Geral 4 Flashcards

1
Q

É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O prazo de cumprimento da obrigação de fazer possui natureza processual, devendo ser contado em dias úteis.

A

Sim.

A intimação para o cumprimento de sentença, independentemente de quem seja o destinatário, tem como finalidade a prática de um ato processual, pois, além de estar previsto na própria legislação processual, traz consequências para o processo, caso não seja adimplido o débito no prazo legal, tais como a
incidência de multa, fixação de honorários advocatícios, possibilidade de penhora de bens e valores, início do prazo para impugnação ao cumprimento de sentença, dentre outras.

E, sendo um ato processual, o respectivo prazo, por decorrência lógica, terá a mesma natureza jurídica,
o que faz incidir a norma do art. 219 do CPC/2015, que determina a contagem em dias úteis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A ação monitória será proposta por aquele que afirmar, com base em prova oral ou escrita sem exequibilidade, ter direito de exigir do devedor capaz o pagamento de valor em dinheiro ou a entrega de coisa fungível ou infungível, ou de bem móvel ou imóvel

A

Falso. A ação monitória deverá estar pautada em prova escrita ou em prova oral documentada.

Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir do devedor capaz:
I - o pagamento de quantia em dinheiro;
II - a entrega de coisa fungível ou infungível ou de bem móvel ou imóvel;
III - o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

§1º. A prova escrita pode consistir em prova oral documentada, produzida antecipadamente nos termos do art. 381.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

É possível a penhora de bens do devedor de alimentos, sem que haja a conversão do rito da prisão para o da constrição patrimonial, enquanto durar a impossibilidade da prisão civil em razão da pandemia do coronavírus.

A

Sim.

Com base no art. 528, §§ 1º a 9º, do CPC, havendo prestações vencidas nos três meses anteriores ao ajuizamento da execução de alimentos, caberá ao credor a escolha do procedimento a ser adotado na busca pela satisfação do crédito alimentar, podendo optar pelo procedimento que possibilite ou não a prisão civil do devedor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais, competindo-lhes zelar pelo efetivo contraditório.

A

Falso.

Art. 7º. É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais, competindo ao juiz zelar pelo efetivo contraditório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O contrato comutativo é aquele em que as partes já sabem quais são as prestações, isto é, são conhecidas ou pré-estimadas.

A

Sim.

Segundo Flávio Tartuce, o contrato comutativo é aquele em que as partes já sabem quais são
as prestações, isto é, essas são conhecidas ou pré estimadas. A compra e venda, por exemplo, é, em regra, um contrato comutativo, pois o vendedor sabe qual o preço a ser pago e o comprador qual é a coisa a ser entregue.

Também é contrato comutativo o contrato de
locação, pois as partes sabem o que será cedido e qual o valor do aluguel.

Opõe-se ao contrato aleatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O proprietário de imóvel tem direito de construir aqueduto no terreno do seu vizinho, independentemente do consentimento deste, para receber águas provenientes de outro imóvel, desde que não existam outros meios de passagem de águas para a sua propriedade, independentemente do pagamento de indenização prévia ao vizinho prejudicado.

A

Falso.

Segundo o Superior Tribunal de Justiça, o proprietário de imóvel tem direito de construir aqueduto no terreno do seu vizinho, independentemente do consentimento deste, par a receber águas provenientes de outro imóvel, desde que não existam outros meios de passagem de águas para a sua propriedade e haja o pagamento de prévia indenização ao vizinho prejudicado. Trata se de direito de vizinhança.

Segundo a Ministra Nancy Andrighi, o direito de propriedade, de acordo com o constitucionalismo moderno, deve atender a sua função social, não consistindo mais, como anteriormente, em um direito absoluto e ilimitado, já que a relação de domínio, agora, possui uma configuração complexa em tensão com outros direitos igualmente consagrados no
ordenamento jurídico.

Os direitos de vizinhança são manifestação da função social da propriedade, caracterizando limitações legais ao próprio exercício desse direito, com viés notadamente recíproco e comunitário.

O que caracteriza um determinado direito como de vizinhança é a sua imprescindibilidade ao exercício do direito de propriedade em sua função social.

O direito à água é um direito de vizinhança, um direito ao aproveitamento de uma riqueza natural pelos proprietários de imóveis que sejam ou não abastecidos pelo citado recurso hídrico, haja vista que, de acordo com a previsão do art. 1º, I e IV, da Lei nº 9.433/1997, a água é um bem de domínio público, e sua gestão deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Se não existem outros meios de passagem de água, o vizinho tem o direito de construir aqueduto no terreno alheio independentemente d o consentimento de seu vizinho; trata se de imposição legal que atende ao interesse social e na qual só se especifica uma indenização para evitar que seja sacrificada a propriedade individual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O proprietário pode conceder a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado, mediante escritura pública devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O parentesco consanguíneo ou natural é aquele existente entre pessoas que mantêm entre si um vínculo biológico ou de sangue, por terem origem no mesmo tronco comum. Já o parentesco civil é o existente entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro cônjuge ou companheiro.

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Nos termos da Lei nº 6.938/1981 (Lei da Política Nacional do Meio Ambiente), o zoneamento ambiental não é instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente.

A

Falso, é.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

No caso de uma empresa que pretenda iniciar atividade de mineração, o EIA exigido para licenciar essa atividade deverá ser custeado pela própria empresa e elaborado pelo órgão ambiental competente.

A

Falso. Acerca da obrigação de custeio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), conforme Resolução
do CONAMA nº 1/1986 “ Correrão por conta do proponente do projeto todas as despesas e
custos referentes á realização do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisição…’’

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Na hipótese de comprovada discriminação por motivo de sexo, cor, situação familiar ou estado de gravidez, o juízo determinará, além do pagamento das diferenças salariais devidas, multa, em favor do empregado discriminado, no valor de 50% do limite máximo dos benefícios do RGPS.

A

Sim. Letra da CLT.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Cabe à Justiça do Trabalho apreciar dissídio coletivo de greve referente à Servidores Celetistas de autarquia estadual.

A

Falso, fixou se o entendimento de que o dissídio de greve, de servidor (estatutário ou celetista) da administração pública direta, autárquica ou fundacional, compete à Justiça Comum processar e julgar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qualquer pessoa, desde que demonstre interesse, poderá consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certidões, mediante pagamento do preço devido.

A

Falso.

Art. 29. Qualquer pessoa, sem necessidade de provar interesse, poderá consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certidões, mediante pagamento do preço devido.

Portanto, não é necessário demonstrar interesse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo

A

Sim.

Art. 987. Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A assembleia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos dois meses seguintes ao término do exercício social, com o objetivo de tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico, bem como destituir administradores, quando for o caso

A

Falso. Os sócios têm o direito de participar das deliberações sociais (art. 1.072 c/c art. 1.010, CC). As
deliberações poderão ser tomadas por reunião ou assembleia, conforme previsto no contrato, sendo obrigatória a realização por assembleia quando o número de sócios for superior a dez.

A sociedade deverá realizar uma assembleia, ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, com objetivo de tomar as contas do administrador e deliberar sobre o balanço patrimonial e o resultado econômico, além de designar administradores, quando for necessário, e tratar de outras matérias da ordem do dia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O Senado Federal pode divulgar em sua página dados obtidos com a quebra de sigilo fiscal desde que tenha sido determinada por CPI em conformidade com o procedimento e direitos assegurados ao investigado.

A

ERRADO. O STF entendeu que o s dados obtidos por meio da quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal devem ser mantidos sob reserva.

Assim, a página do Senado Federal na internet não pode divulgar os dados obtidos por meio da quebra de sigilo determinada por comissão parlamentar de inquérito

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

É possível o aditamento da inicial de ADI para abranger novos dispositivos desde que seja reaberto o prazo para as manifestações do AGU e do PGR caso já transcorrido.

A

O STF entendeu que não é admitido o aditamento à inicial da ação direta de inconstitucionalidade após o recebimento das informações dos requeridos e das
manifestações do Advogado Geral da União e do Procurador Geral da República.

O aditamento à petição inicial da ação direta de inconstitucionalidade para que sejam incluídos novos dispositivos legais somente é possível nas hipóteses em que a inclusão da nova impugnação:

a) dispense a requisição de novas informações e manifestações; e
b) não prejudique o cerne da ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Quando é alegada uma omissão do Poder Público é cabível ADPF.

A

CERTO. O STF fixou entendimento no sentido de que a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) é instrumento eficaz de controle da inconstitucionalidade por omissão.

A ADPF pode ter por objeto as omissões do poder público, quer totais ou parciais, normativas ou não normativas, nas mesmas circunstâncias em que ela é cabível contra os atos em geral do poder público, desde que essas omissões se afigurem lesivas a preceito fundamental, a ponto de obstar a efetividade de norma constitucional que o consagra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Durante o recesso, haverá uma Comissão representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas após eleição das mesas, com atribuições definidas no regimento comum, cuja composição reproduzirá, quanto possível, a proporcionalidade da representação partidária.

A

ERRADO. Na verdade, a eleição da comissão representativa se dá na última sessão ordinária do período legislativo.

4º Durante o recesso, haverá uma Comissão representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na última sessão ordinária do período legislativo, com atribuições definidas no regimento comum, cuja composição reproduzirá, quanto possível, a proporcionalidade da representação partidária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Não constituem impedimento à qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as operações destinadas a microcrédito realizadas com instituições financeiras na forma de recebimento de repasses, venda de operações realizadas ou atuação como mandatárias.

A

Sim.

Não constituem impedimento à qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as operações destinadas a microcrédito realizadas com instituições financeiras na forma de recebimento de repasses, venda de operações realizadas ou atuação como mandatárias.

Art. 2º Não são passíveis de qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, ainda que se dediquem de qualquer forma às atividades descritas no art. 3º desta Lei:
I - as sociedades comerciais;
II - os sindicatos, as associações de classe ou de representação de categoria profissional;
III - as instituições religiosas ou voltadas para a disseminação de credos, cultos, práticas e visões devocionais e confessionais;
IV - as organizações partidárias e assemelhadas, inclusive suas fundações;
V - as entidades de benefício mútuo destinadas a proporcionar bens ou serviços a um círculo restrito de associados ou sócios;
VI - as entidades e empresas que comercializam planos de saúde e assemelhados;
VII - as instituições hospitalares privadas não gratuitas e suas mantenedoras;
VIII - as escolas privadas dedicadas ao ensino formal não gratuito e suas mantenedoras;
IX - as organizações sociais;
X - as cooperativas;
XI - as fundações públicas;
XII - as fundações, sociedades civis ou associações de direito privado criadas por órgão público ou por fundações públicas;
XIII - as organizações creditícias que tenham quaisquer tipo de vinculação com o sistema financeiro nacional a que se refere o art. 192 da Constituição Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

João completou três anos e meio em cargo efetivo após posse em concurso público. Nesse caso, João já é estável independente de manifestação emitida por comissão de avaliação já que transcorreu o prazo constitucional sem que fosse feita.

A

ERRADO. Mesmo que já tenha transcorrido o prazo de três anos a manifestação exarada pela comissão de avaliação é indispensável nos termos da Constituição Federal

4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Em caso de descumprimento do acordo de leniência, a pessoa jurídica ficará impedida de celebrar novo acordo pelo prazo de 5 anos contados do conhecimento pela administração pública do referido descumprimento.

A

ERRADO. O Prazo é de três anos e não de cinco!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Conforme a Lei 9784 é possível que associação faça a interposição de recurso administrativo desde que se trate de interesse ou direito difuso e que transcorra por três instâncias administrativas salvo disposição em contrário

A

Sim.

Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

A responsabilidade é pessoal do agente quando praticar infração conceituada por lei como crime ou contravenção, ainda que praticada no exercício regular da administração, mandato, função, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa por quem de direito.

A

Está ERRADO. A leitura rápida pode levar o candidato a se equivocar, porém, o CTN RESSALVA o exercício regular da administração e afins.

Art. 137. A responsabilidade é pessoal ao agente:
I - quanto às infrações conceituadas por lei como crimes ou contravenções, salvo quando praticadas no exercício regular de administração, mandato, função, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito;
II - quanto às infrações em cuja definição o dolo específico do agente seja elementar;
III - quanto às infrações que decorram direta e exclusivamente de dolo específico:
a) das pessoas referidas no artigo 134, contra aquelas por quem respondem;
b) dos mandatários, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores;
c) dos diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado, contra estas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

O ISS incide na prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos gerentes-delegados.

A

Falso.

Art. 2o O imposto não incide sobre:
I – as exportações de serviços para o exterior do País; II – a prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos gerentes-delegados;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Conforme o STJ, a nulidade do negócio jurídico de compra e venda do imóvel viabiliza a restituição do valor recolhido pelo contribuinte a título de ITBI.

A

Sim, o ITBI será cobrado quando houver “transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos
reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição”.

Assim, caso posteriormente a venda, o negócio jurídico seja anulado por sentença judicial transitada em julgado, não há transmissão de propriedade, estando ausente o fato gerador do imposto e sendo assim devida a restituição do ITBI que foi pago.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) somente pode ser realizada pelo Estado em que o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário

A

Sim.

O STF decidiu que a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) somente pode ser realizada pelo Estado em que o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário.

Esse julgado do STF tem um forte reflexo nas Locadoras de veículos, já que utilizavam desse
procedimento de emplacar o veículo em Estados como o de Goiás por conta da alíquota paga a título de IPVA ser relativamente menor que nos demais Estados.

Assim, o Estado de Minas Gerais editou uma lei na qual havia disposição no sentido de que o IPVA seria cobrado desde que o proprietário do veículo fosse domiciliado ou tivesse sede no Estado.

Embora o IPVA esteja previsto em nosso ordenamento jurídico desde a Emenda 27/1985 à Constituição de 1967, ainda não foi editada a lei complementar estabelecendo suas normas gerais, conforme determina o art. 146, III, da CF/88.

Assim, os Estados poderão editar as leis necessárias à aplicação do tributo, conforme estabelecido pelo art. 24, § 3º, da CF, bem como pelo art. 34, § 3º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ADCT

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

A atividade jurisdicional deve ser revestida de publicidade por se tratar de exercício de poder público. Nesse panorama, os atos processuais devem ser públicos, todavia tramitam em segredo de justiça todos os processos em que constem dados protegidos pelo direito constitucional à personalidade.

A

ERRADO. A assertiva está incorreta, já que o CPC expressamente se refere aos dados protegidos pelo direito constitucional à INTIMIDADE

Art. 189. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos:
I - em que o exija o interesse público ou social;
II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes;
III - em que constem dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade;
IV - que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

No caso de indeferimento da Petição Inicial, caso o autor deixe de recorrer, não será necessária a intimação do réu quanto ao trânsito em julgado.

A

ERRADO. O réu é intimado do trânsito em julgado da sentença após transcurso do prazo para recurso de apelação caso o autor não o proponha:

Art. 331. Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.
§ 1º Se não houver retratação, o juiz mandará citar o réu para responder ao recurso.

2º Sendo a sentença reformada pelo tribunal, o prazo para a contestação começará a correr da intimação do retorno dos autos, observado o disposto no art. 334 .

§ 3º Não interposta a apelação, o réu será intimado do trânsito em julgado da sentença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

A arguição de falsidade deve ser suscitada na contestação, na réplica ou no prazo de 15 dias, contado a partir da intimação da juntada do documento aos autos e será decidida como questão incidental em regra.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

O Ministério Público em qualquer caso pode propor Ação Rescisória conforme disposto nas suas funções institucionais.

A

Sim?

Art. 967. Têm legitimidade para propor a ação rescisória:
I - quem foi parte no processo ou o seu sucessor a título universal ou singular;
II - o terceiro juridicamente interessado;
III - o Ministério Público:
a) se não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção;
b) quando a decisão rescindenda é o efeito de simulação ou de colusão das partes, a fim de fraudar a lei;
c) em outros casos em que se imponha sua atuação;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

Conforme disposto na Lei 8245 a solidariedade entre locadores ou locatários havendo mais de um é a regra se não foi estipulado nada em sentido contrário.

A

CERTO. É isso mesmo. O Código Civil dispõe que a solidariedade não se presume resultando apenas de lei ou vontade das partes.

Contudo, a Lei 8245 traz disposição específica quanto aos contratos de locação de imóveis e nesse caso a solidariedade quando houver mais de um locador ou locatário é a regra caso não haja estipulação em sentido contrário.

Art. 2º Havendo mais de um locador ou mais de um locatário, entende - se que são solidários se o contrário não se estipulou

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

A ação de cobrança do seguro DPVAT prescreve em três anos.

A

Sim. Art. 206. Prescreve: § 3º Em três anos:
IX - a pretensão do beneficiário contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

Em caso de desfazimento do contrato celebrado exclusivamente com o incorporador, mediante distrato ou resolução por inadimplemento absoluto de obrigação do adquirente, este fará jus à restituição das quantias que houver pago diretamente ao incorporador, atualizadas com base no índice contratualmente estabelecido para a correção monetária das parcelas do preço do imóvel. Assim, poderá ser deduzida, entre outras, a pena convencional, que não poderá exceder a 25% (vinte e cinco por cento) da quantia paga.

A

CERTO. Essa questão cobra alterações recentes na Lei 4591 que trata sobre condomínios em incorporações imobiliárias! Cuidado para não confundir com a Lei de Parcelamento de Solo Urbano que traz disposições semelhantes mas com pena convencional e juros diferentes!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

Nos contratos de transporte cumulativo, o dano, resultante do atraso ou da interrupção da viagem, será determinado em razão da totalidade do percurso.

A

Sim.

Art. 733. Nos contratos de transporte cumulativo, cada transportador se obriga a cumprir o contrato relativamente ao respectivo percurso, respondendo pelos danos nele causados a pessoas e coisas.

§ 1 o O dano, resultante do atraso ou da interrupção da viagem, será determinado em razão da totalidade do percurso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

Conforme a Lei 11.445, unidade regional de saneamento básico é a unidade instituída pelos Estados mediante lei ordinária, constituída pelo agrupamento de Municípios não necessariamente limítrofes, para atender adequadamente às exigências de higiene e saúde pública, ou para dar viabilidade econômica e técnica aos Municípios menos favorecidos

A

Está CERTO. O marco legal do saneamento básico introduziu diversas disposições na Lei 11.445 que certamente estarão nas provas do segundo semestre desse ano e nas de 2022.

Entre essas mudanças tem uma quantidade enorme de conceitos e entre eles o de unidade regional de saneamento básico. Esse conceito é cara de prova, veja que é por LEI ORDINÁRIA a instituição e pelos ESTADOS!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

É inconstitucional lei estadual que institua dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

A

Sim. O STF decidiu que é inconstitucional norma estadual que estabelece hipóteses de dispensa e
simplificação do licenciamento ambiental para atividades de lavra a céu aberto por invadir a
competência legislativa da União para editar normas gerais sobre proteção do meio ambiente, nos termos previstos no art. 24, §§ 1º e 2º, da Constituição Federal.

Vale ressaltar também que o estabelecimento de procedimento de licenciamento ambiental estadual que torne menos eficiente a proteção do meio ambiente equilibrado quanto às atividades de mineração afronta o caput do art. 225 da Constituição por inobservar o princípio da prevenção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

O mandado de segurança coletivo não induz litispendência para as ações individuais, mas os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante a título individual se não requerer a suspensão de seu mandado de segurança no prazo de 30 (trinta) dias a contar da ciência comprovada da impetração da segurança coletiva.

A

ERRADO. ATENÇÃO! A lei 12.016 ao dispor sobre o mandado de segurança coletivo só permite que o impetrante se beneficie caso DESISTA do seu MS individual! No caso da Lei de Mandado de Segurança não tem SUSPENSÃO e sim DESISTÊNCIA!

§ 1º O mandado de segurança coletivo não induz litispendência para as ações individuais, mas os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante a título individual se não requerer a desistência de seu mandado de segurança no prazo de 30 (trinta) dias a contar da ciência comprovada da impetração da segurança coletiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

Se, no exercício de suas funções, os juízes e tribunais tiverem conhecimento de fatos que possam ensejar a propositura da ação civil, remeterão peças à Associação legitimada para as providências cabíveis.

A

ERRADO. Na verdade, as peças são remetidas AO MINISTÉRIO PÚBLICO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

A assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços é equiparada a operação de crédito e está vedada.

A

Sim.

Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:
I - captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, sem prejuízo do disposto no § 7o do art. 150 da Constituição;

II - recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;

III - assunção direta de compromisso, confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes;

IV - assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

A instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação é requisito essencial para recebimento de transferências voluntárias.

A

Está ERRADO. Na verdade, a exigência quanto às transferências voluntárias é referente aos IMPOSTOS:

Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

Conforme dispõe a CLT, a petição de homologação de acordo extrajudicial interrompe o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados.

A

ERRADO. Na verdade, há SUSPENSÃO do prazo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q

No processo do trabalho, diferentemente do Processo Civil, o depósito prévio para ajuizamento de Ação Rescisória é de 10% do valor da causa.

A

ERRADO. De fato, há uma mudança no valor do depósito prévio mas é referente a 20% do valor da causa! Lembre-se que no Processo Civil o depósito prévio é de 5%.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q

A pensão por morte será devida a partir da data do óbito desde que requerida em até 180 dias após o óbito no caso de filho menor de 16 anos ou 90 dias após o óbito nos demais casos.

A

Art. 74. A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, a contar da data:
I - do óbito, quando requerida em até 180 (cento e oitenta) dias após o óbito, para os filhos menores de 16 (dezesseis) anos, ou em até 90 (noventa) dias após o óbito, para os demais dependentes;

II - - do requerimento, quando requerida após o prazo previsto no inciso anterior

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

É de competência privativa da União legislar sobre os vencimentos dos policiais civis e militares do Distrito Federal.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
47
Q

Acerca do controle de constitucionalidade e da jurisprudência constitucional: Cabe ADI contra decreto regulamentar de lei.

A

Falso. Seria possível a propositura de ADI se
fosse um decreto autônomo.

Mas sendo um decreto que apenas regulamenta a lei, não é hipótese de cabimento de ADI

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
48
Q

Os Municípios tem competência legislar sobre meio ambiente em assuntos de interesse local.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
49
Q

É permitido à União, direta ou indiretamente, assumir, em decorrência da criação de Estado, encargos referentes a despesas com pessoal inativo e com encargos e amortizações da dívida interna ou externa da administração pública, inclusive da indireta.

A

Falso. É vedado à União, direta ou indiretamente, assumir, em decorrência da criação de Estado, encargos referentes a despesas com pessoal inativo e com encargos e amortizações da dívida interna ou externa da administração pública, inclusive da indireta”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
50
Q

O denominado estado de coisas inconstitucional ocorre quando constatada a violação pontual de direito social pelo Estado.

A

Falso. Ao contrário do que afirma a questão o estado de coisas inconstitucional não se verifica por violação pontual de direitos fundamentais, mas na sistemática, generalizada e grave inobservância da norma constitucional pelo Estado em determinado quadro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
51
Q

As comissões parlamentares de inquérito possuem poderes para determinar a realização de busca e apreensão de bens e objetos, respeitadas as inviolabilidades constitucionais.

A

Sim, tem a possibilidade de que a CPI ordene a busca e apreensão de bens, desde que não viole o domicílio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
52
Q

A extinção do crédito tributário pela prescrição não influencia na ação penal por crime contra a ordem tributária.

A

Sim. O reconhecimento de prescrição tributária em execução fiscal não é capaz de justificar o trancamento de ação penal referente aos crimes contra a ordem tributária; não condutas previstas no art. 1º, I a IV, da Lei nº 8.137/90, não influenciando em nada, para
fins penais, o fato de ter sido reconhecida a prescrição tributária

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
53
Q

De acordo com o princípio da anterioridade nenhum imposto pode ser cobrado no mesmo exercício em que haja sido instituído ou aumentado, devendo ainda haver interstício mínimo de 90 dias para início de sua exigibilidade.

A

Falso. Inicialmente observa-se o primeiro equivoco da assertiva, uma vez que o referido princípio da anterioridade se aplica aos tributos e não apenas aos impostos.

Por outro lado, o próprio texto constitucional instituiu exceções ao princípio da anterioridade, pelo que a assertiva está incorreta ao dizer “nenhum imposto”. São exemplo de impostos que não se submetem ao referido princípio os impostos de importação e
exportação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
54
Q

Os requisitos para o gozo de imunidade devem estar previstos em Lei complementar.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
55
Q

Segundo o STJ, é indevida a eliminação de candidato de concurso público na fase de investigação social por fato desabonador ocorrido há muitos anos e que não possui vinculação com a conduta social presente.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
56
Q

É possível a adoção de regime celetista para a contratação de empregados de fundação pública com personalidade jurídica de direito privado.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
57
Q

Custódio, prefeito do Município de Cercadinhos, nomeou sua filha Clarissa, para o cargo de Secretária de Fazenda. Tal fato é suficiente para caracterizar o nepotismo e consequente ato de improbidade.

A

falso. O entendimento do STF é que a Súmula Vinculante 13 não se aplica para os cargos de
natureza política, como por exemplo ocorre com os ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais.

obs: a Suprema Corte em determinados casos considera possível o reconhecimento do nepotismo se ficar demonstrado de forma inequívoca a total ausência de razoabilidade na nomeação diante da evidente ausência de qualificação técnica ou inidoneidade moral da pessoa nomeada.

No caso da questão, por exemplo, se restasse comprovado que Clarissa não possuía nenhuma qualificação ou experiência para o cargo de Secretário de Fazenda, seria possível a caracterização do nepotismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
58
Q

A nova Lei de Licitações extinguirá determinadas modalidades de licitação, entre elas a denominada tomada de preços e criará nova modalidade.

A

Sim, vai extinguir as seguintes modalidades de licitação: convite, tomada de preço e o RDC.

O diálogo competitivo é a nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras. Esse é um procedimento de contratação que funciona por meio de diálogos/debates entre licitantes, que serão previamente selecionados mediante critérios objetivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
59
Q

Quando existe mais de um réu na ação os juros de mora de eventual condenação devem incidir somente a partir da citação do último deles.

A

Falso. Havendo mais de uma data de citação em decorrência da pluralidade de sujeitos no polo passivo de uma ação, o STJ firmou entendimento de que se deve considerar a citação do primeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
60
Q

O pedido de gratuidade da justiça só será aceito se for pedido na petição inicial ou na contestação.

A

Falso, De acordo com o art. 99 do CPC, o pedido pode ser feito também na petição para
ingresso de terceiro no processo ou em recurso.

Ademais:
O prazo prescricional aplicável às ações de indenização contra a Fazenda Pública é de 5 (CINCO) anos, conforme previsto no Decreto 20.910/32, e não de três anos (regra do cc)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
61
Q

Com relação à ação civil pública podemos afirmar que os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta com eficácia de título executivo judicial.

A

Falso, A assertiva está incorreta na medi
da em que a lei atribui aos TAC natureza de título
executivo extrajudicial e não judicial

Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:
I - o Ministério Público;
II - a Defensoria Pública;
III - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
IV - a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista;
V - a associação que, concomitantemente
a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil;
b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
62
Q

É possível o dano moral coletivo no direito ambiental.

A

Sim.

Na hipótese de ação civil pública proposta em razão de dano ambiental, é possível que a sentença condenatória imponha ao responsável, cumulativamente, as obrigações de recompor o meio ambiente degradado e de pagar quantia em dinheiro a título de compensação por dano moral coletivo. STJ. 2ª Turma. REsp 1.328.753

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
63
Q

Não se admite a aplicação da teoria do fato consumado em tema de Direito Ambiental.

A

Sim. Segundo a teoria do fato consumado, as situações jurídicas consolidadas pelo decurso do tempo, amparadas por decisão judicial, não devem ser desconstituídas, em razão do princípio da segurança jurídica e da estabilidade das relações sociais.

A jurisprudência do STJ, contudo, consolidou entendimento pela inaplicabilidade da referida teoria para os danos ambientais.” Isso porque, a aceitação da teoria equivaleria a perpetuar o suposto direito de poluir, de degradar, indo de encontro ao postulado do meio ambiente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à qualidade sadia de vida.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
64
Q

Os tributos sobre imóveis urbanos, assim como as tarifas relativas a serviços públicos urbanos, serão diferenciados em função do interesse social.

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
65
Q

Quanto ao direito real de laje, no caso de alienação de qualquer das unidades sobrepostas, terão direito de preferência, em igualdade de condições com terceiros, os titulares da construção-base e da laje, nessa ordem.

A

Sim.

Podemos definir laje como direito real pelo qual o seu titular pode se tornar proprietário de um determinado espaço volumétrico acima de uma construção alheia.

O direito real de laje equivale ao direito de sobrelevação do direito comparado que tem por objeto o espaço volumétrico existente acima da superfície de um imóvel urbano ou da construção lá
existente - compreende a faculdade de construir sobre uma construção alheia ou no subsolo, ou seja, construção de um novo instrumento em sentido vertical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
66
Q

A sentença de procedência da usucapião serve de título para registro no cartório de imóveis.

A

Sim.

Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis

Tempo de posse para usucapião:
15 anos:
a) usucapião extraordinária (não depende de nada)

10 anos:

a) usucapião extraordinária reduzida pela moradia ou produtivo;
b) usucapião ordinária (justo título + boa fé);
c) Usucapião por indígenas (Estatuto do Índio).

5 anos:
a) usucapião constitucional/especial, urbano ou rural
b) usucapião ordinária (justo título cancelado) reduzida pela moradia ou investimento;
c) usucapião de bem móvel;
d) usucapião especial urbana: até 250 m² por possuidores de baixa renda (Estatuto da
Cidade);
e) usucapião tabular/convalescença registral, que é quando o réu em uma ação de invalidação de registro público alega usucapião em seu favor (Lei 6.015/73).

3 anos:
a) usucapião de bem móvel (justo título + boa fé)

2 anos:
a) usucapião por abandono do lar/especialíssima (até 250m).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
67
Q

Cenira, cuidadora da idosa e adoentada Comaria, exigiu que esta lhe vendesse um valioso jogo de porcelana por apenas dez reais, sob ameaça de não ministrar os medicamentos que a idosa precisava para sobreviver. O referido negócio pode ser anulado por lesão.

A

Falso.

Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

Vê-se que o caso narrado amolda se à hipótese de vício por coação, na medida em que a declaração de vontade da vendedora ocorreu sob fundado temor de dano à sua pessoa. O instituto da lesão não se assemelha ao caso, vejamos:

Art. 157. Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
68
Q

A compensação só poderá ser arguida com a contestação, no processo do trabalho.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
69
Q

A situação econômica do trabalhador será comprovada em atestado fornecido pela autoridade local do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mediante diligência sumária, que não poderá exceder de 24 horas.

A

Não, embora seja diligência sumária, o prazo não é de 24 horas e sim 48 horas,

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
70
Q

Os Poderes e órgãos deverão apurar a integralidade das despesas com pessoal dos respectivos servidores inativos e pensionistas, mesmo que o custeio dessas despesas esteja a cargo de outro Poder ou órgão.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
71
Q

O prazo prescricional de cobrança de “royalties” é de cinco anos.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
72
Q

O segurado somente terá reconhecida como tempo de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social a competência cuja contribuição seja igual ou superior à contribuição mínima mensal exigida para sua categoria, assegurado o agrupamento de contribuições.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
73
Q

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
74
Q

Não é possível a edição de medida provisória ou lei delegada que contemple direito penal, processual penal ou direito processual civil.

A

ERRADO. Apenas no que se refere a MEDIDA PROVISÓRIA existe essa limitação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
75
Q

Entre as notas tipológicas para que um ato normativo seja passível de controle de constitucionalidade está a necessidade da sua generalidade abstrata, ou seja, não pode ser um ato concreto.

A

Sim. A questão está correta! Mas não confunda ATO NORMATIVO com LEI. Cabe ADI em face de lei de efeitos concretos (isto é, uma lei que não tem generalidade nem abstração, como é o caso, por exemplo, da lei orçamentária, que é praticamente um ato administrativo com forma de lei).

Portanto, não é preciso que a LEI tenha as características de generalidade e abstração para ser objeto de ADI. Sendo lei (tenha ela normatividade ou não, tenha ela destinatários específicos ou não), caberá ADI, seja essa lei de efeitos concretos ou não.

O STF definiu as notas tipológicas necessárias, para um ato normativo estatal ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade.

São as seguintes:

a) Possuir coeficiente de generalidade abstrata (ele não pode ser um ato concreto);
b) Possuir autonomia jurídica (isto é, derivar diretamente da Constituição, sem intermédio de outra norma);
c) Possuir impessoalidade; e
d) Possuir eficácia vinculante das prescrições dele constantes (ou seja, deve possuir coercibilidade, um grau de obrigatoriedade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
76
Q

A decisão mais recente do STF é no sentido de que a decisão que inadmite o amicus curiae é irrecorrível.

A

Falso. O STF definiu que é recorrível a decisão denegatória de ingresso no feito como amicus curiae.
É possível a impugnação recursal por parte de terceiro, quando denegada sua participação na qualidade de amicus curiae. Essa é a decisão recente de AGOSTO de 2020.

Porém, segundo MÁRCIO CAVALCANTI pela composição atual do STF e por essa decisão ter
envolvido apenas 9 ministros é possível que eventual e futura decisão venha no sentido da irrecorribilidade da decisão que inadmite o amicus curiae. Portanto, cuidado com a forma que a questão vier.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
77
Q

Conforme a Lei 14.133/21 é possível o julgamento por maior retorno econômico que é utilizado exclusivamente para celebração de contrato de eficiência.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
78
Q

A Lei 14.133/21 permite por dispensa de licitação a contratação de profissional técnico de notória especialização para compor a comissão de avaliação de critérios de técnica.

A

Sim. Art. 75. É dispensável a licitação: XIII - para contratação de profissionais para compor a comissão de avaliação de critérios de técnica, quando se tratar de profissional técnico de notória especialização

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
79
Q

A revogação de ato administrativo deverá ser motivada com indicação dos fatos e fundamentos jurídicos conforme Lei 9.784/99.

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
80
Q

É cabível o agravo de instrumento em ações de improbidade administrativa nos casos de decisões interlocutórias que se amoldem ao rol taxativo do CPC/15.

A

Falso. STJ - aplica se à ação de improbidade administrativa o previsto no art. 19, § 1º, da Lei da Ação Popular, segundo o qual das decisões interlocutórias
cabe agravo de instrumento.

A decisão interlocutória proferida no bojo de uma ação de improbidade administrativa pode ser impugnada por agravo de instrumento, com base no art. 19, §1º, da Lei nº 4.717/65, ainda que a hipótese não esteja prevista no rol do art. 1.015 do CPC.

Nas ações de improbidade administrativa, o CPC aplica se apenas subsidiariamente, privilegiando se as normas do Microssistema Processual Coletivo, para assegurar a efetividade da jurisdição no trato dos direitos coletivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
81
Q

Tanto a sucessão empresarial como a aquisição de fundo de comércio acarretam a responsabilidade do sucessor/adquirente quanto às multas moratórias e punitivas.

A

Sim

82
Q

A responsabilidade por infrações da legislação tributária disposta no art. 136 CTN é objetiva.

A

Sim

Art. 136. Salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato.

83
Q

O ICMS incide sobre assinatura básica mensal de telefonia.

A

Sim. Lembrem que sobre os serviços acessórios ao serviço de comunicação NÃO INCIDE ICMS; porém o STF entendeu que no caso da tarifa básica mensal não há acessoriedade já que diz respeito ao preço pago pelo serviço

84
Q

No que tange ao ICMS, resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação.

A

Sim. Maioria absoluta.

85
Q

O ente público pode intervir nas ações possessórias entre particulares ainda que incidentalmente e para tratar de domínio.

A

Sim

86
Q

A parte responde objetivamente pelo prejuízo que a efetivação da tutela causar à parte adversa se ocorrer a cessação da medida em qualquer hipótese legal.

A

Sim

87
Q

A alteração de jurisprudência do STJ não permite a modulação dos efeitos.

A

Falso. É possível a modulação dos efeitos não só pelo STF como também pelos Tribunais Superiores.

§ 3º Na hipótese de alteração de jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, pode haver modulação dos efeitos da alteração no interesse social e no da segurança jurídica.

88
Q

A ausência de admissibilidade do juízo recursal não permite a utilização da técnica de ampliação do colegiado.

A

Falso, aplica-se a técnica de ampliação do colegiado quando não há unanimidade no juízo de admissibilidade recursal.

O art. 942 do CPC não determina a ampliação do julgamento apenas em relação às questões de mérito. Na apelação, a técnica de ampliação do colegiado deve ser aplicada a qualquer julgamento não unânime, incluindo as questões preliminares relativas ao juízo de admissibilidade do recurso.

89
Q

As obrigações nulas ou extintas não podem ser objeto de novação, contudo, as obrigações simplesmente anuláveis poderão ser alvo da novação.

A

Sim

90
Q

A cláusula proibitiva da cessão poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, independente do instrumento da obrigação.

A

Falso.

Art. 286. O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.

91
Q

Em regra, o pagamento é no domicílio do DEVEDOR. Porém, quando for compactuado entre as partes do contrato dois lugares diferentes para pagamento, nestes casos compete ao credor escolher entre eles.

A

Sim

92
Q

O estudo de impacto ambiental será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados. Correndo por conta do proponente todas as despesas e custos referentes à realização do estudo.

A

Falso, revogada a parte que não pode ‘dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto’

93
Q

A servidão ambiental só é aplicável a área de reserva legal mínima exigida caso a mesma esteja constante no CAR.

A

Falso. A servidão ambiental não se aplica às Áreas de Preservação Permanente e à Reserva Legal mínima exigida.

94
Q

A compensação aos municípios é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

A

CERTO. Por incrível que pareça apesar de decoreba esse tipo de questão envolvendo instrumentos e objetivos das leis ambientais despencam em provas de procuradorias (Municipais principalmente

95
Q

Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que ocorrer o fato gerador.

A

Falso. A escrituração é do exercício em que for ARRECADADA

96
Q

É possível a utilização de recursos públicos, inclusive operações de créditos, com o escopo de socorrer instituições do Sistema Financeiro Nacional desde que mediante lei complementar.

A

Falso. Salvo mediante lei específica, não poderão ser utilizados recursos públicos, inclusive de operações de crédito, para socorrer instituições do Sistema Financeiro Nacional, ainda que mediante a concessão de empréstimos de recuperação ou financiamentos para mudança de controle acionário.

97
Q

Não há necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de acordo ou convenção coletiva de trabalho no caso de dispensa imotivada seja individual, plúrima ou coletiva.

A

Sim

98
Q

O empregado pode deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por três dias consecutivos ou não em caso de casamento.

A

ERRADO. São três dias consecutivos apenas

99
Q

O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, salvo se estiver recebendo auxílio-acidente.

A

Está ERRADO. A manutenção do contrato de trabalho pelo prazo de doze meses independe do segurado estar recebendo ou não auxílio-acidente

100
Q

O controle judicial de atos “interna corporis” das Casas Legislativas só é cabível nos casos em que haja desrespeito às normas constitucionais pertinentes ao processo legislativo

A

Sim

101
Q

É inconstitucional a legislação estadual que impede as operadoras de planos de saúde recusarem o atendimento ou a prestação de alguns serviços aos usuários diagnosticados ou suspeitos de estarem com Covid-19, em razão de período de carência contratual vigente.

A

Sim. Por usurpar competência privativa da União para legislar sobre Direito Civil, Comercial e política de seguros, é inconstitucional legislação estadual que impeça as operadoras de planos de saúde de recusarem o atendimento ou a prestação de alguns serviços, no âmbito de seu território, aos usuários diagnosticados ou suspeitos de estarem com Covid 19, em razão de período de carência contratual vigente.

A imposição de períodos de carência pelas operadoras de planos de saúde já foi disciplinada pela Lei federal nº 9.656/1998, no exercício de competência privativa da União, de modo que não cabe ao legislativo estadual inovar na matéria. Ademais, ao impor obrigações.

102
Q

Em juízo de delibação, é possível a convocação de governadores de Estados-Membros da Federação por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelo Senado Federal.

A

Falso. Em juízo de delibação, não é possível a convocação de governadores de Estados
Membros da Federação por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelo Senado Federal.

A prerrogativa das CPIs de ouvir testemunhas não confere aos órgãos de investigação parlamentar o poder de convocar quaisquer pessoas a depor, sob quaisquer circunstâncias, pois existem limitações à obrigação de testemunhar.

Entre elas, encontra se a isenção constitucional do Presidente da República à obrigatoriedade de testemunhar perante comissões parlamentares, extensível aos governadores por aplicação do critério da simetria entre a União e os estados.

103
Q

A supremacia da Constituição é o postulado sobre o qual se assenta o próprio direito constitucional contemporâneo, tendo sua origem na experiência francesa.

A

Falso, origem americana.

104
Q

Em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, é objetiva a responsabilidade civil do Estado.

A

Sim. Segundo o Supremo Tribunal Federal, é objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em
que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes.

Cabe a excludente da responsabilidade da culpa exclusiva da vítima, nas hipóteses em que o
profissional de imprensa descumprir ostensiva e clara advertência sobre acesso a áreas delimitadas, em que haja grave risco à sua integridade física.

O Estado responde de forma objetiva pelos danos causados a profissional de imprensa ferido, por policiais, durante cobertura jornalística de manifestação pública em que ocorra tumulto ou conflito, desde que o jornalista não haja descumprido ostensiva e clara advertência quanto ao acesso a áreas definidas como de grave risco à sua integridade física, caso em que poderá ser aplicada a excludente da responsabilidade por culpa exclusiva da vítima.

105
Q

A divulgação de atos e iniciativas de parlamentares é considerada legítima quando efetuada — com a finalidade exclusiva de informar ou educar — nos ambientes de divulgação do mandatário ou do partido político, não se havendo de confundi-la com a publicidade do órgão público ou entidade.

A

Sim.

106
Q

É indispensável a autorização legislativa para a alienação de controle acionário de empresas subsidiárias.

A

Falso. Segundo o Supremo Tribunal Federal, é dispensável a autorização legislativa para a alienação
de controle acionário de empresas subsidiárias.

Isso porque a lei que autoriza a criação da empresa estatal matriz é suficiente para viabilizar a criação de empresas controladas e subsidiárias, não havendo se falar em necessidade de autorização legal específica para essa finalidade.

Assim, se é compatível com a CRFB/1988 a possibilidade de criação de subsidiárias quando
houver previsão na lei que cria a respectiva empresa estatal, por paralelismo, não há como obstar, por suposta falta de autorização legislativa, a alienação de ações da empresa subsidiária, ainda que tal medida envolva a perda do controle acionário do Estado.

107
Q

As pessoas com deficiência, capacitadas para o trabalho, podem ser consideradas dependentes para efeito de imposto de renda, mesmo quando superado o limite etário previsto em lei, desde que sua remuneração não exceda as deduções autorizadas.

A

Sim.

108
Q

A lei aplica-se a ato ou fato pretérito em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluída a aplicação de penalidade à infração dos dispositivos interpretados

A

Sim

109
Q

Ofende a ordem constitucional determinação judicial de que a União proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

A

Falso. Em regra, é do credor a iniciativa nas execuções civis, cabendo-lhe instruir a execução com os cálculos da obrigação materializada no título. Apesar disso, não há vedação legal a que se exija a colaboração do executado, principalmente quando se trata de ente da Administração Pública federal.

No âmbito dos juizados, é possível a inversão da ordem. A relação estabelecida entre o particular que procura o juizado e a União é evidentemente assimétrica. Logo, impõe-se potencializar os poderes conferidos pelo Código de Processo Civil ao magistrado para restabelecer a efetiva igualdade entre as partes.

A própria legislação dos juizados pressupõe que a Administração agirá no intuito de buscar a efetividade dos direitos dos administrados. Exigir que exista sempre a intervenção de perito designado pelo juízo revela incompatibilidade com os princípios da economia processual, da celeridade e da efetividade do processo

110
Q

O devedor de obrigação de entrega de coisa certa, constante de título executivo extrajudicial, será citado para, em dez dias, satisfazer a obrigação.

A

Falso, 15.

111
Q

Existem várias teorias que procuram justificar a existência da pessoa jurídica, dentre elas a teoria da ficção, que é adotada pelo Código Civil de 2002.

A

Falso.

Muitas foram as teorias que procuraram afirmar e justificar a existência da pessoa jurídica, tendo o Código Civil de 2002 adotado a teoria da realidade técnica. Essa teoria constitui uma somatória entre as outras duas teorias justificatórias e afirmativas da existência da pessoa jurídica: a teoria da ficção – de Savigny – e a teoria da realidade orgânica ou objetiva – de Gierke e Zitelmann.

112
Q

É imprescritível a pretensão de reparação civil de dano ambiental.

A

Sim

113
Q

Nos termos da Lei nº 6.938/1981 (Lei da Política Nacional do Meio Ambiente), compete ao CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente controlar a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

A

Falso. A alternativa está errada, pois trata-se de competência da Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, e não do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.

114
Q

A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são bens da união, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

A

Falso. §4º. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

115
Q

Nas sociedades contratuais, diz-se que a autonomia da vontade dos sócios para a constituição do vínculo societário é máxima, podendo eles disciplinar as suas relações sociais como bem entenderem, desde que não desnaturem o tipo societário escolhido.

A

Sim

Já nas sociedades institucionais o vínculo que une os sócios não é contratual, mas estatutário, e os estatutos não cuidam dos interesses particulares dos sócios, mas do interesse geral da sociedade como instituição. Nessas sociedades, portanto, a autonomia da vontade dos sócios na formalização do ato constitutivo é mínima, e a intervenção do legislador é muito relevante, sobretudo porque essas sociedades institucionais – que tem na S/A o seu exemplo ideal – dedicam-se, não raro, a macroempreendimentos.

116
Q

No processo do trabalho a compensação, ou retenção, só poderá ser arguida como matéria de defesa.

A

Sim

117
Q

A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional

A

Sim

118
Q

É legitima a incidência de contribuição previdenciária sobre o 13° salário.

A

Sim

119
Q

A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios ainda que durante a vigência de calamidade pública.

A

Falso, a exceção é durante a vigência da calamidade pública.

120
Q

No Processo de Controle Abstrato de Constitucionalidade não são aplicáveis as normas que concedem prazo em dobro para Fazenda Pública ainda que se trate de interposição de Recurso Extraordinário.

A

Sim, definiu que não se conta em dobro o prazo recursal para a Fazenda Pública em processo objetivo, mesmo que seja para interposição de recurso extraordinário em processo de fiscalização normativa abstrata.

121
Q

É possível a edição de medida provisória contendo matéria ambiental desde que sejam veiculadas normas favoráveis ao meio-ambiente

A

Sim

122
Q

As ADPFs apesar de terem um parâmetro superior mais restrito, têm o objeto mais amplo que a ADI/ADC.

A

CERTO. O parâmetro superior de controle da ADPF é mais restrito do que o da ADI/ADC: na ADI/ADC, qualquer norma da Constituição pode servir de parâmetro superior, enquanto na ADPF apenas as normas da Constituição que dizem respeito a preceitos fundamentais podem servir de parâmetro superior de controle.

Por outro lado, embora o parâmetro superior na ADPF seja mais restrito, o seu objeto é mais amplo do que o da ADI/ADC.

Por exemplo, na ADPF o objeto não se limita a atos normativos, alcançando também atos não normativos. E mesmo no que diz respeito a atos normativos o objeto da ADPF é mais amplo, pois pode abranger atos normativos MUNICIPAIS e mesmo atos normativos ANTERIORES À CONSTITUIÇÃO, conforme consta do parágrafo único do art. 1º da Lei 9.882/99, visto acima.

Lembre-se que, na ADI e na ADC, o objeto não pode ser um ato normativo municipal nem tampouco um ato normativo anterior à Constituição.

123
Q

Conforme a Lei 9794 o comparecimento da parte à consulta pública tem o condão de torná-la interessada no processo.

A

Falso.

O comparecimento à consulta pública não confere, por si, a condição de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administração resposta fundamentada, que poderá ser comum a todas as alegações substancialmente iguais.

124
Q

A Lei 14.133/21 permite que o contrato que gere receita ou no contrato de eficiência os prazos sejam de até 10 anos de no caso de contratos sem investimento e de 35 anos naqueles com investimento.

A

Sim

125
Q

A alienação de controle acionário de empresas públicas exige licitação e autorização legislativa.

A

Sim.

O STF definiu que a alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação.

Por outro lado, não se exige autorização legislativa para a alienação do controle de suas subsidiárias e controladas.

Nesse caso, a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da
CF/88, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

126
Q

Não é possível a cassação de aposentadoria por ato de improbidade administrativa

A

ERRADO. CUIDADO! NÃO É POSSÍVEL a cassação de aposentadoria em AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA!

Não significa que na esfera administrativa não seja possível. Fique ligado no comando da questão para não cair em pegadinha.

Conforme decidido pelo STJ, o magistrado não tem competência para aplicar a sanção de cassação de aposentadoria a servidor condenado judicialmente por improbidade administrativa. Apenas a autoridade administrativa possui poderes para decidir sobre a
cassação.

127
Q

O aprovado em concurso público preterido tem o prazo de cinco anos contados do conhecimento da preterição para questioná-la.

A

ERRADO. Na verdade o prazo é contado da data na qual o outro servidor foi nomeado

128
Q

Compete privativamente ao Senado Federal avaliar o desempenho das administrações tributárias dos Estados.

A

Sim.

Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios

129
Q

A responsabilidade pelo crédito tributário do ISS pode ser atribuída de forma expressa a uma terceira pessoa por lei do município.

A

Sim

130
Q

A responsabilidade de terceiros atribuída aos pais pelos tributos devidos por seus filhos menores incide tanto nos atos que intervierem como também nas omissões de que forem responsáveis, se aplicando quanto às penalidades, apenas as de caráter moratório.

A

Sim

131
Q

Além do ICMS, II, IE e IPI, nenhum outro imposto pode incidir sobre operações relativas a serviços de telecomunicações.

A

ERRADO. O IPI não consta nas exceções. Atente-se que o parágrafo terceiro fala em IMPOSTOS apenas!

§ 3º À exceção dos impostos de que tratam o inciso II do caput deste artigo e o art. 153, I e II, nenhum outro imposto poderá incidir sobre operações relativas a energia elétrica, serviços de telecomunicações, derivados de petróleo, combustíveis e minerais do País.

132
Q

O ônus da impugnação especificada dos fatos não se aplica aos advogados públicos

A

ERRADO. A assertiva está incorreta já que a advocacia pública não consta no rol.

O ônus da impugnação especificada dos fatos não se aplica ao defensor público, ao advogado dativo e ao curador especial.

133
Q

A advocacia pública, o Ministério Público e a Defensoria pública são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processo em autos eletrônicos, para efeito de recebimento de citações e intimações, as quais serão efetuadas preferencialmente por esse meio.

A

Sim

Art. 246. A citação será feita preferencialmente por meio eletrônico, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, contado da decisão que a determinar, por meio dos endereços eletrônicos indicados pelo citando no banco de dados do Poder Judiciário, conforme regulamento do Conselho Nacional de Justiça.

§ 1º As empresas públicas e privadas são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processo em autos eletrônicos, para efeito de recebimento de citações e intimações, as quais serão efetuadas preferencialmente por esse meio.

Art. 270. As intimações realizam-se, sempre que possível, por meio eletrônico, na forma da lei.

Parágrafo único. Aplica-se ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Advocacia Pública o disposto no § 1º do art. 246 .

134
Q

No caso de ausência de caução exigida por lei, cabe ao réu em preliminar de contestação alega-la. Assim não é possível que o juiz de ofício conheça da matéria.

A

Falso. § 5º Excetuadas a convenção de arbitragem e a incompetência relativa, o juiz conhecerá de ofício das matérias enumeradas neste artigo.

.Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:
I - inexistência ou nulidade da citação;
II - incompetência absoluta e relativa;
III - incorreção do valor da causa;
IV - inépcia da petição inicial;
V - perempção;
VI - litispendência;
VII - coisa julgada;
VIII - conexão;
IX - incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização;
X - convenção de arbitragem;
XI - ausência de legitimidade ou de interesse processual;
XII - falta de caução ou de outra prestação que a lei exige como preliminar;
XIII - indevida concessão do benefício de gratuidade de justiça.

135
Q

A multa concedida em Ação Civil Pública pelo não cumprimento de mandado liminar só deverá ser cobrada após trânsito em julgado da decisão favorável ao autor, contudo, será devida desde o dia em que restar descumprida a medida.

A

Sim.

Art. 12. Poderá o juiz conceder mandado liminar, com ou sem justificação prévia, em decisão sujeita a agravo.

§ 1º A requerimento de pessoa jurídica de direito público interessada, e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia pública, poderá o Presidente do Tribunal a que competir o conhecimento do respectivo recurso suspender a execução da liminar, em decisão fundamentada, da qual caberá agravo para uma das turmas julgadoras, no prazo de 5 (cinco) dias a partir da publicação do ato.

§ 2º A multa cominada liminarmente só será exigível do réu após o trânsito em julgado da decisão favorável ao autor, mas será devida desde o dia em que se houver configurado o descumprimento.

136
Q

É possível a aceitação escrita ou tácita da herança.

A

Sim.

Art. 1.805. A aceitação da herança, quando expressa, faz-se por declaração escrita; quando tácita, há de resultar tão-somente de atos próprios da qualidade de herdeiro.
§ 1 o Não exprimem aceitação de herança os atos oficiosos, como o funeral do finado, os meramente conservatórios, ou os de administração e guarda provisória.
§ 2 o Não importa igualmente aceitação a cessão gratuita, pura e simples, da herança, aos demais co-herdeiros.

137
Q

A impenhorabilidade do bem é oponível nos casos execução de imóvel oferecido como garantia real pelo casal.

A

Falso. A impenhorabilidade de bem de família é regra, contudo, a Lei 8.009 elenca algumas exceções:

Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido:
II - pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do respectivo contrato;

III – pelo credor da pensão alimentícia, resguardados os direitos, sobre o bem, do seu coproprietário que, com o devedor, integre união estável ou conjugal, observadas as hipóteses em que ambos responderão pela dívida;

IV - para cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar;

V - para execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar;

138
Q

Alexandre fez doação verbal de imóvel avaliado em R$ 20.000,00. Nesse caso a doação é inválida por expressa disposição legal.

A

CERTO. Questão correta o CC permite a doação verbal apenas de bens MÓVEIS e desde que de pequeno valor e que sigam na sequência a tradição.

139
Q

No que tange aos contratos é possível que as partes estabeleçam parâmetros objetivos para a interpretação das cláusulas negociais e de seus pressupostos de revisão ou de resolução.

A

CERTO. Essa é uma das disposições inseridas pelas Lei 13.874/19 no CC e que certamente estará nas provas dessa retomada de PGEs/PGMs

Art. 421-A. Os contratos civis e empresariais presumem-se paritários e simétricos até a presença de elementos concretos que justifiquem o afastamento dessa presunção, ressalvados os regimes jurídicos previstos em leis especiais, garantido também que:

I - as partes negociantes poderão estabelecer parâmetros objetivos para a interpretação das cláusulas negociais e de seus pressupostos de revisão ou de resolução;

II - a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada;

III - a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada

140
Q

É possível por intermédio de convênio que ente federado delegue ações administrativas ele atribuídas pela LC 140 desde que o ente destinatário disponha de órgão ambiental capacitado não sendo possível para esse fim que sejam contratados técnicos mediante consórcio.

A

Está ERRADO. É possível o mencionado convênio e é possível também que o ente destinatário tenha técnicos tanto próprios como também por intermédio de consórcio.

141
Q

Consideram-se APPs quando declaradas de interesse social por ato do Chefe de Poder Executivo, as áreas cobertas com florestas ou outras formas de vegetação destinadas a auxiliar a defesa do território nacional, a critério das autoridades militares.

A

Está Certo. Art. 6º CFlo.

142
Q

A água é um bem de domínio público, recurso limitado e dotado de valor econômico e no caso de sua escassez o uso prioritário é o consumo humano e a dessedentação de animais.

A

Sim.

Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:
I - a água é um bem de domínio público;
II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;
III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;
IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;
V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

143
Q

Os planos de recursos hídricos serão elaborados por bacia hidrográfica, Município, Estado e para o país.

A

ERRADO. Atenção ao fato de que os MUNICÍPIOS não estão abarcados quanto aos planos de recursos hídricos

Art. 8º Os Planos de Recursos Hídricos serão elaborados por bacia hidrográfica, por Estado e para o País.

144
Q

O Estado da Paraíba apurou que no período de 12 meses a relação entre despesas correntes e receitas correntes superou 95%. Nesse caso, enquanto durar essa situação não será possível a concessão, por qualquer outro ente da Federação, de garantias ao mencionado Estado.

A

ERRADA. ATENÇÃO! As vedações são aplicáveis apenas no caso do Estado não adotar as medidas previstas na CONSTITUIÇÃO FEDERAL inseridas pela EC 109/2021.

Assim, caso o Estado adote as medidas de ajuste fiscal dispostas no art. 167-A não é aplicável a este as vedações do § 6º.

145
Q

É vedada a transferência a fundos de recursos financeiros oriundos de repasses duodecimais.

A

Sim. É vedada a transferência a fundos de recursos financeiros oriundos de repasses duodecimais.

146
Q

Foi ajuizada ação trabalhista no rito sumaríssimo contra o Estado da Paraíba no qual se pleiteava pedido com valor de 30 salários mínimos. Nesse caso será possível a utilização do mencionado rito por se adequar ao teto máximo permitido.

A

ERRADO. CUIDADO! O teto é de 40.SM porém não é possível estabelecer o rito sumaríssimo para ações nas quais figure a FAZENDA PÚBLICA!

147
Q

A convenção coletiva de trabalho tem prevalência sobre a lei quando dispuser acerca de banco de horas anual.

A

Sim,.

148
Q

Em relação à OAB, entende o STF que é inconstitucional a suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades, pois, em que pese estas não serem consideradas tributos, a medida consiste em sanção política em matéria tributária.

A

ERRADO. O STF não afirmou nesta decisão que a anuidade da OAB não tinha natureza tributária.

Importante lembrar que a tese firmada no RE 647885 possui caráter genérico, em relação a todos os conselhos profissionais e que a Corte possui precedente considerando as anuidades dos conselhos profissionais, em geral, como tributo.

Atenção, pois, em relação à OAB, o STJ entende que suas anuidades não possui caráter tributário (são objeto, portanto, de execução civil, e não fiscal)

149
Q

A natureza do ato de demissão de empregado público pode ser constitucional-administrativa ou trabalhista. Assim a concessão de aposentadoria aos empregados públicos inviabiliza a permanência no emprego, nos termos do artigo 37, parágrafo 14, da Constituição Federal, inclusive para as aposentadorias concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social até a data de entrada em vigor da Emenda Constitucional 103/2019, nos termos do que dispõe seu artigo 6º.

A

ERRADO. Recentemente o STF fixou tese de repercussão geral (Tema 606) no RE 655283, em que foi definido que a concessão de aposentadoria encerra o vínculo empregatício, exceto para os empregados que tenham se aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) até a entrada em vigor da Emenda Constitucional 103/2019.

'’A natureza do ato de demissão de empregado público é constitucional-administrativa e não trabalhista, o que atrai a competência da Justiça comum para julgar a questão. A concessão de aposentadoria aos empregados públicos inviabiliza a permanência no emprego, nos termos do artigo 37, parágrafo 14, da Constituição Federal, salvo para as aposentadorias concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social até a data de entrada em vigor da Emenda Constitucional 103/2019, nos termos do que dispõe seu artigo 6º”

Art. 37, § 14. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

150
Q

É inconstitucional lei estadual que veda o corte do fornecimento de água e luz, em determinados dias, pelas empresas concessionárias, por falta de pagamento.

A

CERTO. Cuidado! Em situações “normais”, o STF já declarou inconstitucional lei estadual que proíbe as empresas concessionárias ou permissionárias façam o corte do fornecimento de água, energia elétrica e dos serviços de telefonia, por falta de pagamento, em determinados dias (ex: sextas-feiras, vésperas de feriados etc.) (ADI 3824/MS).

Todavia, que, em situações excepcionais, considerar-se-ão constitucionais as normas estaduais, editadas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, pelas quais veiculados a proibição de suspensão do fornecimento do serviço de energia elétrica (ADI 5961/PR).

151
Q

No âmbito da justiça comum, o recurso ordinário constitucional (ROC) cabível exclusivamente contra decisão denegatória de HC, MS, HD e MI: a) proferida em acórdãos de TJs e TRFs (para o STJ), quando há competência originária destes tribunais, ou, b) proferida em acórdão por Tribunal Superior (para o STF), quando há competência originária destes tribunais.’

A

Falso. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal:
II - julgar, em recurso ordinário:
a) o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão;
b) o crime político;

Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: II - julgar, em recurso ordinário:

a) os habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória;
b) os mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão;
c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País;

Pois bem, seria imprescindível lembrar que o STF tem competência para julgamento de ROC de crime político e, por outro lado, o STJ tem competência para julgamento de ROC contra causas em forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.

152
Q

À semelhança da prescrição civil de ilícitos civis, é aplicada a teoria da “actio nata” nos casos em que a conduta do agente público que também constitua infração penal, em que pese, em tais hipóteses, o termo inicial seja o trânsito em julgado da ação criminal ou o dia do arquivamento do inquérito, se não for ajuizada a ação.

A

ERRADA. Ao contrário da prescrição civil (art. 1º do Decreto nº 20.910/1932), a teoria da “actio nata” não é aplicável, em regra, nestes casos. Nesse sentido, pode-se afirmar que a utilização dos prazos prescricionais previstos na lei penal para aqueles ilícitos disciplinares que também forem considerados crimes, tem como fundamento a busca pela garantia de uma das finalidades fundamentais do instituto prescricional: propiciar a segurança jurídica.

Ou seja, a partir do momento que o agente público pratica uma conduta também enquadrada como infração penal, a confirmação do ilícito por meio do trânsito em julgado, ou o arquivamento do inquérito, é imprescindível para determinação do grau da penalidade que será aplicada, inclusive, no plano administrativo e, consequentemente, no valor de eventual reparação cível.

§ 2º Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

153
Q

O inquérito civil, instaurado pelo Ministério Público, para investigar ato de improbidade administrativa, não interrompe nem suspende o prazo prescricional de apuração e processamento do ato de improbidade administrativa.

A

Sim. E conforme decidido pelo STJ, além de inexistir previsão, no ordenamento jurídico, de que a instauração do processo administrativo investigatório é causa de interrupção da prescrição da pretensão sancionatória, desnecessário o procedimento para a propositura da ação civil pública.

Art. 202. A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á:
I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;
II - por protesto, nas condições do inciso antecedente;
III - por protesto cambial;
IV - pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores;
V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;
VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.

154
Q

Em razão do princípio da segurança jurídica, tanto o ato nulo e quanto o ato inexistente possuem prazo para que a administração ou o Judiciário os anule ou declare a sua inexistência e desconstitua os efeitos que ele já produziu.

A

ERRADA. Em regra, a anulação ou decretação da nulidade dos atos administrativos devem observar o prazo de cinco anos para serem anulados (Lei 9.784/99).

Todavia, uma vez comprovada a má-fé do administrado, ou seja, quando este conhece a ilegalidade ou deveria conhecê-la, torna-se impossível a convalidação.

Destarte, a distinção entre o ato nulo e o ato inexistente é que este não tem prazo para que a administração ou o Judiciário declare a sua inexistência e desconstitua os efeitos que ele já produziu.

155
Q

Nas relações de emprego público, a ocorrência de eventual acidente de trabalho impõe ao Estado o dever de indenizar em quaisquer casos, aplicando-se a teoria do risco integral

A

CERTO. Anota a doutrina de José dos Santos Carvalho Filho que a responsabilidade nestes casos é do objetiva com risco integral, pois há obrigatoriedade do empregador em arcar com o seguro coletivo e a passar para o segurador, o INSS a obrigação de indenizar o empregado que, por sua vez, estará desobrigado de comprovar ausência de culpa de sua parte, bastando fazer prova da relação empregatícia e do prejuízo causado pelo acidente laboral.

Atenção! A adoção da teoria do risco integral neste caso está sendo questionada pela doutrina contemporânea do direito administrativo.

Nesse sentido, o STF decidiu que “O risco do trabalhador deve ser maior e inerente à própria atividade. Apenas, neste caso, se justifica a substituição do elemento subjetivo culpa ou dolo pela responsabilidade objetiva do risco. Aqui, aplica-se a teoria do risco criado, jamais a teoria do risco integral.” (RE 828.040-DF).

Em provas, deve-se atentar à forma de elaboração da questão, se a eventual direcionamento ao entendimento doutrinário em relação aos empregados públicos, ou ao entendimento jurisprudencial do STF, de plano genérico, em relação ao acidente de trabalho

156
Q

Nos termos da LINDB, a regularização de ato ou contrato invalidado na esfera administrativa não é impositiva.

A

CERTO. De fato, a regularização do ato ou contrato não é impositiva

art. 21: A decisão a que se refere o caput deste artigo deverá, quando for o caso, indicar as condições para que a regularização

157
Q

No que se refere à indisponibilidade de bens prevista no art. 185-A do CTN, entende o STJ que o pedido abrangerá todo e qualquer bem ou direito do devedor, com vistas a gravar, inclusive, bens futuros.

A

CERTA. O registro da indisponibilidade de bens no limite das dívidas junto aos órgãos de registro de tais bens e transações, como cartórios, CVM, etc. Contudo, no caso da penhora online (Sisbajud), pois neste caso a penhora é instantânea

Art. 185-A. Na hipótese de o devedor tributário, devidamente citado, não pagar nem apresentar bens à penhora no prazo legal e não forem encontrados bens penhoráveis, o juiz determinará a indisponibilidade de seus bens e direitos, comunicando a decisão, preferencialmente por meio eletrônico, aos órgãos e entidades que promovem registros de transferência de bens, especialmente ao registro público de imóveis e às autoridades supervisoras do mercado bancário e do mercado de capitais, a fim de que, no âmbito de suas atribuições, façam cumprir a ordem judicial

Ademais, importante lembrar que o STJ firmou o entendimento de que as disposições do art. 185-A do CTN abrangerão todo e qualquer bem ou direito do devedor, com vistas a gravar, inclusive, bens futuros (REsp 1.377.507/SP).

Por fim, a Corte entendeu, no que se refere à indisponibilidade de bens do art. 185-A do CTN, não cabe ao credor tributário o ônus de demonstrar que a medida, necessariamente, possibilitará que se encontrem bens no futuro.

Em que pese a inexistente possibilidade de localização de outros bens futuros, ainda assim o STJ compreende que a medida é adequada e útil.

158
Q

A cobrança da contribuição de melhoria, em âmbito federal, depende, dentre outros requisitos, da publicação de edital com a delimitação da área beneficiada, a relação dos imóveis na área beneficiada, memorial descritivo do projeto, orçamento e a parcela de custos da obra que será ressarcida com a contribuição.

A

CERTO. Conforme o Decreto-Lei nº 195 de 1967, que é aplicado em âmbito federal e serve de referência para os demais entes federativos, a cobrança da contribuição de melhoria depende, dentre outros requisitos, da publicação de edital com a delimitação da área beneficiada, a relação dos imóveis na área beneficiada, memorial descritivo do projeto, orçamento e a parcela de custos da obra que será ressarcida com a contribuição.

Ademais, após a publicação do edital, os proprietários possuem 30 dias para impugnar referido edital, momento a partir do qual se inicia o processo administrativo. Assim, o processo administrativo é instaurado nos casos em que o contribuinte impugna algum elemento do edital.

159
Q

Em relação ao IBTI, é possível que a legislação local institua como responsáveis pelo pagamento do tributo os serventuários de tabeliães, escrivães e demais serventuários, que tenham alguma relação com o fato gerador.

A

CERTO. Nos termos do art. 134, VI, do CTN, atribui-se a responsabilidade aos tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razão do seu ofício.

Destarte, é possível que a legislação local estipule como responsável pelo pagamento do tributo aos agentes citados, que tenham alguma relação com o fato gerador

160
Q

O ICMS incide sobre operação que destine a outro Estado energia elétrica, alcançada a saída e a entrada da mercadoria considerados estabelecimentos diversos

A

Falso. X - não incidirá:
b) sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica;

161
Q

Admite-se o IRDR nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, nos Juizados da Fazenda Pública e nos Juizados Federais, que deverá ser julgado por órgão colegiado de uniformização do próprio sistema.

A

ERRADO. Por um lado, não há nada que impeça a instauração do IRDR no âmbito dos juizados especiais.

Por outro lado, o quanto aos juizados federais e aos juizados da fazenda pública, como há o pedido de uniformização de interpretação de lei federal, não é cabível o IRDR.

Enunciado n. 21: O IRDR pode ser suscitado com base em demandas repetitivas em curso nos juizados especiais.

Enunciado n. 44: Admite-se o IRDR nos juizados especiais, que deverá ser julgado por órgão colegiado de uniformização do próprio sistema.

162
Q

A hipótese de intervenção especial prevista no parágrafo único, do artigo 5º, da Lei nº 9.469/1997, refere-se apenas às pessoas jurídicas de direito público da União.

A

Falso, “pessoas jurídicas de direito público”, aplica-se a todos os entes políticos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), suas autarquias e fundações de direito público.

Art. 5º A União poderá intervir nas causas em que figurarem, como autoras ou rés, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas federais.

163
Q

Caso o Tribunal conceda a tutela provisória recursal em sede de agravo interposto contra decisão em sede de tutela provisória e, posteriormente, o juiz de primeira instância julgue, em sede de cognição exauriente, a ação desfavoravelmente ao autor, a tutela provisória não perde sua eficácia até o julgamento da apelação pelo tribunal sob pena de supressão de instância.

A

ERRADO. Como se sabe, uma das características da tutela provisória é justamente a sua “provisoriedade”, ou seja, em regra, ela conserva a sua eficácia na pendência do processo, mas pode, a qualquer tempo, ser revogada ou modificada.

Cumprindo-se, assim, à sentença, confirmar ou rejeitar a tutela antecipada anteriormente concedida. Nesse sentido, entende-se que, uma vez concedida a tutela provisória pelo Tribunal em sede de agravo, e em ocorrendo eventual sentença superveniente de improcedência pelo juízo de primeiro grau, a tutela somente perderá sua eficácia após o advento respectiva da sentença.

Nota-se, inclusive, que o art. 302 do CPC/15 traz a possibilidade reparação por eventuais prejuízos que a efetivação da tutela de urgência causar à parte adversa, tendo como uma dessas hipóteses justamente a sentença que lhe for desfavorável.

Assim, no caso, eventuais prejuízos que forem causados à parte adversa no interregno entre a prolação da decisão do Tribunal e a sentença de primeiro grau deverão ser ressarcidos.

164
Q

A capacidade processual está diretamente relacionada ao conceito de capacidade civil traçada no direito civil.

A

CERTO. A capacidade exigida para que uma pessoa possa estar em juízo é a mesma para a prática dos atos jurídicos de direito material, haja vista que admite a realização atos da vida civil por parte do sujeito do processo.

Assim, pode-se inferir que a capacidade processual está diretamente relacionada ao conceito de capacidade civil traçada no direito civil.

165
Q

Em relação à “perpetuatio jurisdictionis” e nos termos da jurisprudência dos tribunais superiores, pode-se afirmar que ocorrendo a criação de uma vara cível especializada em ações de família, todas as demandas de família das varas cíveis comuns devem ir para esta nova vara especializada.

A

ERRADO. Em regra, de acordo com o que estabelece o art. 43 do CPC/15, não se cogita a remessa do processo a uma nova comarca criada sem agressão ao princípio da “perpetuatio jurisdictionis”.

Todavia, parte da doutrina entende que a criação de uma nova comarca busca otimizar a entrega da prestação jurisdicional e, dessa forma, justificaria a remessa dos processos à nova comarca. Por outro lado, tanto o STF como o STJ vêm discordando desse último entendimento e pugnando por prestigiar o princípio da “perpetuatio jurisdictionis”.

Quanto ao tema, o STJ vem entendendo que criações de varas ou comarcas por meio de resoluções administrativas ou leis de organização judiciária não se sobrepõem às regras de competência previstas pelo Código de Processo Civil, de forma que se deve prestigiar a ‘perpetuatio jurisdictionis’

166
Q

Considerando a ultratividade da lei diante do ato jurídico perfeito, é correto afirmar que, nos termos do Código Civil de 2002, um casamento celebrado à luz do ordenamento jurídico anterior terá seu regime de bens regulado por aquele diploma, caso os nubentes, por exemplo, se separem após a vigência do CC/02.

A

CERTO. Há inclusive dispositivo expresso do Código Civil nesse sentido (art. 2.039).

167
Q

Nas relações de trato sucessivo, aplica-se sempre retroatividade mínima da lei nova, ou seja, a lei nova não atinge as prestações pendentes derivadas de fatos passados, mas apenas as futuras.

A

ERRADO. Em regra, a retroatividade é mínima (não atinge as prestações pendentes derivadas de fatos passados, mas apenas as futuras). Contudo, diante de ato jurídico perfeito, coisa julgada e direito adquirido, a retroatividade, ainda que mínima, é vedada

168
Q

O direito à sucessão aberta é considerado, para os efeitos legais, bem imóvel, ainda que os bens deixados pela pessoa falecida sejam todos móveis.

A

Sim

169
Q

O início do prazo para pleitear a anulação da constituição de pessoa jurídica se dá a partir da data de inscrição de seus atos constitutivos no registro competente.

A

Falso. A publicação é enquadrada como ato diverso do registro. Veja que a contagem a partir da publicação do ato visa observar o princípio da publicidade dos registros públicos. Assim, é a partir dele que o interessado poderá impugnar o ato constitutivo da pessoa jurídica.

Ademais, o art. 45, parágrafo único, do CC é claro ao retratar o início do prazo a partir da publicação de sua inscrição no registro.

Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

170
Q

Em relação à culpa civil, a doutrina afirma que enquanto a negligência é a afoiteza no agir, precipitação no procedimento inconsiderado. A imprudência, por outro lado, a inobservância das normas que nos ordenam a operar com atenção e discernimento.

A

Falso. . O enunciado inverteu os conceitos.

O que se verifica, contudo, na prática é que os conceitos se confundem ante a diversidade da vida real. No entanto, ambas as situações estão da mesma forma abarcadas pelo “guarda-chuva” da culpa em sentido estrito, que gera a responsabilidade do autor (art. 186, CC).

171
Q

Conforme a Constituição Federal, as pessoas são livres para associarem-se, desde que a finalidade seja lícita e não tenha caráter paramilitar. Essa liberdade significa que o Estado não pode interferir na criação das associações, e implica, ainda, que a suspensão de suas atividades ou sua dissolução só pode ocorrer por decisão judicial transitada em julgado

A

ERRADO. É previsão expressa da Constituição (art. 5º) que a suspensão das atividades da associação não se exige o trânsito em julgado, diferentemente do caso de dissolução compulsória, o qual exige trânsito em julgado. Ademais, a dissolução convencional ocorre mediante acordo entre os associados.

172
Q

Os interesses municipais são reflexamente de interesse estadual e nacional, o que não exclui a existência de matérias cuja competência privativa ou exclusiva dos municípios. A diferença é apenas de grau, e não de substância.

A

CERTO. Como o bem ambiental é difuso e interessa a toda a coletividade e a todos os entes públicos, qualquer lesão ambiental acarreta consequências para todos, de modo que não há como suprimir o interesse de qualquer ente público. Assim, o item resta correto

173
Q

Diante o caráter personalíssimo do habeas data, não é cabível a obtenção de informações ambientais por meio deste remédio constitucional.

A

ERRADO. Habeas data ambiental é uma criação doutrinária de Celso Antônio Pacheco Fiorillo. O fundamento reside no entendimento de que o equilíbrio é um bem difuso e, por isso, todos os cidadãos têm interesse jurídico em acessar as informações relativas à proteção ambiental.

Assim, se negado o pedido de informações ou não sendo esse pedido atendido no prazo legal, será cabível o habeas data para que o interessado obtenha as informações cuja prestação é obrigatória por disposição legal. imagine, por exemplo, que o Governo deixe de apresentar as estatísticas de queimadas na Amazônia, seria possível a impetração de Habeas Data

e é? ver

174
Q

A compensação aos municípios é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

A

CERTO. Por incrível que pareça apesar de decoreba esse tipo de questão envolvendo instrumentos e objetivos das leis ambientais despencam em provas de procuradorias (Municipais principalmente)

175
Q

Mesmo no caso de um imóvel rural que seja em uma unidade de conservação federal, é de competência do Estados aprovar a supressão de vegetação neste imóvel rural.

A

Com exceção das APAs federais (e municipais), os imóveis rurais situados em unidades de conservação terão seus pedidos de supressão de vegetação autorizados pelo respectivo ente federativo titular da UC.

Esta é a regra geral a ser adotada em provas de concurso.

176
Q

A aposentadoria dos empregados públicos enseja o rompimento do contrato de trabalho e a respectiva indenização compensatória de 40% dos depósitos do FGTS.

A

ERRADO. Como visto, o art. 37, §14, da CRFB, inaugura nova espécie de extinção do contrato de trabalho, que não se confunde com a despedida com justa causa, sem justa causa, fato do príncipe etc. Ou seja, os efeitos da referida extinção são próprios e apenas cumprem uma obrigação constitucional, na qual não há iniciativa do empregador em desligar o empregado

Assim, a aposentadoria dos empregados públicos nestes termos não enseja a indenização compensatória de 40% dos depósitos do FGTS.

177
Q

O aprendiz tem relação de emprego, cuja natureza jurídica é, nos termos da CLT, uma relação especial de trabalho.

A

CERTO. Este é o entendimento majoritário na doutrina e jurisprudência. Importa destacar ainda que o art. 431 da CLT afirma que caso o aprendiz seja contratado por alguma das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica mencionadas no art. 430, I e II, vindo a prestar serviços a uma empresa, não haverá vínculo com a empresa (mas com a entidade de formação). Caso, porém, seja contratado diretamente por essa, haverá vínculo com a empresa.

178
Q

Cabe ao Congresso Nacional com a sanção do Presidente da República apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.

A

ERRADO. Essa é uma competência que cabe EXCLUSIVAMENTE ao Congresso Nacional

179
Q

Compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.

A

É importante ter em mente que a competência do Conselho da República é de PRONUNCIAR-SE acerca das hipóteses dos incisos. Já o Conselho de Defesa Nacional, OPINA, ESTUDA ou PROPÕE!

ademais: Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

180
Q

O Estado pode intervir no município quando necessitar assegurar os direitos da pessoa humana.

A

ERRADO. Essa é uma das possibilidades de intervenção FEDERAL baseada na violação aos princípios sensíveis. Perceba que quanto a intervenção Estadual nos Municípios não há princípios sensíveis.

Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:
I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;
II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;
III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;
IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

ademais: os Defensores Públicos NÃO precisam de inscrição na OAB para exerceram suas atribuições.
Vale ressaltar que é válida a exigência de inscrição na OAB para os candidatos ao concurso da
Defensoria Pública porque tal previsão ainda permanece na Lei.

181
Q

Conforme a Lei de Acesso à informação a negativa de acesso à informação possibilita a interposição de recurso pelo interessado no prazo de 15 dias a contar da sua ciência

A

ERRADO. Na verdade, o prazo é de 10 dias.

Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

Ademais: NÃO é possível a delegação para edição de atos de caráter normativo no caso de matéria comum.

Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

182
Q

A intervenção no serviço público com o escopo de assegurar a adequação do serviço deve ser realizada por intermédio de decreto no qual se designará o interventor.

A

Sim

Art. 32. O poder concedente poderá intervir na concessão, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.

Parágrafo único. A intervenção far-se-á por decreto do poder concedente, que conterá a designação do interventor, o prazo da intervenção e os objetivos e limites da medida.

Declarada a intervenção, o poder concedente deverá, no prazo de trinta dias, instaurar procedimento administrativo para comprovar as causas determinantes da medida e apurar responsabilidades, assegurado o direito de ampla defesa.

183
Q

As ações que visem a reparação de danos morais e materiais decorrentes de perseguição política são imprescritíveis.

A

ERRADO. CUIDADO! Não é toda perseguição política e sim aquelas ocorridas durante o REGIME MILITAR conforme súmula recente do STJ:

São imprescritíveis as ações indenizatórias por danos morais e materiais decorrentes de atos de perseguição política com violação de direitos fundamentais ocorridos durante o regime militar.

184
Q

A Constituição Federal dedica um capítulo específico dedicado ao tratamento de bens públicos.

A

ERRADO. Essas questões que a CESPE e a VUNESP gostam tentam colocar o candidato na dúvida se de fato existe ou não capítulo tratando do tema. Portanto, tomem cuidado.

Apesar dessa questão específica ser relativamente fácil bastando saber que os bens públicos estão tratados no Código Civil, é importante na leitura da lei seca se atentar aos capítulos e o que dispõem.

185
Q

Lei complementar poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, no caso de relevância e urgência, através de ato do executivo, estabelecer normas de igual objetivo.

A

Está ERRADO. Note que a assertiva fala em ATO DO EXECUTIVO e o certo é POR LEI

Art. 146-A. Lei complementar poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, por lei, estabelecer normas de igual objetivo.

186
Q

Na falta de eleição de domicílio tributário por parte de pessoa natural é possível que seja considerado como tal o centro habitual de suas atividades caso incerta ou desconhecida sua residência habitual.

A

Sim.

Na falta de eleição, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, considera-se como tal:
I - quanto às pessoas naturais, a sua residência habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade;

II - quanto às pessoas jurídicas de direito privado ou às firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relação aos atos ou fatos que derem origem à obrigação, o de cada estabelecimento;

III - quanto às pessoas jurídicas de direito público, qualquer de suas repartições no território da entidade tributante.

§ 1º Quando não couber a aplicação das regras fixadas em qualquer dos incisos deste artigo, considerar-se-á como domicílio tributário do contribuinte ou responsável o lugar da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que deram origem à obrigação.

§ 2º A autoridade administrativa pode recusar o domicílio eleito, quando impossibilite ou dificulte a arrecadação ou a fiscalização do tributo, aplicando-se então a regra do parágrafo anterior.

187
Q

O Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte inclui no regime especial unificado de arrecadação do Simples Nacional o CSLL, IRPJ e o ICMS.

A

Sim. Abrange:

  • IPI;
  • IRPJ;
  • CSLL;
  • COFINS;
  • PIS/PASEP;
  • CPP;
  • ICMS;
  • ISS.
188
Q

A Carta Precatória por ter caráter itinerante pode ser remetida tanto antes como depois de lhe ser ordenado o cumprimento a juízo diverso do que dela consta.

A

Sim.

Art. 262. A carta tem caráter itinerante, podendo, antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, ser encaminhada a juízo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato.

189
Q

A citação será feita preferencialmente por meio eletrônico, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, contado da decisão que a determinar, por meio dos endereços eletrônicos indicados pelo citando no banco de dados do Poder Judiciário, conforme regulamento do Conselho Nacional de Justiça.

A

Sim. Nova lei no CPC.

190
Q

A Ação Rescisória pode ser proposta pelo Ministério Público no caso de simulação com a finalidade de fraudar a lei mesmo que não seja parte na ação rescindenda.

A

Sim.

Art. 967. Têm legitimidade para propor a ação rescisória:
I - quem foi parte no processo ou o seu sucessor a título universal ou singular;
II - o terceiro juridicamente interessado;
III - o Ministério Público:
a) se não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção;
b) quando a decisão rescindenda é o efeito de simulação ou de colusão das partes, a fim de fraudar a lei;
c) em outros casos em que se imponha sua atuação;
IV - aquele que não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção.

ademais: O Procurador-Geral do Município na condição de testemunha é inquirido em sua residência ou onde exercer a função.

191
Q

Nos contratos de locação de imóveis regulados pela Lei 8.245 a regra é que as benfeitorias úteis realizadas com o aval do locador serão indenizadas, porém, não será possível a retenção.

A

ERRADO. A regra é a indenização e a possibilidade de retenção, SALVO DISPOSIÇÃO CONTRATUAL EM CONTRÁRIO!

Art. 35. Salvo expressa disposição contratual em contrário, as benfeitorias necessárias introduzidas pelo locatário, ainda que não autorizadas pelo locador, bem como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção.

Art. 36. As benfeitorias voluptuárias não serão indenizáveis, podendo ser levantadas pelo locatário, finda a locação, desde que sua retirada não afete a estrutura e a substância do imóvel.

192
Q

O Dono do Prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto poderá constranger o vizinho a lhe dar passagem desde que mediante indenização.

A

CERTO. É a chamada PASSAGEM FORÇADA que se dá mediante indenização!

ademais: O direito real de laje constitui unidade imobiliária autônoma que não se confunde com as demais áreas edificadas pertencentes ou não ao proprietário da construção-base.

193
Q

Conforme o Estatuto da Cidade é obrigatório o Plano diretor para cidades componentes de áreas de especial interesse turístico, histórico ou cultural.

A

Está ERRADO. A assertiva não corresponde a uma das hipóteses constantes no Estatuto da Cidade já que não há menção a especial interesse HISTÓRICO E CULTURAL e sim apenas o turístico.

Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:
I – com mais de vinte mil habitantes;
II – integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas;
III – onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4o do art. 182 da Constituição Federal;
IV – integrantes de áreas de especial interesse turístico;
V – inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.
VI - incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.

194
Q

O contrato com pessoa a declarar estará configurado quando no momento da conclusão do compromisso de compra e venda o contratante reserva-se a faculdade de indicar terceiro para figurar como adquirente.

A

Sim.

Art. 467. No momento da conclusão do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes.

Art. 468. Essa indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro não tiver sido estipulado.

Parágrafo único. A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato.

195
Q

Conforme Lei 9.605/98, as penas restritivas de direito são autônomas e substituem as penas privativas de liberdade sendo uma delas a prestação de serviços à comunidade.

A

Sim.

196
Q

Todo empreendimento é passível de licenciamento ambiental

A

ERRADO. Apenas os empreendimentos utilizadores de recursos ambientais efetiva ou potencialmente poluidores são passíveis de licenciamento ambiental, conforme Lei Complementar 140.

197
Q

Empresa estatal dependente é aquela controlada ou não que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

A

ERRADA. ATENÇÃO! A expressão “ou não” utilizada na questão torna a assertiva errada. Confira o conceito correto: empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

198
Q

No caso de tutela provisória concedida antes da sentença nos processos trabalhistas é possível que seja impetrado Mandado de Segurança.

A

CERTO. Por não existir recurso próprio é possível que seja impetrado o Mandado de Segurança nesses casos, conforme Súmula 414/TST

I – A tutela provisória concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. É admissível a obtenção de efeito suspensivo ao recurso ordinário mediante requerimento dirigido ao tribunal, ao relator ou ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, por aplicação subsidiária ao processo do trabalho do artigo 1.029, § 5º, do CPC de 2015

II – No caso de a tutela provisória haver sido concedida ou indeferida antes da sentença, cabe mandado de segurança, em face da inexistência de recurso próprio.

III – A superveniência da sentença, nos autos originários, faz perder o objeto do mandado de segurança que impugnava a concessão ou o indeferimento da tutela provisória.

199
Q

João ao reconhecer seu colega de trabalho José na praia no Domingo, desferiu palavras ofensivas por conta do posicionamento político do mesmo. Nesse caso é possível a aplicação da justa causa.

A

ERRADO. O fato aconteceu FORA DO SERVIÇO logo não é possível aplicação da justa causa. Porém, CUIDADO! No caso de ofensas proferidas contra o superior hierárquico NÃO há obrigatoriedade de que tenha ocorrido EM SERVIÇO!

j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

200
Q

As entidades filantrópicas são isentas do pagamento de custas e depósito recursal.

A

ERRADO. Não confundam isenção de CUSTAS com depósito recursal! São situações diferentes e com aplicação a pessoas e entidades diferentes.

Art. 790-A. São isentos do pagamento de CUSTAS, além dos beneficiários de justiça gratuita:
I – a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica;
II – o Ministério Público do Trabalho.

DEPÓSITO RECURSAL:
O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

São isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial.

Ou seja, são isentas do depósito recursal, mas não das custas.