Anatomia Humana Flashcards Preview

Medicina Interna > Anatomia Humana > Flashcards

Flashcards in Anatomia Humana Deck (20):
1

Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o _______________ dos seres organizados.

Desenvolvimento.

2

Com a descoberta do microscópio desenvolveram-se ciências que, embora constituam especializações, são ramos da Anatomia. Cite três desses ramos:

Citologia. Embriologia e Histologia.

3

As diferenças morfológicas são denominadas _____________________ e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.

Variações anatômicas.

4

Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma ____________.

Anomalia.

5

Se o desvio do padrão anatômico for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se ______________.

Monstruosidade.

6

Cite os cinco fatores gerais de variação anatômica:

Idade; Sexo (É possível reconhecer órgãos de um e de outro sexo, graças a características especiais, mesmo fora da esfera genital); Raça; Biótipo (Resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio); Evolução (influencia o aparecimento de diferenças morfológicas, no decorrer dos tempos, como foi demonstrado pelo estudo dos fósseis).

7

Na grande variabilidade morfológica humana há possibilidade de reconhecer o tipo médio e os tipos extremos, embora toda sorte de transição ocorra entre os mesmos. Cite-os:

Longilíneos; Brevilíneos; Mediolíneos.

8

Caracterize os longilíneos:

São indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado ântero-posteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco.

9

Caracterize os brevilíneos:

São indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro ântero-posterior, membros curtos em relação à altura do tronco.

10

Em 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica, conhecida sob a sigla de P.N.A (_____________________).

Paria Nomina Anatômica.

11

A língua oficialmente adotada é o ________ (por ser “língua morta”), porém cada país pode traduzí-la para seu próprio vernáculo.

Latim.

12

A nomenclatura procura adotar termos que não sejam apenas sinais para a memória, mas tragam também alguma informação ou descrição sobre a referida estrutura. Dentro deste princípio, foram abolidos os __________ (nome de pessoas para designar coisas) e os termos indicam: a forma (músculo trapézio); a sua posição ou situação (nervo mediano); o seu trajeto (artéria circunflexa da escápula); as suas conexões ou interrelações (ligamento sacro-ilíaco); a sua relação com o esqueleto (artéria radial); sua função (m. levantador da escápula); critério misto (m. flexor superficial dos dedos-função e situação). Entretanto, há nomes impróprios ou não muito lógicos que foram conservados, porque estão consagrados pelo uso (________, por exemplo, tem etimologia discutida).

Epônimos; Fígado.

13

As abreviaturas para os termos gerais de anatomia são: a.; fasc.; lig.; m.; n.; r.; v. . Defina-os:

a. – artéria; fasc. – fascículo; lig. – ligamento; m. – músculo; n. – nervo; r. – ramo; v. – veia.

14

Qual o nome dado ao plano de secção mostrado?

Plano mediano ou sagital.

15

Qual o nome dado ao plano de secção mostrado?

Plano frontal.

16

Qual o nome dado ao plano de secção mostrado?

Plano transversal.

17

O plano mediano divide o corpo do indivíduo em duas metades, direita e esquerda. Estas metades são denominadas ____________ e são semelhantes morfológica e funcionalmente, construído segundo o princípio da simetria bilateral.

Antímeros (Antimeria).

18

A ____________ é a superposição, no sentido longitudinal, de segmentos semelhantes, cada segmento correspondendo a um ____________.

Metameria; metâmeros.

19

________________ é o princípio segundo o qual o segmento axial do corpo do indivíduo é constituído, esquematicamente, por dois tubos. Os tubos, denominados ______________, são respectivamente, ventral e dorsal. O ventral, maior, contém a maioria das vísceras e, por esta razão, é também denominado visceral. O dorsal compreende a cavidade craniana e o canal vertebral e aloja o sistema nervoso central: o encéfalo na cavidade craniana e a medula no canal vertebral da coluna; esta é a razão pela qual ele é também denominado neural.

Paquimeria; paquímeros.

20

________________ é o princípio segundo o qual o corpo humano é construído por camadas (__________) que se superpõem.

Estratificação; estratos.

Decks in Medicina Interna Class (194):