Desapropriação Flashcards
(254 cards)
Pergunta
Resposta
Apenas os bens desvinculados da finalidade institucional das entidades administrativas podem ser desapropriados por Entes federados menores.
✅ Certo. A desapropriação dos bens das entidades administrativas pode ocorrer se eles não estiverem vinculados às finalidades institucionais, respeitando a necessidade de ponderação de interesses.”
A desapropriação amigável exige homologação judicial para ser válida.
❌ Errado. A desapropriação amigável dispensa homologação judicial, sendo suficiente a formalização do acordo e sua transcrição no Registro de Imóveis.”
A sentença que extinguir o processo de desapropriação por desistência do Poder Público deve condená-lo ao pagamento das despesas processuais e honorários advocatícios.
✅ Certo. O Poder Público deve arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios na hipótese de desistência, conforme o art. 90 do CPC.”
A desapropriação indireta pode ocorrer mesmo quando o Poder Público não ocupa fisicamente o bem.
✅ Certo. Ela pode resultar de atos estatais lícitos que causem restrições substanciais ao direito de propriedade, impedindo seu uso normal.”
A imissão provisória na posse é um mecanismo que antecipa a satisfação do interesse público sem comprometer o direito à indenização do proprietário.
✅ Certo. A imissão permite o uso do bem pelo Poder Público antes do desfecho da desapropriação, assegurando a indenização posterior ao expropriado.”
A União pode desapropriar bens públicos estaduais e municipais.
✅ Certo. A União pode desapropriar bens públicos estaduais e municipais, conforme a regra de desapropriação de ‘cima para baixo’.”
A posição majoritária entende que a desapropriação de bens públicos é possível apenas de ‘cima para baixo’.
✅ Certo. A doutrina majoritária e o STF sustentam que a desapropriação de bens públicos deve seguir a hierarquia de interesses, permitindo apenas desapropriação de ‘cima para baixo’.”
A desapropriação de moeda corrente não é possível devido à sua própria natureza.
✅ Certo. A moeda corrente não pode ser desapropriada, pois a indenização na desapropriação ocorre em moeda corrente, tornando a operação inviável.”
A desapropriação urbanística é aplicável a imóveis urbanos que não atendam à sua função social.
✅ Certo. Esse tipo de desapropriação destina-se a imóveis urbanos não edificados, subutilizados ou não utilizados. (art. 182, § 4º, III, da CRFB e Lei 10.257/2001 - Estatuto da Cidade)”
A responsabilidade pelo pagamento do IPTU continua sendo do proprietário mesmo após a imissão provisória na posse.
❌ Errado. O STJ já decidiu que a responsabilidade pelos encargos tributários cessa com a imissão provisória na posse pelo Poder Público.”
O réu pode discutir, no processo de desapropriação, a existência dos pressupostos de utilidade pública, necessidade pública ou interesse social.
❌ Errado. O Poder Judiciário não pode decidir se há utilidade pública, necessidade pública ou interesse social no processo de desapropriação. Essas questões devem ser discutidas em ação autônoma. (art. 9º do Decreto-Lei 3.365/1941)”
O proprietário pode levantar até 100% do depósito realizado na imissão provisória na posse.
❌ Errado. O proprietário pode levantar até 80% do depósito realizado, conforme estabelecido no art. 33, § 2º, do Decreto-Lei 3.365/1941.”
O bem desapropriado para implantação de hospital público pode ser redestinado para uma escola pública sem que isso configure tredestinação ilícita.
✅ Certo. A tredestinação lícita ocorre quando o bem desapropriado é utilizado para outro interesse público, sem gerar direito à retrocessão.”
Mesmo que já tenha havido pagamento da imissão provisória na posse, o Poder Público pode desistir da desapropriação.
✅ Certo. O pagamento decorrente da imissão provisória na posse não impede a desistência, mas o Poder Público deverá indenizar o particular pelos prejuízos sofridos.”
Os bens das empresas públicas e sociedades de economia mista podem ser desapropriados sem necessidade de autorização do chefe do Executivo.
❌ Errado. Apesar de serem bens privados, a doutrina majoritária exige autorização prévia do chefe do Executivo para desapropriação de bens dessas entidades. (art. 2º, § 3º, do Decreto-Lei 3.365/1941)”
A desapropriação forçada de bens integrantes de estatais que executam atividades econômicas não pode ocorrer.
❌ Errado. A desapropriação desses bens pode ocorrer, pois tais estatais se submetem ao mesmo tratamento jurídico das empresas privadas. (art. 173, § 1º, II, da CRFB)”
A desapropriação ordinária pode ser realizada por qualquer Ente federado, desde que haja interesse público na intervenção estatal.
✅ Certo. Todos os Entes federados possuem competência para desapropriar bens por utilidade pública, necessidade pública ou interesse social, desde que justificado o interesse público. (art. 5º, XXIV, da CRFB)”
O objetivo da desapropriação por zona é evitar benefícios desiguais a determinados particulares com a realização de obras públicas.
✅ Certo. Esse tipo de desapropriação visa impedir que alguns particulares sejam favorecidos de forma desproporcional, garantindo a impessoalidade e a isonomia na distribuição dos benefícios das obras públicas.”
O entendimento majoritário é que a adestinação não gera direito à retrocessão, independentemente do tempo decorrido sem destinação pública.
❌ Errado. Há entendimento de que, se a omissão do Estado for injustificada e prolongada, o expropriado pode pleitear a retrocessão.”
Se não houver acordo na desapropriação, a questão deverá ser resolvida obrigatoriamente pelo Judiciário.
❌ Errado. Além da via judicial, admite-se mediação e arbitragem para definição do valor da indenização.”
Na desapropriação por utilidade pública, a indenização deve ser prévia, justa e em dinheiro.
✅ Certo. A desapropriação por utilidade pública e por interesse social exige indenização prévia, justa e em dinheiro, conforme o art. 5º, XXIV, da CRFB.”
O STF considera constitucional a norma que permite a imissão provisória na posse mesmo com depósito inferior ao valor de mercado.
✅ Certo. O STF recepcionou a norma que permite o depósito prévio com valor inferior ao de mercado. (Súmula 652 do STF)”
A limitação da defesa do réu no processo de desapropriação fere o princípio da ampla defesa previsto na Constituição.
❌ Errado. A posição majoritária sustenta que a limitação da defesa no processo de desapropriação é constitucional, pois o réu pode discutir outras questões em ação própria. (José Carlos de Moraes Salles, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Diógenes Gasparini)”