilha de Cálculo das Tensões durante o carregamento
c) Certificado de Gerenciamento de Segurança
d) Certificado de Segurança Rádio
e) Certificado Internacional de Borda Livre

A

(B)

BIZU! DECLARAÇÃO(IDENTI TÉCNI, PESO ESPECI), PLANO(CARREGAMENTO), PLANILHA(CÁLCULO)

22
Q

22) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias e certificações, assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna do trecho abaixo: Estarão isentos da vistoria de condição navios graneleiros, de qualquer idade, cuja carga total de granel pesado não ultrapasse ____________ da tonelagem de porte bruto (TPB) do navio.

(a) Vinte por cento;
(b) Vinte e cinco por cento;
(c) Trinta por cento;
(d) Trinta e cinco por cento;
(e) Quarenta por cento.

A

(C)

23
Q

23) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias de condição em navios graneleiros, assinale a alternativa correta:

(a) As vistorias serão realizadas no período diurno, por peritos da CP/DL/AG após a chegada do navio a qualquer porto nacional, devendo ser acompanhadas por representante da DPC, quando determinado;
(b) O navio deverá, antes do início da vistoria, estar fundeado, preferencialmente, em águas abrigadas ou atracado, não necessitando estar descarregado, desgaseificado e sem lastro, observando-se as medidas de segurança aplicáveis;
(c) As vistorias poderão ser realizadas, a pedido do solicitante, em qualquer porto nacional, preferencialmente o de carregamento do navio;
(d) Caberá única e exclusivamente ao representante da Sociedade Classificadora contratada para realização da vistoria a avaliação da estrutura do navio e sua capacidade para realizar o carregamento pretendido.
(e) O vistoriador da Sociedade Classificadora contratada, após a realização da vistoria, emitirá um Certificado de Vistoria de Condição.

A
(A) POR SC # MANTÉM EM CLASSE
(B) NEC DESGASEIFI/DESCARRE
(C) MESMO QUE NÃO SEJA o de carregamento do navio
(D) CORRETA
(E) DVC=DECLARA VIST CONDIÇÃO
24
Q

24) De acordo com a NORMAM 01, acerca de vistorias de condição em navios graneleiros, assinale a alternativa incorreta:

(a) No primeiro dia útil após a vistoria, a CP/DL deverá enviar à DPC cópia da DVC emitida pelos vistoriadores, com o despacho final do Capitão dos Portos ou Delegado.
(b) Caso tenha sido encontradas deficiências graves, o Armador ou seu representante deverá acionar a Sociedade Classificadora do navio, que passará a acompanhar os reparos e/ou dar baixa nas exigências observadas. A liberação do navio ficará condicionada a análise e ratificação, pela DPC do relatório da Sociedade Classificadora que mantém o navio em classe, atestando que as deficiências observadas foram sanadas e/ou que o navio possui condições seguras para a operação.
(c) Caso o relatório de vistoria de condição aponte deficiências a serem sanadas, o armador ou seu preposto deverá apresentar à DPC o relatório detalhado da sociedade classificadora do navio atestando que as pendências foram sanadas e/ou que o navio possui condições seguras para a operação. Tal relatório deverá ser encaminhado à DPC com antecedência mínima de 5(cinco) dias úteis da data do regresso do navio para operação em porto nacional.
(d) Mediante a análise do relatório de vistoria e da verificação da inexistência de deficiências pendentes, serão atualizados os dados do navio na planilha dos navios graneleiros disponível na internet, liberando o navio para carregamento pelo período de 1 (um) ano, a contar da data de realização da vistoria. Ao término deste período, o navio deverá ser submetido a nova vistoria..
(e) Os navios graneleiros com mais de 18 anos de idade, autorizados a efetuar o carregamento de granéis sólidos de peso específico maior ou igual a 1,78 t/m3, deverão manter a bordo a DECLARAÇÃO DE VISTORIA DE CONDIÇÃO sempre que estiver efetuando esse tipo de carregamento em portos nacionais.

A

(C) 3 DIAS ANTES

25
Q

25) De acordo com a NORMAM 01, acerca da vistoria de condição para carregamento de carga viva, assinale a alternativa incorreta:

(a) O armador, seu preposto ou representante legal deverá requerer a Vistoria ao Capitão dos Portos ou Delegado, com pelo menos três dias úteis de antecedência, apresentando a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o devido comprovante de pagamento (cópia simples), exceto para órgãos públicos.
(b) A vistoria deverá ser realizada no período diurno, após a chegada do navio no porto de carregamento, por uma equipe formada por pelo menos um Inspetor Naval e um Vistoriador Naval.
(c) O navio deverá, antes do início da vistoria, estar preferencialmente atracado, ou fundeado em águas abrigadas, totalmente descarregado, observando-se as medidas de segurança aplicáveis.
(d) Deverão estar disponíveis a bordo por ocasião da vistoria os Certificados previstos nas Convenções Internacionais, das quais o Estado Brasileiro é parte, os certificados de classe, os documentos que comprovem a propriedade marítima (Certificado de Registro - Certificate of Registry) e a razão social do armador ou operador, bem como a existência de cobertura para riscos para atender à remoção de destroços e de poluição do meio ambiente marinho, prestando-se para esta finalidade a apresentação do Certificado de Entrada (Certificate of Entry) de um Clube que seja membro do Grupo Internacional de Clubes de P&I (IG).
(e) De acordo com a conclusão contida na Declaração de Vistoria de Condição para Carregamento de Carga Viva, o Capitão dos Portos ou o Delegado liberará, ou não, a embarcação para o carregamento.

A

(A) 5 DIAS ANTES; 3 DIAS ANTES É VIST CONDIÇÃO GRANEL.