História da Medicina Flashcards Preview

Medicina Interna > História da Medicina > Flashcards

Flashcards in História da Medicina Deck (67):
1

“A primeira pessoa a fazer desenhos precisos do corpo humano foi ________________”.

Leonardo da Vinci.

2

"Os desenhos anatômicos de Da Vinci estão entre os melhores já produzidos e incluem a primeira ilustração de um ______________”.

Feto no útero.

3

“________________ descreveu a arteriosclerose centenas de anos antes de qualquer outro, numa época em que muitos médicos achavam que as artérias só transportavam ar”.

Leonardo da Vinci.

4

“A medicina chinesa tradicional tem raízes muito diferentes da medicina ocidental e dá ênfase à interação entre _____________ e _____________”.

Indivíduo; Ambiente.

5

“As formas mais conhecidas da medicina chinesa fora da China são a ___________ e a _____________”.

Fitoterapia; Acupuntura.

6

“Há dois mil anos foi criado um manual chinês que listava as mais valiosas ervas medicinais conhecidas. O livro foi se ampliando ao longo dos anos, culminando no ____________________, escrito durante a dinastia Ming (1368-1644) e usado até hoje”.

Compêndio de matéria médica.

7

Qual a explicação chinesa tradicional para a terapia conhecida como acupuntura?

É que a energia vital, conhecida como “qi”, flui por meridianos ou linhas. Acredita-se que a inserção de uma agulha por um profissional qualificado em certos pontos ao longo dessas linhas altera o fluxo energético. 

8

“____________ localizou corretamente todos os principais órgãos, nervos e músculos do corpo humano; e deu início ao estudo apropriado da anatomia humana”.

Vesalius.

9

“Vesalius empregava artistas talentosos para ilustrar sua obra. Os desenhos foram reunidos em 1543, no livro ________________”.

A estrutura do corpo humano.

10

“A obra de Vesalius foi publicada no mesmo ano que a grande obra de Copérnico, De Revolutionibus. Assim, 1543 é considerado ____________________”.

O início da era científica.

11

“Harvey demonstraria o verdadeiro papel das válvulas no interior das veias, e, mostrando que ______________________, abalaria de vez os conhecimentos produzidos por Galeno”.

O sangue circula por artérias e veias.

12

“Na época de Harvey, o sangue era visto como um dos quatro humores – as quatro substâncias básicas que preencheriam o corpo humano”. Segundo a medicina do século XVI, essas substâncias eram:

Fleuma, bílis amarela, bílis negra e sangue. Os humores deviam estar em equilíbrio. Sangue demais, por exemplo, podia causar doenças, e a sangria, prática médica extremamente popular até o século XIX, era seu tratamento lógico. Porém, a concepção de sangue- o que é e o que faz- ainda estava presa a ideias muito antigas.

13

“Aceitavam-se amplamente os ensinamentos de Galeno, de que os homens possuíam dois sistemas sanguíneos diferentes, cada qual com suas artérias e veias, sem conexão entre si e com papéis diversos na nutrição do corpo. Segundo Galeno, o _________ produzia o sangue, que era transportado para o resto do corpo pelas veias, sendo totalmente ______________ no percurso”.

Fígado; Consumido.

14

“Segundo Galeno, as artérias carregavam algo chamado ______________ dos pulmões para o resto do corpo, sendo essa sua principal função”.

“espíritos vitais”.

15

“Na época ___________, a prática da medicina era muito mais sofisticada no mundo islâmico que no Ocidente”.

Medieval.

16

“Um dos grandes médicos do mundo islâmico era conhecido como _____________. Entre outras coisas, ele percebeu que doenças como a lepra são contagiosas e podem se espalhar pelo contato próximo, e enfatizou a importância da quarentena para controlar surtos de peste”.

Avicena.

17

“Os médicos ____________ criaram os primeiros “hospitais modernos”, onde os doentes eram tratados por médicos bem-treinados, em locais limpos e organizados, enquanto as instituições médicas da Europa cristã eram desorganizadas, imundas e ofereciam poucos tratamentos eficazes além de repouso. Graças à obra de Avicena, os hospitais ___________ eram construídos com enfermarias separadas para que os pacientes contagiosos se apartassem dos demais”.

Mulçumanos; Islâmicos.

18

“O símbolo da medicina é o ____________ não o _____________”.

Asclépio; Caduceu.

19

“ O bordão ou ______________ ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente. ___________ era o deus romano da medicina e da cura. Foi herdado diretamente da mitologia grega, na qual tinha as mesmas propriedades mas um nome sutilmente diferente: Asclépio”.

caduceu de Esculápio; Esculápio.

20

“O bastão de Esculápio (o idealizado como símbolo da medicina) é uma serpente dando duas voltas e meia em torno do bastão de madeira. Entretanto, equivocadamente a Marinha dos Estados Unidos adota o símbolo de Hermes ao seu corpo médico e há uma certa divergência leiga acerca da utilização dos caduceus. O caduceu de Hermes, que na verdade tem uma representação na ______________, é descrito como um bastão de ferro, com duas serpentes e ao final anexado um par de asas”.

Contabilidade (ou Comércio).

21

Há referências bíblicas ao bordão de Esculápio. “E disse o Senhor a Moisés: Faz para ti uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e viverá todo aquele que, tendo sido mordido, olhar para ela”. O que sugere a possibilidade de o caduceu ser um símbolo médico ________ a Cristo.

Anterior.

22

“Sob análise detalhada, Harvey percebeu ser impossível aceitar a descrição de Galeno sobre a produção contínua do sangue pelo_________. Harvey começara por medir simplesmente a capacidade do coração e calcular a quantidade de sangue que ele devia bombear por minuto. Para seu horror o valor obtido ultrapassava em muito os 240kg por dia. O médico concluiu que Galeno devia estar errado, e que era impossível o corpo produzir tanto sangue e destruí-lo em período de tempo tão curto”.

Fígado.

23

“Novos experimentos logo convenceram Harvey de que artérias e veias deviam estar conectadas, formando um sistema circulatório. Infelizmente, ainda não existiam microscópios poderosos que permitissem a visão dos __________, pequenos vasos sanguíneos que ligam artérias e veias”.

Capilares.

24

“Alguns dos experimentos de Harvey mais famosos foram os que realizou em si mesmo. Primeiro, amarrava ataduras em volta do braço até interromper todo o fluxo sanguíneo para os dedos. Em seguida, soltava as ataduras lentamente até que as veias do antebraço começassem a inchar. Ele explicou que isso acontecia porque, quando soltava as ataduras, o sangue das artérias conseguia chegar aos dedos. Mas este sangue não conseguia ser drenado pelas veias de volta ao coração porque ainda era bloqueado pelas ataduras; as _______, como hoje sabemos, são mais superficiais que as ________ e precisam de menos pressão para serem bloqueadas”.

Veias; Artérias.

25

“Harvey deduziu também o verdadeiro propósito das ________ das veias, descobertas por seu antigo tutor: elas existem para garantir que o sangue flua – em especial quando o fluxo tem de vencer a força da gravidade – numa só direção, de volta ao coração”.

Válvulas. 

26

A primeira pessoa a descrever a célula foi ___________. Sua obra mais importante foi Micrographia, publicada em 1665. O livro contém excelentes desenhos e observações feitas por microscópio. Uma de suas descobertas mais impressionantes surgiu quando apontou o microscópio para uma fatia de cortiça. Ele descreveu as estranhas estruturas regulares observadas como austeras celas de monges, e por isso batizou-as de “células” .

Robert Hooke.

27

O médico húngaro Ignaz Philipp Semmelweis trabalhou na maternidade do Hospital Geral de Viena. A instituição era o principal hospital da cidade, mas todo ano centenas de mulheres que ali se internavam para dar à luz desenvolviam um quadro fatal, a ______________, que se manifestava com inchaço no abdômen , múltiplos abscessos e febre, seguidos de morte. Ninguém sabia a causa da doença nem como curá-la. As mulheres que tinham o azar de ser encaminhadas a unidade dos médicos, onde Semmelweis trabalhava, tinham nove vezes mais chances de morrer da doença que as da unidade das parteiras. Enquanto Semmelweis estava de férias, um de seus colegas do necrotério sofreu um corte no dedo e morreu do que parecia ser a mesma doença das parturientes. Considerou então a possibilidade de que ele e outros médicos, ao sair do necrotério, levassem em suas mãos algo que pudesse causar a morte das mulheres, e começou a fiscalizar as enfermarias, insistindo fanaticamente que os colegas lavassem as mãos com sabão carbólico. As taxas de mortalidade nas enfermarias caíram para um nível de dez vezes menor.

Febre puerperal.

28

A peça que faltava para completar o quebra-cabeça de por que as mãos sujas dos médicos que faziam os partos podiam matar as parturientes não foi descoberta por Semmelweis. Na França, ____________ provara que os micróbios causavam decomposição; bastava um pequeno passo para se perceber que os micro-organismos também produziam doenças.

Louis Parteur.

29

“Uma pesquisa de Louis Pasteur mostrou que o crescimento de micro-organismos era responsável por azedar não somente o vinho como o leite e a cerveja. Mais tarde inventou a “pasteurização”, processo que consiste em aquecer um líquido de modo a matar os micro-organismos. Ao pesquisar uma nova área – as doenças contagiosas, em particular antraz, cólera e raiva, obteve um dos conceitos mais importantes da medicina. A _________________ explicava pela primeira vez que diferentes doenças são causadas pela ação de diferentes micróbios”.

Teoria dos germes.

30

“O Dr. Friedrich Miescher em sua pesquisa para estudar o sangue, precisava de uma copiosa quantidade de pus, substância rica em glóbulos brancos do sangue, que combatem as infecções. Miescher pegava bandagens cheias de pus e utilizava uma enzima chamada pepsina, que obtinha raspando o muco que reveste o estômago de porcos, para decompor as células. Uma vez que a pepsina houvesse destruído a membrana celular dos glóbulos brancos, o cientista podia estudar o conteúdo do núcleo.  O que encontrou no núcleo chamou de “nucleína”, que hoje conhecemos como _______. Miescher começou a procurar “nucleína” em outras células humanas e numa enorme variedade de criaturas, de rãs a salmões. Onde quer que procurasse, ele a encontrava. A substância era claramente universal e importante”.

DNA.

31

“Fred Griffith era microbiologista e estava interessado na pneumonia, especificamente nas bactérias que a causavam. Percebera que existem duas variedades de pneumonia; uma delas matava em pouco tempo, a outra era inofensiva. Quando o pesquisador eliminava as bactérias da variedade letal por aquecimento, e as injetava em ratos, os roedores sobreviviam ilesos. Griffith fez uma descoberta inesperada: se ele matasse algumas das bactérias da cepa letal e misturasse às da linhagem inofensiva, acontecia algo perturbador – agora as bactérias “inofensivas” vivas às vezes se tornavam letais. Parecia que alguma substância desconhecida (o _______), que não podia ser destruída pelo aquecimento, era absorvida pelos micro-organismos antes inofensivos, tornando-os fatais”.

DNA.

32

“Oswald Avery retomou as descobertas de Griffith. Quando soube o que esse fizera, dedicou-se a testar obsessivamente cada componente possível das bactérias para descobrir o que causava a mutação. Ele removeu os lipídios, depois os carboidratos, e então as proteínas. Não era nenhum deles. Por fim, quase a contragosto, voltou sua atenção ao ______, o menos provável dos candidatos. Descobriu que, quando a substância era removida, as bactérias perdiam a capacidade de matar os ratos, deixavam de ser letais. Em 1944, 16 anos depois da pesquisa original de Griffith, Avery publicou os resultados”.

DNA.

33

“Rosalind Franklin em suas pesquisas para estudar o DNA, obteve imagens de sua estrutura isolando filamentos simples da molécula e em seguida expondo-os a _________. Os raios se espalhavam, ao atravessar a substância, e os resultados eram captados em chapa fotográfica”.

Raios X

34

“Francis Crick e James Watson puderam deduzir a famosa estrutura do DNA. Apesar de já haverem percebido que o DNA devia ter estrutura _____________, os pesquisadores não compreendiam como todas as partes se encaixavam umas nas outras; foi somente quando Watson conheceu Maurice Wilkins e viu algumas das imagens de Rosalind Franklin (sem conhecimento ou licença dela) que conseguiram criar um modelo plausível. Watson e Crick perceberam que o DNA consistia em duas longas fitas entrelaçadas em forma de espirais uma ao redor da outra. Do lado que ficam voltados um para o outro – a parte interna da espiral- se encontravam apenas quatro moléculas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e tiamina (T). Cada célula humana contém cerda de 3,4 bilhões dessas “letras”. Se pensarmos o DNA como “o livro da vida”, então ele vem agrupado em cromossomas(“capítulos”) e dividido em genes (“parágrafos”). A maravilhosa simplicidade do DNA é que cada letra numa fita sempre tem um letra correspondente na outra. C sempre forma par com G, e T sempre com A. A beleza disso é explicar o que acontece quando uma célula se divide: o DNA se separa em duas fitas diferentes, e, para cada uma delas, uma nova fita correspondente é sintetizada, entrelaçando-se ao filamento”.

Helicoidal.

35

“Os __________ se especializaram no primeiro tipo de cirurgia de que se tem registro, a trepanação que servia para diminuir a pressão intracraniana, retirar coágulos, curar enxaqueca ou insanidade e até mesmo para “expelir maus espíritos””.

Egípcios

36

O egípcio ____________ escreve sobre o diagnóstico e o tratamento de mais de 200 doenças no ano 2600 a.C.

Imhotep.

37

O indiano _____________ cria técnicas de amputações e cirurgias plásticas no século VI a.C.

Sushruta.

38

Os ____________ foram os primeiros a discordar do grego Hipócrates, que dizia que a imagem se formava no ar e chegava pronta ao olho.

Islâmicos.

39

“Mestres na fabricação de óculos desde o século VIII, os médicos ____________ desenvolveram técnicas de raspagem semelhantes às usadas hoje para tratar catarata”.

Muçulmanos.

40

Textos ____________ foram traduzidos para o latim, influenciaram a medicina europeia durante o Renascimento e são estudados até hoje.

Islâmicos.

41

O médico chinês __________ é o primeiro a documentar o uso da acupuntura (500 a.C.).

Bian Que.

42

O grego ____________ é considerado o pai da medicina ocidental.

Hipócrates.

43

O grego ________________ identifica o cérebro e o cerebelo.

Eraristratus.

44

No ano de 129 a.C. nasce ___________________, o maior médico romano.

Cláudio Galeno.

45

No ano de 705 surge a primeira faculdade de medicina, em _________.

Bagdá, Iraque. 

46

No ano de 865 surge os primeiros registros sobre o estudo da pediatria, escritos pelo árabe ____________.

Rhazes.

47

O persa ___________ é o primeiro a diagnosticar levando em conta também o comportamento dos pacientes.

Avicena.

48

No ano de 1543 _______________________, do belga Andreas Vesalius, funda anatomia moderna.

De Fabrica Corporis Humani.

49

No ano de 1563 surge os primeiros estudos de doenças tropicais, pelo português _______________.

Garcia de Orta.

50

No ano de 1736 ocorre a primeira extração de apêndice bem-sucedida, pelo francês _________________.

Claudius Aymand.

51

A primeira transfusão ocorreu na ____________ no século XVII e foi entre um homem e um animal.

Inglaterra.

52

Em 1796 surge a primeira vacina, contra a ___________.

Varíola.

53

O francês _____________ inventa o estetoscópio.

Rene Laennec.

54

Em 1844 ocorre a primeira cirurgia com anestesia (_____________).

óxido nitroso.

55

Em 1847 _____________________ implanta na Hungria medidas de higiene para evitar infecções em parturientes. É tido como louco e morre em um hospício.

Ignaz Semmelweis.

56

Em 1870 Louis Pasteur e Robert Koch definem a teoria dos germes e fundam a ______________.

Microbiologia.

57

Em 1895 o físico alemão Wihelm Conrad Roentgen descobre o _________.

Raio X.

58

Em 1901 foram identificados os diferentes tipos sanguíneos por ___________________.

Karl Landsteiner.

59

Em 1928 ________________ descobre a penicilina.

Alexander Fleming.

60

Em 1936 a primeira lobotomia é realizada pelo português _______________.

Egas Moniz.

61

Em 1954 ocorre o primeiro transplante bem-sucedido de órgãos, feito com ________.

rins.

62

Em 1967 ocorre o primeiro transplante de _____________.
 

coração.

63

Em 1978 ocorre a primeira fertilização in vitro, nos __________.

EUA.

64

Em 1985 o médico __________ nos EUA desenvolve o primeiro robô-cirurgião.

Chinês.

65

Em 1987 ocorre a primeira cirurgia de olhos usando _________.

laser.

66

Em 2003 foi concluída a transcrição do _______________.

Genoma humano.

67

Em 2010 ocorre o primeiro transplante completo de _________.

Rosto.

Decks in Medicina Interna Class (194):