Medicina do Trabalho Flashcards Preview

Medicina Interna > Medicina do Trabalho > Flashcards

Flashcards in Medicina do Trabalho Deck (33):
0

50 anos, trabalha a 27 anos no setor de carregamento de caminhões na NGB, empilha por dia cerca de 5000 botijões de 30kg cada", qual o risco no qual está exposto?

Ergonômico.

1

"Na produção (envase de Gás Liquefeito de Petróleo-GLP), os trabalhadores que utilizam ferramentas de checagem de vazamentos podem apresentar sintomas clínicos compatíveis com ______________________, devido à repetição na execução de movimentos ______":

Doença neuropática periférica; finos.

2

"58 anos, há 17 anos trabalha encarregado de posicionar lacres nos botijões. Trabalha em pé 44h semanais, no espaço de 1,5m entre duas esteiras, sob forte ruído e calor, retirando os lacres de uma caixa e posicionando na esteira. Faz a atividade 12000x/dia", quais itens da anamnese ocupacional detalhada contêm? A monotonia e a repetição do trabalho descrito poderiam ser classificados em que tipo de risco?

O que faz, como faz, quanto faz, postura em que trabalha e exposição aos riscos ambientais. Ambos ergonômicos.

3

O dimensionamento do SESMT depende de duas variáveis:

O número de empregados na empresa e seu grau de risco, que pode variar até 4.

4

"Uma empresa é notificada pela Justiça do Trabalho devido a inúmeras ocorrências de acidentes de trabalho . Na reunião interna do SESMT aponta-se o fator mais importante na política de minimização de riscos desta empresa, qual é?

Modificar o processo de trabalho dos casos notificados.

5

Se em um Centro de Unidade Intensiva, há um desfibrilador que está conduzindo corrente elétrica errônea, ao utilizá-lo, podemos classificar o acidente em:

Ato inseguro.

6

"43 anos, motorista da NGB (entrega aos domicílios). Durante a distribuição dos P13, sexta de carnaval, sofre uma colisão com outro veículo", qual tipo de acidente?

Acidente de trabalho típico.

7

"50 anos, pintor da NGB. Ao se deslocar de casa ao trabalho, é vítima e um atropelamento", qual o tipo de acidente?

Acidente de trajeto.

8

Programas de educação continuada direcionados aos profissionais de saúde têm sido promovidos pela Secretária de Saúde do estado do Ceará onde o tema é sensibilizá-los sobre o diagnóstico precoce do Câncer em crianças e adolescentes. São sinais de alerta nos tempos da consulta médica:

Febre, sangramento, dor óssea e palidez cutâneo-mucosa.

9

"O __________ é reconhecido como fator de risco para o câncer ocupacional":

Asbesto.

10

A menor adição de conservantes aos alimentos fez com que houvesse uma redução dos casos de câncer do aparelho digestório, o que é conhecido como:

"Efeito geladeira.

11

O tabaco e o alcool podem ter juntos efeitos sinérgicos na oncogênese de vários tumores, dentre eles:

Os tumores de boca e esôfago.

12

O sal de cozinha e a infecção pelo Helicobacter pylori têm relação causal com o:

Carcinoma gástrico.

13

"A exposição solar está ligada às ocupações tipo ____________ e _______, que têm grande importância na economia do estado do Ceará":

Agricultura e pesca.

14

Pessoas em acompanhamento na rede SUS têm uma série de direitos sociais garantidos por lei:

Saque do FGTS e do PIS/PASEP, quitação da casa própria e isenção do IPTU.

15

Com relação à epidemiologia do câncer no estado do Ceará, a maior mortalidade deve-se a qual tipo de tumor?

Mama feminina.

16

Todas as possibilidades de controle das condições de risco presentes nos ambientes de trabalho por meio de Equipamentos de proteção coletiva (EPC) devem ser esgotadas antes de recomendar o uso de Equipamentos de Proteção individual (EPI), particularmente no que se refere à:

Proteção respiratória e auditiva.

17

O objetivo principal das tecnologias de controle deve ser a modificação das situações de risco por meio de projetos técnicos adequados e de técnicas de engenharia de segurança que previnam a liberação de agentes químicos nos ambientes de trabalho como:

sistemas fechados, enclausuramento, ventilação local exaustora, ventilação geral e armazenamento adequado de produtos químicos.

18

A síndrome do esgotamento profissional (Burnout) tem como características:

Exaustão emocional, redução da realização pessoal (insatisfação profissional), despersonalização (atitudes negativas ou indiferentes em relação ao trabalho). Pode ser identificada tanto por queixas físicas como psicológicas.

19

Os serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho devem ser compostos por:

Auxiliar de enfermagem do trabalho, tecnico de segurança do trabalho, engenheiro ou arquiteto especialista em engenharia de segurança do trabalho e médico especialista em Medicina doTrabalho.

20

Segundo o PPRA, o reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens:

Identificação, determinação e localização de possíveis fontes geradoras; Identificação das possíveis trajetórias (rotas de exposição) e dos meios de propagação dos agentes nos ambientes de trabalho; Identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos; Os possíveis danos a saúde relacionados aos riscos existentes.

21

Indústria de cimento, prospecção de minas e combustão do carvão. Qual o agente químico e os efeitos a saúde desses processos produtivos de origem?

Poeiras particuladas. Irritação e inflamação crônica do epitélio respiratório, com risco aumentado de neoplasias do trato respiratório.

22

Indústria de produção de veículos e metalúrgica. Quais os agentes químicos e os efeitos a saúde desses processos produtivos de origem?

Chumbo, cádmio, manganês, cobre e zinco. Efeitos no SNC com alterações de memoria e motricidade, e ainda destruição dos glóbulos vermelhos.

23

Gás natural, petróleo, gasolina, solventes, desengraxantes, tintas e produtos de limpeza. Qual o agente químico e os efeitos a saúde desse processo produtivo de origem?

Hidrocarbonetos e compostos orgânicos voláteis. Irritação do trato respiratório e neoplasias dos tratos digestivo e respiratório, e neoplasias hematológicas.

24

Combustão do petróleo. Qual o agente químico e os efeitos a saúde desse processo produtivo de origem:

Óxidos de nitrogênio. Irritação crônica do trato respiratório e alteração no transporte de oxigênio por alteração na afinadade por hemoglobina.

25

Os trabalhadores expostos ocupacionalmente a hidrocarbonetos devem fazer quais exames complementares e em qual periodicidade?

Hemograma completo e plaquetas. Admissional e trimestral.

26

Qual a classificação no Mapa de Riscos do trabalho repetitivo e monótono, em turnos noturnos e com forte cobrança por metas?

Riscos ergonômicos - cor amarela.

27

Qual a classificação no Mapa de Riscos de poeiras, fumos metálicos, névoas, gases e vapores?

Riscos químicos - cor vermelha.

28

Qual a classificação no Mapa de Riscos de ruídos, vibrações e tempersturas extremas?

Riscos físicos - cor verde.

29

Qual a classificação no Mapa de Riscos de acidentes com quedas, com veículos ou máquinas?

Riscos mecânicos - cor azul.

30

Nos ambientes ocupacionais, em geral, as principais vias de absorção de contaminantes químicos são, respectivamente, por ordem de importância:

Respiratória e dérmica.

31

"As ______________________ devem ser utilizadas como principal medida de proteção das vias aéreas dos trabalhadores expostos ocupacionalmente às fibras do asbesto":

Máscaras protetoras respiratórias.

32

Os registros hospitalares de câncer, dentre outros fins, avalia:

Protocolos clínicos.

Decks in Medicina Interna Class (194):