Hipertireoidismo e Tireotoxicose Flashcards

1
Q

Qual a diferença de tireotoxicose e hipertireoidismo?

A

Tireotoxicose: síndrome do excesso de hormônio tireoidiano

Hipertireoidismo: hiperfunção da glândula tireoidiana

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A principal etiologia do hipertireoidismo é a doença de Graves. Nela, a captação do iodo é

A

aumentada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

QUADRO DE TIREOTOXICOSE. A EFICÁCIA DA TERAPIA DURANTE OS PRIMEIROS DIAS DE INTERNAÇÃO DEVE SER ACOMPANHADA COM QUANTIFICAÇÃO SÉRICA DE:

A

Tiroxina livre.
O TSH é o primeiro hormônio a ser dosado na triagem tireoidiana, no entanto esse é o último hormônio a se normalizar, ele pode demorar até 1 ano para normalizar. Assim, devemos nos basear pelos níveis de T4 (tiroxina) livre, pois vão se modificar mais rapidamente de acordo com a terapia instituída

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Paciente com doença de Graves, doença autoimune que produz imunoglobulinas que atingem a tireoide, causando a hiperplasia da glândula com consequente hipertireoidismo. Como opção de tratamento, temos as seguintes opções:
- Tionamidas: (MMZ) e pelo propiltiouracil (PTU). São medicações de escolha para a doença de Graves. Agem inibindo a síntese do hormônio tireoidiano, além de serem imunomoduladoras. Geralmente, o metimazol possui uma meia vida maior, facilitando a aderência ao tratamento, pois o paciente só precisa tomar 1x/dia. Os efeitos colaterais incluem agranulocitose e hepatotoxicidade. Quando há alteração de enzimas hepáticas em mais de 2-3x o valor da normalidade, recomenda-se suspensão da medicação. O PTU é recomendado na gravidez (1º trimestre), visto que o MMZ é teratogênico. Além disso, na crise tireotóxica o PTU também é recomendado pois inibe a conversão de T4 em T3.
- Iodo Radioativo: alguns autores defendem que este pode ser o medicamento de escolha, mas no Brasil, é realizado apenas se falha no tratamento com as medicações de primeira linha. É contraindicado em caso de gravidez ou amamentação.
- Cirurgia: recomendada em último caso, quando o paciente apresenta bócios muito volumosos; queixas compressivas; recusa à terapia; opção do próprio paciente.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

puérpera admitida na UTI por quadro de intensa agitação, calor excessivo, fraqueza muscular, palpitação, falta de ar, aumento de temperatura, taquicardia e proptose ocular bilateral. Essa clínica já nos fala a favor de uma crise tireotóxica. Qual a conduta?

A

Hidratação IV, esmolol, propiltiouracil (PTU), solução de Lugol 1-2h após PTU e hidrocortisona.

tionamida, sendo a preferência nesses casos o propiltiouracil, pois ele em altas doses impede a conversão periférica de T4 em T3, um betabloqueador, um corticoide pois ele também impede a conversão de T4 em T3 perifericamente, podemos usar as soluções a base de iodo APÓS 1 HORA do uso da tionamida , a paciente também está com febre, então temos que baixar a sua temperatura e temos que lembrar que JAMAIS usaremos AAS, pois ele pode liberar o T4 ligado às proteínas plasmática, aumentando os níveis de T4-livre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o outro nome para Adenoma tóxico?

A

Doença de Plummer

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly