Habilidades - Exame das Mamas Flashcards Preview

Medicina Interna > Habilidades - Exame das Mamas > Flashcards

Flashcards in Habilidades - Exame das Mamas Deck (15)
Loading flashcards...
0
Q

Inspeção Estática:

A

Peço para a paciente se sentar de frente para mim e deixar os braços em repouso ao longo do corpo. Observo as mamas e os mamilos.

1
Q

Antes de iniciar o exame:

A

Cumprimento e me apresento para a paciente, explico o procedimento, peço permissão para realizar, peço para ela vestir a bata, lavo as mãos.

2
Q

Observação das mamas na inspeção:

A

Forma, tamanho, consistência, contorno, simetria e padrão venoso. Além de pesquisar por alterações (mamas supranumerarias, sinal de casca de laranja, edema, vermelhidão, lesões, tumorações, retrações, abaulamentos).

3
Q

Observar mamilos na inspeção:

A

Forma, posição, inversão ou eversão, pigmentação, retração mamilar, lesões e secreção (sanguinolenta, purulenta).

4
Q

Inspeção dinâmica:

A

Pede para levantar os braços acima da cabeça -> esticar os braços e inclinar o tronco para frente de modo que as mamas fiquem pêndulas -> apoiar as mãos na asa do ilíaco e pressioná-lo. Em cada passo observar: abaulamentos, retrações, tumorações e secreção mamilar espontânea. Depois cobre a paciente.

5
Q

Palpação:

A

Sentada -> Uma mama por vez -> técnica de velpeaux ou técnica de bloodgood -> mão do braço do mesmo lado da mama a ser examinada atrás da cabeça -> palpa mama e região areolar -> descrever localização de nódulos -> palpar linfonodos (supra e infraclaviculares, paraesternais e axilares) -> prolongamento axilar -> deitada -> braço da respectiva mama ao redor cabeça -> palpa mama -> expressão mamilar.

6
Q

Técnica de valpeaux:

A

Face palmar contra o gradil costal.

7
Q

Técnica de bloodgood:

A

2° e 3° dedo como se tocando piano.

8
Q

Métodos de palpação:

A

Radio de roda, círculo concêntrico ou faixa vertical.

10
Q

Ao sentir nódulos:

A

Localização, consistência, tamanho, limites, forma, mobilidade, diâmetro, relação com áreas abjacentes e dor à palpação focal.

11
Q

Localização do nódulo:

A

Quadrante, horas e distância do mamilo.

12
Q

Ao palpar linfonodos:

A

Número, tamanho, consistência e mobilidade.

13
Q

Palpar Prolongamento axilar:

A

Apoiar antebraço da pacienta na mão correspondente (rlx musc. peitorais) Paredes axilares superior, inferior, medial e lateral.

15
Q

Expressão mamilar:

A

Da base ao complexo aréolo-mamilar. Observar se há fluxo de secreção, uni ou bilateral? Mono ou poliductal? Absorver secreção em uma gaze para avaliar cor (sanguinolenta, purulenta, leitosa ou mucosa).

16
Q

.

A

.

Decks in Medicina Interna Class (194):