Poder Judiciário Flashcards
(479 cards)
Pergunta
Resposta
A aposentadoria compulsória será com proventos proporcionais ao tempo de contribuição e ocorrerá aos 70 anos de idade ou aos 75 anos, conforme regulamentação por lei complementar
✅ A afirmação está correta. O artigo 40, § 1º, inciso II, da Constituição Federal prevê que o servidor será aposentado compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 anos de idade, ou aos 75 anos de idade, na forma de lei complementar.
O Supremo Tribunal Federal possui competência originária para julgar conflitos judiciais entre Municípios e a União. Certo ou errado?
❌ Errado. A competência do Supremo Tribunal Federal não abrange os Municípios, pois estes não estão incluídos no rol do artigo 102, inciso I, alínea “f”, da Constituição Federal, que trata das causas entre entes federativos cuja solução possa afetar o pacto federativo. A atuação do STF nesse ponto visa exclusivamente preservar a estrutura federativa entre União, Estados e Distrito Federal.
Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar a medida cautelar em ações diretas de inconstitucionalidade. Certo ou errado?
✅ Certo. O artigo 102, inciso I, alínea “p”, da Constituição Federal estabelece que é da competência originária do Supremo Tribunal Federal processar e julgar medida cautelar nas ações diretas de inconstitucionalidade.
O subsídio dos Ministros dos Tribunais Superiores é fixado em 95% do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal
✅ A afirmação está correta. O inciso V do artigo 93 da Constituição Federal dispõe que o subsídio dos Ministros dos Tribunais Superiores corresponderá a 95% do subsídio mensal fixado para os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
O Supremo Tribunal Federal possui competência originária para julgar ação popular ajuizada contra seus Ministros ou autoridades sujeitas à sua jurisdição imediata. Certo ou errado?
❌ Errado. Não integra a competência originária do Supremo Tribunal Federal o julgamento de ação popular, ainda que proposta contra seus Ministros ou autoridades que lhe estejam sujeitas diretamente (Petição 7.054).
A razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de tramitação passaram a ser garantias individuais a todos asseguradas pela Emenda Constitucional nº 45 de 2004, nos termos do artigo 5º, inciso LXXVIII da Constituição Federal
✅ A afirmação está correta. A Emenda Constitucional nº 45 de 2004 incluiu como garantia individual a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, nos termos do artigo 5º, inciso LXXVIII da Constituição Federal.
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, mandado de segurança impetrado contra ato do Presidente da República. Certo ou errado?
✅ Certo. O artigo 102, inciso I, alínea “d”, da Constituição Federal estabelece expressamente que é de competência originária do Supremo Tribunal Federal processar e julgar mandado de segurança contra ato do Presidente da República.
É correto afirmar que o Supremo Tribunal Federal, como órgão de cúpula do Poder Judiciário, possui competência precípua para a guarda da Constituição Federal e para julgar, entre outros, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, a ação declaratória de constitucionalidade, a arguição de descumprimento de preceito fundamental, o mandado de injunção e a extradição solicitada por Estado estrangeiro?
✅ A afirmação está correta. De acordo com o artigo 102 da Constituição Federal, compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, sendo de sua competência o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, da ação declaratória de constitucionalidade, da arguição de descumprimento de preceito fundamental, do mandado de injunção e do pedido de extradição formulado por Estado estrangeiro.
O regime constitucional de precatórios tem por finalidade permitir o adequado planejamento orçamentário dos entes públicos e assegurar a preferência cronológica de pagamento.
✅ A afirmação está correta. A finalidade do regime de precatórios é dupla: possibilitar o planejamento orçamentário dos entes federativos e assegurar a ordem cronológica de pagamento, em respeito à precedência jurídica, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário nº 889.173.
Integram o Poder Judiciário, de acordo com o artigo 92 da Constituição Federal, os seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares, Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios
✅ A afirmação está correta. Nos termos do artigo 92 da Constituição Federal, os órgãos do Poder Judiciário compreendem: o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, os Tribunais e Juízes do Trabalho, os Tribunais e Juízes Eleitorais, os Tribunais e Juízes Militares, bem como os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
As decisões da Justiça do Trabalho em dissídios coletivos econômicos devem observar apenas as disposições convencionadas anteriormente pelas partes, independentemente das disposições legais mínimas de proteção ao trabalho.
❌ Errado. O artigo 114, § 2º, da Constituição Federal determina que, nas decisões sobre dissídios coletivos econômicos, a Justiça do Trabalho deve obrigatoriamente respeitar tanto as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho quanto as convencionadas anteriormente pelas partes.
É da competência originária do Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas data impetrado contra ato do Procurador-Geral da República. Certo ou errado?
✅ Certo. O artigo 102, inciso I, alínea “d”, da Constituição Federal prevê expressamente a competência originária do Supremo Tribunal Federal para julgar habeas data contra ato do Procurador-Geral da República.
Comarcas classificadas como de entrância intermediária normalmente se situam nas capitais dos Estados e concentram grande número de Varas e Juizados
❌ A afirmação está errada. A Comarca de entrância especial, e não a intermediária, normalmente está localizada na capital do Estado e possui muitas Varas e Juizados. A Comarca de entrância intermediária costuma ser encontrada em metrópoles e possui porte intermediário.
A gratificação de presença paga aos magistrados que atuam na Justiça Eleitoral é fixa, independentemente do número de sessões às quais comparecem.
❌ A afirmação está errada. A gratificação de presença é devida por sessão comparecida, até o máximo de oito por mês. No Tribunal Superior Eleitoral, ela equivale a 3% do subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal
Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, havendo conflito entre regimento interno do tribunal e norma legal, deve prevalecer sempre a hierarquia da lei.
❌ A afirmação está errada. No julgamento do Habeas Corpus nº 143.333, o Supremo Tribunal Federal entendeu que os regimentos internos dos tribunais são normas primárias, com idêntico status das leis. Assim, eventual antinomia entre regimento interno e norma legal deve ser solucionada pela análise da substância regulada e, tratando-se da organização interna do tribunal e das funções operacionais do juiz, deve prevalecer o regimento interno.
A Emenda Constitucional nº 103, de 2019, suprimiu da Constituição Federal a possibilidade de punição disciplinar de magistrados mediante aposentadoria compulsória proporcional.
✅ A afirmação está correta. A Emenda Constitucional nº 103/2019, ao alterar os artigos 93, inciso VIII, e 103-B, § 4º, inciso III, da Constituição Federal de 1988, eliminou a sanção disciplinar anteriormente conhecida como aposentadoria compulsória proporcional aplicada a magistrados por ato ilícito grave.
O Conselho Nacional de Justiça possui competência para aplicar penalidades administrativas aos servidores do Poder Judiciário, conforme a Lei 8.112/1990.
❌ Errado. O Conselho Nacional de Justiça não possui competência para instaurar processo administrativo ou aplicar penalidades a servidores do Poder Judiciário, pois esses se submetem a regimes jurídicos próprios, como a Lei 8.112/1990 no âmbito federal.
É correto afirmar que todos os Estados da Federação podem instituir um Tribunal de Justiça Militar, independentemente do efetivo de seus militares estaduais?
❌ Errado. A criação de Tribunal de Justiça Militar estadual está condicionada à existência de efetivo militar superior a vinte mil integrantes, conforme artigo 125, § 3º, da Constituição Federal. Portanto, não é assegurada a existência desse Tribunal em todos os Estados.
A publicidade dos julgamentos é princípio constitucional que rege os órgãos do Poder Judiciário, podendo ser afastada sempre que houver interesse público no segredo de justiça
❌ A afirmação está errada. A publicidade é princípio que rege toda a Administração Pública. A Constituição Federal impõe, como regra geral, que todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser públicos, sob pena de nulidade. O sigilo só poderá ser estabelecido quando necessário à preservação da intimidade do interessado e sem prejuízo ao interesse público à informação (artigo 93, inciso IX).
É permitido ao magistrado receber, a qualquer título, custas ou participação em processo, desde que se trate de ressarcimento legal ou compensação simbólica.
❌ A afirmação está errada. É vedado ao magistrado, nos termos do parágrafo único do artigo 95 da Constituição Federal, receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo. As custas e emolumentos destinam-se exclusivamente ao custeio dos serviços da Justiça, não podendo, sob nenhuma hipótese, ser revertidos aos magistrados.
Compete ao Poder Executivo propor a criação de novas varas judiciárias, observando-se os critérios de conveniência administrativa e disponibilidade orçamentária.
❌ A afirmação está errada. A competência para propor a criação de novas varas judiciárias é privativa dos tribunais, nos termos do artigo 96, inciso II, alínea “c”, da Constituição Federal. Tal atribuição visa assegurar a autonomia administrativa do Poder Judiciário.
Todos os débitos da Fazenda Pública, inclusive os de natureza comum, têm preferência no pagamento quando incluídos em precatório.
❌ A afirmação está errada. Apenas os débitos de natureza alimentícia possuem preferência no pagamento de precatórios, nos termos do artigo 100 da Constituição Federal. Débitos de natureza comum seguem a ordem cronológica, sem preferência.
Até que os entes federativos editem suas leis próprias, serão considerados de pequeno valor os débitos de até 40 salários-mínimos perante a Fazenda Estadual ou Distrital, e até 30 salários-mínimos perante a Fazenda Municipal.
✅ A afirmação está correta. Segundo o artigo 87 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, enquanto não houver lei própria editada pelos entes federativos, serão considerados de pequeno valor os precatórios de até 40 salários-mínimos perante a Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, e até 30 salários-mínimos perante a Fazenda dos Municípios.