Farmacologia Flashcards Preview

Medicina Interna > Farmacologia > Flashcards

Flashcards in Farmacologia Deck (180):
1

O _________________ se difunde para os tecidos onde exerce seus efeitos farmacológicos.

Fármaco livre.

2

O acúmulo de fármaco nos tecidos ou em compartimentos corporais pode ____________________.

Prolongar a sua ação.

3

À medida que a _____________________ cai, o fármaco armazenado é liberado para a circulação, prolongando o tempo em que permanecem no plasma e o seu efeito.

concentração plasmática.

4

A concentração cerebral do fármaco segue a do _________, pois existe pouca ligação aos componentes cerebrais.

plasma.

5

Fármacos de ação curta, em decorrência de sua rápida redistribuição para locais onde o agente não tem ação farmacológica, podem tornar-se de ação longa quando estes locais são preenchidos e o término da ação do fármaco torna-se dependente da:

biotransformação e excreção.

6

A inflamação rompe a integridade da BHE permitindo a ação de substâncias ____________________.

impermeáveis.

7

Vários ____________ (incluindo bradicininas, encefalinas) aumentam a permeabilidade da BHE. Estresse extremo também torna o BHE permeável à drogas.

peptídios.

8

No sangue, quase todas as drogas se subdivivem  em duas partes: uma ______, dissolvida no plasma, e outra que se liga às ____________ plasmáticas, especialmente à fração albumínica.

livre; proteínas.

9

A droga e a proteína formam um complexo reversível, passível portanto de _______________.

Dissociação.

10

Somente a parte livre é que pode ser distribuída, atravessar o endotélio vascular e atingir o compartimento extracelular. A parte ligada às proteínas plasmáticas constitui fração de _________ das drogas e só se torna farmacologicamente disponível no momento em que se converte em porção livre.

reserva.

11

Forma-se, no sangue, um ____________ entre a parte ligada e a parte livre da droga. À medida que a parte livre é utilizada pelo organismo, a parte ligada vai-se desligando para substituir aquela parte livre que é distribuída, acumulada, metabolizada e excretada.

equilíbrio.

12

Além da albumina, as globulinas e a hemoglobina também podem ligar-se a determinadas drogas. Essas proteínas são denominadas _____________________________, porque dessa interação droga-proteína plasmática não resulta efeito farmacológico.

Receptores passivos ou silenciosos aceptores.

13

O grau da ligação proteica das drogas depende de: ___________ entre drogas e proteínas plasmáticas; concentração sanguínea da droga; _____________ das proteínas sanguíneas.

afinidade; concentração.

14

As drogas podem também ligar-se a proteínas teciduais fora dos seus locais de ação, constituindo ________________ que são capazes, igualmente, de estabelecer equilíbrio com a parte livre plasmática da droga.

sítios de depósitos.

15

As tetraciclinas acumulam-se no tecido ósseo, o DDT no tecido adiposo, a cloroquina no tecido hepático. O exemplo da cloroquina é muito ilustrativo, pois sua concentração no __________ pode ser de 200 a 700 vezes maior do que a concentração sanguínea.

Fígado.

16

A droga nos diversos compartimentos do organismo estabelece equilíbrio entre a parte livre e a parte ligada. A ligação pode ser realizada com proteínas plasmáticas ou com proteínas extravasculares (tissulares e dos receptores). A ligação das drogas influi na sua ____________ e nos seus efeitos.

Excreção.

17

O clearance total é definido como a soma de todos os processos de eliminação.

Eliminação.

18

O clearance renal baixo da droga – a parte ligada da droga NÃO sofre _______________________. (A eliminação de um medicamento pode ser expressa pela depuração (clearance) renal, que é definida como o volume plasmático no qual está contida a quantidade de substâncias que é retirada pelo rim por unidade de tempo).

filtração glomerular.

19

A magnitude da ligação proteica das drogas é muito ________. Algumas drogas apresentam 15% ou menos de ligação proteica, como a ranitidina. Outras drogas podem apresentar até mais de 95% de ligação proteica, tais como diazepam e varfarina.

variável.

20

As drogas atravessam as paredes capilares por duas vias: _________________ e ______________. Na via transcelular, a droga atravessa a célula endotelial por pinocitose, por difusão simples ou transporte ativo. Na via intercelular, a travessia das moléculas das drogas é feita através de sistemas de poros ou canais, cheios de água, apresentam diversos diâmetros, constituindo até sistemas diferentes de poros pequenos e grandes.

transcelular; intercelular.

21

Os __________ de certos tecidos, como o hepático e o renal, apresentam características próprias de permeabilidade. O rim excreta a maior parte dos compostos hidrossolúveis. O fígado não só biossintetiza macromoléculas proteicas como também recebe a maior parte das substâncias que são absorvidas pelo intestino delgado antes de serem distribuídas ao resto do organismo. Os capilares cerebrais também apresentam propriedades especiais.

capilares.

22

A velocidade e extensão de distribuição dependerão da maior ou menor riqueza vascular e da _________________, isto é, da velocidade do fluxo sanguíneo do órgão considerado. Depois de certo tempo, igualam-se as concentrações sanguínea e extracelular da droga, diluindo-se em aproximadamente 12 litros, que representam a soma dos volumes de líquido intersticial e do plasma sanguíneo. Se a droga tiver capacidade de atravessar as membranas celulares, então ela se diluirá também no líquido celular, cujo volume é igual a cerca de 28 litros. Se somarmos os volumes do plasma sanguíneo (3 litros), do líquido intersticial extravascular (12 litros) e do líquido intracelular de todas as células (28 litros), teremos um total de água do organismo. Logo, a droga que pelas suas propriedades possa atravessar os epitélios de absorção, o endotélio capilar e as membranas celulares distribuir-se-á nos 40 litros de água de todo o organismo, que constituem o volume real de distribuição.

Hemodinâmica.

23

O volume aparente representa uma ________________________ e não possui representação anatômica, podendo variar de frações de 1 litro até mais de 40 litros por kg de peso.

Constante de proporcionalidade.

24

Elevados volumes aparentes de distribuição indicam que as drogas possuem grandes concentrações ____________, em comparação com a concentração plasmática.

teciduais.

25

O volume aparente de distribuição é o volume no qual a droga teria que se dissolver, a fim de atingir a mesma concentração em que ela se encontra no ___________________. Descreve a relação entre a quantidade de droga no corpo inteiro e a quantidade existente no plasma.

plasma sanguíneo.

26

As drogas ________________ possuem grande volume aparente de distribuição, ao passo que as moléculas __________, apresentam menor volume aparente de distribuição.

lipossolúveis; polares.

27

O _______________________________ de uma droga pode variar de acordo com muitos fatores: *Dependentes da droga – lipossolubilidade; polaridade, ionização; Grau de ligação com proteínas plasmáticas ou com proteínas teciduais. *Dependentes do paciente- idade; peso e tamanho corporais; hemodinâmica; concentração das proteínas plasmáticas; estados patológicos; genética.

volume aparente de distribuição.

28

A mesma dose de medicamento pode produzir os mais diversos volumes aparentes de distribuição em diferentes ___________.

pacientes.

29

Certas áreas são de mais difícil penetração:

Barreira hematoencefálica e barreia placentária.

30

substâncias dos grupos dos anestésicos, analgésicos e tranquilizantes rapidamente atingem o ______________.

tecido cerebral.

31

Drogas apolares, lipossolúveis, de tamanho molecular reduzido, atravessam a barreia _____________________.

Hematoencefálica.

32

As drogas que estejam no sangue também podem atingir o líquido cefalorraquidiano pela travessia do plexo coroide, constituindo a chamada barreira ________________. A droga que atinge o líquido cefalorraquidiano vai, com este, chegar livremente ao cérebro.

Hemoliquórica.

33

As drogas atingem o SNC através de duas barreiras:

A hematoencefálica e a hematoliquórica.

34

A barreira hematoencefálica seria uma barreia ________. O endotélio capilar cerebral é recoberta por terminações dos astrócitos que formariam a barreira ao livre transporte de substâncias do sangue para os neurônios. Nem todos os capilares cerebrais possuem esse revestimento glial, como na eminência média do hipotálamo e na área postrema do quarto ventrículo. Nesses locais, as drogas podem penetrar mais livremente nos neurônios. Os capilares cerebrais possuem células endoteliais unidas por __________________, dificultando, assim, a travessia do endotélio capilar.

glial; zônulas de oclusão.

35

O ___________________ realiza transporte ativo de certas substâncias do líquido cefalorraquidiano para o sangue. Quando, por exemplo, existe penicilina no líquido cefalorraquidiano, ela é devolvida rapidamente ao plasma sanguíneo através do transporte ativo do epitélio coroide.

epitélio coroide.

36

As substâncias hidrossolúveis podem atravessar a barreira por difusão simples se possuírem pequeno peso molecular (uréia, álcool). Outras substâncias atravessam a barreira com auxílio de sistemas transportadores, como é o caso da __________. No caso de infecções, as meninges tornam-se mais permeáveis e se observa maior travessia da penicilina nesse quadro patológico.

glicose.

37

As drogas que atravessam a barreira placentária são as ____________ e ______________ e de peso molecular inferior a 1000, do mesmo modo como acontece na barreira hematoencefálica. Anestésicos, álcool, antibióticos, morfina e heroína podem atravessar a barreira e alcançar os tecidos do feto.

Lipofílicas; não-polares.

38

A placenta é também um ____________________ que pode transformar drogas, metabólitos produzidos pela placenta, podem ser mais tóxicos do que a droga originária e podem lesar o feto.

tecido metabolizador.

39

Devido à facilidade com que a ____________ é atravessada pela maioria das drogas, ela parece não ser barreira genuína.

Placenta.

40

Certas drogas não se distribuem de maneira uniforme, acumulando-se preferencialmente em determinados tecidos. Esses depósitos ou _____________ estabelecem um equilíbrio com o plasma sanguíneo e vão se liberando lentamente.

sequestros.

41

As proteínas plasmáticas constituem um reservatório provisório das drogas, mas os verdadeiros depósitos são representados pelos __________.

tecidos.

42

Os metais pesados fixam-se no baço, rim e__________. A tetraciclina e o chumbo depositam-se no______________.

fígado; tecido ósseo.

43

Cite os dois tipos de Eliminação:

Biotransformação e excreção.

44

_______________: converte uma substância química em outra.

Biotransformação.

45

________________: perda da droga quimicamente inalterada.

Excreção.

46

Quais as principais vias de excreção?

Rins, Sistema hepatobiliar e Pulmões (importante para anestésicos voláteis/gasosos).

47

As propriedades físico-químicas das substâncias que favorecem a absorção e a distribuição, comprometem a _______________.

Excreção.

48

A biotransformação de drogas em metabólitos ________________ aumenta sua excreção e diminui seu volume de distribuição.

Mais polares (menos lipossolúveis).

49

O ___________ é o principal órgão de metabolização.

Fígado.

50

As enzimas responsáveis pela biotransformação encontram-se no _____________________________.

Retículo endoplasmático liso.

51

As Reações de Fase I envolvem reações de:

Oxidação, redução e hidrólise.

52

As Reações de Fase I convertem o fármaco original em um metabólito _____________.

Mais polar.

53

As Reações de Fase I utilizando o sistema P-450 estão envolvidas frequentemente com o _____________ de fármacos.

Metabolismo.

54

As Reações de Fase I são reações catalisadas pelo sistema P-450 também denominado _____________________________.

Oxidase microssômica de função mista.

55

O sistema P-450 é uma família de enzimas (_________________) que ocorrem na maioria das células, porém em maior quantidade no _____________.

Isoenzimas; Fígado.

56

Algumas reações de oxigação de drogas não envolvem o sistema P-450:
Etanol -> ______________________/
6-mercaptopurina -> ___________________/
NA, tiramina, 5-HT -> ______________________.

álcool-desidrogenase; xantina-oxidase; monoaminaoxidase.

57

As reações hidrolíticas não envolvem as enzimas microssomais, envolvem ligações _________ e _________, locais sucetíveis à hidrólise.

Ester; Amidas.

58

As Reações de Fase II são denominadas:

Reações de conjugação ou de síntese.

59

Para a ocorrência das Reações de Fase II é necessário a presença de grupamentos _____________, ________ ou ________ no fármaco original ou no metabólito.

Hidroxila; tiol; amina.

60

A maioria das Reações de Fase II ocorrem no _____________.

Fígado.

61

Os indutores enzimáticos são fármacos capazes de aumentar a atividade dos sistemas enzimáticos microssomais de oxidação e conjugação, ________________ a atividade farmacológica.

Diminuindo.

62

Dê exemplos de indutores enzimáticos:

Etanol, carbamazepina, fenobarbital e inseticidas.

63

A indução enzimática pode aumentar ou diminuir a _______________ de fármacos.

Toxicidade.

64

A exposição a _________________________, alguns são indutores enzimáticos potentes, podem ser responsáveis por parte da variabilidade da taxa de metabolismo das drogas entre os indivíduos.

Contaminantes ambientais.

65

Inibidores enzimáticos são fármacos capazes de inibir a atividade dos sistemas enzimáticos microssomais de ____________ e _____________.

Oxidação; conjugação.

66

Os inibidores enzimáticos _______________ as ações de outros fármacos.

Potenciam.

67

Alguns fármacos não possuem atividade farmacológica, são ____________, que tornam-se ativos após metabolização.

pró-drogas.

68

A atividade das enzimas de biotransformação hepática é ___________ no recém-nascido, principalmente nos prematuros.

menor.

69

Quais os fatores que tornam o feto e o recém-nascido vulnerável aos efeitos tóxicos dos fármacos?

A BHE imatura, a atividade de biotransformação reduzida e os mecanismos imaturos de excreção.

70

Com relação à biotransformação no idoso o que se pode afirmar?

As drogas tendem a produzir efeitos maiores e mais prolongados.

71

As reações de ____________ e _______________ evitam o acúmulo de intermediários reativos.

Conjugação e hidroxilação.

72

O ________ é o órgão mais importante de eliminação de fármacos e seus metabólitos.

Rim.

73

A excreção renal pode ser subdividida em:

Filtração glomerular; Secreção ativa; Reabsorção passiva.

74

Na filtração glomerular a _____________ é retida, assim como as macromoléculas, como a _____________.

Albumina; Heparina.

75

A concentração da droga é ________ no filtrado do que no plasma quando liga-se fortemente a albumina, como acontece com a ______________.

menor; varfarina.

76

No ______________ ânions e cátions orgânicos são filtrados através de secreção tubular ativa mediada por sistemas transportadores.

Túbulo renal proximal.

77

A ___________________ é o mecanismo mais eficaz para eliminação de droga pelo rim.

secreção tubular ativa.

78

Nos túbulos proximais e distais formas não-ionizadas de ácidos e bases fracas sofrem ________________.

Reabsorção passiva.

79

Os fármacos com maior lipossolubilidade, possuem elevada ___________________ e são _________________ excretados.

Permeabilidade tubular; lentamente.

80

Os diuréticos tendem a _____________ a excreção urinária de outras drogas.

Aumentar.

81

O efeito do pH da urina sobre a excreção de ácidos e bases fracos é usado no _________________________.

Tratamento de envenenamento.

82

As drogas de tamanho molecular pequeno deixam facilmente a circulação, entretanto, a distribuição da droga por ________________ pode ser interferida pela extensão de ligação da droga a proteínas plasmáticas como a _____________.

filtração capilar; albumina.

83

A velocidade na qual o equilíbrio de distribuição é atingido é proporcional ao ___________________.

Fluxo sanguíneo.

84

A extensão de acumulação da droga na ____________ e nos ______________ varia conforme a droga.

Gordura; músculos.

85

A concentração de moléculas livres não-ionizadas será __________ em ambos os lados da membrana celular.

 igual.

86

As drogas ácidas têm maior probabilidade de se concentrar na ______________.

Circulação.

87

A concentração das drogas básicas na circulação é muito _________ do que em ambientes biológicos alternativos.

menor.

88

A ligação das _____________ contribui para as diferenças na concentração das drogas entre espaços biológicos.

Proteínas.

89

Pequenas alterações na fração ligada podem então levar a grandes modificações da fração que está ________ para exercer seus efeitos farmacológicos.

Livre.

90

O ____________ constitui um local razoável para amostragem das drogas básicas, independentemente do método de administração da droga.

Estômago.

91

As características anatômicas da barreira hematoencefálica interferem com a capacidade de penetração das drogas no cérebro. Além do mais, os espaços intercelulares dos capilares cerebrais são ocluídos por zônulas, aumentando assim a barreira à difusão das drogas no SNC. Entretanto, existem cinco regiões no cérebro onde isto não ocorre:

A glândula hipófise; o corpo pineal; a área postrema, a eminência média; os capilares do plexo coroide.

92

O plexo coroide contém transportadores, que removem as moléculas carregadas pelo ______________.

Líquido cérebroraquidiano (LCR).

93

Normalmente o LCR não contém proteínas e a concentração da droga neste espaço biológico é _______________ à concentração da droga livre no sangue.

Semelhante.

94

Deve-se pressupor que todas as drogas atravessam a ______________ e penetram na _______________________.

Placenta; glândula mamária.

95

A distribuição da droga baseia-se no princípio de que a concentração _______________ é a mesma em todo o organismo em condições de equilíbrio.

Não-ionizada.

96

As moléculas carregadas da droga são efetivamente impedidas de entrar na circulação pela barreira hematoencefálica exceto quando __________________________.

As meninges encontram-se inflamadas.

97

O volume aparente de distribuição corresponde ao ______________________ no qual uma droga se distribui.

Espaço farmacocinético.

98

O volume aparente de distribuição baseia-se na ___________________ e na _____________________ da droga no plasma sanguíneo.

dose administrada; concentração resultante.

99

Algumas drogas possuem um volume aparente de distribuição que excede consideravelmente o peso corporal. Estas drogas geralmente são ___________ e o elevado volume aparente de distribuição reflete uma extensa ________________. Nesta situação, quase todas as doses administradas serão sequestradas fora da circulação.

Básicas; Ligação tecidual.

100

A água corporal total varia de 50 a 60% do peso corporal, sendo bem ______ nas mulheres do que nos homens.

menor.

101

O líquido extracelular compreende:

O plasma sanguíneo; o líquido intersticial e a linfa.

102

O líquido transcelular inclui:

Os líquidos cefalorraquidiano, intra-ocular, peritoneal, pleural e sinovial, além das secreções digestivas.

103

O feto também pode ser considerado como um tipo especial de _____________________.

Compartimento transcelular.

104

O padrão de equilíbrio de distribuição irá depender:

Da permeabilidade através das barreiras de tecidos; da ligação no interior dos compartimento; da partição do pH; da partição lipídio-água.

105

Apenas a substância _________ é capaz de mover-se entre os compartimentos.

livre.

106

O volume aparente de distribuição, Vd, é definido como o volume de líquido necessário para conter a quantidade total de substância no corpo, Q, na mesma concentração presente no plasma, Cp. Cite a fórmula referida:

Vd=Q/Cp.

107

A retenção de uma substância no plasma após a administração de uma dose única reflete a sua forte ligação às ________________.

Proteínas plasmáticas.

108

É o fármaco livre no _________________ que exerce um efeito farmacológico.

líquido intersticial.

109

Alguns corantes, como o azul-de-Evans, ligam-se tão fortemente à ____________ plasmática que seu Vd é utilizado experimentalmente para medir o ______________________.

Albumina; volume plasmático.

110

Os principais compartimentos são: 

O plasma (5%); o líquido intersticial (16%); o líquido intracelular (35%); o líquido transcelular (2%); a gordura (20%).

111

As substâncias insolúveis em ____________ estão principalmente confinadas ao plasma e ao líquido intersticial.

Lipídios.

112

As substâncias lipossolúveis alcançam todos os compartimentos e podem acumular-se no_________________.

tecido adiposo.

113

Para substâncias que se acumulam fora do compartimento plasmático, o Vd pode _________________________.

Ultrapassar o volume corporal total.

114

A ligação da substância fora do compartimento plasmático ou a sua partição no tecido adiposo corporal aumentam o Vd além do valor da água corporal total. Ex: ______________

Morfina. “Obs: Esses fármacos não são eficientemente removidos do organismo por hemodiálise, que é portanto inútil no tratamento da superdose com esses agentes.

115

As reações de metabolização das drogas foram classificadas em:

Processos de fase I e processos de fase II. Os processos de fase I fornecem um grupo funcional que aumenta a polaridade da droga. Os processos de fase II geralmente aumentam a solubilidade em água e facilitam a excreção do metabólito.

116

__________________ podem resultar em deficiência ou ausência de expressão de uma enzima em particular e uma _____________ inesperada pode ocorrer pela administração de uma dose da droga. Por outro lado, redundâncias do código genético podem resultar em múltiplas cópias de uma determinada enzima metabolizadora da droga. Isto provavelmente resulta em ______________ a doses tipicamente terapêuticas.

Mutações gênicas; toxicidade; resistência.

117

A atividade das enzimas metabolizadoras das drogas pode ser:

Induzida ou inibida.

118

A síntese enzimática elevada como resultado da presença de um composto químico exógeno é referida como:

Indução.

119

O _______________ onde ocorre a indução pode ser determinado pela natureza da exposição ao químico responsável.

Sítio tecidual.

120

Algumas vezes, duas drogas competem pela mesma enzima para o metabolismo, resultando em um decréscimo na velocidade de metabolismo para uma ou ambas as drogas. Este processo é referido como:

Inibição.

121

Embora o __________ seja considerado como o principal local de metabolismo das drogas, a maioria dos tecidos é capaz de metabolizar drogas específicas.

Fígado.

122

A velocidade de remoção de drogas é proporcional à sua _________________ (eliminação de primeira ordem), e a meia-vida plasmática constitui uma medida efetiva deste processo. Considera-se que uma droga for essencialmente removida da circulação em cinco meias-vidas.

Concentração plasmática.

123

A especificidade do substrato é determinada pela ____________ dos citocromos P-450.

isoforma.

124

As letras maiúsculas “CYP” indicam a ______________________.

origem humana da isoforma.

125

CYP é acompanhado por uma numeração arábica que indica a _____________________.

Família da isoforma.

126

As _______________ são indicadas por uma letra maiúscula do alfabeto.

Subfamílias.

127

O último número arábico a nomenclatura da isoforma do citocromo P-450 designa:

Um produto gênico individual na subfamília.

128

A subfamília _______________ foi identificada como a principal forma constitutiva no fígado humano e contribui para o metabolismo de uma ampla variedade de drogas.

CYP3A.

129

Os citocromos P-450 exigem a presença de oxigênio molecular, NADPH citocromo P-450 redutase e NADPH para funcionar. A combinação destes fatores é conhecida como:

Sistema oxidase de função mista.

130

As ______________ são compostos químicos convertidos em substâncias farmacologicamente ativa após a absorção.

Pró-drogas.

131

A Prednisona é utilizada como uma pró-droga e sofre ___________ de uma cetona produzindo a forma ativa do glicocorticoide prednisolona.

Redução.

132

Embora a conjugação geralmente aumente a solubilidade em água, a _______________ frequentemente resulta em metabólitos com menor solubilidade em água do que o precursor não-conjugado. Esse tipo de conjugação em um grupo amina básico funcional converte a droga básica em um ácido fraco (amido). Esta alteração química tem um efeito na distribuição e eliminação do metabólito resultante.

Acetilação.

133

As drogas podem ser excretadas por diversas vias incluindo:

Os rins (urina), o trato gastrintestinal (bile e fezes), os pulmões (ar exalado), glândula mamária e suor. As excreções pela urina e pelas fezes são as vias mais importantes de eliminação das drogas.

134

O pH da urina determina a fração de moléculas da droga no estado ionizado e portanto a fração filtrada da droga que NÃO será _______________ pela superfície luminal antes da excreção.

reabsorvida.

135

A excreção do álcool pelos pulmões fornece um método não invasivo para a estimativa das concentrações etílicas no sangue. A excreção pelos pulmões também permite o monitoramento da concentração final do anestésico volátil no ar expirado durante a anestesia.

OK   =)

136

A designação genérica de mecanismo de desintoxicação para a biotransformação é inadequada. Por quê?

Por que os metabólitos, produtos de transformação das drogas, algumas vezes são tão ativos quanto a própria droga. Além disso, certas substâncias só se tornam ativas após sua introdução no organismo.

137

As modificações por um conjunto de reações bioquímicas que as drogas sofrem no organismo, conhecido por metabolismo ou biotransformação, têm a finalidade de torna-las:

Mais polares, mais solúveis em água, para serem facilmente eliminadas pelo rim.

138

Se não houvesse o mecanismo de polarização, que constitui um processo geral de eliminação das substâncias do organismo, o que aconteceria?

As substâncias ficariam retidas indefinidamente no organismo.

139

A _____________ (enzima completa) é formada de duas frações: _______________ (fração protéica) e ___________ (fração aprotéica).

Holoenzima; Apoenzima; Coenzima.

140

Quando a natureza da coenzima é muito simples, como no caso dos íons, recebe o nome de __________ ou __________.

Ativador; Co-fator.

141

O ______________ (droga) é a substância sobre a qual a enzima age.

Substrato.

142

Dê exemplos de apoenzimas (frações protéicas) metabolizadoras de drogas:

Flavoproteína, citocromo, hidrolase, amidase e transferase.

143

As principais coenzimas metabolizadoras das drogas são:

NAD; NADP; FAD.

144

As enzimas metabolizadoras podem ser divididas em três grupos:

Enzimas microssomais; enzimas não-microssomais; enzimas da flora intestinal.

145

As reações metabolizadoras das drogas dividem-se em dois grupos:

Reações sintéticas (conjugam) e reações não-sintéticas (modificam).

146

Das reações não-sintéticas, a mais importante é a ______________.

Oxidação.

147

O oxigênio, para ser introduzido na molécula da droga, necessita ser ativado. Essa ativação se processa por uma:

Cadeia de reações transportadora de elétrons.

148

As reduções catalisadas por enzimas são caracterizadas por:

Ganho de hidrogênio ou perda de oxigênio.

149

A maioria das reduções são catalisadas por:

Enzimas microssomais.

150

Como se processa uma nitrorredução?

Uma substituição do radicaç – NO2 pelo radical amino –NH2.

151

Dos halogênios, o único estável é o __________ (não é substituído pelo hidrogênio).

Flúor.

152

As enzimas catalisadoras das hidrólises são:

A hidrolase e a amidase, que são encontradas no sangue e no fígado.

153

Os tipos de reações sintéticas são:

Metilação; acetilação; conjugação com ácido sulfúrico; conjugação com ácido glicurônico; conjugação com aminoácido.

154

A metilação é o processo em que há a transferência:

do radical metil (-CH3) da metionina ativada, através de uma metiltransferase, para a molécula da droga.

155

O ácido sulfúrico se conjuga com:

Álcoois, fenóis e aminas aromáticas.

156

A conjugação das drogas com o _________________ é a síntese mais importante que se realiza no organismo.

Ácido glicurônico.

157

A conjugação com aminoácido se faz com:

Glicina, glutamina e ornitina. No homem, o aminoácido geralmente utilizado na conjugação das drogas é a glicina.

158

No homem, os produtos da metabolização da droga que são excretados pela bile podem ser metabolizados pelas enzimas elaboradas pela:

Flora intestinal.

159

No feto, o sistema enzimático metabolizador das drogas está ausente; no prematuro e no recém-nascido, está diminuído, só atingindo os níveis do adulto após ______________.

Seis semanas.

160

O velhos são mais hipersensíveis às drogas. A causa tem sido atribuída a uma:

Deficiência na elaboração de enzimas.

161

A dieta carente, o jejum e a subnutrição produz a diminuição de proteínas e outros elementos nutricionais necessários à síntese das enzimas, causando diminuição do:

Metabolismo das drogas.

162

O pH urinário assume grande importância na excreção das drogas:

Ácidas e básicas.

163

As substâncias ______________ NÃO são eficientemente excretadas pelos rins.

Lipofílicas.

164

As drogas excretadas pelos rins apresentam variação na percentagem de excreção. A _______________, por exemplo, é quase completamente excretada na sua primeira passagem pelos rins. O ____________, por outro lado, é excretado muito lentamente.

Penicilina; Diazepam.

165

Os produtos resultantes do metabolismo são excretados mais _________________ do que a droga original.

Rapidamente.

166

Na reabsorção e secreção tubulares até20% do fluxo plasmático é filtrado pelos __________________, o que deixa cerca de 80% da droga passar para os _______________________________. Neste ponto, as moléculas da droga são transferidas para a luz tubular por dois sistemas transportadores independentes e relativamente não-seletivos.

Glomérulos; capilares peritubulares do túbulo proximal.

167

Como pelo menos 80% da droga que chega ao rim é apresentada ao sistema transportador, a ____________________ é, praticamente, o mecanismo mais eficiente de eliminação da droga por excreção renal.

Secreção tubular.

168

Se a droga é altamente polar, e portanto tem ________ permeabilidade tubular, a droga filtrada permanece no túbulo e sua concentração na urina se _________ cerca de 100 vezes mais do que no plasma.

baixa; eleva.

169

Fisiologicamente, a reabsorção tubular renal por transporte ativo traz de volta ao plasma muitas substâncias que sofrem filtração glomerular, como, por exemplo:

A glicose e os aminoácidos.

170

O grau de ligação protéica plasmática das drogas ácidas e básicas não influi significativamente na sua ___________________, pois a célula tubular renal é capaz de ___________________ a fim de excretar a droga.

secreção tubular; separar a proteína plasmática.

171

As drogas, depois de secretadas pelos túbulos, caem na luz tubular e podem seguir dois caminhos:

Serem excretadas com a urina ou serem reabsorvidas.

172

A excreção renal exerce grande influência sobre a:

Concentração plasmática das drogas. A concentração plasmática reflete a taxa de excreção da droga.

173

O clearance de uma droga representa um índice direto de ______________ originária do compartimento central, isto é, do ____________, e depende da __________________.

Eliminação; sangue; constante de eliminação (Kel).

174

O clearance ou _____________ de uma droga é inversamente proporcional à sua _____________________ e diretamente proporcional ao ______________________.

Depuração; Meia-vida de eliminação; volume aparente de distribuição.

175

Quanto maior o volume aparente de distribuição mais _______________ diminuirá a concentração plasmática.

Lentamente.

176

Quanto maior for o clearance da droga, maior será sua ________________.

Eliminação.

177

Quando a droga é parcial ou totalmente eliminada pelos rins, seu _________________ pode ser calculado dividindo-se a velocidade de excreção urinária pela sua concentração sanguínea.

Clearance renal.

178

O clearance renal de uma droga pode variar de acordo com:

O pH urinário; a ligação com proteína plasmática; fluxo sanguíneo renal.

179

O Clearance hepático mais elevado possível é igual à:

Taxa de fluxo sanguíneo. Uma droga com este clearance hepático seria completamente removida do sangue em uma passagem através do fígado e, se ela é administrada por via oral, sua biodisponibilidade sistêmica será igual a zero.

180

A velocidade de eliminação de uma droga pelo corpo dividida pela sua concetração plasmática média fornece o ____________________.

Clearance corpóreo total.

Decks in Medicina Interna Class (194):