33 - N13 Flashcards

1
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta:

a) Os Mestres de Cabotagem (MCB) possuidores de mais de um ano de efetivo embarque, no nível 6, nessa categoria e os Contramestres (CTR), possuidores de mais de dois anos de efetivo embarque nessa categoria, que concluírem, com aproveitamento, o Curso Especial de Acesso a 2º Oficial de Náutica Básico, poderão ascender à categoria de 2º Oficial de Náutica-(ACON-B).
b) Os Condutores de Máquinas (CDM) e Eletricistas (ELT), possuidores de mais de um ano de efetivo embarque nessas categorias, que concluírem, com aproveitamento, o Curso Especial de Acesso a 2º Oficial de Máquinas Básico (ACOM-B), poderão ascender à categoria de 2º Oficial de Máquinas, a fim de se exercer as funções inerentes a capacidade de Oficial de Quarto dentro dos limites de AJB.
c) Os candidatos com nível superior, que possuírem graduação plena em áreas de interesse para o desempenho da atividade de Marinha Mercante, as quais serão fixadas anualmente em Edital específico, poderão ingressar na Marinha Mercante como 2º Oficial de Náutica ou 2º Oficial de Máquinas, após aprovação, respectivamente, nos Cursos de Adaptação para 2º Oficial de Náutica (ASON) e de Adaptação para 2º Oficial de Máquinas (ASOM), realizados nas CP/DL/AG.
d) As categorias de Oficiais existentes no 2º Grupo-Fluviários são: Capitão Fluvial (CFL) e Mestre de Cabotagem (MCB);
e) O ingresso de Aquaviários subalternos nos Grupos de Marítimos, Fluviários ou Pescadores, na Seção de Convés e/ou na de Máquinas, ou ainda nas Seções de Saúde e Câmara, ocorre mediante aprovação no Curso de Formação de Aquaviários, ou nos Cursos de Adaptação de Aquaviários exclusivos para cada Grupo/Seção.

A
(A) F - MTR => 2 ANOS, CTR => +5 ANOS
(B) F- CDM e ELT => 2 ANOS
(C) F - NÃO É CDA, É CI (CIAGA ou CIABA)
(D) F - CFL e SUF 
(E) V
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) As atividades técnicas relativas à pesca são de competência da Autoridade Marítima cabendo à Marinha do Brasil, a formação dos tripulantes de barcos de pesca, nas diversas categorias.
b) Um dos requisitos para o ingresso como aquaviário subalterno no Grupo de Mergulhadores na categoria de “Mergulhador que opera com Mistura Respiratória Artificial” (MGP), o aquaviário deverá possuir experiência mínima de dois anos, com pelo menos 150 horas de mergulho, na categoria MGE.
c) O ingresso como aquaviário no Grupo de Práticos será como Praticante de Prático (PRP).
d) A inscrição como Prático será concedida, especificamente, para uma zona de praticagem.
e) Os Agentes de Manobra e Docagem constituem um grupo de Aquaviários não tripulantes, que executam manobras de navios nas fainas em dique, estaleiros e carreiras.

A

(A) ATIVIDADE DE PESCA=> ÓGÃO COMPETENTE. AM=> SÓ FORMAÇÃO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a NORMAM 13, o certificado de Habilitação do Agente de Manobra e Docagem terá sua validade estipulada em:

a) Um ano
b) Dois anos
c) Três anos
d) Cinco anos
e) Dez anos

A

(D) CINCO ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) O ingresso no Grupo a Agente de Manobra e Docagem será facultado aos marítimos Bacharéis em Ciências Náuticas ou Ciências Navais, com seus Certificados de Competência modelo DPC-1031 válidos, no momento da solicitação, ou ainda, aos fluviários com nível de categoria 6, quando o estaleiro encontrar-se adjacente a rios, lagos e lagoas.
b) A inscrição de aquaviário será, sempre, respaldada por Ordem de Serviço e deverá ser feita em uma CP/DL/AG ou Centro de Instrução (CIAGA ou CIABA).
c) A inscrição inicial como aquaviário ocorrerá após aprovação em curso do Ensino Profissional Marítimo (EPM) ou com a apresentação de título ou certificado de habilitação conferido por entidade ou governo, endossado ou reconhecido pela Autoridade Marítima. Essa inscrição implicará na expedição, pela CP/DL/AG, da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), modelo DPC-2301, com validade de 5 (cinco) anos.
d) Por ocasião da inscrição de aquaviários estrangeiros, caberá à CP estabelecer, à vista da certificação apresentada pelo candidato, a categoria em que o mesmo poderá ser inscrito, desde que comprovada sua qualificação profissional e cumpridas as exigências da legislação pertinente.
e) As emissões das 1ª e 2ª via da CIR serão gratuitas quando esgotar-se o espaço destinado a anotações e certificações.

A

(D) DPC

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM 13, julgue os itens a seguir:

I - A concessão de CIR substitui a identificação pessoal do aquaviário, conforme a legislação em vigor.
II - A CIR (Modelo DPC-2301) na cor azul é destinada ao aquaviário de nível 7 ou superior e a de cor verde é destinada ao aquaviário de nível 6 ou inferior.
III - No caso de integrante do 4º Grupo-Mergulhadores, após a emissão da CIR, o aquaviário deverá requerer o Livro de Registro do Mergulhador (LRM), modelo DPC2320.

A

I- F - NÃO SUBSTITUI
II- V
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM 13, as alternativas abaixo apresentam situações em que a CIR será cancelada, com a exceção de:

a) Falecimento do aquaviário;
b) Quando o aquaviário for aposentado por invalidez impeditiva de exercer a profissão;
c) Quando for verificado, em Procedimento Administrativo, que inscrição foi fundamentada na apresentação de qualquer documento falso ou inverídico, sem prejuízo das demais penalidades estabelecidas na legislação vigente;
d) Quando o tripulante for responsabilizado, em sentença passada em julgado, por praticar roubo ou furto de qualquer coisa pertencente à embarcação, à carga, ao Comandante, aos passageiros e aos tripulantes, sem prejuízo das demais penalidades estabelecidas na legislação vigente;
e) Quando for verificada a existência de inscrição anterior para o mesmo aquaviário (duplicidade de inscrição).

A

(B)
ACREDITO Q HOUVE ERRO NO ENUNCIADO, É CAN DE INSC E NÃO CIR.

ATT! TEM CAN e SUSP de INSCRIÇÃO E CERTIFI.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa que corresponde a um caso de “cancelamento” da inscrição do aquaviário:

a) Determinação de lei vigente, decisão do Tribunal Marítimo ou em cumprimento à decisão judicial.
b) Quando o inscrito deixar de exercer sua profissão de aquaviário por mais de dez (10) anos consecutivos.
c) Quando o aquaviário estiver inscrito em mais de uma CP/DL/AG.
d) Quando o aquaviário fizer uso de documento adulterado ou falsificado, ou prestar informação não verdadeira para fim de anotações na CIR, sem prejuízo das demais penalidades estabelecidas na legislação vigente.
e) Após 10 (dez) anos da data de validade da “Etiqueta de Dados Pessoais” vencida.

A
(A) SUSP
(B) SUSP, CAN é 10 anos após VAL da ETIQUETA vencida
(C) SUSP
(D) SUSP
(E) CORRETA
BIZU! TEM CAN e SUSP DE INSCRIÇÃO E CIR.

=> CAN INSC:

  • FALEC
  • Em PROCED ADM APS DOC FALSO => APÓS 10.ETIQ.VENC
  • SENT.PASS.JULG.ROUBO/
  • DUPLI

=> SUSP INSC:
- DECISÃO TM || PENAL AM || +10 ANOS || APOSEN || INSC + 1 OM || DOC ADULTeFALSI (FIZER USO) || SOL INTERESSADO.

=>CAN CIR:

  • FALEC
  • DOC FALSO/ALT/ADULT (EMITIReVRF)
  • INCOMPET
  • CERTI SUSP (FIZER USO)
  • REINCIDÊNCIA EMBRI, …
  • SENT.TRANS.JULG.ROUBO

=> SUSP CIR:
- CPR PENA SUSP INSC, logo CPR SUSP CIR TAMBÉM
- INFRA RLESTA
MULTA/CAN/SUSP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) Quando houver dúvidas quanto à veracidade ou autenticidade dos documentos apresentados, deverá ser feita sindicância. Após a conclusão desse procedimento, conforme seu resultado, presentes as evidências de adulteração ou falsidade, envolvendo militares, será instaurado IPM.
b) Os documentos sob suspeita (cartão de identidade de marítimos, Caderneta de Inscrição e Registro, certificados e outros) deverão ser imediatamente apreendidos pelos Agentes da Autoridade Marítima e integrarão os autos da Sindicância ou IPM, devendo ser periciados. Deverá ser mantida, em arquivo, cópia autenticada de todos os documentos que venham a integrar os autos de sindicância ou IPM.
c) No caso em que a Sindicância confirme a adulteração ou falsidade de documento, a sua solução deverá consignar expressamente que será instaurado o Procedimento Administrativo para aplicação das penalidades e/ou medidas administrativas previstas.
d) Encerrada a sindicância e o competente Procedimento Administrativo e cumprida a sanção de suspensão da inscrição na Marinha Mercante, o aquaviário não poderá requerer sua regularização para o exercício profissional de quaisquer atividades.
e) Não sendo configurado o crime como militar, não deverá ser instaurado IPM; apenas uma sindicância, devidamente instruída com a apuração do fato delituoso e com a coleta de todas provas de ilícito e de sua autoria, cuja cópia deverá ser encaminhada ao Ministério Público Federal.

A

(D) PODERÁ APÓS 2 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a NORMAM 13, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta: Decorridos _________ anos da imposição da pena de cancelamento ou de suspensão de inscrição do aquaviário, o infrator poderá requerer a sua reabilitação à DPC, via CP/DL/AG na qual a pena foi imposta, submetendo-se a todos os requisitos que forem estabelecidos para a certificação de sua habilitação.

A

2 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) O LRM só será fornecido pela CP/DL/AG após a inscrição do mergulhador no SISAQUA, como aquaviário integrante do 4º Grupo-Mergulhadores;
b) É obrigatória a realização dos exames médicos periódicos, previstos em Norma específica do órgão federal controlador da atividade, sendo responsabilidade do mergulhador a verificação do correto registro desses exames médicos em seu LRM.
c) De posse da CIR, o mergulhador solicitará o LRM (modelo DPC-2320), cuja escrituração deverá ser feita pelo próprio aquaviário ou pelo seu empregador, com exceção do registro da sua habilitação como mergulhador e a aposição do número da CIR, que deverão ser efetuados pela DPC;
d) A ascensão de categoria dar-se-á por conclusão de estágio, curso e/ou tempo de embarque. Exigirá registro na CIR e emissão de outra certificação, se for o caso, além de atualização no Sistema de Controle de Aquaviário (SISAQUA).
e) Cabe ao aquaviário a iniciativa de requerer, à sua OM de jurisdição, a ascensão de categoria para a qual possua os requisitos.

A

(C) Pela CP/DL/AG e NÃO DPC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) Certificação é o conjunto de procedimentos regulamentados e padronizados que resultam na expedição de Certificado em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima e as disposições (Regras) da Convenção SOLAS, emendada, que autoriza o seu portador legal a desempenhar, a bordo, as funções associadas no nível de responsabilidade nele especificado;
b) O certificado DPC-1034 poderá, também, ser utilizado para endossar certificações expedidas por entidades nacionais extra Marinha.
c) No caso de empresa de navegação comunicar incompetência de aquaviário no desempenho das suas funções, deverá ser instaurado, um procedimento administrativo, assegurando o contraditório e a ampla defesa, para verificar a pertinência de se manter ou não a certificação do aquaviário.
d) Os certificados Modelo DPC-1033 serão emitidos apenas pela DPC, para atender às solicitações de reconhecimento de certificados emitidos por Governos estrangeiros, possibilitando a inscrição do aquaviário na Marinha Mercante Brasileira, conforme previsto nestas NORMAM.
e) Fica delegada competência aos titulares dos Centros de Instrução (CIAGA e CIABA) para assinatura dos Certificados DPC-1031, DPC-1032 e DPC-1034 referentes aos exames, estágios e cursos ministrados sob suas responsabilidades.

A

(A) ***** CERTIFICAÇÃO / NÍVEL RESP ==> STCW<==

NÃO É SOLAS!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a NORMAM 13, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1)Certificado DPC-1031
(2)Certificado DPC-1032
(3)Certificado DPC-1033
(4)Certificado DPC-1034
( )Endosso que Atesta a Emissão de Certificado de Competência
( )Certificado de Proficiência
( )Endosso que Atesta o Reconhecimento de Certificado de Competência
( )Certificado de competência

A

2
4
3
1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta:

a) O certificado DPC-1033 é aquele emitido, principalmente, para Oficiais, pela DPC e pelos Centros de Instrução, para atender à Convenção STCW-78, emendada, qualificando o aquaviário para desempenhar, a bordo, as funções especificadas dentro dos níveis de responsabilidade, constando, também, as limitações pertinentes.
b) O certificado DPC-1032 é aquele emitido pela DPC, para atestar o endosso de reconhecimento de um Certificado expedido por Autoridade Marítima estrangeira de um Governo signatário da Convenção STCW-78, emendada.
c) O certificado DPC-1031 poderá ser emitido para subalternos nacionais em casos excepcionais ou quando esses necessitarem comprovar suas habilitações no exterior, se exigido, formalmente, por Autoridade Marítima estrangeira.
d) O certificado DPC-1033 é aquele emitido para aquaviários, pela DPC e pelos Centros de Instrução, endossando um Certificado expedido por uma entidade nacional, extra Marinha.
e) O certificado DPC-1032 emitido pela DPC e pelos Órgãos de Execução (OE) do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e destinado a certificar os aquaviários que concluíram os Cursos, Exames e Estágios previstos no Sistema do EPM, inclusive aqueles em conformidade com a Convenção STCW-78, emendada, qualificando os aprovados para o desempenho de atividades profissionais.

A

(A)FALSO DPC-1033=> ENDOSSO DE RECONHEC. CC. BIZU: SÓ DPC RECONHECE
(B)FALSO- DPC 1032=> ENDOSSO - EMISSÃO DE CC.
(C) VERDADEIRO
(D) FALSO - DPC 1033 => SÓ DPC
(E) FALSO- 1034

BIZU:

1031 - CC: *OFICIAIS *DPC /CI * SUBALTERNO NACIONAL (Excecpcionalidade e habilitação exterior)

1032- ENDOSSO EMISSÃO CC: *DPC/CI *NACIONAL EXTRA-MB ~1031

1033- ENDOSSO RECONHEC CC: *DPC *CERTI ESTRANG AM

1034- C PROFICIÊNCIA: *DPC/OE *CONCLUSÃO CURSOS/ESTÁGIOS, … *~1032 *~1033

BIZU DO BIZU: SÓ DPC RECONHECE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) Poderá ser aceito para reconhecimento pela DPC Certificado de Endosso de Autoridade Marítima reconhecendo certificado de outra Autoridade Marítima.
b) O modelo de certificado DPC-1034 poderá, também, ser utilizado pela DPC para emitir endosso que ateste reconhecimento de um certificado emitido por Autoridade Marítima estrangeira, em caso de pessoal subalterno.
c) Um certificado emitido por Autoridade Marítima estrangeira de Governo signatário da Convenção STCW-78/95 deverá ser endossado pela DPC para atestar o seu reconhecimento.
d) Para assinatura dos certificados assim emitidos, os titulares poderão subdelegar competência a outros Oficiais ou funcionários civis assemelhados que, a seu critério, possam exercê-la.
e) Os Certificados de aquaviários que concluíram cursos previstos na NORMAM-24 considerados equivalentes a outros cursos ministrados no Sistema do Ensino Profissional Marítimo (SEPM) poderão ser reconhecidos no SISAQUA.

A

(A) NÃO PODERÁ SER ACC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a NORMAM 13, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta:Os Certificados de Habilitação serão suspensos, mediante Procedimento Administrativo, por período não superior a __________ dias, nos seguintes casos: durante o cumprimento de pena de suspensão da inscrição e por incorrer nas infrações previstas no Decreto nº 2.596, de 18 de maio de 1998 (RLESTA).

a) Trinta;
b) Sessenta;
c) Noventa;
d) Cento e vinte;
e) Cento e oitenta.

A

(D) 120 DIAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

De acordo com a NORMAM 13, qualquer Certificado de Habilitação será cancelado, mediante Procedimento Administrativo, nos seguintes casos, com a exceção de:

a) Quando for emitido com fundamento em documentação falsa apresentada;
b) Quando for verificada a alteração ou adulteração dos dados registrado sem documento verdadeiro, sem prejuízo das penalidades estabelecidas na legislação vigente;
c) Quando o aquaviário fizer uso do certificado ou exercer a habilitação nele conferida durante o cumprimento de pena de sua suspensão;
d) Quando conduzir embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica, quando não constituir crime previsto em lei;
e) Quando o tripulante for responsabilizado, em sentença transitada em julgado, por praticar roubo ou furto de qualquer objeto pertencente à embarcação, à carga, ao Comandante, aos passageiros ou ao tripulantes. Esse cancelamento ocorrerá sem prejuízo das demais penalidades estabelecidas na legislação vigente.

A

(D)É SUSP DA CIR, NA REINCIDÊNCIA SERÁ CAN. ATENÇÃO!!!**

BIZU! TEM CAN e SUSP DE INSCRIÇÃO E CIR.

=> CAN INSC:

  • FALEC
  • Em PROCED ADM APS DOC FALSO => APÓS 10.ETIQ.VENC
  • SENT.PASS.JULG.ROUBO/
  • DUPLI

=> SUSP INSC:
- DECISÃO TM || PENAL AM || +10 ANOS || APOSEN || INSC + 1 OM || DOC ADULTeFALSI (FIZER USO) || SOL INTERESSADO.

=>CAN CIR:

  • FALEC
  • DOC FALSO/ALT/ADULT (EMITIReVRF)
  • INCOMPET
  • CERTI SUSP (FIZER USO)
  • REINCIDÊNCIA EMBRI, …
  • SENT.TRANS.JULG.ROUBO

=> SUSP CIR:
- CPR PENA SUSP INSC, logo CPR SUSP CIR TAMBÉM
- INFRA RLESTA
MULTA/CAN/SUSP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

De acordo com a NORMAM 13, a partir de quanto tempo da imposição da pena de cancelamento do Certificado de Habilitação, o infrator poderá requerer a sua reabilitação à DPC, via CP/DL/AG na qual a pena foi imposta, submetendo-se a todas as exigências estabelecidas para o restabelecimento da certificação de sua habilitação:

a) 30 dias
b) 60 dias
c) 90 dias
d) 1 ano
e) 2 anos

A

(E) 2 anos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

De acordo com a NORMAM 13, o período de validade registrado em qualquer certificado não deverá ser superior a:

a) Dois anos;
b) Quatro anos;
c) Cinco anos;
d) Oito anos;
e) Dez anos.

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta sobre a revalidação de certificações de aquaviários:

a) Comprovação de que serviu em navio operando na navegação marítima, no desempenho de funções compatíveis com o certificado possuído e por um período total de no mínimo 1 (um) ano, nos 10 (dez) anos anteriores;
b) Aprovação em Curso de Atualização realizado nos últimos 10 (dez) anos
c) Aprovação em Curso de Atualização realizado nos últimos 8 (oito) anos
d) Comprovação, mediante atestado (Anexo 1-I), expedido pelo Comandante do navio à época, de que completou, satisfatoriamente, um Estágio Supervisionado por período mínimo de três (3) meses em navio operando na navegação marítima, no desempenho de funções compatíveis com o certificado possuído, na qualidade de tripulante extra lotação ou em funções de oficial de capacidade imediatamente abaixo daquela que consta do certificado possuído, pouco antes do acesso à nova capacidade nele expedida.
e) Comprovação de que serviu em navio operando na navegação marítima, no desempenho de funções compatíveis com o certificado possuído e por um período total de no mínimo 6 (seis) meses, nos 5 (cinco) anos anteriores;

A
(A) FALSO - 1 ANO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
(B) FALSO - 5 ANOS
(C) FALSO 5 ANOS
(D) VERDADEIRO- CAPACIDADE IMEDITAM. ABAIXO MESMO.
(E) FALSO - 1 ANO
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) A revalidação desses certificados é competência da DPC, exceto quando a revalidação se der em decorrência de aprovação em Curso de Atualização ou outro qualquer curso destinado a revalidar/atualizar certificados. Nestes casos específicos, a competência para emitir ficará a cargo do Centro de Instrução que ministrar os cursos. Quando a competência for da DPC, a documentação necessária à revalidação deverá ser encaminhada à DPC 2 (dois) meses antes do término da validade dos certificados”.
b) Entende-se por Operador de Sistema de Posicionamento Dinâmico um aquaviário pertencente ao 1º Grupo - Marítimos com formação na Seção de Convés, nível de categoria maior ou igual a 7, com especialização adquirida através de um curso de Posicionamento Dinâmico que é, atualmente, fornecido por empresas certificadas pelas Instituições Certificadoras reconhecidas pela Autoridade Marítima Brasileira por meio de portaria da Diretoria de Portos e Costas.
c) Excepcionalmente, em embarcações com AB maior do que 300 e menor que 500, o operador de Posicionamento Dinâmico poderá ser um Aquaviário pertencente ao 1º Grupo - Marítimos com formação na Seção de Convés, nível de categoria maior ou igual 6, para aqueles que possuem regra II/3. Em embarcações com AB menor que 300, o operador de Posicionamento Dinâmico poderá ser um Aquaviário pertencente ao 1º Grupo - Marítimos com formação na Seção de Convés, nível de categoria maior ou igual 5.
d) A validade do certificado de DPO deverá ser de no máximo de 5 anos, cabendo a cada Instituição Certificadora estabelecer seus critérios para revalidação do referido certificado.
e) O Comandante ou Gerente de Plataforma é responsável por garantir que o procedimento de familiarização seja cumprido corretamente. Contudo, é responsabilidade do Armador verificar se o referido procedimento é seguido em suas embarcações. O Armador pode nomear formalmente uma pessoa da empresa que será responsável pela implementação e pelo desenvolvimento de treinamentos e da competência do pessoal envolvido com o sistema DP (Company DP Authority).

A

(A) 3 MESES ANTES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

De acordo com a NORMAM 13, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Na Seção de convés, o instrutor qualificado deverá ser um DPO sênior, devidamente certificado no sistema DP do navio com experiência mínima de ________registrados em DP logbook e na Seção de máquinas, o instrutor qualificado deverá ter nível de categoria maior ou igual _______, com experiência mínima de ______em embarcação de posicionamento dinâmico e que possua curso do sistema de controle do DP/gerenciamento de energia no fabricante do sistema de DP específico do navio, antes de prover o treinamento ao pessoal envolvido com a operação do sistema de DP da seção de máquinas.

A

2 - 8 - 1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

De acordo com a NORMAM 13, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta: A cada __________ anos os aquaviários deverão atualizar seus dados cadastrais junto à CP/DL/AG. Essas informações de cadastro serão colocadas à disposição das empresas e de Autoridades Marítimas estrangeiras de outros Governos para verificação da autenticidade, validade e reconhecimento dos certificados desses aquaviários.

A

5 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

De acordo com a NORMAM 13, o tempo de embarque do tripulante no cargo ou função a bordo deverá ser comprovado por documento expedido pela empresa, proprietário, armador ou seu preposto com firma reconhecida em cartório, mediante requerimento ou solicitação do aquaviário interessado, com base nas anotações da CIR e/ou do Rol da Embarcação. No documento expedido pela empresa, armador ou seu preposto deverá constar o nome do aquaviário, seu número de inscrição, sua categoria e os seguintes dados, exceto:

a) Nome da empresa;
b) Arqueação Bruta da embarcação;
c) Função exercida a bordo;
d) Datas e locais de embarques e desembarques;
e) Somatório dos dias de embarque

A

(B)

24
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) O cômputo de tempo de embarque é necessário para matrícula em curso, ascensão de categoria e comprovação de tempo de serviço para efeito de aposentadoria.
b) O tripulante conta o tempo de embarque em qualquer embarcação que esteja normalmente em serviço, desde que nela exerça o cargo ou função para a qual está habilitado, incluindo os serviços a bordo de plataformas (exceto as fixas) FPSO, FSU e navios-sonda, quando o oficial exercer as funções de Gerente de Instalação Offshore, Supervisor de Embarcação, Operador de Controle de Lastro, Supervisor de Manutenção e Operador de Posicionamento.
c) O embarque na navegação interior não será considerado na contagem de tempo.
d) São também consideradas para o cômputo do tempo de embarque as manobras de aproximação, atracação/ amarração, fundear/ ancoragem, e suspender/ desancoragem e acompanhamento de operações de carga e descarga de navios petroleiros em terminais, quando realizadas em mar aberto.
e) Para Oficiais de Náutica que realizam essas manobras, a contagem de tempo de embarque será de 1 (um) dia de embarque quando o Oficial realizar uma ou mais manobras, no mesmo dia devidamente registradas no modelo Comprovante de Manobra.”

A

(C) SERÁ CONTADO

OBS: NÃO SE CONTA TEMPO DE EBQ EM PLAT FIXA **

25
Q
De acordo com a NORMAM 13, para efeito de ascensão de categoria ou requisito para cursos, deverá ser considerado 1 (um) ano igual a: *
1 point
a) 360 dias
b) 362 dias
c) 364 dias
d) 365 dias
e) 366 dias
A

(D) 365

26
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) Poderá ser computado o tempo de embarque do aquaviário realizado exercendo cargo ou função inferior à sua categoria ou qualificação, desde que devidamente registrado em sua CIR.
b) Para o cômputo do tempo de embarque exigido para ascensão às categorias Capitão de Longo Curso (CLC) e Oficial Superior de Máquinas (OSM), serão analisados qualitativamente, observando-se a compatibilidade dos registros de embarques lançados na CIR com o CTS das embarcações, visando comprovar se o embarque ocorreu na categoria e função imediatamente inferior à categoria para a ascensão pretendida, a fim de evitar que seja equivocadamente computado tempo de embarque cumprido no exercício de capacidades previstas para ascensão a categorias inferiores.
c) O tempo de embarque exercendo função sob Licença de Categoria Superior (LCS) não será computado como tempo de embarque na categoria exercida sob licença, mas sim na categoria real do aquaviário.
d) Não será computado o tempo de embarque do aquaviário realizado exercendo cargo ou função de categoria de grupo diferente ao que pertença.
e) Os aquaviários pertencentes aos Grupos Marítimos, Fluviários, Pescadores e das Seções Saúde e Câmara oriundos da Marinha do Brasil, poderão contabilizar os seus dias de mar realizados a bordo dos navios daquela Instituição, como comprovação do tempo de embarque para o fim específico de realização de cursos do Ensino Profissional Marítimo – EPM.

A

(A) NÃO PODERÁ CONTAR

27
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

a) O tempo em que o Oficial de Marinha Mercante exercer funções administrativas e/ou de instrutoria ligadas ao ensino, será computado na razão de 2 (dois) por 1 (um), ou seja, cada 2 (dois) dias de serviço no Órgão de Execução será considerado como 1 (um) dia de embarque.
b) Para inscrição em Cursos de Aperfeiçoamento visando o acesso à categoria superior, no caso de Oficiais de Náutica ou de Máquinas prestando serviço em Órgão de Execução de Ensino Profissional Marítimo (OE), o Oficial de Marinha Mercante deverá cumprir um mínimo de 3 (três) meses de efetivo embarque na categoria, exercendo funções a bordo de navios no mar.
c) Para a finalidade de contagem de tempo de embarque, manutenção de validade da CIR, interstício na carreira e matrícula em cursos profissionais será computado o período em que o aquaviário brasileiro encontrar-se, efetivamente, embarcado em navios de outras bandeiras cujos países sejam, em princípio, signatários da Convenção STCW-78, como emendada.
d) Caso a empresa estrangeira, proprietária da embarcação, disponha de reconhecida representação no Brasil, ou seja, controlada por firma brasileira ou vinculada a esta, o registro de datas de embarque/desembarque poderá ser emitido pelo representante legal da empresa.
e) O aquaviário que desejar mudar sua jurisdição, deverá requisitá-la à DPC.

A

(E) CDA

28
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

(a) A ascensão de categoria será caracterizada pela transferência do aquaviário, dentro de uma mesma Seção de determinado Grupo, para uma categoria de nível superior ao que ele se enquadrava anteriormente.
(b) Para ascensão às categorias que exigem “Recomendação”, o candidato, além de comprovar tempo de embarque e aprovação nos cursos exigidos, deverá juntamente com o seu requerimento apresentar documento recomendando sua ascensão à categoria pretendida. Este documento de recomendação será emitido pela empresa de navegação, atual ou futura empregadora do aquaviário e assinada, no mínimo, pelo gerente de recursos humanos da empresa; na falta da empresa, pelo proprietário ou pelo comandante (patrão) da embarcação.
(c) Os aquaviários são distribuídos como Oficiais e Subalternos, em Grupos, Seções e Categorias. A comparação dos aquaviários por Níveis de Equivalência é válida, somente, para efeito de hierarquização entre categorias num mesmo grupo e para correspondência entre aquaviários de grupos distintos, a bordo.
(d) O nível de equivalência deverá ser considerado como fator determinante nas eventuais transferências de categoria entre grupos de aquaviários;
(e) Os Praticantes de Náutica (PON) e de Máquinas (POM) são considerados como categorias especiais e situam-se, hierarquicamente, quando embarcados para estágio de adestramento e instrução, entre os Oficiais e os subalternos.

A

(D) NÃO É FATOR DETERMINANTE

29
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta:

(a) Na seção de saúde o ENF terá nível de equivalência 4;
(b) Na seção de câmara, o CZA e o TAA terão nível de equivalência 2;
(c) Na seção de saúde o ASA terá nível de equivalência 2;
(d) O Mergulhador que opera com Mistura Gasosa Artificial terá nível de equivalência 3;
(e) O Mergulhador que opera com Ar Comprimido terá nível de equivalência 5;

A

(B)

BIZU
ASA ENF PRP PRT
2 3 4 5 X6X 7 8
CZA MGE MGP AMD
TAA

30
Q

30) De acordo com a NORMAM 13, restrita ao desempenho de suas atividades profissionais a bordo, os Agentes de Manobra e Docagem receberão Certificado de Habilitação (modelo DPC-2310) e CIR e seu nível de equivalência será:

(a) 4
(b) 5
(c) 6
(d) 7
(e) 8

A

(D) 7

BIZU
ASA ENF PRP PRT
2 3 4 5 X6X 7 8
CZA MGE MGP AMD
TAA

31
Q

De acordo com a NORMAM 13, o nível de equivalência do prático será:

A

NÍVEL 8

BIZU
ASA ENF PRP PRT
2 3 4 5 X6X 7 8
CZA MGE MGP AMD
TAA

32
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta:

(a) A Licença de Categoria/Capacidade Superior só deverá ser concedida pelo Capitão dos Portos ou Delegado em circunstâncias excepcionais e depois de esgotados todos os recursos para substituição o tripulante;
(b) A Licença de Categoria/Capacidade Superior deverá ser solicitada pelo comandante da embarcação, por meio de correspondência oficial dirigida à Capitania dos Portos ou Delegacia da Capitania dos Portos, apresentando declaração de aquiescência do aquaviário para servir na categoria/capacidade superior;
(c) A Licença de Categoria/Capacidade Superior é autorização para o aquaviário exercer funções pertinentes a uma Categoria, Capacidade e Regra da Convenção STCW emendada, superior à de seu enquadramento, em uma embarcação específica, por um período determinado, que não poderá exceder dois meses;
(d) Por período de doze meses só deverão ser concedidas para um aquaviário em uma mesma categoria, até três licenças. Esgotado esse número de licenças, deverá ser respeitado período de carência de seis meses para concessão de nova licença na mesma categoria;
(e) Para um mesmo navio só deverá ser concedida, simultaneamente, por CTS, duas Licenças de Categoria/Capacidade Superior para cada seção: convés e máquinas.

A
(A) CORRETA - SÓ CP e  DL atenção*** DL TAMBÉM
(B) FALSO - SOL pela EMPRESA
(C) FALSO N EXCEDER 6 MESES
(D) FALSO - ATÉ 2 LIC
(E) FALSO - 1 LIC p cd SEÇÃO
33
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta:

(a) Em conformidade com a Convenção STCW 1978 emendada, a partir de 1º de janeiro de cada ano, a CP deve enviar à Organização Marítima Internacional (IMO) relatório sobre Licenças de Categoria/Capacidade Superior concedidas para embarque em navios que operam na navegação em mar aberto, informando a arqueação bruta da embarcação;
(b) A transferência de categorias entre seções e grupos diferentes poderá ser concedida, em caráter excepcional, pelo Diretor de Portos e Costas, mediante requerimento do interessado;
(c) O nível de equivalência atribuído às determinadas categorias não pode ser considerado para estabelecer comparação de competência entre aquaviários de grupos diferentes.
(d) O Rol de Equipagem (modelo DPC-2303) é o documento hábil, obrigatório somente para embarcações empregadas na navegação em mar aberto. Serve para garantir os direitos decorrentes dos embarques e desembarques de tripulantes verificados em uma única embarcação;
(e) O Rol de Equipagem será emitido pela DPC em duas vias, mediante requerimento do Comandante, Proprietário, Empresa, Armador ou seu preposto ao Capitão dos Portos, Delegado ou Agente.

A
(A)  DPC ENV
(B) CP
(C) CORRETA
(D) E INTERIOR TB
(E) PELA CP/DL
34
Q

De acordo com a NORMAM 13, o Rol de Equipagem será renovado:

(a) Quando o Comandante da embarcação for substituído;
(b) Devido à mudança do nome da embarcação;
(c) Quando da mudança de área de navegação;
(d) Quando a embarcação sofrer alterações;
(e) Quando da mudança do proprietário da Empresa ou Armador.

A

(E)

E TB QND ACABAR AS FOLHAS.

35
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa correta:

(a) Quando ocorrer renovação de Rol de Equipagem, não será necessário que toda a tripulação seja desembarcada e embarcada no novo Rol;
(b) O original do Rol de Equipagem encerrado ou substituído deverá ser arquivado na embarcação;
(c) O Rol Portuário (modelo DPC-2304) se aplica em caráter opcional às empresas, armadores, proprietários e colônias de pesca que possuem diversas embarcações operando na navegação de mar aberto.
(d) O Rol Portuário visa flexibilizar e desburocratizar o embarque e o desembarque do aquaviário, possibilitando à empresa, proprietário, armador ou seu preposto/representante legal ou ao Presidente da Colônia de Pesca movimentarem os tripulantes nas suas embarcações de acordo com a conveniência do serviço.
(e) O Rol Portuário não substitui o Rol de Equipagem.

A
(A) É NEC
(B) CÓPIA AQV => EMB e ORIGINAL AQV => EMPRESA/COLÔNIA PESCA
(C) NAV INTERIOR
(D)CORRETO
(E) SUBSTITUI
36
Q

De acordo com a NORMAM 13, acerca do Rol Portuário, assinale a alternativa incorreta:

(a) O Comandante da embarcação deverá registrar no Diário de Navegação ou no Livro da embarcação, os nomes dos tripulantes efetivamente a bordo por ocasião da partida para cada viagem, ou simplesmente registrar que não houve alterações em relação à tripulação embarcada na viagem anterior.
(b) Os embarques e desembarques dos tripulantes serão registrados pelo Proprietário, Empresa, Armador ou seu preposto representante legal ou pelo Presidente da Colônia de Pesca mediante lançamento igual e simultâneo na CIR do tripulante e em apenas uma das vias do Rol Portuário.
(c) O Rol Portuário deverá conter a transcrição dos Cartões de Tripulação de Segurança (CTS) de todas as embarcações da Empresa, armador, proprietário ou colônia de pesca de maneira a demonstrar claramente que são atendidas as necessidades mínimas de tripulantes definidas naqueles documentos.
(d) O Rol Portuário na modalidade opcional por Empresa, uma vez adotado, deve abranger todas as embarcações de uma mesma Empresa, armador, proprietário ou colônia de pesca e as embarcações, por sua vez, somente poderão ter a bordo os tripulantes ali relacionados.
(e) O Rol Portuário será emitido pela CP, Dl ou Ag, permanecendo o original na empresa, e as cópias a bordo das embarcações. Seus campos deverão ser preenchidos de forma clara e em letra de forma.

A

(B) TDS AS VIAS

37
Q

De acordo com a NORMAM 13, a quem caberá a concessão da Medalha Mérito Marítimo:

a) Diretor de Portos e Costas
b) Diretor Geral de Navegação
c) Comandante da Marinha
d) Comandante de Operações Navais
e) Capitão dos Portos

A

(B) DGN, DPC PROPÕE

38
Q

De acordo com a NORMAM 13, o militar veterano (inativo da MB) poderá ser inscrito no 1º grupo, na seção de convés como Capitão de Longo Curso se possuir os seguintes requisitos:

a) Ser Oficial Intermediário ou Superior Veterano (inativo da MB) do Quadro de Oficiais da Armada da Marinha do Brasil, com aperfeiçoamento de Superfície, de Hidrografia e Oceanografia, de Submarinos ou de Aviação, na MB e que tenha concluído, com aproveitamento, o Curso de Atualização e Adaptação de Náutica para Oficiais (ATNO).
b) Ser Oficial Intermediário Veterano (inativo da MB) do Quadro de Oficiais da Armada da Marinha do Brasil, com aperfeiçoamento de Superfície, de Hidrografia e Oceanografia, de Submarinos ou de Aviação, na MB e que tenha concluído, com aproveitamento, o Curso de Atualização e Adaptação de Náutica para Oficiais (ATNO).
c) Ser Oficial Superior Veterano (inativo da MB) do Quadro de Oficiais da Armada da Marinha do Brasil, com aperfeiçoamento de Superfície, de Hidrografia e Oceanografia, de Submarinos ou de Aviação, na MB e que tenha concluído, com aproveitamento, o Curso de Atualização e Adaptação de Náutica para Oficiais (ATNO).
d) Oficial Superior Veterano (inativo da MB) do Quadro de Oficiais da Armada, oriundo da Escola Naval, aperfeiçoado em Máquinas, desde que tenha concluído, com aproveitamento, o Curso de Atualização de Oficiais de Máquinas (ATOM), além dos Cursos Especiais Avançado de Combate a Incêndio (ECIA) e de Oficial de Proteção do Navio. (EOPN), Curso Especial de Embarcação de Sobrevivência e Salvamento (EESS) e o Curso Especial de Cuidados Médicos (ECSM).
e) Oficial Intermediário Veterano (inativo da MB) do Quadro de Oficiais da Armada, oriundo da Escola Naval, aperfeiçoado em Máquinas, desde que tenha concluído, com aproveitamento, o Curso de Atualização de Oficiais de Máquinas (ATOM), além dos Cursos Especiais Avançado de Combate a Incêndio (ECIA) e de Oficial de Proteção do Navio. (EOPN), Curso Especial de Embarcação de Sobrevivência e Salvamento (EESS) e o Curso Especial de Cuidados Médicos (ECSM).

A

(C)

39
Q

De acordo com a NORMAM 13, o Oficial Superior do Quadro Complementar do Corpo da Armada ou do Quadro Técnico (QCCA/RM1-T) Veterano (inativo da MB), aperfeiçoado em Máquinas poderá ser inscrito no 1º grupo, seção de máquinas como Oficial Superior de Máquinas, desde que tenha concluído, com aproveitamento, o Curso de Atualização de Oficiais de Máquinas (ATOM), além dos Cursos Especiais Avançado de Combate a Incêndio (ECIA) e de Oficial de Proteção do Navio. (EOPN), Curso Especial de Embarcação de Sobrevivência e Salvamento (EESS) e o Curso Especial de Cuidados Médicos (ECSM) e comprove, pelo menos:

a) 1 ano de embarque em função de máquinas
b) 2 anos de embarque em função de máquinas
c) 3 anos de embarque em função de máquinas
d) 4 anos de embarque em função de máquinas
e) 5 anos de embarque em função de máquinas

A

(C)

BIZU: ÚNICO Q PRECISA DE EBQ/EXPERIENCIA

QCCA e QT=> MÁQ=> 3 ANOS E
FLUV/PESC => 1 ANO

40
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que não compete ao comandante:

(a) Inspecionar ou fazer inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança;
(b) Emitir os competentes pedidos de suprimento, reparo e revisões da Seção de Convés;
(c) Implantar e manter um programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação;
(d) Fazer com que todos conheçam seu lugar e deveres em caso de incêndio, de abalroamento ou de abandono, executando, pelo menos, quinzenalmente, os exercícios para uso necessários, sempre que 1/3 da tripulação tiver sido substituída;
(e) Assumir pessoalmente a direção da embarcação sempre que necessário como: por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou outra qualquer manobra da embarcação em casos de emergência;

A
(A) COMTE
(B)  IMTO
(C) COMTE
(D) COMTE
(E) COMTE
41
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que compete ao imediato:

(a) Supervisionar o carregamento, a descarga, o lastro e deslastro da embarcação, de forma eficiente, de acordo com as normas de segurança;
(b) Dar ciência às autoridades competentes, inclusive ao Armador, sempre que, justificadamente, tiver que alterar os portos de escala da embarcação;
(c) Ser o encarregado das Seções de Convés e Câmara. É figura importante na Administração da embarcação, sua presença se faz sentir quer no porto, quer em viagem, com respeito à manutenção da carga (carga e descarga);
(d) Convocar, quando necessário, os oficiais da tripulação para, em Conselho decidir quanto as situações de extrema gravidade para a embarcação e para a carga;
(e) Exercer fiscalização e repressão ao contrabando, transporte de armas, munições e cargas não manifestadas;

A
(A) COMTE
(B) COMTE
(C) IMTO
(D) COMTE
(E) COMTE
42
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que não compete ao comandante:

(a) Conduzir e coordenar o programa de adestramento de bordo;
(b) Responder por quaisquer penalidades impostas à embarcação, por infração da Legislação em vigor, resultantes de sua imperícia, omissão ou culpa, ou de pessoas que lhe sejam subordinadas apontando, neste caso, o responsável;
(c) Cumprir e fazer cumprir o regulamento para evitar abalroamento no mar;
(d) Socorrer outra embarcação, em todos os casos de sinistro, prestando o máximo auxílio, sem risco sério para sua embarcação, equipagem e passageiros;
(e) Ratificar, dentro de 24 horas úteis, depois da entrada da embarcação no porto, perante as autoridades competentes, e tendo presente o “Diário de Navegação”, todos os processos testemunháveis e protestos formados a bordo, tendentes a provar sinistros, avarias, perdas ou arribadas;

A

(A) IMTO

43
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que compete ao imediato:

(a) Dar conhecimento à Capitania do primeiro porto que demande e a outras embarcações, pelo rádio, ou qualquer outro meio, de todas as ocorrências concernentes à navegação, como sejam: cascos soçobrados ou em abandono, baixios, recifes, funcionamento dos faróis e boias, balizas, derelitos etc;
(b) Inspecionar ou mandar inspecionar, por ocasião de embarque ou desembarque dos tripulantes, suas bagagens, recusando todo aquele que tentar introduzir a bordo armas proibidas, bebidas alcoólicas, substâncias tóxicas (drogas) ou qualquer outro material que possa prejudicar a disciplina da embarcação;
(c) Impor penas disciplinares aos que perturbarem a ordem da embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades competentes, na forma da legislação em vigor;
(d) Fazer alijar carga por motivo de força maior, e no interesse geral, ou quando se tratar de volume contendo materiais explosivos e perigosos, embarcados em contravenção à lei e que esteja pondo em risco a embarcação, tripulantes, etc;
(e) Determinar o uniforme do dia, cumprindo e fazendo cumprir o que determina o Regulamento para uso de uniformes a bordo de embarcações nacionais quando houver;

A
(A) COMTE
(B) IMTO
(C) COMTE
(D) COMTE
(E) COMTE
44
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que não compete ao comandante:

(a) Autorizar serviços extraordinários que se fizerem necessários a bordo, de acordo com as leis que regem a matéria;
(b) Ter sob sua guarda valores de passageiros, dos tripulantes ou da embarcação, como medicamentos entorpecentes para uso em casos de emergências, assinando e exigindo os competentes recibos;
(c) Instaurar inquérito e demais atos de direito, para o que ocorrer a bordo;
(d) Superintender os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação. Visar as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, assim como todos e quaisquer outros documentos;
(e) Controlar, com a cooperação do Chefe de Máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, visando à segurança da embarcação;

A

(E) IMTO

45
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que compete ao imediato:

(a) Certificar-se se estão a bordo todos os tripulantes, prontos a seguir viagem, na hora marcada para a saída da embarcação;
(b) Responder pelo fiel cumprimento das leis, convenções, acordos nacionais e internacionais, e de todas as demais normas que regem o Transporte Marítimo, devendo zelar pelo bom nome da Empresa, resguardando os interesses da mesma e a boa apresentação da Marinha Mercante do Brasil, nos portos nacionais e estrangeiros;
(c) Determinar, sempre que necessário, o trabalho conjunto dos tripulantes da embarcação, de modo a agilizar a superação de um problema técnico, ou a prontificação de uma faina marinheira;
(d) Verificar e aprovar todas as alterações, revisões, reparos e quaisquer outros serviços feitos na Seção de Convés;
(e) Organizar os serviços de quarto, de forma a manter o serviço de vigilância e segurança da navegação adequadamente, considerando, inclusive, a necessidade dos oficiais encarregados dos serviços de quarto de navegação estarem o tempo todo fisicamente presentes no passadiço ou locais diretamente ligados ao passadiço;

A
(A) COMTE
(B) COMTE
(C) COMTE
(D) IMTO
(E) COMTE**
46
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que não compete ao comandante:

(a) Designar, entre os Tripulantes, o Gestor;
(b) Programar, dirigir e fiscalizar a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando todas as providências que evitem a poluição do meio ambiente;
(c) Implantar e fazer cumprir a bordo um plano de prevenção e combate a poluição;
(d) Implantar e fazer cumprir uma política contra o uso de álcool e drogas a bordo. Devendo normatizar os procedimentos a serem adotados e divulgá-los a todos os tripulantes.
(e) Exigir dos tripulantes, por ocasião de seu embarque, toda a documentação necessária, bem como a apresentação de sua andaina de uniformes;

A

(B) IMTO

47
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa abaixo que não compete ao imediato:

(a) Manter o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros;
(b) Proceder a leitura dos calados no costado, na chegada e saída das embarcações, mesmo naquelas de equipamentos de leitura à distância;
(c) Determinar, antes da saída dos portos, inspeção da embarcação a fim de localizar clandestinos porventura existentes ou o transporte ilegal de mercadorias;
(d) Receber e fazer entrega de malas postais, fiscalizar a sua estivagem em lugar seguro e providenciar os documentos necessários ao recebimento e entrega;
(e) Não permitir a permanência, na embarcação, de pessoas estranhas ao serviço de bordo;

A

(D) OFI. GENERALIDADES

48
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os tripulantes pertencentes à Seção de Máquinas das embarcações mercantes nacionais são responsáveis pelos reparos de emergência que tenham que ser feitos fora dos portos, com os recursos de bordo, de modo a propiciar à embarcação chegar ao primeiro porto de recurso;
(b) O Armador poderá expedir instruções, sob a forma de Regulamento Interno, estipulando normas e diretrizes para as atividades a bordo das embarcações de sua frota, desde que as mesmas não colidam com as determinadas nas presentes normas;
(c) Nos portos onde não houver estiva disponível, ou nas situações em que ela é legalmente dispensada, a movimentação da carga será da responsabilidade da tripulação.
(d) Nenhum superior deve maltratar o subalterno ou a quem tenha de punir; o ofendido pode recorrer ao Capitão dos Portos;
(e) Os crimes, contravenções ou delitos cometidos a bordo serão submetidos à autoridade marítima, no porto onde ocorreram ou no primeiro porto de escala.

A

(E) AUT POLICIAL

49
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

(a) Ao Comandante, Patrão e Mestre das Embarcações, as penalidades são aplicadas pelo Diretor de Portos e Costas;
(b) O Capitão dos Portos, Delegado ou Agente poderá instaurar inquérito na Capitania dos Portos ou órgão subordinado ou determinar ao Comandante sua abertura a bordo, para apuração de faltas ou fatos ocorridos a bordo;
(c) O registro em cadastro de uma falta será cancelado pelo Diretor de Portos e Costas, Capitão dos Portos, Delegado ou Agente após um ano de boa conduta e mediante requerimento do interessado.
(d) No caso de nova falta sujeita a registro no Sistema Informatizado de Cadastro de Aquaviário (SISAQUA), não será concedido novo cancelamento.
(e) A penalidade do Aquaviário será lançada pela CP/DL/AG no Sistema Informatizado de Cadastro de Aquaviário (SISAQUA).

A

(A) APLICADAS PELO CP

50
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

(a) O Sistema Informatizado de Cadastro de Aquaviários (SISAQUA) foi concebido para cadastrar o aquaviário e apoiar o Ensino Profissional Marítimo (EPM) na previsão de vagas para seus cursos, agilizar a emissão de documentos, controlar e fiscalizar a inscrição e habilitação do aquaviário.
(b) Caberá às Capitanias, Delegacias e Agências gerenciar o cadastramento no SISAQUA, mediante o recebimento e atualização dos dados que dizem respeito à vida profissional do aquaviário.
(c) Caberá à DPC supervisionar, através de um banco de dados central, o cadastramento efetuado pelas Capitanias, Delegacias e Agências.
(d) O cadastramento de menores de 14 (quatorze) anos não será aceito pelo sistema, bem como serão transferidos para o arquivo secundário os profissionais que atingirem 70 (setenta) anos de idade;
(e) O aquaviário inscrito em outra jurisdição poderá ter sua situação regularizada através de qualquer CP/DL/AG ou na sua OM de inscrição.

A

(D) ATINGEM 80 ***** ANOS

ATT!!

SÓ OM JURISDI SE EXCLUSÃO DE AQV

51
Q

De acordo com a NORMAM 13, assinale a alternativa incorreta:

(a) A exclusão de um aquaviário do SISAQUA poderá ser feita através de qualquer CP/DL/AG ou na sua OM de inscrição;
(b) O aquaviário cadastrado estará ativo quando estiver com a sua CIR dentro da validade dos 5 anos;
(c) O aquaviário cadastrado será inativo primário quando tiver a sua CIR vencida ou suspensa permanecendo nessa situação por até 05 (cinco) anos, contados a partir do término da validade da última etiqueta de dados pessoais emitida;
(d) O aquaviário cadastrado será inativo secundário quando a sua CIR estiver vencida por mais de 5 (cinco) anos ou com a CIR cancelada e os que estiverem com mais de 80 anos de idade.
(e) A reativação dos aquaviários que se encontrem na situação de inativos por motivo de cancelamento de CIR somente poderá ser feita pela OM que efetuou o cancelamento. As demais reativações poderão ser feitas por qualquer OM, desde que seja realizada juntamente com a transferência de jurisdição para a OM onde o aquaviário deu entrada no requerimento.

A

(A) SÓ OM DE JURISDI

52
Q

De acordo com a NORMAM 13, a quem compete expedir certidões de Serviços de Guerra:

(a) Capitão dos Portos
(b) Diretor de Portos e Costas
(c) Comandante do Distrito Naval
(d) CIAGA e CIABA
(e) Diretor Geral da Navegação

A

(B)

53
Q

De acordo com a NORMAM 13, a quem compete expedir certidões de tempo de serviço para ex alunos das ex-Escolas de Marinha Mercante e das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM):

(a) Capitão dos Portos
(b) Diretor de Portos e Costas
(c) Comandante do Distrito Naval
(d) Chefe do Estado-Maior da Armada
(e) CIAGA e CIABA

A

(E)

54
Q

De acordo com a NORMAM 13, julgue os itens a seguir:

I - Para efeito de contagem de tempo de serviço, não será computado o tempo que o aluno cursou com idade inferior a 17 anos e o período decorrido sem aproveitamento;
II - Para efeito de contagem de tempo de serviço, será computado o período inferior a um ano de curso;
III - Em caso de dúvida ou omissão, em relação a certidão de tempo de serviço, deverá ser consultado o Distrito Naval (DN) em cuja jurisdição estava sediada a ex-Escola de Marinha Mercante, uma vez que esse DN, através da Seção de Serviço Militar (SSM), tem cadastrados todos os Reservistas Navais de sua área.

A

V
F - NÃO SERÁ COMPUTADO
V

55
Q

I - Os servidores oriundos de órgãos públicos Municipais, Estaduais e Federais, podem exercer atividades funcionais tripulando embarcações de seus respectivos órgãos. Para tanto, devem participar de cursos específicos, estabelecidos pela DPC, cujas sinopses discriminarão as habilitações respectivas a serem conferidas àqueles que os realizarem com aproveitamento.
II - Os servidores oriundos de órgãos públicos Municipais, Estaduais e Federais poderão exercer atividades profissionais como aquaviários ainda que pertençam aos quadros ativos do Serviço Público.
III - Para os servidores oriundos de órgãos públicos Municipais, Estaduais e Federais poderem exercer atividades profissionais como aquaviários deverão requerer a inscrição na categoria pretendida ao Agente da Autoridade Marítima adequado, o qual avaliará o pedido e poderá conceder a inscrição considerando a equivalência do curso realizado.

A

V
F - NÃO PODERÃO EXERCER.
V